Primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vini.ometto

New Member
Joined
Nov 20, 2018
Messages
3
Reaction score
3
Location
Sousas, Campinas, SP
Olá pessoal.
Realizei minha primeira brassagem, uma APA.
OG desejado: 1054
FG desejado: 1012

Até o momento ela está fermentando, está no quinto dia... (7 dias a 22 graus..) - M44 US West Coast Yeast – Mangrove Jack's

Comprei um controlador w1209 para controlar a temperatura desses processos.

No início da fermentacao notei que o balde estava mal vedado, tive dificuldade em fechar o balde... vi alguns posts no forum e vi que nao tinha fechado direito e peguei as manhas do balde, logo que fechei direito já comecou a borbulhar o airlock.
A fermentação parou em 1019.


Como a fermentacao parou... fui estudar sobre a brassagem e notei que cometi alguns erros na brassagem.... onde minha OG partiu de 1050....
Teste de iodo me confundi todo, li bastante e vi que me equivoquei.... mas serve de aprendizado..... ainda faltam dias para ver como ficará a cerveja.....



Proximos passos, irei manter no fermentador (maturar por 10 dias a 10 graus)

E depois irei passar para outra panela (nao tenho outro balde) por auto sifao para fazer a mistura com o priming e envazar e maturar por mais 10 dias...


A cerveja não saíra dentro dos padrões mas será fruto do aprendizado.

O importante é aprender.. e isso é só fazendo mesmo.... e ler muito este forum que é rico de informações e de pessoas dispostas a ajudar a todos.

Estou gostando da experiência até o momento.

Grande abraço a todos....
 
Muito legal saber sua experiência com sua primeira brassagem. Eu tenho certeza que vai sair cerveja boa para sua primeira vez. Parabéns
 
Cara, como primeira brassagem, pode ter certeza que tu vais ficar satisfeito. Só queria dar uma modesta opinião: É mais negócio vc deixar a cerva em "maturação/fermentação secundária" por alguns dias em temperatura mais alta que a atual de fermentação, com o objetivo de fazer a levedura consumir compostos indesejados formados no início da fermentação. Depois disso, vai baixando para o mais próximo de 0ºC por pelo menos uma semana para deixá-la mais cristalina, até a hora do envase. Essa maturação a 10ºC não vai te trazer praticamente nenhum benefício.
 
Inves de passar para panela para fazer a mistura com primming, eu colocaria o priming direto na garrafa, assim vc nao precisa fazer a trasfega, e envasa direto do balde fermentador.
 
Olá pessoal.
Realizei minha primeira brassagem, uma APA.
OG desejado: 1054
FG desejado: 1012

Até o momento ela está fermentando, está no quinto dia... (7 dias a 22 graus..) - M44 US West Coast Yeast – Mangrove Jack's

Comprei um controlador w1209 para controlar a temperatura desses processos.

No início da fermentacao notei que o balde estava mal vedado, tive dificuldade em fechar o balde... vi alguns posts no forum e vi que nao tinha fechado direito e peguei as manhas do balde, logo que fechei direito já comecou a borbulhar o airlock.
A fermentação parou em 1019.


Como a fermentacao parou... fui estudar sobre a brassagem e notei que cometi alguns erros na brassagem.... onde minha OG partiu de 1050....
Teste de iodo me confundi todo, li bastante e vi que me equivoquei.... mas serve de aprendizado..... ainda faltam dias para ver como ficará a cerveja.....



Proximos passos, irei manter no fermentador (maturar por 10 dias a 10 graus)

E depois irei passar para outra panela (nao tenho outro balde) por auto sifao para fazer a mistura com o priming e envazar e maturar por mais 10 dias...


A cerveja não saíra dentro dos padrões mas será fruto do aprendizado.

O importante é aprender.. e isso é só fazendo mesmo.... e ler muito este forum que é rico de informações e de pessoas dispostas a ajudar a todos.

Estou gostando da experiência até o momento.

Grande abraço a todos....
Fiz minha primeira brassagem dia 17/11 saiu tudo bem até chegar na etapa fria e eu ver que minha eficia foi muito mais baixa do que esperava e como minha panela de fervura ainda estava sem torneira (primeira Coisa que fiz foi colocar uma torneira no fim da brassagem, terminei e passando pro fermentador com uma bomba por cima e acabei levando muito trub pro fermentador e mjbga eficiencia foi pro cacete. Tinha planejado fazer 20l e acabei coçando 13.5l no fermentador. Hj vejo que falhei miseravelmente em muitas etapas, mas tenho convicção que não existe forma de evoluir nesse hobby que não seja na pratica.
Estou no segundo dia de maturação. Sei que vai sair uma bostinha esse batch mas por ser primeira brassagem vou seguir até o final já pra ir identificando as dificuldades de cada processo. Já fiz alguns ajustes no equipamento e não vejo a hora de engarrafar para poder partir pra minha segunda brassagem.

Parabéns a todos do fórum. E uma ferramenta quase perfeita para qualquer homebrew.
 
Fiz minha primeira brassagem dia 17/11 saiu tudo bem até chegar na etapa fria e eu ver que minha eficia foi muito mais baixa do que esperava e como minha panela de fervura ainda estava sem torneira (primeira Coisa que fiz foi colocar uma torneira no fim da brassagem, terminei e passando pro fermentador com uma bomba por cima e acabei levando muito trub pro fermentador e mjbga eficiencia foi pro cacete. Tinha planejado fazer 20l e acabei coçando 13.5l no fermentador. Hj vejo que falhei miseravelmente em muitas etapas, mas tenho convicção que não existe forma de evoluir nesse hobby que não seja na pratica.
Estou no segundo dia de maturação. Sei que vai sair uma bostinha esse batch mas por ser primeira brassagem vou seguir até o final já pra ir identificando as dificuldades de cada processo. Já fiz alguns ajustes no equipamento e não vejo a hora de engarrafar para poder partir pra minha segunda brassagem.

Parabéns a todos do fórum. E uma ferramenta quase perfeita para qualquer homebrew.

Cara, é assim mesmo. Estou na quinta brassagem, na primeira errei muito, mas a Kolsch que fiz ficou bem gostosa, na segunda errei menos, mas errei, na terceira foi um erro e a quarta brassagem saiu tudo conforme esperado. Só errando e percebendo onde errou que a gente se aperfeiçoa, pode ficar tranquilo que todos passaram por isso
 
Justamente. Fiz uma APA y vou continuar fazendo a mesmo estilo com a mesma receita (ajustando pontos no beersmith), até sair redonda. Essa é uma sugestão minha para quem é iniciante no homebrew: Não faça um estilo diferente por brassagem. Faça o mesmo estilo ou até mesmo a mesma receita até sair bem o produto final, assim vc tem como ir identificando qual foram os erros em cada brassagem e notando a real diferença em aroma e sabor vinculado a cada erro cometido.

Forte abraço a todos.
 
Justamente. Fiz uma APA y vou continuar fazendo a mesmo estilo com a mesma receita (ajustando pontos no beersmith), até sair redonda. Essa é uma sugestão minha para quem é iniciante no homebrew: Não faça um estilo diferente por brassagem. Faça o mesmo estilo ou até mesmo a mesma receita até sair bem o produto final, assim vc tem como ir identificando qual foram os erros em cada brassagem e notando a real diferença em aroma e sabor vinculado a cada erro cometido.

Forte abraço a todos.

Concordo com a repetição, mas faço exatamente ao contrário. hHEHEHEHEHEHE

Comecei fazendo diversos estilos até realmente descobrir do que eu gostava de verdade, ai comecei a melhorar a técnica e as receitas.

A minha dry stout está muito boa e minhas APA´s do jeito que eu gosto.
 
Concordo com a repetição, mas faço exatamente ao contrário. hHEHEHEHEHEHE

Comecei fazendo diversos estilos até realmente descobrir do que eu gostava de verdade, ai comecei a melhorar a técnica e as receitas.

A minha dry stout está muito boa e minhas APA´s do jeito que eu gosto.
kkkkkkkkkkkkk
Como dizemos aqui na Argentina, "cada maestro con su librito".

hehe

Abraco
 
5to dia de maduracao. Percebam a quantidade que perdi drenando o trub que passou mais as leveduras "mortas"
Sem contar no que ainda tem aí em baixo já que coloquei a gelatina ontem a noite.
20181129_163109.jpg
 
Hi completou 14 dias de carbonatacao. Confesso que a cerveja não ficou gostosa mas ficou muito melhor do que eu esperava. Ficou mais cristalina do que eu esperava e a formação é manutenção de espuma superou minhas espectativas. Em resume, o resultado da minha primeira brassagem me deu muuuuito mais vontade de seguir.
20181209_172127.jpg
 

Latest posts

Back
Top