Primeira Brassagem.... CREAM ALE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sandrogoldar

Active Member
Joined
Sep 6, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Boa tarde a todos!

Após algumas semanas e alguns problemas finalmente conseguimos realizar nossa primeira brassagem.
Todo o processo foi muito divertido, feito por mim, minha esposa e meu irmão.
Após bastante ler e analisar, decidi começar por uma cream ale (pelo menos ao meu ver era).
Fizemos um total de 22 litros, utilizando o BIAB.

Impressões iniciais:
Chegamos fácil aos 72º iniciais de 27 litros de água. Utilizamos 4 kg de pilsen e 100g de cara gold. Ao inserirmos o malte a temperatura baixou para 67º, e mantivemos por 1 hora. Em alguns momentos verificamos a temperatura do mosto, que ao final da 1 hora estava em 65º.
Depois disso subimos para 75º e deixamos por 15 minutos. Em paralelo aquecemos mais 5 litros de água a 75º e jogamos aos poucos dentro do BIAB, numa espécie de lavagem do malte, para tentarmos aumentar a efetividade.
Após o mash out retiramos o saco com o malte e levantamos a fervura do mosto (tínhamos perto de 26 litros). Aqui ficamos um pouco preocupados, pois o mosto não subia fervura, porém após aproximadamente 50 minutos conseguimos as borbulhas.

Começamos aí a contagem de uma hora, porém não colocamos de início nenhum lúpulo para amargor (sou leigo, mas creio que a cream ale não deva ter amargor acentuado).
Faltando 15 minutos inseri 20g de nugget, e faltando 05 minutos inseri mais 10g.

Passados 60 minutos apagamos o fogo, e iniciamos o resfriamento com o chiller de imersão. Por estarmos em um sítio que utiliza água de poço (extremamente gelada), conseguimos resfriar o mosto para 28º em aproximadamente 25 minutos.
Fizemos o Whirlpool e transferimos o mosto para o fermentador. Utilizamos o US 05.
Se passaram 10 dias de fermentação em aproximadamente 20º (sinceramente não controlamos muito, apenas deixamos em um local bastante fresco
Ontem (12/10) passamos para a clarificação, em freezer controlado em temperatura de 2º. Fiz também o processo de clarificação com gelatina.
Experimentamos a cerveja que utilizamos para medir o FG, e para nossa surpresa está boa! Kkkk

Resultados obtidos:
Efetividade medida – aproximadamente 70%
OG – 1042; FG – 1007. Teor alcoólico – aproximadamente 4,58%
Assim que experimentá-la pronta passarei as impressões finais.
Se alguém percebeu algum erro ou oportunidade de melhoria no meu processo e puder me ajudar, agradeço desde já!
 
Provavelmente vc não terá quase amargor na sua cerveja, pois a colocação de lupulo entre 20 e 15 min priorizam o sabor do lupulo e as entre 10 e 0 min o aroma. Para amargor, o mais indicado é entre 60 e 50 minutos mesmo. Não quer dizer que sua cerveja não va ficar boa, tudo vai depender das quantidades, pois os tempos e quantidades q eu citei são para o melhor aproveitamento dos lupulos. Outra ótima dica é a utilização de um software para calcular suas receitas e "prever" mais ou menos como vai ficar. Eu particularmente optei pelo beersmith, mas tem outros.
 
Provavelmente vc não terá quase amargor na sua cerveja, pois a colocação de lupulo entre 20 e 15 min priorizam o sabor do lupulo e as entre 10 e 0 min o aroma. Para amargor, o mais indicado é entre 60 e 50 minutos mesmo. Não quer dizer que sua cerveja não va ficar boa, tudo vai depender das quantidades, pois os tempos e quantidades q eu citei são para o melhor aproveitamento dos lupulos. Outra ótima dica é a utilização de um software para calcular suas receitas e "prever" mais ou menos como vai ficar. Eu particularmente optei pelo beersmith, mas tem outros.
Opa... obrigado pelas dicas!
A idéia era não ter amargor na primeira mesmo, pois pensamos em algo para tomar com todos... quanto ao software, meu beersmith já está instalado! Vou baixar a tradução e começar a brincadeira por lá.
 
Back
Top