Primeira brassagem Trigo (Weiss) - 10 lts

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diegorober

Member
Joined
Jul 28, 2016
Messages
12
Reaction score
2
Pessoal, primeiramente muito obrigado pelo fórum. Ando acompanhando muito o forum e tem me ajudado e me inspirado na minha primeira brassagem. Assim gostaria de compartilhar com vocês a brassagem:

Receita para 10 lts

Malte:
1,5kg vienna
0,5kg trigo

Lupulo:
15g Perle nos 10 primeiro minutos
10g Perle nos 15 último minutos

Fermento:
Wb-06

Água:
7 litros na brassagem + 3 litros na lavagem

Agora vou comentar as fases da brassagem e contar os imprevistos que ocorreram...KKKKKKKK... (Ri a brassagem do início ao fim).

Brassagem:
70 minutos aos 68 graus. Não fiz rampa nem parada protéica. Utilizando um fogão comum, senti dificuldade no controle pra manter a temperatura. Sempre mexendo o mosto. Após o teste de iodo ser positivo, fui realizar a filtragem. Me deparo com meu primeiro problema: a bazooka entope. Fico desesperado, mas o jeito é esvaziar a panela utilizando o balde fermentador e desentupir. Utilizei 3lts de água para a lavagem.
Após isso, realizei a fervura sem nenhum problema aparente. Após a fervura fiz o resfriamento com balde e gelo. Realizei o whirpool e comecei a passagem do mosto para o balde fermentador. Deixei a torneira aberta e quando vejo, o trub não ficou no meio da panela e ficou meio líquido o que acabou passando um pouco para o fermentador. (Mais desesperooo..kkk)
Nesse momento já percebo que perdi quantidade do mosto. Até aí tudo bem. Medi a densidade original e deu seus 1090. Devido a ingenuidade, não me atentei a esse ponto. Lacrei o balde e montei o airlock. Após uma hora conversando com amigos, disse a densidade original, e os mesmos me explicaram e me sugeriram abrir o balde e jogar mais água (o desespero virou loucuraaa..kkk). Foi o que fiz, e adicionei mais 2 litros. Medi novamente e baixou para 1059.

Fermentação:
7 dias variando entre 18 e 20 graus. (Bem na semana da fermentação baixou uma frente fria aqui no ABC - SP) utilizei um edredom e um cobertor pra ver se ajudava. Após 24 horas da lacração do balde o airlock começou a trabalhar. Trabalhou apenas por umas 4 horas. Fiquei triste mas deixei lá.

Envase+ Maturação:
Após 7 dias da fermentação, envasei e está maturando na garrafa. Medi a densidade e me surpreendido positivamente: bateu 1016. :) ... Está com cheiro de cerveja de trigo, aquele cheirinho de banana, o que me deixou feliz. Metade está na geladeira(geladeira de casa mesmo) a uns 3 graus e deixei metade em temperatura ambiente pra ver se modifica algo. Sábado irei abrir uma para degustar.

Maior decepção e o que vou prestar mais atenção na próxima brassagem: A receita me rendeu apenas 4,4litros. Percebi que perdi muito.

Peço a vocês para comentar, criticar e apontar o que acertei e/ou errei.

Abraço a todos!!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
quando fiz a primeira de trigo, após engarrafar coloquei na geladeira a 5° e depois de uma semana nao tinha criado gas nenhum, tive que tirar de lá, deixar na temperatura da fermentaçao (18°) por 10 dias, mexendo as garrafas todos os dias para enfim criar o gas... Pensa no meu desespero.kkkk foi entao que no fórum me alertaram para não deixar em temperatura muito abaixo da fermentaçao quando engarrafar... Dá uma conferida nessas tuas que estao na geladeira, espero que não passe pelo mesmo aperto que eu passei. :tank:
 
Nossa !!!! Renato, dica valiosíssima!!!! Talvez eu até tire a maioria E deixe uma ou duas soh pra testar.... Obrigado pela dica!!!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Pessoal, primeiramente muito obrigado pelo fórum. Ando acompanhando muito o forum e tem me ajudado e me inspirado na minha primeira brassagem. Assim gostaria de compartilhar com vocês a brassagem:

Cara eu passei basicamente por tudo isto...

Algumas dicas que te dou

Água:
7 litros na brassagem + 3 litros na lavagem
- Pouquissimo, voce pode fazer a brassagem com esta quantidade, e separe o dobro para lavagem, quando estiver fazendo a lavagem meça a OG até atingir o nivel desejado

70 minutos aos 68 graus. Não fiz rampa nem parada protéica. Utilizando um fogão comum, senti dificuldade no controle pra manter a temperatura.
- Leia este topico, vai ajudar muito nas proximas http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Após a fervura fiz o resfriamento com balde e gelo. Realizei o whirpool e comecei a passagem do mosto para o balde fermentador. Deixei a torneira aberta e quando vejo, o trub não ficou no meio da panela e ficou meio líquido o que acabou passando um pouco para o fermentador. (Mais desesperooo..kkk)
- Sempre vai um pouco pro fermentador, mas o trub mesmo, para ficar como montinho no meio da panela, é ideal que após o resfriamento, deixe o mosto descansar por uma meia hora, no resfriamento a "sujeira" se agita e trasfegar direto vai leva-las pro fermentador.
Leia este topico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408503

Fermentação:
7 dias variando entre 18 e 20 graus. (Bem na semana da fermentação baixou uma frente fria aqui no ABC - SP) utilizei um edredom e um cobertor pra ver se ajudava. Após 24 horas da lacração do balde o airlock começou a trabalhar. Trabalhou apenas por umas 4 horas. Fiquei triste mas deixei lá.
- Evite usar "dias" para calcular sua fermentação, o "controle" de temperatura pode ser feito desta forma, mas evite muitas alterações, se nos dias estiver uma temperatura de 18° não há problemas em deixa-la assim, a fermentação ocorrerá lentamente, mas vai acontecer.
QUanto ao Airlock, desencana... use sempre o densimetro e quando estabilizar, terminou a fermentação primaria, vá para a secundaria e depois vá para clarificação como voce fez.

Envase+ Maturação:
Após 7 dias da fermentação, envasei e está maturando na garrafa. Medi a densidade e me surpreendido positivamente: bateu 1016. :) ... Está com cheiro de cerveja de trigo, aquele cheirinho de banana, o que me deixou feliz. Metade está na geladeira(geladeira de casa mesmo) a uns 3 graus e deixei metade em temperatura ambiente pra ver se modifica algo. Sábado irei abrir uma para degustar.
Eu deixaria mais tempo, uns 15 dias na garrafa ela ainda estará fresca e bem carbonatada.

Não vi o resultado, se puder compartilhar agradeço.

Abraços e boa sorte
 
Lucas, muuitooo obrigado pelas dicas, pode ter certeza que será de grande ajuda na próxima brassagem (dia 10).

Vamos lá, após 7 dias maturando, resolvi abrir uma pra ver o resultado. Minhas impressões:

Achei a cor dela linda!! Bem turva mas achei linda!

Aroma maravilhoso, tipico das cervejas de trigo(características do estilo)

Gosto: Achei ela bem encorpada, mas com um azedinho, creio eu que seja por causa do fermento.

Agora o que mais me incomodou foi a baixa carbonatação :(

Tem mais uma na geladeira e o restante fora. Acredito que as que estão fora irão carbonatar mais. Vou seguir o conselho do Renato.

Me surpreendi muitooooooo, pois eu esperava que iria sair tudo, menos uma cerveja..hehehehe.. estou muito feliz e orgulhoso pelo resultado! Mais uma vez, obrigado Renato e Lucas pelas dicas!!

Segue uma foto da minha primeira filha.

870a26cbdf339cb5cbb09ded095b1903.jpg


Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Back
Top