Primeira brassagem, primeiros vacilos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flpmarc

Member
Joined
Dec 11, 2018
Messages
23
Reaction score
3
Location
Campinas
Fala galera,

Depois de muito tempo de pesquisa vendo vídeos e vídeos, montando os equipamentos aos poucos mas finalmente no domingo passado fiz a minha primeira Brassagem, uma Cream Ale (28L) para o Natal. Vou relatar aqui no intuito de contribuir com aqueles que ainda não fizeram as primeiras a tentar (Muito difícil kkk) não repetir os mesmos erros. Na parte quente do processo tudo ok, os problemas começaram na hora de fazer o resfriamento forçado do mosto. Coloquei o chiller (imersão) na panela a 15min do final da fervera para sanitização, ao ligar a água tudo ok por alguns minutos depois começaram os problemas de vazamento de água, mangueiras escapando e até uma mangueira derretendo na saída do chiller. Com isso não consegui abaixar a temperatura até os 25C recomendados na maioria das fontes que pesquisei, mesmo assim segui com a transferência via torneira (gravidade) para o balde bem sanitizado com álcool 70, levei para geladeira no intuito de terminar de baixar a temperatura lá, que nesse momento estava por volta dos 35 (Na parede do balde), setei a geladeira a zero graus e nada de baixar, horas tinham se passado o fermento já estava hidratado e a temperatura ainda na casa dos 30 C, resolvi inocular nessa temperatura, setei a geladeira para 17C e fui dormir, na segunda cedo nenhuma atividade no air lock mas a temperatura na parede do balde já estava em 21C, fui para o trabalho, voltei as 19hs e nada no airlock, ok, pesquisei o suficiente pra saber que isso não significa muita coisa, peguei uma amostra para medir a densidade. Não comentei mas a OG pós fervura já corrigida pela tabela de temperatura ficou por volta de 1042, já a densidade medida ontem estava a 1039 leve queda, resolvi pesquisar mais e vi que o airlock com liquido nivelado indicava que o balde estava com vazamento, era justamente como o infelizmente o balde ficou apoiado em uma grade da geladeira mole que não deu apoio suficiente para vedar bem o balde, então com muito cuidado retirei o balde e apoiei no chão finalmente lacrando bem o balde e desnivelando o liquido do airlock, hoje cedo dei uma olhada e nada bolhas no airlock, pretendo medir a densidade quando chegar em casa hoje a noite. Meu no momento é que o fermento tenha morrido devido a temperatura um pouco mais alta na hora da inoculação, não gostaria de perder a leva então estou cogitando jogar mais um saquinho no mosto. O que vocês acham?

Abraço!
 
Bom dia, segue o jogo está tudo sob controle.
O ideal é inocular o fermento na temperatura de fermentação mas é comum fazer da maneira que você fez. Eu mesmo já fiz diversas vezes.
Quanto ao airlock não borbulhar... "densidade se mede com densímetro" então segue o jogo, unica coisa que me preocupa é que essa cerveja não fica pronta para o natal, talvez para o réveillon.
Valeuuu!
 
Bom dia, segue o jogo está tudo sob controle.
O ideal é inocular o fermento na temperatura de fermentação mas é comum fazer da maneira que você fez. Eu mesmo já fiz diversas vezes.
Quanto ao airlock não borbulhar... "densidade se mede com densímetro" então segue o jogo, unica coisa que me preocupa é que essa cerveja não fica pronta para o natal, talvez para o réveillon.
Valeuuu!

Opa! Vamo que vamo! Vou controlar a ansiedade a aguardar! Obrigado pelo apoio.
 
Bom dia, segue o jogo está tudo sob controle.
O ideal é inocular o fermento na temperatura de fermentação mas é comum fazer da maneira que você fez. Eu mesmo já fiz diversas vezes.
Quanto ao airlock não borbulhar... "densidade se mede com densímetro" então segue o jogo, unica coisa que me preocupa é que essa cerveja não fica pronta para o natal, talvez para o réveillon.
Valeuuu!
@allan k.

vai ter até o Natal sim, talvez não muito bem carbonatada, mas quase lá. Ales dá para se aprontar (sem carbonatar) em 10 dias. Já fiz uma APA em 14 dias da brassagem ao churrasco (coisa que não sugiro a muitos). É claro que fazer Ales aceleradas demandam controle e acompanhamento constante.
 
@allan k.

vai ter até o Natal sim, talvez não muito bem carbonatada, mas quase lá. Ales dá para se aprontar (sem carbonatar) em 10 dias. Já fiz uma APA em 14 dias da brassagem ao churrasco (coisa que não sugiro a muitos). É claro que fazer Ales aceleradas demandam controle e acompanhamento constante.

Meu plano inicial era tentar fermentar a 18C até o próximo sabado subir para 22C até segunda (17/12), fazer um cold proximo a 0C por dois dias e engarrafar com prime na noite do dia 19/12. O que vocês acham?
 
Meu plano inicial era tentar fermentar a 18C até o próximo sabado subir para 22C até segunda (17/12), fazer um cold proximo a 0C por dois dias e engarrafar com prime na noite do dia 19/12. O que vocês acham?
apertado.

Faz a conta de trás para frente.
Tem que estar pronta dia 24 pela manhã, para gelar (o bom é gelar por 1 dia inteiro ou mais para decantar bem o fermento dentro da garrafa).
Precisa de pelo menos 5 dias de primming (ideal 14, aceitável 7).
Uns 2 dias de cold-crash para deixar bem clara.
pelo menos uns 2-3 dias a temperatura alta.

Faz o seguinte, acompanha a densidade, com uns 80% da atenuação atingida, vai subindo a temperatura para começar a consumir os subprodutos da fermentação. Normalmente com um pitch rate decente, isto ocorre pelo 4ºdia de fermentação.
 
apertado.

Faz a conta de trás para frente.
Tem que estar pronta dia 24 pela manhã, para gelar (o bom é gelar por 1 dia inteiro ou mais para decantar bem o fermento dentro da garrafa).
Precisa de pelo menos 5 dias de primming (ideal 14, aceitável 7).
Uns 2 dias de cold-crash para deixar bem clara.
pelo menos uns 2-3 dias a temperatura alta.

Faz o seguinte, acompanha a densidade, com uns 80% da atenuação atingida, vai subindo a temperatura para começar a consumir os subprodutos da fermentação. Normalmente com um pitch rate decente, isto ocorre pelo 4ºdia de fermentação.

Ok, valeu! Alguma recomendação especial para o primming para ganhar tempo? Temperatura ambiente ou controlada?

Abraço!
 
Então, por tudo o que você falou, sua cerveja está a salvo. Pode, no máximo, oxidar pela falha na vedação.

Sobre a inoculação, a 30°C estaria uma boa temperatura. A recomendação dos próprios fabricantes é que se inocule em temperaturas altas, normalmente entre 25°C e 35°C. O que não se deve fazer é inocular o fermento hidratado em temperatura muito diferente do mosto, como, por exemplo, o mosto a 30°C e o fermento a 18°C.

Quanto ao primming, 7 a 10 dias e ela estará de boa. Mais que isso, seria o caso de leveduras com baixa viabilidade, ou que sofreram algum tipo de estresse na fermentação.
 
Atualizando:

Ontem quando cheguei em casa o Airlock já estava a pleno vapor. Hoje não consegui olhar antes de sair de casa, porém agora que cheguei o airlock transbordou e vazou mosto pra todo lado, o mosto está com um odor bem alcoólico, semelhante a uma cidra cereser, será que contaminou ou tudo ok? fiz a limpeza com álcool 70, lavei o airlock sanitizei e recarreguei com álcool 70.
 
Atualizando:

Ontem quando cheguei em casa o Airlock já estava a pleno vapor. Hoje não consegui olhar antes de sair de casa, porém agora que cheguei o airlock transbordou e vazou mosto pra todo lado, o mosto está com um odor bem alcoólico, semelhante a uma cidra cereser, será que contaminou ou tudo ok? fiz a limpeza com álcool 70, lavei o airlock sanitizei e recarreguei com álcool 70.

Tivemos esse problema tbm e mudamos, 2 coisas que não fazemos mais, usar airlock e muito menos alcool dentro dele, pois uma vez tivemos que mexer no balde e pode acabar caindo alcool dentro dele, agora no lugar do airlock colocamos uma mangueirinha de 1m com a outra ponta dentro de uma garrafa transparente com água fervida, assim pode sair espuma a vontade que não compromete o funcionamento desse airlock caseiro
 
Atualizando:

Ontem quando cheguei em casa o Airlock já estava a pleno vapor. Hoje não consegui olhar antes de sair de casa, porém agora que cheguei o airlock transbordou e vazou mosto pra todo lado, o mosto está com um odor bem alcoólico, semelhante a uma cidra cereser, será que contaminou ou tudo ok? fiz a limpeza com álcool 70, lavei o airlock sanitizei e recarreguei com álcool 70.

Já passei por esse problema de vazar mosto pelo air lock em duas situações e não tive nenhum problema de contaminação. De manhã olhei e estava ok, quando voltei a noite do trabalho estava aquela sujeira toda, o único problema foi limpar o guarda roupa q uso para fermentar e ter perdido bastante mosto. A mangueirinha na garrafa com líquido (blow off) resolve todo esse problema.
 
Atualizando:

Ontem quando cheguei em casa o Airlock já estava a pleno vapor. Hoje não consegui olhar antes de sair de casa, porém agora que cheguei o airlock transbordou e vazou mosto pra todo lado, o mosto está com um odor bem alcoólico, semelhante a uma cidra cereser, será que contaminou ou tudo ok? fiz a limpeza com álcool 70, lavei o airlock sanitizei e recarreguei com álcool 70.
Já passamos também por esse problema. O que fazemos agora é tomar cuidado na hora de colocar o airlock. Não enfie o airlock muito fundo no balde, coloque de forma que a ponta dele não fique muito próxima do líquido, assim quando a pressão no fermentador aumentar vai sair só CO2, e não cerveja.
 
Apenas fazendo o report final, cerveja carbonatou relativamente bem até o natal, nenhum off, nenhuma contaminação. No ano novo estava redonda e agradou muita gente, vou repetir a receitar com um pouco mais de lúpulo no aroma e sabor. No ultimo domingo já fui para minha segunda brassagem e já parti para a temida Lager e com receita minha mas isso fica para outro tópico. Abraço a todos!
 
Back
Top