Primeira Panela - será que serve?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 6, 2015
Messages
21
Reaction score
3
Boa noite pessoal, faz um tempo que estou cotando e montando os equipamentos. Achei uma panela de 19 litros no mercadolivre por 60 reais, e ate agora foi a melhor custoXbeneficio. A minha duvida é em relação a panela só ter 19 litros, visto que, mais para frente almejo ter um equipamento para 20/30 litros finais. Como estou começando agora, vou produzir levas de 10 litros até pegar prática e conseguir comprar o restante dos equipamentos.
Preciso saber se irei conseguir aproveitar essa panela de 19litros, nem que seja para aquecer água, quando montar o kit de 20 ou 30 litros?
E o tamanho dela para fazer receitas de 10 litros é mais que suficiente, correto?

Vou começar com o básico do básico:
-1 panela com torneira 19 litros;
-2 baldes de margarina 15 litros, um para fermentar e outro para maturar;
-BIAB de Voal, costura roots;
- Termômetro;
-Bomba de aquário 2m coluna( vi que tem gente que usa para recircular, e como já tenho em casa deve servir)
Por enquanto só fiz o pedido da panela, termômetro e arrumei um balde hoje. hehe

Quanto a receita ainda não sei qual vai ser a primeira, gosto muito de cervejas de trigo. E também de cervas bem alcoólicas.

Só mais uma coisa, tem alguém aqui que venda a cerveja para pessoas da própria cidade? Em quase todas as lojas que estou procurando os equipamentos, quando as pessoas ficam sabendo que quero produzir a própria cerveja ficam encantadas e logo pedem para levar garrafas assim que ficar pronto...A galera pira na cerva. hehehe

Vi que a galera cervejeira parece ser bem unida, saudações a todos.

Att; Thiago Eleutério.
 
Boa noite pessoal, faz um tempo que estou cotando e montando os equipamentos. Achei uma panela de 19 litros no mercadolivre por 60 reais, e ate agora foi a melhor custoXbeneficio. A minha duvida é em relação a panela só ter 19 litros, visto que, mais para frente almejo ter um equipamento para 20/30 litros finais. Como estou começando agora, vou produzir levas de 10 litros até pegar prática e conseguir comprar o restante dos equipamentos.
Preciso saber se irei conseguir aproveitar essa panela de 19litros, nem que seja para aquecer água, quando montar o kit de 20 ou 30 litros?
E o tamanho dela para fazer receitas de 10 litros é mais que suficiente, correto?

Ola,

Se vc almeja 20 a 30 litros, uma panela de 19 com certeza e´ inviavel. Se quiser fazer 10, da. Depois pode usar ela como panela pra agua de lavagem nas levas de 20.

Nao sei se na sua cidade tem, mas se tiver procure dar uma olhada nessas lojas de equipamentos pra cozinha industrial. Eles costumam ter panelas de aluminio de tamanhos variados e as vezes acaba saindo mais barato que comprar pela internet.

Abraco!
 
Bom Dia,
Bomba de aquario? Nunca vi uma que suporte água quente... E provavelmente não será "food grade"... Para BIAB a recirculação não é essencial, mas se quiser fazer, para levas pequenas, uma jarra resolve...
 
Boa... não tinha lido essa parte. Já vi usarem, mas também desaconselho, pelo mesmo motivo, não é plástico alimentício.

Abraço
 
Tiago e Lisboa Prates, primeiramente agradeço a força.
Minha cidade tem 10 mil habitantes, o que acaba deixando as coisas caras no geral. Já fui em todas as lojas e mercados que poderiam ter, e o preço é sempre o dobro do que tenho achado na net. A bomba de aquario então nem vou usar, vlw pela dica.
Hoje arrumei outro balde de margarina, mas não consigo tirar a sujeira que fica entre frestas na tampa, alguma dica? pensei em usar água quente, mas ai teria que arrumar uma bacia.
Se eu tivesse condições até compraria a panela maior, mas como sou estudante a coisa sempre ta feia hehehe
Agora fiquei na dúvida se compro um extrato de malte para fazer a primeira cerveja, se bem que é bem caro os extratos que encontrei, ai dará tempo para comprar uma panela maior. Qual loja vcs costumam comprar os insumos?
 
Sugestão: Gaste mais e compre uma panela maior, de 32 litros e não se preocupe em migrar para um sistema de 3 panelas tão cedo.
De Pale Ale a Russian Imperial Stout, vai caber tudo nessa panela. Nada mais frustrante que descobrir que sua obra prima com OG estimada em 1.099 não cabe na panela e ter que mudar tudo no meio da brassagem (já fiz isso, não é legal...)

Sai mais caro, mas se quiser fazer levas de 10 ou 20, só precisa mudar a quantidade de insumo comprado. Se amanhã quiser usar 3 panelas, já tem uma boil kettle na mão também.

Digo isso porque conheço gente que começou fazendo 10 litros com BIAB, migrou para sistema de 3 panelas, e depois de um tempo voltou a fazer BIAB. Eu fiz isso, mas felizmente, o equipamento de 3 panelas era de um amigo que está impossibilitado de brassar por alguns meses.

Devolvi o equipamento e estou de volta ao BIAB. E só saio dele quando tiver paciência e disposição pra montar meu single vessel elétrico.

Acho que era isso que eu tinha pra acrescentar.

Abraços,
 
@Eleuterionatura, acho que o pessoal já passou boas dicas, e segue o meu pitaco. Primeiro sobre a bomba. O que muita gente faz é arriscar e usar bomba de máquina de lavar (louça) para recircular. Bomba de aquário é muito usada também mas para aerar o mosto antes de inocular o fermento (principalmente quando líquido) mas ignore isso por enquanto. Até o momento eu uso fermento seco hidratado corretamente (tem tópicos a respeito no fórum) e o splash da transferência da panela pro fermentador, mais umas chacoalhadas para garantir, têm sido suficientes. De repente use a boa e velha jarrinha para recircular, rs.

Agora sobre os baldes de margarina. Eu tenho alguns e os uso como auxiliares e no máximo para guardar malte seco. Isso depois de muito bem lavados. Usei uma lavadora com pressão pra conseguir tirar toda a margarina das frestas. Talvez uma rede hidráulica com boa pressão e aquelas pistolas simples para mangueira resolvam. E usei muito detergente e até água sanitária diluída pra conseguir tirar bem a gordura

E eu não usaria para fermentar, pois o cheiro impregnado é muito forte. O plástico é alimentício mas acho bem provável que algum aroma ou sabor acabe indo para o mosto em pleno processo de fermentação/maturação. E tem mais, eles não conseguiriam conter a pressão da fermentação e a tampa abriria com certeza. Alguma falta de vedação é uma coisa mas esses baldes usados abririam completamente com a fermentação. Digo porque tenho 3 tipos diferentes desses baldes, e nenhum capaz de conter a pressão que acontece.

Tem muita informação, opinião e dica no fórum. E no mais, seja bem vindo (y)
 
Entendi Machado, pelo visto irei usar os baldes para guardar os insumos mesmo, estava pensando em usar galões de 20 litros de água para fermentar, mas estive cotando o preço da tampa de borracha e da quase a mesma coisa que comprar um balde alimentício novo, qual vcs recomendam? tem um que é mais eficiente que outro? Quanto as bombonas de azeitona então nem rola de usar por causa do cheiro tbm?Vou tentar limpar com o jato da mangueira como voce disse, vlw.
 
Jalexandre, obrigado pelas dicas. Será que da pra fazer 5 litros em um caneco de alumínio de 8 litros ? Se der vou arrumar um que vi, se não vou fazer como vc disse mesmo, esperar conseguir comprar a penela de 32 litros e ir fazendo com extrato de malte lúpulado, não aguento mais ter que comprar suco de milho. hehehe
 
Jalexandre, obrigado pelas dicas. Será que da pra fazer 5 litros em um caneco de alumínio de 8 litros ? Se der vou arrumar um que vi, se não vou fazer como vc disse mesmo, esperar conseguir comprar a penela de 32 litros e ir fazendo com extrato de malte lúpulado, não aguento mais ter que comprar suco de milho. hehehe
Eu tentaria. Na pior das hipóteses, não funcionará como esperado.

Nada contra extrato também. É uma boa opção, uso pra fazer testes e levas rapidas de 4 litros com rapidez e sem sujeira. Fermento em galoes de água mineral de 5l.

Eu uso extrato puro e lupulo em pellet. Extrato lupulado nunca usei, mas não ouvi boas coisas. Faça o teste e veja o que funciona pra você.
 
Com esse equipamento VC conseguira fazer levas de 10 litros.
A panela de 19 litros poderá ser usada pra água de lavagem caso VC migre pra setup de 20 litros
 
Com esse equipamento VC conseguira fazer levas de 10 litros.
A panela de 19 litros poderá ser usada pra água de lavagem caso VC migre pra setup de 20 litros


Acabei ficando com a de 19 mesmo, apesar de ser pequena foi a mais barata proporcionalmente que achei. http://produto.mercadolivre.com.br/...nela-linha-hotel-industrial-n30-19-litros-_JM esse é o link da panela.

Imagino que com essa panela por enquanto não precisarei de fogareiro de pressão, certo ? Voce faz levas de 10 litros tbm? qual seu equipamento?
 
Utilizo panela de 15.3 litros pra fazer levas de 10 litros. Uso saco de voil como filtro
 
Entendi Machado, pelo visto irei usar os baldes para guardar os insumos mesmo, estava pensando em usar galões de 20 litros de água para fermentar, mas estive cotando o preço da tampa de borracha e da quase a mesma coisa que comprar um balde alimentício novo, qual vcs recomendam? tem um que é mais eficiente que outro? Quanto as bombonas de azeitona então nem rola de usar por causa do cheiro tbm?Vou tentar limpar com o jato da mangueira como voce disse, vlw.

Fiz uma compra com o cerveja da casa (daniele), pelo mercado livre, de 2 kits de insumos pra 20 litros, negociei um brinde e ganhei uma tampa de borracha! hehehe

boa sorte! []s
 
Bom galera, mudou tudo. Comprei uma panela de 22 litros e vou fazer no Biab com voal. 2 baldes 12l fermentadores, termômetro, mini densimetro, arrolhador e tampinhas. Agora estou com muita dúvida quanto ao insumos para fazer a primeira breja. A maior parte de informação que achei é relacionada a 20 litros, e quando acho de 10 litros tem varios maltes e lúpulos que devem ser misturados.
Gostaria de fazer uma cerveja em torno de 6%¨pra mais de alcool, e que usa no maximo dois tipos de malte, e um tipo de lúpulo. No estilo Pale Ale.
Pra 10 litros finais usaria por volta de 2,5 de malte pilsen e 250g de munich. E o lupulo seria o Saaz. Fermento S-04. Esta correto galera? Se alguem tiver uma receita mais simples seria muito bem vinda hehe
 
simplifica isso, 2.7kg de malte pale ale e lupulo saaz ou citra e ja era!
 
eu não usaria saaz em uma pale ale. se quer inglesa usa lupulos ingleses, se quer americana usa lupulos americanos, mas saaz pra mim não se encaixa aí.
 
eu não usaria saaz em uma pale ale. se quer inglesa usa lupulos ingleses, se quer americana usa lupulos americanos, mas saaz pra mim não se encaixa aí.

O Saaz foi indicação de colega que já faz cerveja, tinha indicado um magnum mas não achei na brewhead. Ainda estou estudando e não conheço sobre os insumos. Para dez litros 30g é o bastante?
 
pra uma ipa e pouco e pra uma weiss e demais, depende do estilo que voce quer :)
 
Não vejo nada errado em usar o Saaz, pode não ser comum mas é um lúpulo europeu de qualidade e ruim não vai ficar!

Não disse que é errado, nem que era ruim, pelo contrário, acho um excelente lúpulo, mas prefiro ele em Pilsen. Pale Ale americana bem aromática com um cascade, centenial, citra, amarilo, seja o que for fica muito melhor pro meu gosto.

Por isso é importante o cervejeiro decidir o que quer fazer, as vezes ele pensa em uma cerveja quanto ta planejando a dele, lembra de uma boa que tomou e fica esperando chegar próximo daquilo. Aí alguem diz: faz assim que fica bom. O cara faz e fica meio frustado porque não é aquilo que esperava. Então é importante decidir bem o que quer e explicar o que quer pra gente poder dar uma opinião mais adequada pra situação dele.
 
Por isso é importante o cervejeiro decidir o que quer fazer, as vezes ele pensa em uma cerveja quanto ta planejando a dele, lembra de uma boa que tomou e fica esperando chegar próximo daquilo. Aí alguem diz: faz assim que fica bom. O cara faz e fica meio frustado porque não é aquilo que esperava. Então é importante decidir bem o que quer e explicar o que quer pra gente poder dar uma opinião mais adequada pra situação dele.

O inverso também é verdadeiro. O cara tá procurando descobrir o que gosta ou não, procurando novos sabores e formas de fazer algo e aí alguém vem dizer que não pode colocar lúpulo X em cerveja Y, ou usar o fermento 'whatever' para o estilo ABC.

Enfim, eu acho chato e evito pedir opnião em receita aqui no fórum, principalmente em coisas não ortodoxas.

Abraços!
 
Calma pessoal, só queria fazer minha primeira cerveja com insumos simples. Comprando a saca de 5 kg de malte pilsen base, e de preferência apenas um tipo de lúpulo, usando o fermento simples também. Não me agrada a ideia de comprar um kit pronto por causa do preço. Alguma sugestão ? e lembrando que para dez litros, qual a receita mais simples que eu possa começar a fazer enquanto continuo estudando aos poucos. Qual vcs indicam?
 
Back
Top