Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cowboy_Sales

Member
Joined
Mar 11, 2017
Messages
10
Reaction score
0
Ola Cervejeiros

Nessa semana (08MAR) fiz minha primeira brassagem... em tese saiu tudo em ordem, fiz uma Kolsch.....mas andei procurando algumas coisas sobre a parte da fermentação e tive algumas duvidas e sanei algumas tambem..
Pois bem...fechei meu balde fermentador, porem nao vejo movimento algum no air lock...estou com receio de abrir o balde para saber se tem algo de errado...
Peço orientação aos leitores e colaboradore....
como faço pra saber se esta tudo bem dentro do fermentador?
quando acham que devo abri-lo para fazer uma medição de OG....

Aguardo respostas e orientações

Obrigado.
 
Pode ser que o balde não esteja totalmente vedado, por isso não tem atividade no airlock.

Tira uma amostra para medir a densidade..
 
Obrigado companheiro...
Vou medir a densidade e ai posto aqui para maiores orientações..
:)
 
Brassei uma English IPA na semana passada e fiquei 7 dias sem nenhuma movimentação no airlock.

Vamos lá:
1. O balde está bem vedado?
2. Você mediu a densidade pra ver se ouve mudanças usando o densímetro?
3. Inoculou o fermento?
4. Leu o tópico fixo?
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Uma dica que eu dou e que não recomendo é abrir o balde e ver se existe krausen em cima do mosto. Se tiver uma espuma densa e amarelada em cima do mosto, está fermentando.
Leia os tópicos fixos, vão te ajudar muito nas brassagens.
Boa sorte e keep calm! :D
abs
 
Ansiedade de iniciante.
O airlock não importa tanto, a maioria das vezes não borbulha por problema de vedação no balde (ainda mais se for daqueles baldes de alimentos, tipo os que usam para transportar mel ou geleias).
O que importa é a densidade, sem medi-la não dá nem para iniciar a conversa.
Bom, se após a medição da densidade não houver tido atenuação com relação à gravidade original, aí sim tens um problema.
 
Pois bem...fechei meu balde fermentador, porem nao vejo movimento algum no air lock...estou com receio de abrir o balde para saber se tem algo de errado...

Meu caro, sua duvida é tão pertinente quanto basica.
É a mais perguntada do mundo iniciante de cervejas artesanais... pra se ter uma ideia, alguns memes pra te ajudar a pensar.

como faço pra saber se esta tudo bem dentro do fermentador?
quando acham que devo abri-lo para fazer uma medição de OG....

Sim, provavelmente está tudo bem no seu fermentador.
Sobre "medição de OG", acredito que vc quis dizer medição de SG (Gravidade especifica)
a OG se lê na origem, antes de ir pra fermentação. (Origem)
a FG se lê no final da fermentação. (Final)
a unidade de leitura é SG.

Recomendo "ler" sempre que possível para controlar sua fermentação, mas se não tem Refratometro que economizaria uns 200ml de caldo por medição, meça apenas depois de uns 5 dias.
Se repetir por 3 dias seguidos, pronto; agora sim voce terá sua SG final, conhecida como FG (Final Gravity)


E por favor, não leve as brincadeiras a mal, eu (e outros 99,44655% dos cervejeiros caseiros também ja fizeram esta pergunta)
 

Attachments

  • keepcalm.jpg
    keepcalm.jpg
    14.9 KB · Views: 26
  • airloco.jpg
    airloco.jpg
    39.6 KB · Views: 29
Last edited:
Assino embaixo do que o Lucas escreveu, amigo.

Sou novato também (só tenho 2 brassagens no currículo :) ) e nas duas, o Airlock não borbulhou (provavelmente por algum problema de vedação no balde). Na primeira brassagem, cheguei a comprar mais fermento, achando que tinha feito algo errado, mas, quando cheguei em casa, a SG tinha alterado bastante. Desde então, desencanei com o Airlock.

Medir a SG diariamente (se tiver refratômetro) e acompanhar até atenuar (3 dias SG não muda). Aí sim, você terá a sua FG.

Boa sorte. E precisando, ... estamos as ordens.

Abraço
Rafael
 
Boa Tarde Pessoal
Agradeço a todos os comentarios!!!

Bom Vamos lá
No dia 08MAR - OG => 1030
No dia 13MAR - SG => 1021
No dia 16MAR - SG => 1018

entao significa que a fermentação esta ocorrendo, certo?

pois bem outra duvida é referente a cor, na esta clara...esta com uma cor tipo suco de pêssego (foi o que me veio na ideia agora)rsrs

e o cheiro esta forte para panificação, e ao fundo um leve cheiro de azedo, mas bem sutil....

Deixei ela fermentado em temperatura ambiente (26ºC), sei que é um pouco alta, mas nao possuo uma geladeira ainda....vou arrumar uma forma de baixar essa temperatura na maturação.

Aguardo orientações dos nobres companheiros cervejeiros....
 
1. Sim, a fermentação está ocorrendo

2. Essa "cor de pêssego" é porque nessa fase de fermentação o fermento está em suspensão

3. Aroma "meio azedo" também decorrente da fermentação

Não dá pra avaliar muita coisa durante a fermentação, tem que esperar a cerveja ficar pronta mesmo..
 
Boa Tarde Pessoal
Agradeço a todos os comentarios!!!

Bom Vamos lá
No dia 08MAR - OG => 1030
No dia 13MAR - SG => 1021
No dia 16MAR - SG => 1018

entao significa que a fermentação esta ocorrendo, certo?

pois bem outra duvida é referente a cor, na esta clara...esta com uma cor tipo suco de pêssego (foi o que me veio na ideia agora)rsrs

e o cheiro esta forte para panificação, e ao fundo um leve cheiro de azedo, mas bem sutil....

Deixei ela fermentado em temperatura ambiente (26ºC), sei que é um pouco alta, mas nao possuo uma geladeira ainda....vou arrumar uma forma de baixar essa temperatura na maturação.

Aguardo orientações dos nobres companheiros cervejeiros....

Cara, evita ficar abrindo o balde, tu pode contaminar por besteira sua cerva.
A temperatura de fermentação está um pouco alta. Eu estava usando um cooler com garrafas congeladas e ajudava bastante.
Provavelmente você terá algum off-flavour, deixe maturando na geladeira por algumas semanas para diminuir esses pequenos problemas.
:tank:
 
Eu não estou abrindo o balde, eu tiro amostras pela torneira do fermentador....desde que fechei ele nao abri nenhuma vez, justamente por temer contaminação.
então vou providenciar uma forma de baixar a temperatura nas próximas receitas...
mas valeu mesmo pelas dicas....vou continuar monitorando para ver qdo termina a atenuação e ai baixar a temperatura para ver no que vai dar como resultado final

Obrigado mesmo pelas dicas....
 
Back
Top