Primeira Cerva - Condenei o resultado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Azevedo

Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
9
Reaction score
1
Salve mestres!

Este fim de semana fiz minha primeira brassagem... Li e reli muitas coisas, acima de tudo neste fórum, cujas as experiências e informações trocadas, o fazem de longe o melhor e maior lugar de "conteúdo cervejeiro", pelo menos em nossa língua.

Mas apesar disso, talvez por displicência minha ou falta de experiência, cometi alguns erros, e gostaria de saber o quão prejudicial isso pode ser.

Meus equipas são pra uma produção de 20l e o kit de insumos que veio é para uma produção de "belgian pale ale".

Pra quem tiver curiosidade sobre o equipamento: (https://cervejadacasa.commercesuite...t-completo-para-producao-de-cerveja-artesanal)

Pois bem, vamos ao processo...

A moagem foi super tranquila. Já acompanhei algumas só com os moedores de discos, e o de rolo realmente parece produzir uma moagem mais homogênea... Foi só ajustar a rotação da furadeira e consegui um resultado aparentemente muito bom.

Mas no início da brassagem tive meu maior problema. Usei uma proporção de 2,3l de água para cada 1k de grãos, o que parecia ser suficiente. Elevei a temperatura da água um pouco acima da desejada para estabilizar nos 67º quando realizasse a infusão dos grãos. Acontece que neste momento, ao adicioná-los na água, vi que foi insuficiente pois deveria ter levado em consideração a quantidade de água abaixo do fundo falso (parece tão simples agora). Isso fez com que ficasse uma "massa" de malte, impossível de desfazer os grumos e tive que imediatamente adicionar água. Detalhe: FRIA. O que reduziu a temperatura. Fiquei com medo de préaquece-la antes e neste tempo causar algum efeito indesejado naquela "massa" de malte.

Enquanto conseguia desfazer os grumos e melhor "assentar" os grãos, mantive o fogo para alcançar a temperatura. Só que eu consegui o que queria com os grãos sem que a temperatura tivesse alcançado o desejado... Fogo ligado sem mais mexer os grãos, liguei a bomba de recirculação. E logo de cara o chuveirinho da tampa da panela entope! Isso sem alcançar a temperatura... Enquanto resolvia o problema do chuveirinho, tive que deixar o fogo ligado sem recircular... Resolvido o problema e colocando pra recircular, descobri que a temperatura de baixo estava muito, mas muito alta... isso pq imediatamente a temperatura superior, que havia conseguido estabilizar nos 67º subiu rapidamente pra cima de 75... por volta de 77~76. O que achei que era impossível tendo em vista que descobri agora que o volume abaixo do fundo é de apenas 3 litros! Ou seja, devia estar muiiiito quente....e até que baixou, levei uns 12 minutos.

E aí é que está a minha grande dúvida: Tendo ocorrido essa elevação de temperatura praticamente no início da brassagem, será que eu detonei minha cerveja pela inativação enzimática? Vai ficar "extremamente" doce, nada alcoólica? Vai ficar uma garapa, quais podem ser as consequências?

Só pra relatar o restante do processo... Não tive nenhum outro problema... optei por recircular constantemente...e após a lavagem, o mosto estava muito limpo e bem claro.

A fervura foi super tranquila e a OG alcançada foi de 1060, o ideal seria entre 1048~1054... Mas optei por levar pra fermentar nessa OG mesmo, sem adição de mais água. Detalhe: esqueci de fazer o whirlpool antes de levar pro balde, algum "grave" problema?

O fermento utilizado foi um US-05, fiz a reidratação tudo nos conformes. E está fermentando a 18º. Achei o lagtime um pouco longo, pelo menos a "atividade" do airlock, que não é necessariamente a da levedura, começou umas 12horas depois. E ainda está bem ativa, ou seja, 48 horas depois de que detectei a atividade.

Por enquanto é isso! Obrigado desde já pela atenção de vcs!
 
E ai @Azevedo !

Se alcançou 1.060 de OG e está fermentando normalmente vc teve extração boa de açúcares durante a mostura. Msm chegando em temperatura de mash-out, já li por aqui q ainda assim acontece conversão (e ficou por pouco tempo tb, oq contribui positivamente). Já as demais variações pelo visto de alguma forma não atrapalharam esse processo. Eu acredito que o máximo que possa acontecer é alguma adstringência no seu produto final, mas nem dá pra garantir isso. Pode ficar tranquilo q pelo visto apesar dos "contra-rumos" que ocorreram sua primeira brassagem vai vingar. Na próxima você ajusta esses "vacilos" só pra evitar de dar chance pro azar.

Abraço!
 
Provavelmente será uma ótima cerveja. Parabéns!

O que ela não será de jeito nenhum é uma Belgian, mas isso não importa tanto, no meu entendimento...

Vendem "kit Belgian Pale Ale" com US-05? Caras-de-pau.
 
O kit de insumos veio junto com o equipamento.... Por isso coloquei "belgian pale ale" entre aspas! kkk
 
A OG foi maior do que a que eu esperava e do que a que o estilo pede. Não conhecia o equipamento então não tinha como mensurar muito bem e apesar de ter a chance de fazer uma correção adicionando mais água, preferi não fazer isso devido ao erro na temperatura logo no início do processo, e não ter como saber o quanto de açucar neste mosto é fermentável e o quanto não é, achei então conveniente levar pra fermentar desse jeito.

Minhas duas maiores suspeitas de defeitos aí na cerveja são realmente a adstringência e a de ficar menos alcoolica e com muito dulçor. Vou ver se logo mais faço uma medição pra verificar sem os bichinhos tão comendo o açucar!


E ai @Azevedo !

Se alcançou 1.060 de OG e está fermentando normalmente vc teve extração boa de açúcares durante a mostura. Msm chegando em temperatura de mash-out, já li por aqui q ainda assim acontece conversão (e ficou por pouco tempo tb, oq contribui positivamente). Já as demais variações pelo visto de alguma forma não atrapalharam esse processo. Eu acredito que o máximo que possa acontecer é alguma adstringência no seu produto final, mas nem dá pra garantir isso. Pode ficar tranquilo q pelo visto apesar dos "contra-rumos" que ocorreram sua primeira brassagem vai vingar. Na próxima você ajusta esses "vacilos" só pra evitar de dar chance pro azar.

Abraço!
 
Bom galera, tendo encerrado a atividade aparente do Airlock, fiz minha primeira medição da densidade hj. Foi de 1060 para 1025...vou aguardar para r amanhã verificar se estabilizou e então poder elevar a temperatura para a fase secundária da fermentação. Uma dúvida porém me surgiu, nesta fase e até na da clarificação /maturação ainda no balde, há uma atenuação considerável ainda pra ocorrer, ou a partir de agora é muito pouca? É pq se continuar assim, conforme havia previsto, não vou alcançar o ABV desejado.
 
Como está fazendo a leitura da densidade? (se usa refratômetro, aplicou a correção?)
O mosto estava com uma densidade bem alta e acredito que 3 dias sejam pouco tempo para dar por encerrada a atenuação. À medida em que aumenta o teor alcoólico da cerveja, a levedura vai perdendo o vigor, fazendo com que o processo ocorra mais lentamente.
O que dá para fazer é, aumentar a temperatura gradativamente, de forma a manter um ambiente mais favorável ao fermento, facilitando a conclusão do processo.
 
Como está fazendo a leitura da densidade? (se usa refratômetro, aplicou a correção?)
O mosto estava com uma densidade bem alta e acredito que 3 dias sejam pouco tempo para dar por encerrada a atenuação. À medida em que aumenta o teor alcoólico da cerveja, a levedura vai perdendo o vigor, fazendo com que o processo ocorra mais lentamente.
O que dá para fazer é, aumentar a temperatura gradativamente, de forma a manter um ambiente mais favorável ao fermento, facilitando a conclusão do processo.

Zé Rosa, fiz a leitura com o Densímetro... Já repeti hoje, e permaneceu estável. Vou começar então a subir a temperatura devagar para a fermentação secundária.
 
Pode ser. Acredito que ainda vá atenuar mais um pouco.
 
Boa noite amigo,
Também tive este problema com o kit da cerveja da casa, entupiu e apesar de ter cuidado e desentupir a tampa várias vezes a bombinha queimou na primeira brassagem! esta bombinha esquenta muito porque tem que circular o tempo inteiro por conta do fundo falso!
Comprei outro motor e ainda nem reclamei com o pessoal da cerveja da casa que vende o kit!
Resolvi fazer de outro jeito pois o chuveirinho na tampa entope porque circulam resíduos do malte e agora eu faço assim: coloco uma escumadeira na ponta da mangueira, isto minimiza o entupimento pois o malte assenta e filtra o mosto e não deixo a bombinha ligada o tempo inteiro, faço a circulação só quando o fogo está ligado, só uso o chuveirinho da tampa durante a lavagem dos grãos e isto após manter a escumadeira no começo da lavagem pois com a retirada do mosto e adição da água de lavagem podem passar resíduos pelo fundo falso e entupir o chuveirinho da tampa.
 
Boa noite amigo,
Também tive este problema com o kit da cerveja da casa, entupiu e apesar de ter cuidado e desentupir a tampa várias vezes a bombinha queimou na primeira brassagem! esta bombinha esquenta muito porque tem que circular o tempo inteiro por conta do fundo falso!
Comprei outro motor e ainda nem reclamei com o pessoal da cerveja da casa que vende o kit!
Resolvi fazer de outro jeito pois o chuveirinho na tampa entope porque circulam resíduos do malte e agora eu faço assim: coloco uma escumadeira na ponta da mangueira, isto minimiza o entupimento pois o malte assenta e filtra o mosto e não deixo a bombinha ligada o tempo inteiro, faço a circulação só quando o fogo está ligado, só uso o chuveirinho da tampa durante a lavagem dos grãos e isto após manter a escumadeira no começo da lavagem pois com a retirada do mosto e adição da água de lavagem podem passar resíduos pelo fundo falso e entupir o chuveirinho da tampa.

Em relação ao chuveirinho da tampa, fiz mais furos e aumentei um pouco o diâmetro dos que já estavam furados. Neste caso, tentei controlar a pressão da bomba para que não caísse muito forte durante a recirculação e prejudicasse a cama dos grãos...Mas não tive problema em relação a isso, como vão resíduos a pressão fica dentro do controle. Só na lavagem que fiz por gravidade, e aí controlei bem a saída da torneira da panela.
 

Latest posts

Back
Top