Primeira cerveja + Aniversário esposa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eis

Member
Joined
Feb 8, 2018
Messages
18
Reaction score
5
Bom dia amigos, como todos, venho lendo e pesquisando sobre cervejas, porém não fiz nenhuma ainda. A princípio a ideia inicial era fazer cerveja daqui a algum tempo ainda, pois estou lendo e aprendendo algumas coisas, e me falta alguns equipamentos como uma geladeira e os controladores de temperatura!

O equipamento que tenho hoje é:
- Panela alumínio 45L;
- Fogareiro Caga Fogo;
- Saco Voil;
- Chiller de imersão 3/8 15 metros;
- Garrafas;
- Balde alimenticio de 20L; Era um balde que usado que vem com azeitonas!
- Filtro de água 3m;

A ideia é utilizar BIAB, da forma mais simples (isso inclui a receita também), sem recirculação e outras coisas do tipo!

Sei que ainda faltam algumas cosias mínimas para que consiga fazer como o termômetro;
Porém como disse acima a ideia era esperar mais, e havia comprado algumas coisas da china (Refratômetro, AirLock, Torneiras; AutoSifão; Controlador de temperatura; ), mas surgiu essa "necessidade" de adiantar...

Porém surgiu o aniversário da esposa, e surgiu a ideia de fazer a cerveja para este fim! o Problema é que o aniversário dela é no dia 28/04, então faltam +- 24 dias.

A princípio o estilo escolhido seria uma witbier, ou uma Blond Ale, andei lendo e no caso da Wit eu vi no post do @jeanpaullopes (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409750) que alguns fermentos funcionam em temperaturas mais altas como o Mangrove Jacks M29 que suporta até 32º e o S33 que suporta até 34º.

Escolha estilos e fermentos que funcionem bem com temperaturas altas e esteres.

O Mangrove Jacks M29 por exemplo trabalha até 32ºC. há outras leveduras que suportam bem. Já fiz weiss e witbiers com S33 com temperaturas acima de 34ºC na rua. Coloquei o balde no fundo da minha área de serviço, no canto mais escuro e fresco possível. funcionou.

Gelo, caixas de isopor e o desapego a algum off flavor mais relevante. Isto funciona. Minhas primeiras 8 levas foram todas sem controle de temperatura, enfrentando desde calores senegalescos até temperaturas glaciais aqui no sul do país. Nunca ficaram ruins. Talvez pudessem ficar melhores, mas não daria para chama-las de ruins.

A receita da Wit que vi, seria a que o @dalai, postou aquihttp://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412192, porém iria tentar substituir o T-58, por um destes outros acima!

Segue abaixo

- 50% trigo não maltado
- 40% Pilsen
- 10% aveia em flocos

- Parada proteica de 15 min a 50°C

- Mash in a 64°C por 40min

- Sobe para 69°C por mais 20min

- Mash out a 76°C por 10min

- Fervura de 60min

- 10~15 IBU com Styrian Goldings em First Wort E SÓ

- Casca de laranja e coentro a 10 min (utilizo gengibre e casca de limão siciliano também, que conferem um frescor ainda maior).


- T-58 a 19°C

- 5 a 7 dias de secundária

- 1 semana de clarificação

- Carbonatação alta (7~8g/l)

- 20 dias de garrafa antes de tomar

- Corre pro abraço
View attachment 119985

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Traduzindo a receita acima pensei em fazer 20 Litros (Só fico com dúvida pelo tamanho do balde que tenho aqui) e seria isso:

- Malte Pilsen 2,5 kg
- Trigo não maltado 2,2 kg
- Aveia em flocos 550 g.

- Coentro 8g
- Casca de laranja.

Água inicial total de 34 litros.

Porém nesta receita fiquei com algumas dúvida, como por exemplo, a quantidade de litros inicial, pelo que andei lendo seria 2,5l/kg de malte e mais 1,5 litros pelo total da brassagem que nesse caso resultaria em 34Litros, para que no final consiga uns 20 litros, seria isso? A eu não tenho como saber a eficiência do meu equipamento evaporação e tudo mais, pois nunca utilizei o mesmo.

Outra dúvida é com relação as rampas, em todas elas eu faço com todos os itens (aveia, trigo e malte) colocados? E para a fervura removo o saco com os grão!

Também fico com dúvida em relação ao Styrian Goldings, pelo que andei lendo seria colocado quando iniciar a fervura, seria isto? E a quantidade do mesmo ?

E fiquei na dúvida de quanto colocar de cascas de laranja e qual laranja utilizar.

A outra receita que seria uma possibilidade é a Blond Ale postada pelo @damigol
em http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412025

Segue a receita:

Te sugiro esta aqui, que está bem descrita para um iniciante e agradou a todos que ofereci:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale

Esta outra, pelo que entendi rende ao final 19 litros no fermentador porém fico receoso que o total de água é de 25L (15l + 10l), só fico com um pouco de receito nesta pois fala de uma fermentação a 20º e isso seria meio complicado de conseguir.

Bom como não tenho moinho a idéia é pegar o malte já moído em uma homebrew de minha cidade, assim como todos os outros ingredientes.

Será que seria isso ou estou esquecendo de algo?

att
 
@edilsonhipolito

alguns pitacos:

- Use toda a água de uma única vez ao invés de fazer a lavagem;
- Calcule com uma eficiência de 65%;
- não tem sentido trigo e aveia;
- eu usaria malte de trigo ao invés de não maltado;
- Eu usaria o S33 ao invés do T58 (não gosto do picante dele);
- Coloque o balde no local mais fresco da casa e seja feliz
 
@edilsonhipolito

alguns pitacos:

- Use toda a água de uma única vez ao invés de fazer a lavagem;

Opa vamos, lá sim a ideia é usar a água toda ao invés de fazer lavagem! Pretendo não fazer, ser o mais simples possível, só fiquei meio receoso com a proporção de água para usar na receita.

@edilsonhipolito

alguns pitacos:

- Calcule com uma eficiência de 65%;
- Quando fala esse calculo da eficiência seria lá no beersmith? Eu tentei usá-lo mas achei bem complexo o negócio.

- não tem sentido trigo e aveia;

- Realmente não enti muito bem, parece que o sentido de utilizar aveia é dar uma encorpada na cerveja. Talvez não seja necessário mesmo.

- eu usaria malte de trigo ao invés de não maltado;

- Sobre usar malte de trigo teria alguma cosia que não estou enxergando? ou seria mais fácil? Porque ai estaria fugindo um pouco do estilo wit que é o trigo não maltado.

- Eu usaria o S33 ao invés do T58 (não gosto do picante dele);

Isso é a ideia usar o S33, só tenho que ver se na loja de insumos da minha cidade vai ter....

- Coloque o balde no local mais fresco da casa e seja feliz
É a ideia é deixar em um quarto escuro e mais fresco, único problema que na cidade anda fazendo 30º.
 
Com o uso de trigo não maltado, terás que caprichar em alguns passos como paradas proteicas, gelatinização do amido e outros perrengues que possa acontecer na brassagem.

Como é a tua primeira, eu iria para a simplicidade total.

Tem um bem simples para android, o Wort, que é uma barbada de usar para planejar a receita.

Prepare-se para o quarto cheirar a cervejaria.
 
Bom dia amigos, como todos, venho lendo e pesquisando sobre cervejas, porém não fiz nenhuma ainda. A princípio a ideia inicial era fazer cerveja daqui a algum tempo ainda, pois estou lendo e aprendendo algumas coisas, e me falta alguns equipamentos como uma geladeira e os controladores de temperatura!

O equipamento que tenho hoje é:
- Panela alumínio 45L;
- Fogareiro Caga Fogo;
- Saco Voil;
- Chiller de imersão 3/8 15 metros;
- Garrafas;
- Balde alimenticio de 20L; Era um balde que usado que vem com azeitonas!
- Filtro de água 3m;

A ideia é utilizar BIAB, da forma mais simples (isso inclui a receita também), sem recirculação e outras coisas do tipo!

Sei que ainda faltam algumas cosias mínimas para que consiga fazer como o termômetro;
Porém como disse acima a ideia era esperar mais, e havia comprado algumas coisas da china (Refratômetro, AirLock, Torneiras; AutoSifão; Controlador de temperatura; ), mas surgiu essa "necessidade" de adiantar...

Porém surgiu o aniversário da esposa, e surgiu a ideia de fazer a cerveja para este fim! o Problema é que o aniversário dela é no dia 28/04, então faltam +- 24 dias.

A princípio o estilo escolhido seria uma witbier, ou uma Blond Ale, andei lendo e no caso da Wit eu vi no post do @jeanpaullopes (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409750) que alguns fermentos funcionam em temperaturas mais altas como o Mangrove Jacks M29 que suporta até 32º e o S33 que suporta até 34º.



A receita da Wit que vi, seria a que o @dalai, postou aquihttp://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412192, porém iria tentar substituir o T-58, por um destes outros acima!

Segue abaixo



Traduzindo a receita acima pensei em fazer 20 Litros (Só fico com dúvida pelo tamanho do balde que tenho aqui) e seria isso:

- Malte Pilsen 2,5 kg
- Trigo não maltado 2,2 kg
- Aveia em flocos 550 g.

- Coentro 8g
- Casca de laranja.

Água inicial total de 34 litros.

Porém nesta receita fiquei com algumas dúvida, como por exemplo, a quantidade de litros inicial, pelo que andei lendo seria 2,5l/kg de malte e mais 1,5 litros pelo total da brassagem que nesse caso resultaria em 34Litros, para que no final consiga uns 20 litros, seria isso? A eu não tenho como saber a eficiência do meu equipamento evaporação e tudo mais, pois nunca utilizei o mesmo.

Outra dúvida é com relação as rampas, em todas elas eu faço com todos os itens (aveia, trigo e malte) colocados? E para a fervura removo o saco com os grão!

Também fico com dúvida em relação ao Styrian Goldings, pelo que andei lendo seria colocado quando iniciar a fervura, seria isto? E a quantidade do mesmo ?

E fiquei na dúvida de quanto colocar de cascas de laranja e qual laranja utilizar.

A outra receita que seria uma possibilidade é a Blond Ale postada pelo @damigol
em http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=412025

Segue a receita:



Esta outra, pelo que entendi rende ao final 19 litros no fermentador porém fico receoso que o total de água é de 25L (15l + 10l), só fico com um pouco de receito nesta pois fala de uma fermentação a 20º e isso seria meio complicado de conseguir.

Bom como não tenho moinho a idéia é pegar o malte já moído em uma homebrew de minha cidade, assim como todos os outros ingredientes.

Será que seria isso ou estou esquecendo de algo?

att

Já fiz essa receita. Foi a primeira cerveja que fiz, inclusive.
Gostei do resultado.
Foi retirada daqui: https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale

Ela é uma receita de Blond com uma base simples (Pilsen + Menaloidina), e um fermento fácil de trabalhar (US-05).
O Nugget para amargor é sensacional! Que Lúpulo... Mas cuidado para não exagerar, ele é um lúpulo potente.
O Cascade para Aroma eu não curti tanto, não sei explicar porque.
 
Fiz a cerveja ontem na parte da manhã, gastei 4:30 para a brassagem.

A receita escolhida foi a wit, mas ela teve alterações, e ficou assim:

- Malte Pilsen 2,5 kg
- Malte de Trigo 2,2 kg
- Aveia em flocos 550 g.

15 minutos termino da Fervura
- Coentro 25g
- Casca de laranja 20g.
- Casca de limão siciliano 5g;

Adicionado no inicio da fervura
- Styrian Goldings 30g

- Fermento S-33

Água inicial total de 34 litros.

Fiz uma parada protéica de 10 min. a 50º com todos os maltes e aveia
Em seguida elevei a temperatura a 65º e mantive por 90 min. (Desliguei o fogo e tapei a panela, quando abaixava 2º acendia novamente e procurei manter os 65º a maior parte do tempo)

Próxima etapa foi remover os maltes, adicionar lúpulo e fazer a fervura por aproximadamente 70 min.

Faltando 15 minutos para o fim adicionei as especiarias (nesse momento dei uma perdida no tempo, então ele pode ter sido maior!)

Em seguida fiz o resfriamento do mosto até 25º passei para o fermentador 20 L (deu um pouco mais, mas como meu fermentador cabe só 20L o restante descartei coisa pouca!)e adicionei o fermento S33, já hidratado previamente.

Coloquei o fermentador em um isopor com gelo, e consegui chegar a temperatura do mosto em 14º! Sei que não é o ideal, que seria algo próximo de 19º, mas pelo menos não está muito quente (Não sei se isso é bom ou ruim :/), no decorrer da semana vou tentar controlar melhor a temperatura e ver se consigo subirá um pouco.

A fermentação já iniciou ontem a noite já haviam bolhas no copo que está servindo de Airlock.

A uma coisa bacana, eu fiz um (dois na realidade) hope bag, para colocar o lúpulo e as especiarias, tem em uma foto abaixo.

Algumas fotos do processo:









 
Parabéns.

Alguns detalhes que pode ajudar no teu processo/equipamento, pelo que vi das fotos:

- Faça um hop bag grande, muito grande. Os pellets são muito comprimidos e o material orgânico dele é bem volumoso quando hidratado.

- Cuidado com a profundidade que a mangueira do teu blow-off fica sob a lâmina d´água do vidro. As vezes alguns centímetros a mais podem restringir a saída do CO2. Neste caso em alguns baldes vaza pela tampa e em outros vai incorporar algum CO2 a cerveja.
 
Parabéns.

Alguns detalhes que pode ajudar no teu processo/equipamento, pelo que vi das fotos:

- Faça um hop bag grande, muito grande. Os pellets são muito comprimidos e o material orgânico dele é bem volumoso quando hidratado.

- Cuidado com a profundidade que a mangueira do teu blow-off fica sob a lâmina d´água do vidro. As vezes alguns centímetros a mais podem restringir a saída do CO2. Neste caso em alguns baldes vaza pela tampa e em outros vai incorporar algum CO2 a cerveja.

Olá @jeanpaullopes, obrigado pelas dicas...realmente são úteis, nessa questão do hop bag, realmente eles estufaram bastante, e não havia analisado que ele deveria ser maior...para a próxima vou fazer um com 3x o tamanho deste.

Sobre o blog-off não sabia, vou verificar se ele não está muito fundo no copo mesmo, para não ter problemas...
 
Parabéns pela brassagem, bem feito.
Estou atrás de um isopor desse tamanho mas não acho, onde você conseguiu?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk
 
Parabéns pela brassagem, bem feito.
Estou atrás de um isopor desse tamanho mas não acho, onde você conseguiu?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk



Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Parabéns pela brassagem, bem feito.
Estou atrás de um isopor desse tamanho mas não acho, onde você conseguiu?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk



Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Parabéns pela brassagem, bem feito.
Estou atrás de um isopor desse tamanho mas não acho, onde você conseguiu?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk



Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado. Então essa caixa eu peguei emprestado de um amigo... mas todo mercado grande aqui na região tem essas caixas grandes... eu vi tbm em lojas que tem de tudo tipo 1,99


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então pegastes emprestado de um amigo?
Então pegastes emprestado de um amigo?
Então pegastes emprestado de um amigo?

legal! legal! legal!
 
Então pegastes emprestado de um amigo?
Então pegastes emprestado de um amigo?
Então pegastes emprestado de um amigo?

legal! legal! legal!

Pois é internet ruim é dureza! :ban:
 
Foi mal não ter respondido seus questionamentos antes, acabei ficando off nesses dias.

A aveia junto com o trigo é para aumentar a sensação de corpo na cerveja mais seca. Mas esses testes você vai fazendo com o tempo. Eu também iniciei com malte de trigo na Wit para evitar as rampas, mas depois vi que o resultado é um tanto diferente, o trigo in natura não aparece no sabor e evidencia a levedura e os condimentos que você utilizar.
Bom ter seguido as dicas que te deram.

Qualquer dúvida no andamento da fermentação/maturação, estamos à disposição.
 
Foi mal não ter respondido seus questionamentos antes, acabei ficando off nesses dias.

A aveia junto com o trigo é para aumentar a sensação de corpo na cerveja mais seca. Mas esses testes você vai fazendo com o tempo. Eu também iniciei com malte de trigo na Wit para evitar as rampas, mas depois vi que o resultado é um tanto diferente, o trigo in natura não aparece no sabor e evidencia a levedura e os condimentos que você utilizar.
Bom ter seguido as dicas que te deram.

Qualquer dúvida no andamento da fermentação/maturação, estamos à disposição.

Bom vamos, lá quanto a fermentação e maturação, hoje faz exatamente 7 dias que está fermentando, em temperatura em torno de 14 á 16 graus (que foi o que consegui deixar), pensei em retirar a garrafas de gelo, e deixar a temperatura subir dia-a-dia até atingir 25 graus (ver se isso acontece), se não pensei deixar até sábado na temperatura ambiente, e no sábado ou no domingo engarrafar direto, não iria fazer o coldcrash, por não ter a geladeira...será que assim seria o suficiente, ou falta algo?
Após engarrafado abriria no dia 28/04 que daria um total de 12 dias engarrafado.
Pensei em fazer o primming de 8g/l é certo?
 
Bom vamos, lá quanto a fermentação e maturação, hoje faz exatamente 7 dias que está fermentando, em temperatura em torno de 14 á 16 graus (que foi o que consegui deixar), pensei em retirar a garrafas de gelo, e deixar a temperatura subir dia-a-dia até atingir 25 graus (ver se isso acontece), se não pensei deixar até sábado na temperatura ambiente, e no sábado ou no domingo engarrafar direto, não iria fazer o coldcrash, por não ter a geladeira...será que assim seria o suficiente, ou falta algo?
Após engarrafado abriria no dia 28/04 que daria um total de 12 dias engarrafado.
Pensei em fazer o primming de 8g/l é certo?
Está no caminho certo, pode deixar subir naturalmente até a temperatura ambiente.

Eu ainda acho que você deveria tentar fazer uma clarificação, nem que seja uns 5 dias abaixo de 10°C.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Está no caminho certo, pode deixar subir naturalmente até a temperatura ambiente.

Eu ainda acho que você deveria tentar fazer uma clarificação, nem que seja uns 5 dias abaixo de 10°C.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

reforço o dito pelo @dalai

Coloca na geladeira por pelo menos 1 ou 2 dias, vai fazer muita diferença.
 
Bom vamos lá a atualização, eu comprei uma geladeira, e fiz 5 dias de clarificação variando de -4 á 7ºC, e engarrafei fazendo priming direto na garrafa de 8g.

depois de 2 dias engarrafada abri uma que aparece na foto abaixo:

Essa foi a última q engarrafei então veio um tanto de borra junto....
Provei ela e esta bastante frutada, mas o coentro não aparece, e não está amarga!

Vou esperar até sábado quando é o aniversário para abrir os restante e poder ter algo definido para dizer sobre!

Mas até o momento parece que ficou bebível.

 
Parabéns pela breja! Estás no caminho certo. Sobre a borra em excesso, como você mesmo comentou, deve ser porque foi a última, mas uma certa turbidez faz até parte do estilo. E falando em estilo você citou que ficou pouco ou quase nada amarga e isso além de ser uma característica do estilo, condiz com a receita proposta (10-15 IBU). Sinal de que executou certo!:ban:
Sobre a refermentação na garrafa com 12 dias já vai estar bom, pela minha experiência 10 dias é o tempo mínimo, mas lembrando o tópico para iniciantes do mestre Guenther, o ideal seria no minimo duas semanas. Além desse tempo dissolver melhor o CO2 no líquido, ajuda também a maturar a breja na garrafa e no arredondamento dos sabores.
E pra finalizar a questão do coentro ter "sumido" deve ter sido a proporção ou o momento de adição, mas isso é uma manha que você vai pegar com tempo. Eu recentemente fiz uma APA, e mesmo lendo um post do Leo Sewald mestre da Seasons que explicava a proporção no uso do manjericão, eu por conta própria, achei que a quantidade era grande e resolvi diminuir. O resultado foi que o manjericão que simplesmente sumiu!:(
No mais, sucesso e boas brejas! :mug:
 
Uma boa prática para a espuma e retenção do gás da carbonatação para o teu caso (10-15 dias de priming) é gelar a cerveja por pelo menos 1~2 dias antes de abrir.
 
Bom vamos lá a festa foi esse sábado que passou, e o resultado foi um sucesso os convidados adoraram a cerveja, fato que restou apenas duas (que eu havia previamente separado para abrir daqui uns 6 meses).

A esposa também adorou, e valeu a pena a bagunça :)

Já estou pensando em repetir a receita, mas dessa vez fazer 40 litros :D
 
Back
Top