Primeira brassagem e OG não muda! AJUDA!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arturbred

Active Member
Joined
Mar 14, 2015
Messages
29
Reaction score
2
pessoal,

Fiz minha primeira brassagem (american pale Ale) de 20l no sábado a OG ficou em 1040 (estava esperando 1053). Inoculei as 23:00h (sábado) dois pacotes de fermento Mangrove Jack m44 US WEST COAST EAST sem hidratar e com a temperatura em 27 graus. O freezer estava a 18 graus, coloquei o fermentador no freezer com o termômetro do controlador de temperatura colado nele. Não vi atividade nenhuma no air lock, então medi hj (segunda feira) as 01:00 da manhã e a OG estava parada em 1040. Será que tenho algum problema?

Duas informações que gostaria de compartilhar:
1. O fermento demorou um mês e uma semana pra chegar aqui em casa, pedi na lamas, moro em Maceió-Al. Pode ter chegado morto?
2. Coloquei 12,5ml de biofor (iodo) em 20l de água direto no fermentador que ia usar, depois de meia hora tirei o iodo e coloquei em outro recipiente e logo em seguida já fiz a aeração do mosto sem enxaguar o fermetador. Na aeração (fiz por gravidade abrindo a torneira da panela de fervura) Criou muita espuma, mas foi muita espuma mesmo, chegou a transbordar o fermentador de espuma. Tirei o excesso De espuma com a pá cervejeira sanitizada e só depois que vi o líquido que coloquei o fermento (mesmo assim ainda tinha espuma, tentei só tirar o excesso de espuma sem tocar no líquido). Posso ter matado o fermento?

**Usei densímetro para efetuar as medições.

Me ajudem por favor. Não sei o que devo fazer. Tenho mais dois pacotes de fermentis us 05 (esse pedi na we e demorou duas semanas pra chegar)

Muito obrigado. Desculpa qualquer erro no texto, estou no tablet.
 
Deve esperar.



Mas vc hidratou esse fermento? 1mes fora de refrigeração, não tenho certeza, mas pode afetar a quantidade de células e a viabilidade do fermento.



Mesmo assim, acho que você deve esperar.



Abcs
 
Fiz uma brassagem que terminou final da sexta, início do sábado.
00h20min inoculei no mosto resfriado a 24º C 2 pacotes de M44 hidratados em 250 ml de água.
O airlock só começou a atividade ao meio-dia de domingo, 36hs depois (lag time).
Então relaxa e espera o lag time do M44, que pode ser alto mesmo.
[]'s
 
Todas as vezes que usei esse M44 demorou uns 3 dias pra começar a atividade do airlock. Ele tem um lag time gigante mesmo.
 
Não esquenta a cabeça, usar o M44 é o mesmo que fazer um teste cardíaco, se você não infartar até ele começar a trabalhar esta com o coração ótimo.

No mais ele faz um ótimo trabalho.

Baratovysk
 
IT'S ALIVE!!! IT'S ALIVE!!!

Cheguei em casa agora, está borbulhando em um ritmo de mais ou menos 4 por minuto. Ufa, agora posso voltar a viver normalmente... Kkkkk

Continuarei atualizando.

Obrigado!
 
Gostaria de acrescentar ao tópico:
Minha primeira brassagem foi sabado agora (dia 9). As 15hs tudo pronto, inoculei com o mosto e o fermento (Mangroove M44, hidratado conforme instruções encontadas aqui no forum) à 28ºc , coloquei na geladeira a 18ºc com sensor do TIC isolado e colado no fermentador.

Um verdadeiro teste cardíaco o FDS todo.. só 36 horas depois que o airlock começou a borbulhar com muita preguiça.

Agora pouco fui olhar e ta borbulhando bagarai, ta lindo.
 
O meu borbulhou tanto que vazou pelo airlock, vou limpar agora no almoço.
 
Vc esperou o fermento por 5 semanas, não custa nada reidratar ele antes de usar. O lagtime de inocular fermento não hidratado é sempre muito maior, não importa a cepa.

Abraço
 
Vc esperou o fermento por 5 semanas, não custa nada reidratar ele antes de usar. O lagtime de inocular fermento não hidratado é sempre muito maior, não importa a cepa.

Abraço

Tiago vc está certo, eu deveria ter reidratado. Na próxima leva farei isso e tentarei melhorar a eficiência na mostura (ficou muito abaixo 1040, estava previsto para 1053).
 
Back
Top