Primeira brassagem weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Noguers

Active Member
Joined
Jun 23, 2017
Messages
29
Reaction score
4
Fala ai galera.
Ontem fiz minha primeira brassagem e tirando as dificuldades e duvidas consegui finalizar o processo.
Não sei se a cerveja vai ficar boa, pois a densidade ficou longe do que eu queria e não corrigi ela.
mas como um amigo costuma dizer, vai sair cerveja!! kkk

Primeiro eu não sabia que demorava tantoooo. Levei das 19:30 as 02:30 e isso me atrapalhou bastante, pois ai não podia fazer muito barulho em casa e atrapalhou demais!! (nas próximas farei logo cedo kkkk)

segundo segui a receita que mantinha uma temperatura de 63 graus na brassagem e me explicaram que o ideal é 67. (me disseram que vai ficar mais alcoólica)

Terceiro tive dificuldades com as rampas, eu tenho aqueles fogareiros de uma boca, mas acabei usando o fogão que tenho no fundo de casa. demorou bastante para atingir as temperaturas e fervuras. O fogareiro seria melhor?

E para finalizar na hora do resfriamento tive dificuldades com o chiller. Deixei a mangueira escapas, foi tenso kkk
nas próximas vou utilizar gelo para auxiliar acredito que ajude bem correto?

Agora ela já esta no balde fermentação e esta na geladeira a 18 graus. O airlock já esta mostrando atividades e vamos esperar.


Tamo junto!!
 
Deve ficar alcoólica mesmo. Você fez somente rampa da beta amilase. Tudo dando certo, você extraiu muitos açúcares fermentáveis, e na fermentação isso vai virar álcool. Nunca fiz Weiss (Weizen, porque Witbier já fiz algumas), mas acho que a rampa de 67°C teria dado um ótimo resultado.

Sobre o fogareiro, melhor sim. A começar que vai lhe poupar tempo (afinal, vai de uma rampa para outra e para à fervura mais rápido), e também porque ao passar das temperaturas, o seu processo químico continua. Fora que você tem maior domínio em suas brassagens.

Quanto ao gelo, ajuda bastante. Já vi gente recirculando a água com gelo (usando a bombinha dentro do gelo), como já vi um camarada colocar a panela dentro de uma tina cheia de gelo (usando do chiller normalmente). Vai da imaginação de cada um (desde que não contamine o mosto, tá ótimo)
 
Galera minha cerveja ficou fermentando por 8 dias a 18 graus.
agora abaixei a temperatura para 8-10 graus segundo um amigo me indicou e irei deixar por mais 7-10 dias.

Pergunta:
- a cerveja esta no balde fermentador com a torneira tals. No kit tbm recebi um outro balde sem torneira. eu achava que iria utilizar ele para maturar a cerveja... estou fazendo errado em utilizar um único balde para os dois...

- Também li sobre clarificação á 0 graus. Sabem me dizer quantos dias deve ficar a 0 graus..

valeu ai!!
 
Recomenda-se utilizar o mesmo balde para fermentação e maturação/clarificação. Para evitar danos por oxidação na trasfega, além de risco de contaminação.
Você pode utilizar esse segundo balde para priming e envase. Mas precisa colocar torneira.

Na minha opinião, depois que fermentou tudo, ja jogo pra 0 graus e deixo la até o dia do envase. O tempo depende do estilo, no caso da weiss deixaria menos (3/4 dias) para que ela fique um pouco turva, pois o estilo pede. Caso queira a cerveja mais cristalina, deixe mais tempo (7 dias) ou utilize gelatina. A maturação vai continuar com a cerveja na garrafa.

Valeu.
 
Back
Top