Primeira Brassagem - Resultado e Dúvidas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

safo003

Member
Joined
Feb 14, 2017
Messages
12
Reaction score
4
Enfim saiu a minha cerveja, que beleza, que orgulho!

Depois de bastante tempo pesquisando e estudando, fiz minha primeira cerveja com a receita do kit do Lamas Brew Shop pelo método BIAB.

Receita para 20L
4 kg Pilsen
1 kg Caramalt
15 g Cascade
10 g Cascade
US West Coast Mangrove Jack - M44

OG 1060
FG 1022
ABV 5.2%

-- BRASSAGEM --

-> Aqueci 22L de água até 72ºC e adicionei o malte, mantendo a 68ºC por 1 horas.
-> Descanso de 10 minutos
-> Recirculei durante 20 minutos, com auxílio de uma jarra e escumadeira.

-> Retirei o saco, apoiando em um escorredor de macarrão e lavei os grãos com 5L de água a 78ºC, apertando bem o saco para extrair o máximo possível de líquido.

-- FERVURA --

-> Fervi o mosto com auxílio de um rabo quente de 2000W, pois moro em apartamento e a única forma que achei de conseguir uma fervura mais vigorosa.
-> 15g de Cascade no início da fervura e 10g a 5 minutos de acabar.
-> Resfriei o mosto com chiller de imersão, demorou uns 15-20 min para baixar até 30ºC, a medição apontou OG 1060 que eu considerei perto da 1055 apontada pela receita. Aqui creio que deveria ter arrumado a densidade, pois creio que afetou o volume final.
-> Passei para o balde fermentador devidamente sanitizado e inoculei a levedura que ficou hidratando por 30 minutos.

-- FERMENTAÇÃO --
-> Percebi só então que tinha feito alguma coisa errada, pois para o balde foram apenas 16L de mosto. Preferi não mexer com medo de estragar o processo.

->Fermentou então 7 Dias a 19ºC, quando percebi que a FG tinha se mantido de um dia para o outro, em 1022.
-> Abaixei 2ºC por dia até chegar a 8ºC, e esse processo durou 10 dias.
-> Adicionei a Gelatinha para clarificação e mantive a geladeira mais gelada possível ~5ºC, para tentar fazer um cold crash.

-> O priming veio pronto da receita, e como era para 20L eu adicionei proporcionalmente ao volume que iria engarrafar, que ficou próximo de 13L (2L de lama e 1L que usei para medições de densidade).

-- RESULTADO --
A cerveja ficou altamente bebível!

Um gosto bem mais maltado do que esperado para uma APA (pro meu gosto), com dulçor intenso e leve aroma cítrico/lupulado com amargor sutil, corpo médio. Fiquei bem contente com a cor e claridade dela, achei bem bonita. Achei que o priming foi de menos, a cerveja até espumava razoavelmente, mas a retenção não era das melhores.

ezgif-1-5ed21a25ed.gif

19577049_1323153744459133_267759370176797261_o.jpg


--QUESTÕES--
-> Pode parecer meio idiota a pergunta, mas por que só consegui 13L de cerveja? A fervura foi demais? Devia ter utilizado mais água para lavar os grãos? Como eu arrumo isso durante o processo? (Essa foi a parte frustrante da primeira brassagem)

-> A utilização do rabo quente durante a fervura, pode ter afetado muito o gosto da cerveja, atenuando o gosto do lúpulo e aumentando o dulçor do mosto pela caramelização?

-> Só o priming seria suficiente para melhorar a quantidade de espuma e a retenção?

É isso! Foi muito gratificante fazer a cerveja, e estou me preparando para minha segunda brassagem, uma Stout!

Agradeço ao fórum por toda ajuda, foi fundamental! :tank:
 
Fala cara, blza? Sua taxa de evaporação deve ter sido maior que a prevista na receita, o que exigiria um volume inicial pré-fervura maior. Na próxima bassagem, meça o volume de mosto na panela antes de começar a fervura e depois que ela for encerrada pra vc ter uma idéia da taxa de evaporação no seu sistema.

Pra saber o pq vc só conseguiu envasar 13 litros vc deve saber as perdas que seu sistema tem ao longo do processo: absorção dos grãos, taxa de evaporação, perda pra trub na panela e perda de cerveja no fermentador/transferência pro balde de envase.

Quanto à espuma e sua retenção, dê uma lida nesse tópico aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407145

OBS: Cuidado com essa medição da FG. Verifique se ela permaneceu inalterada por 2 ou 3 dias para decretar que a fermentação acabou para não ter o risco de garrafas explodindo após o priming.
 
Cara isso é normal quando você ainda está conhecendo seu equipamento.
Se você começou com 22L de agua e só deu 13L de cerveja, você já tem uma idéia de que para ter 20L de cerveja, provavelmente você precise de uns 30L de água inicial. Ou você pode optar por fazer a lavagem de grãos (sparge), se tiver uma outra panela, e ir adicionando agua lentamente.

Sobre a sua fermentação:
Como você mediu a sua FG?
Se ela estava realmente em 1022 então não era recomendado ter baixado a temperatura, mas ter mantido a 19 C para a fermentação continuar ocorrendo, e procure subir apenas 1 grau por dia, mais que isso, pode vir a estressar as leveduras.

No mais, acho que é isso! Abs e boas cevas.
 
Enfim saiu a minha cerveja, que beleza, que orgulho!

Depois de bastante tempo pesquisando e estudando, fiz minha primeira cerveja com a receita do kit do Lamas Brew Shop pelo método BIAB.

Receita para 20L
4 kg Pilsen
1 kg Caramalt
15 g Cascade
10 g Cascade
US West Coast Mangrove Jack - M44

OG 1060
FG 1022
ABV 5.2%

-- BRASSAGEM --

-> Aqueci 22L de água até 72ºC e adicionei o malte, mantendo a 68ºC por 1 horas.
-> Descanso de 10 minutos
-> Recirculei durante 20 minutos, com auxílio de uma jarra e escumadeira.

-> Retirei o saco, apoiando em um escorredor de macarrão e lavei os grãos com 5L de água a 78ºC, apertando bem o saco para extrair o máximo possível de líquido.

-- FERVURA --

-> Fervi o mosto com auxílio de um rabo quente de 2000W, pois moro em apartamento e a única forma que achei de conseguir uma fervura mais vigorosa.
-> 15g de Cascade no início da fervura e 10g a 5 minutos de acabar.
-> Resfriei o mosto com chiller de imersão, demorou uns 15-20 min para baixar até 30ºC, a medição apontou OG 1060 que eu considerei perto da 1055 apontada pela receita. Aqui creio que deveria ter arrumado a densidade, pois creio que afetou o volume final.
-> Passei para o balde fermentador devidamente sanitizado e inoculei a levedura que ficou hidratando por 30 minutos.

-- FERMENTAÇÃO --
-> Percebi só então que tinha feito alguma coisa errada, pois para o balde foram apenas 16L de mosto. Preferi não mexer com medo de estragar o processo.

->Fermentou então 7 Dias a 19ºC, quando percebi que a FG tinha se mantido de um dia para o outro, em 1022.
-> Abaixei 2ºC por dia até chegar a 8ºC, e esse processo durou 10 dias.
-> Adicionei a Gelatinha para clarificação e mantive a geladeira mais gelada possível ~5ºC, para tentar fazer um cold crash.

-> O priming veio pronto da receita, e como era para 20L eu adicionei proporcionalmente ao volume que iria engarrafar, que ficou próximo de 13L (2L de lama e 1L que usei para medições de densidade).

-- RESULTADO --
A cerveja ficou altamente bebível!

Um gosto bem mais maltado do que esperado para uma APA (pro meu gosto), com dulçor intenso e leve aroma cítrico/lupulado com amargor sutil, corpo médio. Fiquei bem contente com a cor e claridade dela, achei bem bonita. Achei que o priming foi de menos, a cerveja até espumava razoavelmente, mas a retenção não era das melhores.

ezgif-1-5ed21a25ed.gif

19577049_1323153744459133_267759370176797261_o.jpg


--QUESTÕES--
-> Pode parecer meio idiota a pergunta, mas por que só consegui 13L de cerveja? A fervura foi demais? Devia ter utilizado mais água para lavar os grãos? Como eu arrumo isso durante o processo? (Essa foi a parte frustrante da primeira brassagem)

-> A utilização do rabo quente durante a fervura, pode ter afetado muito o gosto da cerveja, atenuando o gosto do lúpulo e aumentando o dulçor do mosto pela caramelização?

-> Só o priming seria suficiente para melhorar a quantidade de espuma e a retenção?

É isso! Foi muito gratificante fazer a cerveja, e estou me preparando para minha segunda brassagem, uma Stout!

Agradeço ao fórum por toda ajuda, foi fundamental! :tank:


Vamos lá..

1 - Na primeira brassagem a gente nunca acerta o volume final. Até que conhece bem o equipamento, ve quanto perde no trub, quanto perde no fermentador, quanto de agua os grãos absorvem, quanta agua evapora na fervura, é assim mesmo. Vc queria 20L, engarrafou 13, ja percebeu que faltaram aí 7 litros. Ja da pra ter uma idéia.

2 - O rabo quente pode, sim, caramelizar o açucar e afetar o sabor da cerveja. Ainda mais se não for de baixa densidade. Resistencia, quanto maior (em tamanho, nao em potencia) melhor.

3 - O priming sozinho não faz a espuma. Existe um tópico fixo aqui no forum a respeito de espuma, da uma procurada que vai te tirar várias duvidas.

Cerveja é assim mesmo, a gente apanha um pouco até acertar. Nas minhas primeiras brassagens nunca conseguia o volume que desejava, até aprender todos os parametros do meu equipamento. Depois que pega as manhas, se torna automatico. Hoje nem calculo mais a água.
:mug:
 
Cara isso é normal quando você ainda está conhecendo seu equipamento.
Se você começou com 22L de agua e só deu 13L de cerveja, você já tem uma idéia de que para ter 20L de cerveja, provavelmente você precise de uns 30L de água inicial. Ou você pode optar por fazer a lavagem de grãos (sparge), se tiver uma outra panela, e ir adicionando agua lentamente.

Sobre a sua fermentação:
Como você mediu a sua FG?
Se ela estava realmente em 1022 então não era recomendado ter baixado a temperatura, mas ter mantido a 19 C para a fermentação continuar ocorrendo, e procure subir apenas 1 grau por dia, mais que isso, pode vir a estressar as leveduras.

No mais, acho que é isso! Abs e boas cevas.

Medi com um densímetro, 3 vezes (se não me engano), no 7º, 13º e no dia de engarrafar, e ela tinha apontado 1022 nas três. Houve algo de errado?

Obrigado pelas dicas! :mug:
 
Vamos lá..

1 - Na primeira brassagem a gente nunca acerta o volume final. Até que conhece bem o equipamento, ve quanto perde no trub, quanto perde no fermentador, quanto de agua os grãos absorvem, quanta agua evapora na fervura, é assim mesmo. Vc queria 20L, engarrafou 13, ja percebeu que faltaram aí 7 litros. Ja da pra ter uma idéia.

2 - O rabo quente pode, sim, caramelizar o açucar e afetar o sabor da cerveja. Ainda mais se não for de baixa densidade. Resistencia, quanto maior (em tamanho, nao em potencia) melhor.

3 - O priming sozinho não faz a espuma. Existe um tópico fixo aqui no forum a respeito de espuma, da uma procurada que vai te tirar várias duvidas.

Cerveja é assim mesmo, a gente apanha um pouco até acertar. Nas minhas primeiras brassagens nunca conseguia o volume que desejava, até aprender todos os parametros do meu equipamento. Depois que pega as manhas, se torna automatico. Hoje nem calculo mais a água.
:mug:

É para a próxima já estou calculando volumes maiores de água, focando sempre em tentar chegar na OG e FG que bolei na receita.

Quanto ao rabo quente realmente por agora não há o que fazer, num futuro penso em comprar resistências maiores. Será que afetará muito minha Stout :confused::confused:
 
Para 20l no fermentador / 18l na garrafa parto de 30-35l dependendo da quantidade de malte.
 
Para 20l no fermentador / 18l na garrafa parto de 30-35l dependendo da quantidade de malte.
Para um fermentador de 22L é bom deixar uns 2 litros livres em cima no mínimo, certo? Uma coisa que não entendo, é quando dizem "Receita para 20L" seria o volume que vai para o fermentador e não o que é engarrafado?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Para um fermentador de 22L é bom deixar uns 2 litros livres em cima no mínimo, certo? Uma coisa que não entendo, é quando dizem "Receita para 20L" seria o volume que vai para o fermentador e não o que é engarrafado?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

é o que vai para o fermentador.

Imagine o seguinte: tudo é calculado para o volume final que vai para o fermentoador: OG, IBU.

Mas sempre se perde alguma coisa com o fermento/ turb no fundo, algum transbordo, etc.
 
É para a próxima já estou calculando volumes maiores de água, focando sempre em tentar chegar na OG e FG que bolei na receita.

Quanto ao rabo quente realmente por agora não há o que fazer, num futuro penso em comprar resistências maiores. Será que afetará muito minha Stout :confused::confused:

Eu não me preocupo muito com OG, sendo que esse parâmetro vai afetar somente o teor alcoolico. Prefiro focar mais no volume, ja que um volume diferente do calculado, vai afetar cor, ibu, vai alterar diretamente o estilo que eu pretendia fazer. Prefiro ter 20L com 4,5% de alcool, do que acabar com 13L com 5% de alcool.
Na minha ultima receita, mandei 26L pro fermentador. Acho que consigo engarrafar 25L desses 26. Comecei com 36L de água, perdi uns 4 litros nos grãos, uns 4 de evaporação e uns 2 no trub. Tinha calculado uma OG de 1.045 e acabei com a OG de 1.043.

Quanto a resistencia afetar o sabor da stout, somente depois de pronta vai dar pra saber.
Essa minha ultima receita foi uma blonde e foi a primeira que usei uma resistencia pra fazer, sem usar fogo. Fiquei preocupado com a caramelização tambem, mas pelo que pude perceber até agora, ta tudo ok.

:tank:
 
Uma coisa que esqueci de comentar. Vi que vc ta fazendo pelo BIAB tambem, assim como eu.
Uma coisa que ja percebi é que os maltes tem que ser moídos o mais fino possível, pra aproveitar o máximo de rendimento.
Nessa ultima, cheguei a 70% de rendimento, sem fazer lavagem nenhuma.
Tanto que tinha calculado um rendimento de 60% pra uma receita de 20L e no final a OG ficou tão alta que completei a água pra render 25L.
:mug:
 
Back
Top