Primeira Brassagem - SMaSH American Pale Ale. Dúvidas na fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tulioneves

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2018
Messages
71
Reaction score
20
Location
Araguaína
Bom dia amigos cervejeiros,

Depois de dois anos lendo, tentando juntar uns trocados etc, decidi fazer minha primeira brassagem. Fugi da ideia mirabolante de ter 3 panelas, bomba de recirculação e outras coisas e parti pro mais simples possível!

Fiz uma revisão das coisas que eu tinha: um caldeirão de 10,5 cm que era usado para sopa e um escorredor de macarrão, então pensei: VOU FAZER UMA BRASSAGEM COM MÉTODO BIAB!!!

Enfim, comprei todo o resto, insumos etc, por R$400,00 (era o que cabia no orçamento), e fiz minha primeira brassagem de 5 L.

AVALIEM:



Porém estou com dúvidas:

Fiz algumas coisas que não sei se foram corretas, queria a sugestão de vocês.

1- Inoculei a levedura (BRY 97) com a temperatura que o fabricante indicava no verso (30 oC); Existe risco de ter matado as leveduras?

2- Como não tenho fermentador controlado, estou usando um isopor com garrafas pet congeladas, acontece que hoje de manha a temperatura estava 16oC. A levedura sofre muito com isso?

3- Estou usando um daqueles sterolocks (que não tem bolha), então não sei se está atenuando ou não. Como saber?


RECEITA:
Malte Pale Ale - 1,6 kg (moído para biab)
Lúpulo Chinnook - 2 g 60' - 2g 30' - 2 g 55'
Levedura BRY 97

Água inicial - 6,7 L
Água de lavagem - 1,0 L
Agua mineral (se quiserem posto o perfil)

Tempo e mostura - 90' - teste do iodo
Tempo de fervura - 60'

Volume final: 5,2 L
OG no fermentador: 18 Brix - 1070 (ALGUMA COISA DEU ERRADO?)

Obrigado!


Temperatura de inoculação - 30o
Menor temperatura do fermentador - 16oC

Obrigado.
 
Fala Túlio
Cara 30° não mata levedura, fica tranquilo.
Claro que alteração de temperatura não é bom para fermentação, o ideal é vc comprar uma geladeira velha para fazer, mas vc tb pode fazer em temperatura ambiente tranquilo ainda mais sendo uma ale. Até 25° vc tá tranquilo, se passar mto disso já começa a complicar. Tenha em mente que quanto maior a temperatura maior a atividade das leveduras quanto maior atividade maior o consumo de açúcares e outras substâncias que estão ali no mosto.
Te aconselho a comprar um densímetro que é mto importante para saber se a cerveja atenuou, vc tira uma amostra assim que resfriar o mosto e outra por volta de 7 dias depois, quando a densidade parar de baixar é pq atenuou. Airlock não é para saber se está atenuando não dá para confiar no airlock para isso. Fica tranquilo que se vc jogou levedura no mosto ele está atenuando pode ter ctz! Evite ficar tirando amostras pois sua brassagem é pequena.
 
Fala Túlio
Cara 30° não mata levedura, fica tranquilo.
Claro que alteração de temperatura não é bom para fermentação, o ideal é vc comprar uma geladeira velha para fazer, mas vc tb pode fazer em temperatura ambiente tranquilo ainda mais sendo uma ale. Até 25° vc tá tranquilo, se passar mto disso já começa a complicar. Tenha em mente que quanto maior a temperatura maior a atividade das leveduras quanto maior atividade maior o consumo de açúcares e outras substâncias que estão ali no mosto.
Te aconselho a comprar um densímetro que é mto importante para saber se a cerveja atenuou, vc tira uma amostra assim que resfriar o mosto e outra por volta de 7 dias depois, quando a densidade parar de baixar é pq atenuou. Airlock não é para saber se está atenuando não dá para confiar no airlock para isso. Fica tranquilo que se vc jogou levedura no mosto ele está atenuando pode ter ctz! Evite ficar tirando amostras pois sua brassagem é pequena.

Muito obrigado pelas respostas, estou mais tranquilo.

A geladeira velha eu tenho , na verdade um frigobar, mas cabe o fermentador direitinho.

Acontece que ele ligado do 1 deixou um teste que fiz a 3 graus. Então ele vai ser bom para maturação...

Não tenho grana para comprar uma controladora, mas tenho um timer. As vezes posso programar esse timer para ficar ligado 10 min e desligar 4 horas , deixando uma temperatura amena lá denrro. O que acha ?
 
Muito obrigado pelas respostas, estou mais tranquilo.

A geladeira velha eu tenho , na verdade um frigobar, mas cabe o fermentador direitinho.

Acontece que ele ligado do 1 deixou um teste que fiz a 3 graus. Então ele vai ser bom para maturação...

Não tenho grana para comprar uma controladora, mas tenho um timer. As vezes posso programar esse timer para ficar ligado 10 min e desligar 4 horas , deixando uma temperatura amena lá denrro. O que acha ?

Já fiz isso lá no início, é bem difícil de acertar uma temperatura desse jeito, mas vc pode tentar! Vc pode comprar o controlador de temperatura que vende no mercado livre por 69 reais e da para parcelar, vai ser mto mto útil pra vc não só na fermentação mas tb na maturação, clarificação e inclusive na hora de tomar a cerveja pois cada estilo tem uma temperatura certa de tomar (realmente faz diferença) com o que vc gastou no refratômetro vc podia comprar um densímetro e o controlador de temperatura

Controlador Temperatura Stc-2000 Bivolt 110/220 Frete Barato https://produto.mercadolivre.com.br...atura-stc-2000-bivolt-110220-frete-barato-_JM
 
Beleza! Vou seguir a sica e comprar o controlador!!!! Mais uma vez, obrigado. Quando ela tiver pronta eu posto os resultados aqui
 
Já fiz isso lá no início, é bem difícil de acertar uma temperatura desse jeito, mas vc pode tentar! Vc pode comprar o controlador de temperatura que vende no mercado livre por 69 reais e da para parcelar, vai ser mto mto útil pra vc não só na fermentação mas tb na maturação, clarificação e inclusive na hora de tomar a cerveja pois cada estilo tem uma temperatura certa de tomar (realmente faz diferença) com o que vc gastou no refratômetro vc podia comprar um densímetro e o controlador de temperatura

Controlador Temperatura Stc-2000 Bivolt 110/220 Frete Barato https://produto.mercadolivre.com.br...atura-stc-2000-bivolt-110220-frete-barato-_JM


Eu optei pelo refratômetro pq a leva é pequena então qualquer ml conta ehehhe....
 
Resultado da Breja



Só vou poder provar dia 04/07 (devido a uma promessa que fiz).

Mas o cheiro está irresistível.
 
Back
Top