Primeira leva - cerveja muito turva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gcanedo

Member
Joined
Nov 9, 2015
Messages
16
Reaction score
6
Pessoal,

Fiz minha primeira leva há algumas semanas atrás e durante todo o processo achei a cor do mosto bastante esquisita, excessivamente turva e escura (não usei muito malte torrado), com um aspecto um pouco leitoso. Revendo o processo, acho que posso ter cometido os seguintes erros: moagem muito grossa (muitos grãos inteiros), problema no whirpool (não formou o cone no fundo) e não hidratação da levedura, o que provavelmente causou baixa atenuação. A OG foi de 1.053 e FG de 1.024.

Também não tenho controle de temperatura ainda. Então coloquei o fermentador num balde com água e fui usando gelo p tentar manter a temp.

Receita (p 10L):
2,5 kg de malte pilsen
0,5 kg de malte munich I
15g de Polaris a 15 min
15g de Polaris a 5 min
15g de Cascade a 0 min

7,5L de água p brassagem
11,5 L p lavagem

Esperei que a cor da cerveja fosse mudando ao longo do processo, mas o fato é que após uma semana de fermentação e duas de maturação (a cerca de 10º), com trasfega de balde, continuava a mesma aparência turva e meio "leitosa". No desespero resolvi adicionar um pacote de gelatina neutra e deixei mais 24h maturando antes de engarrafar.

Engarrafei cerca de 7L no fim de semana. Hoje constatei que todas as garrafas estão até a metade de "depósitos" e o resto clarificou (foto anexa). Alguém sabe me dizer se esse acúmulo é normal? Tem salvação ainda essa cerveja?

obrigado,
Gabriel
 

Attachments

  • 1ª Brassagem.jpg
    1ª Brassagem.jpg
    122 KB · Views: 228
Nossa, eu nunca vi um acúmulo tão grande assim de sedimento na garrafa.
Tu fez a troca de balde para o primming e o envase? Parece que toda a lama foi engarrafada junto com a cerveja.
Acho que não tem muita solução, o negócio é cuidar ao servir para não cair esse sedimento no copo.
 
Nossa, eu nunca vi um acúmulo tão grande assim de sedimento na garrafa.
Tu fez a troca de balde para o primming e o envase? Parece que toda a lama foi engarrafada junto com a cerveja.
Acho que não tem muita solução, o negócio é cuidar ao servir para não cair esse sedimento no copo.
Eu engarrafei direto do balde que usei para maturação. Fiz o primming no próprio balde e depois fui enchendo as garrafas. Era fundamental trocar de balde? Eu só tenho dois e tava usando o outro para fermentar uma outra leva.
 
Eu engarrafei direto do balde que usei para maturação. Fiz o primming no próprio balde e depois fui enchendo as garrafas. Era fundamental trocar de balde? Eu só tenho dois e tava usando o outro para fermentar uma outra leva.

Cara, se tu misturou no próprio balde o primming, tu misturou toda a levedura que decantou e levou toda essa lama junto pras garrafas. O que se faz, cold crash, decanta tudo e separa. Tu deixou decantar e depois misturou tudo de novo.

Se tava com o outro balde ocupado pra separar, pode fazer primming individual por garrafa, mas nunca mistura o primming no balde, se não vira essa água suja que tu teve aí.
 
sim o recomendado é fazer o primming e engarrafar usando um balde limpo, na maturação muito sedimento é levado para o fundo inclusive levedura, esse processo é uma clarificação natural que voce faz maturando a frio (5 graus), agora se jogar o primming e engarrafar usando o mesmo balde voce mandou esse trabalho pro ralo (ou pra garrafa no seu caso).

Agora no seu caso, sugiro então fazer a maturação em galão de agua (vai precisar conhecer a técnica de sifonamento) ou comprar outro balde.

boas brejas
 
Mas a pergunta "se tem salvação"... tem!!! Espera carbonatar e depois gela e toma. Só serve com cuidado pra não levar essa lama toda pro copo. Sempre engarrafo o "volume morto" do fermentador (não desperdiço uma gota) e fica tipo essas tuas garrafas aí. O resultado fica igual às outras. Manda bala!!!!
 
Obrigado a todos pelas informações.

Vou fazer essa troca de balde então na próxima, quando for fazer o primming e envase. Realmente não me liguei que era tão importante.

E vamos ver se ainda consigo beber essa! Valeu,

Gabriel
 
Pelo que eu entendi, ele fez a troca do balde que estava fermentando para o balde que foi para maturação. Nisso considerando que ele teve cuidado na troca, a lama era para ter ficado no fundo do balde de fermentação. Até poderia ter passada algum resíduo mas não nesta quantidade toda. Gabriel, o que eu faço é o seguinte. Fermento e maturo a cerveja no mesmo balde. No envase que dai sim passo para um balde limpo.
 
Pelo que eu entendi, ele fez a troca do balde que estava fermentando para o balde que foi para maturação. Nisso considerando que ele teve cuidado na troca, a lama era para ter ficado no fundo do balde de fermentação. Até poderia ter passada algum resíduo mas não nesta quantidade toda. Gabriel, o que eu faço é o seguinte. Fermento e maturo a cerveja no mesmo balde. No envase que dai sim passo para um balde limpo.

É, eu fiz a troca de balde quando passei da fermentação para maturação, e vi que isso eliminou realmente uma parte da lama no fundo...mas talvez realmente na maturação tenha acumulado mais. E ainda teve a história da gelatina, que provavelmente tb passou para a garrafa. Deve ter sido isso....

Teria duas opções então: fazer duas trocas de balde ou fermentar/maturar no mesmo e só trocar para o envase. Vou ver se na próxima vez uso whirfloc tb, para tentar dar uma clarificada maior.
 
Back
Top