primeira pale ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Shawlin

Active Member
Joined
Mar 28, 2016
Messages
42
Reaction score
6
boa tarde pessoal , entrei para esse maravilhoso mundo das cervejas artesanais recentemente e sábado retrasado fiz minha primeira brasagem de pale ale , tive alguns imprevistos e duvidas mas no fim " aparenta " estar tudo certo . porém resta uma duvida no momento hoje completa o seu 8º dia de fermentação e o air lock persiste com suas bolhas a cada 13 segundos .
a receita que me foi dada pela loja pede uma fermentação de 3 dias , outra receita que vi dizia para maturar somente ao final da atividade do air lock , aqui vi que o air lock engana e que deve- se media a densidade da cerveja periodicamente e fiquei confuso ,mas pelo tanto de informação que li aqui me sinto mais confiante seguir o que é dito aqui no fórum
A densidade inicial era 1050 , agora tirei um pouco e esta entre 1011/1012, o aroma ,sabor e coloração aparentemente estão dentro dos padrões descritos pela literatura , pois não tenho bagagem para dizer o que realmente é , leigamente o que posso dizer é que o cheiro esta muito bom e o gosto é bem parecido com o resto de cerveja que se sobra no copo e acaba o gaz .

a julgar pela experiencia de quem esta lendo isso , devo aguardar e medir novamente amanha ou ja posso por no maturador?
e se houve tempo excedente na fermentação isso pode influenciar negativamente o final da minha cerveja?

fermentei com o freezer travado em 18,5 º certinho

Agradeço desde ja a quem possa me ajudar e valeu!!!!
 
Você fez a medição da densidade hoje e deu 1011, certo? Faça novamente amanhã, se ainda estiver em 1011 pode passar para a próxima etapa. Se não, espere até que se estabilize por mais de um dia para prosseguir. O passo a passo que a loja dá é bem genérico, a fermentação não acabou se ainda resta açúcar fermentável, siga o que os experientes do fórum falam.

Faça uma leitura bem atenta do post a seguir:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Com isso você vai compreender melhor essas etapas.
 
boa tarde pessoal , entrei para esse maravilhoso mundo das cervejas artesanais recentemente e sábado retrasado fiz minha primeira brasagem de pale ale , tive alguns imprevistos e duvidas mas no fim " aparenta " estar tudo certo . porém resta uma duvida no momento hoje completa o seu 8º dia de fermentação e o air lock persiste com suas bolhas a cada 13 segundos .
a receita que me foi dada pela loja pede uma fermentação de 3 dias , outra receita que vi dizia para maturar somente ao final da atividade do air lock , aqui vi que o air lock engana e que deve- se media a densidade da cerveja periodicamente e fiquei confuso ,mas pelo tanto de informação que li aqui me sinto mais confiante seguir o que é dito aqui no fórum
A densidade inicial era 1050 , agora tirei um pouco e esta entre 1011/1012, o aroma ,sabor e coloração aparentemente estão dentro dos padrões descritos pela literatura , pois não tenho bagagem para dizer o que realmente é , leigamente o que posso dizer é que o cheiro esta muito bom e o gosto é bem parecido com o resto de cerveja que se sobra no copo e acaba o gaz .

a julgar pela experiencia de quem esta lendo isso , devo aguardar e medir novamente amanha ou ja posso por no maturador?
e se houve tempo excedente na fermentação isso pode influenciar negativamente o final da minha cerveja?

fermentei com o freezer travado em 18,5 º certinho

Agradeço desde ja a quem possa me ajudar e valeu!!!!

Cara, esquece esse conceito de ter um tempo definido para fermentação. A fermentação só termina qdo vc confirmar que parou de atenuar, eu faço tres medições por tres dias seguidos.

Airlock, ajuda a ter uma ideia do fim da primaria, mas não é conclusiva. Pode acontecer de terminar a primaria e vc observar algumas bolhas, que são CO2 que estava dissolvido na cerveja estar desprendendo.


Vc disse transferir para maturador? Isso não é necessário, vc pode maturar no proprio fermentador.
 
Cara, esquece esse conceito de ter um tempo definido para fermentação. A fermentação só termina qdo vc confirmar que parou de atenuar, eu faço tres medições por tres dias seguidos.

Airlock, ajuda a ter uma ideia do fim da primaria, mas não é conclusiva. Pode acontecer de terminar a primaria e vc observar algumas bolhas, que são CO2 que estava dissolvido na cerveja estar desprendendo.


Vc disse transferir para maturador? Isso não é necessário, vc pode maturar no proprio fermentador.

obrigado pela resposta Rodrigo , claro que transferir para maturador nao foi ideia minha rsrsr somente estava pensando em seguir o que esta na receita , agora pouco li que com os fermentos novos não há necessidade de mudar de recipiente para maturação e a unica coisa que fica martelando na cabeça é o medo de nao seguir a receita e dar errado rsrs.
 
Fala Amigo

Pode seguir o que está escrito aqui no fórum que é sucesso!!rs

Não existe um tempo X para fermentar, a única certeza são os números do densímetro.

Se eu fosse seguir o que vem escrito nas minhas receitas estaria Fu...rs

Poste umas fotos da danada ae para nós

abs

obrigado pela resposta Rodrigo , claro que transferir para maturador nao foi ideia minha rsrsr somente estava pensando em seguir o que esta na receita , agora pouco li que com os fermentos novos não há necessidade de mudar de recipiente para maturação e a unica coisa que fica martelando na cabeça é o medo de nao seguir a receita e dar errado rsrs.
 
Você fez a medição da densidade hoje e deu 1011, certo? Faça novamente amanhã, se ainda estiver em 1011 pode passar para a próxima etapa. Se não, espere até que se estabilize por mais de um dia para prosseguir. O passo a passo que a loja dá é bem genérico, a fermentação não acabou se ainda resta açúcar fermentável, siga o que os experientes do fórum falam.

Faça uma leitura bem atenta do post a seguir:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Com isso você vai compreender melhor essas etapas.

obrigado pela resposta pdr , amanha farei novamente esta mediçao e se estiver identica baixarei a temperatura a 1ºc , só estou me decidindo se o faço na mesma bomba ou transfiro para outra .
 
Como o @rodolfender falou aí em cima, não tem necessidade de transferir para outra bomba/balde/seja o que for. Você só terá mais trabalho, risco de contaminação e quase nada de ganho nisso.
Faz a medição amanhã e depois para não ter erro.
 
Fala Amigo

Pode seguir o que está escrito aqui no fórum que é sucesso!!rs

Não existe um tempo X para fermentar, a única certeza são os números do densímetro.

Se eu fosse seguir o que vem escrito nas minhas receitas estaria Fu...rs

Poste umas fotos da danada ae para nós

abs
teste de imagem
 

Attachments

  • cerveja pale ale.jpg
    cerveja pale ale.jpg
    129.6 KB · Views: 106
Estou achando um pouco clara

Olha a minha como ficou

breja.jpg


Pode ser diferença por causa dos insumos que vc usou...os maltes que usei para minha produção de 40 litros foram:

Pilsen (9kg)
chateau cara gold (600gr)

o que acha da coloração ?
 
A cor ficou bonita (minha opinião). Quando você colocar para clarificar ela provavelmente ficará mais bonita quando der uma limpada.
 
Estou achando um pouco clara

Olha a minha como ficou

breja.jpg


Pode ser diferença por causa dos insumos que vc usou...os maltes que usei para minha produção de 40 litros foram:

Pilsen (9kg)
chateau cara gold (600gr)
Amigão na verdade foi efeito da luz do sol que deixou ela daquele jeito, amanhã tiro outra foto dela pela manhã e vc vai ver esta igualzinho. A receita que me venderam vem 5 kg de malte pilsen ,500 gr de caragold e 100 ml de extrato de malte que não entendi direito pra que ,mas como estava na receita usei ,espero que o final fique bom!!!
 
Entendi, pode ser mesmo

O importante é que vai sair cerveja!! rs

Tbm não entendi o porque do extrato..na verdade ainda tenho muito a aprender!

abs

Amigão na verdade foi efeito da luz do sol que deixou ela daquele jeito, amanhã tiro outra foto dela pela manhã e vc vai ver esta igualzinho. A receita que me venderam vem 5 kg de malte pilsen ,500 gr de caragold e 100 ml de extrato de malte que não entendi direito pra que ,mas como estava na receita usei ,espero que o final fique bom!!!
 
Entendi, pode ser mesmo

O importante é que vai sair cerveja!! rs

Tbm não entendi o porque do extrato..na verdade ainda tenho muito a aprender!

abs

Realmente não faz muito sentido o extrato. Eu pensaria nele somente para corrigir a densidade pré-fervura.
 
Amigão na verdade foi efeito da luz do sol que deixou ela daquele jeito, amanhã tiro outra foto dela pela manhã e vc vai ver esta igualzinho. A receita que me venderam vem 5 kg de malte pilsen ,500 gr de caragold e 100 ml de extrato de malte que não entendi direito pra que ,mas como estava na receita usei ,espero que o final fique bom!!!
olha agora
 

Attachments

  • cerva.jpg
    cerva.jpg
    41.8 KB · Views: 69
coloquei ela ontem na geladeira , decidi deixar no mesmo balde .
hj cedo tirei uma amostra e é incrível como ela já sai bem mais limpa !!!
 
opaa, agora sim!!

Esta muito parecida!

e o gosto? como está?

coloquei ela ontem na geladeira , decidi deixar no mesmo balde .
hj cedo tirei uma amostra e é incrível como ela já sai bem mais limpa !!!
 
opaa, agora sim!!

Esta muito parecida!

e o gosto? como está?
eu nunca tinha provado cerveja neste estagio na minha vida , então não tenho base para comparar , mas posso afirmar que o sabor não é desagradável, acredito que se já tivesse gaz já estaria ganhando de cerveja de bar e o cheiro é muito bom !
 
opaa, agora sim!!

Esta muito parecida!

e o gosto? como está?

amanha é o dia de engarrafar , ansiedade a mil !!!
é incrível a mudança no aspecto da cerveja !!

posta foto da sua antes de engarrafar tbn to curioso
 

Attachments

  • amostra cerva.jpg
    amostra cerva.jpg
    45.2 KB · Views: 57
Caraca, ficou clara assim ou é só impressão?

Eu não tirei fotos antes de engarrafar, esta é a mais nova que tenho

b0b7d47.jpg


amanha é o dia de engarrafar , ansiedade a mil !!!
é incrível a mudança no aspecto da cerveja !!

posta foto da sua antes de engarrafar tbn to curioso
 
Caraca, ficou clara assim ou é só impressão?

Eu não tirei fotos antes de engarrafar, esta é a mais nova que tenho

b0b7d47.jpg

a cor ficou clara pq tem bem pouco no copo e ainda tem o esquema de jogo de luz , mas quando enche o copo ela fica com a cor clássica de pale ale , eu tinha dó de tirar amostras muito grandes para não desperdiçar por isso a foto do fundo do copo rsrsrs
o cheiro exalado quando se esta engarrafando propicia uma experiencia incrível!!! todo investimento ja tinha valido a pena ali rsrsrrsrsr

Depois de filhos e esposa essa e a vista mais linda que se pode ter kkk
 

Attachments

  • carbonatacao.jpg
    carbonatacao.jpg
    53.2 KB · Views: 54

Latest posts

Back
Top