Primeira brassagem com dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fhenr

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
78
Reaction score
17
Olá galera!

Tenho sempre acompanhado alguns posts do fórum como visitante, e há 5 dias fiz minha primeira brassagem. Algumas dúvidas surgiram e gostaria de compartilhar e saber as opiniões. (Obrigado!)

Vou falar rapidamente o que comprei de equipamentos: 2 panelas de 19 L, instalei registros e flanges. Um chiller de imersão pronto, e balde fermentador atóxico com airlock e uma torneirinha que comprei e instalei também. Filtro basuca e demais equipamentos básicos. Fiz uma receita de pale ale retirada na internet, com fermento s-04.
A parte de moagem e brassagem (eu já havia acompanhado uma), até que foi tranquila, e fui acompanhando com testes de iodo até 90 minutos quando achei suficiente. Fiz a filtragem com circulação manual com jarra e escumadeira e depois de fazer a lavação mandei para a panela de fervura. (fiz a saída da panela de fervura um pouco mais alto como recomendado em alguns lugares, para não sugar o trub na hora de transferir para o fermentador)
Após 60 minutos de fervura surgiram algumas dúvidas:

- Primeiro, meu chiller, conforme a imagem abaixo, que comprei pronto, tem um diâmetro pequeno e fica mais ou menos no centro da panela. Fiz o turbilhao e depois de 10 minutos coloquei o chiller (mas lavei-o com bastante água fervendo e sanitizei com peracético, inclusive tb a mangueira de água proxima e as braçadeiras). Devido ao formato do chiller achei um pouco difícil posicionar, sem que não mexece o trub. Quando esfriou até 23 graus, fiz a transferência para o fermentador, mas no fundo da panela o trub ficou um pouco misturado, e não totalmente no centro como deveria ser. Será que é por causa da posição do chiller? Alguem já usou deste tipo, com diâmetro menor? Ficou retido bastante trub, e perdi 2 litros de mosto para não levá-lo junto.

- Ativei o fermento previamente com água morna, e deixei descansar. Inoculei no mosto e fechei bem com tampa e airlock, tudo sanitizado.
Como não tenho um sistema de controle de temperatura ainda, deixei num lugar que não pegasse sol e ficou em média de 22 a 23 graus, a temperatura ambiente (não interna do mosto)
Depois de 4 horas comecou a borbulhar. Foi aumentando e teve um agito grande por umas 30 horas. Depois diminui o ritmo, mas continuou com borbulhadas mais espaçadas.
Hoje completou 5 dias e a atividade parou completamente desde ontem.

Infos:
Densidade inicial 1060.
Densidade com 32 horas - 1032
Densidade com 72 horas - 1021
Densidade ontem (96 horas) - 1017
Hoje sem medidas pois senão vou acabar com a cerveja! :)
Pretendo medir sábado e domingo e se ficar constante passar para maturação.

Percebi também, tomando as retiradas para medir a densidade, que na primeira vez estava bem amargo, até achei que tinha exagerado no lúpulo, mas nesta última já está bem mais agradável. É normal suavizar assim o amargor? Será que a alta temperatura influenciou este agito muito grande no começo? Estou pensando em colocar na próxima produção o balde numa caixa térmica com uma garrafa de gelo, será que vale a pena para tentar manter a temperatura menor pelo menos no começo?

Pretendo trasferir para outro recipiente menor esta produção, assim que acabar a fermentação, para caber na geladeira e fazer a maturação (galão de água) Algum problema em relação a isso? Desculpa o texto longo...
 
Chiller
 

Attachments

  • IMG_0411.jpg
    IMG_0411.jpg
    194.3 KB · Views: 123
Olá galera!

Tenho sempre acompanhado alguns posts do fórum como visitante, e há 5 dias fiz minha primeira brassagem. Algumas dúvidas surgiram e gostaria de compartilhar e saber as opiniões. (Obrigado!)

Vou falar rapidamente o que comprei de equipamentos: 2 panelas de 19 L, instalei registros e flanges. Um chiller de imersão pronto, e balde fermentador atóxico com airlock e uma torneirinha que comprei e instalei também. Filtro basuca e demais equipamentos básicos. Fiz uma receita de pale ale retirada na internet, com fermento s-04.
A parte de moagem e brassagem (eu já havia acompanhado uma), até que foi tranquila, e fui acompanhando com testes de iodo até 90 minutos quando achei suficiente. Fiz a filtragem com circulação manual com jarra e escumadeira e depois de fazer a lavação mandei para a panela de fervura. (fiz a saída da panela de fervura um pouco mais alto como recomendado em alguns lugares, para não sugar o trub na hora de transferir para o fermentador)
Após 60 minutos de fervura surgiram algumas dúvidas:

- Primeiro, meu chiller, conforme a imagem abaixo, que comprei pronto, tem um diâmetro pequeno e fica mais ou menos no centro da panela. Fiz o turbilhao e depois de 10 minutos coloquei o chiller (mas lavei-o com bastante água fervendo e sanitizei com peracético, inclusive tb a mangueira de água proxima e as braçadeiras). Devido ao formato do chiller achei um pouco difícil posicionar, sem que não mexece o trub. Quando esfriou até 23 graus, fiz a transferência para o fermentador, mas no fundo da panela o trub ficou um pouco misturado, e não totalmente no centro como deveria ser. Será que é por causa da posição do chiller? Alguem já usou deste tipo, com diâmetro menor? Ficou retido bastante trub, e perdi 2 litros de mosto para não levá-lo junto.

- Ativei o fermento previamente com água morna, e deixei descansar. Inoculei no mosto e fechei bem com tampa e airlock, tudo sanitizado.
Como não tenho um sistema de controle de temperatura ainda, deixei num lugar que não pegasse sol e ficou em média de 22 a 23 graus, a temperatura ambiente (não interna do mosto)
Depois de 4 horas comecou a borbulhar. Foi aumentando e teve um agito grande por umas 30 horas. Depois diminui o ritmo, mas continuou com borbulhadas mais espaçadas.
Hoje completou 5 dias e a atividade parou completamente desde ontem.

Infos:
Densidade inicial 1060.
Densidade com 32 horas - 1032
Densidade com 72 horas - 1021
Densidade ontem (96 horas) - 1017
Hoje sem medidas pois senão vou acabar com a cerveja! :)
Pretendo medir sábado e domingo e se ficar constante passar para maturação.

Percebi também, tomando as retiradas para medir a densidade, que na primeira vez estava bem amargo, até achei que tinha exagerado no lúpulo, mas nesta última já está bem mais agradável. É normal suavizar assim o amargor? Será que a alta temperatura influenciou este agito muito grande no começo? Estou pensando em colocar na próxima produção o balde numa caixa térmica com uma garrafa de gelo, será que vale a pena para tentar manter a temperatura menor pelo menos no começo?

Pretendo trasferir para outro recipiente menor esta produção, assim que acabar a fermentação, para caber na geladeira e fazer a maturação (galão de água) Algum problema em relação a isso? Desculpa o texto longo...

Com relação a fermentação, como já dito anteriormente em outros tópicos sobre isso, o mosto normalmente fermenta alguns graus a mais que a temperatura ambiente, então pode ser que a sua fermentação tenha ocorrido de forma muito rápida, o que pode causar off-flavors bem aparentes...seria interessante deixar a cerveja descansar mais alguns dias no fermentador e maturar para tentar diminuir ao máximo o resultado dos mesmos...se nas próximas vezes você puder controlar melhor, e tentar começar a fermentação em uma temperatura mais baixa (no caso de ALEs, por volta de 17° 18°C) seria melhor pra evitar esses off-flavors...
 
Obrigado Brewjau.

Na próxima leva quero por na geladeira para deixar o líquido chegar há uns 17, 18 graus e então manter na caixa de isopor com gelo para que não ter muito aumento na temperatura, principalmente no começo.

Uma pergunta: vc disse para deixar mais alguns dias no fermentador e maturar. Oque melhora mais em relação aos possíveis off flaivors, deixar mais tempo descansado no fermentador, ou baixar a temperatura e deixar mais tempo maturando? Se eu transferir para maturador e deixando a 5, 6 graus por mais tempo, isso também ajudaria eliminar os sabores não desejados? Tenho o problema do balde que fermentei ser grande e não caber na minna geladeira. Então vou transferir para galões menores para maturação.

Abs
 
Sobre usar o chiller, o meu também tem um diametro menor que o da minha panela e, o que faço é coloca-lo na panela faltando uns 10 minutos para o fim da fervura, assim ele é esterilizado por calor e não preciso usar ainda mais químicos para sanitização, que acabam inevitavelmente entrando em contato com o mosto. Depois, pouco antes de começar a resfriar, faço o whirlpool usando minha colher de cervejeiro, assim na superficie do mosto mesmo, agitando o minimo possível para não oxidar, até que mosto continue girando, ainda que levemente, no sentido do turbilhão. Não precisa ser um furacão, basta fazer o mosto girar um pouco durante alguns minutos breves que já é o suficiente para formar a piramide de trub. Uma coisa que ajuda muito, pelo menos no meu caso, é o uso de Irish Moss. É tiro e queda; muito melhor que Whirlfloc.
 
Sobre usar o chiller, o meu também tem um diametro menor que o da minha panela e, o que faço é coloca-lo na panela faltando uns 10 minutos para o fim da fervura, assim ele é esterilizado por calor e não preciso usar ainda mais químicos para sanitização, que acabam inevitavelmente entrando em contato com o mosto. Depois, pouco antes de começar a resfriar, faço o whirlpool usando minha colher de cervejeiro, assim na superficie do mosto mesmo, agitando o minimo possível para não oxidar, até que mosto continue girando, ainda que levemente, no sentido do turbilhão. Não precisa ser um furacão, basta fazer o mosto girar um pouco durante alguns minutos breves que já é o suficiente para formar a piramide de trub. Uma coisa que ajuda muito, pelo menos no meu caso, é o uso de Irish Moss. É tiro e queda; muito melhor que Whirlfloc.

Obrigado stormridersp! Entendo esta questão de colocar para ferver antes, mas repare na foto que o meu chiller é alto, ele fica para fora do mosto, impossibilitando fazer o whirpool com o chiller imerso... Acho que para resolver isto só cortando um pedaço ou fazendo outro chiller.

ABraços!
 
Obrigado stormridersp! Entendo esta questão de colocar para ferver antes, mas repare na foto que o meu chiller é alto, ele fica para fora do mosto, impossibilitando fazer o whirpool com o chiller imerso... Acho que para resolver isto só cortando um pedaço ou fazendo outro chiller.

ABraços!

Se ele não for muito duro, você pode desentorta-lo um pouco e dar um novo formato.
 
Se ele não for muito duro, você pode desentorta-lo um pouco e dar um novo formato.

Fiz isso, conseguir aumentar o diâmetro, oque já deixou o chiller mais baixo em relação ao volume de fervura e aí consegui fazer o whirpool melhor e a maioria do trub se concentrou no meio da panela ao final do resfriamento.

Quanto a temperatura de fermentação, estou conseguindo manter, quase sem variação, utilizando um isopor com água e gelo, e deixando um termômetro enfiado na água com o visor para o lado de fora da caixa. Consegui sair com de 18 graus após inoculação agora já passado 28 horas estou mantendo a 19. Está seguindo bem tranquilo com pouca checagem, pois a temperatura ambiente também está a favor.

VAleu!!
 
Continuando a finalização da primeira brassagem:

No 6º dia medi novamente a densidade e permaneceu em 1017, como dois 2 dias antes. Deixei então mais 4 dias dentro do balde fermentador em temperatura ambiente e depois transferi para um galão de 8 litros de água mineral e coloquei na geladeira (5 graus). Após 4 dias, fiz um dry hop de cascade por 3 dias e então transferi novamente para o balde com torneira, para fazer o primming e envazar. Fiz a conta para 7 gramas de açúcar por litro, porém ao final do envase vi que na verdade tinha sido 9 gramas/L. Após 4 dias do envase abri um cerveja e percebi que havia formado bastante gás e uma espuma consistente. Com medo de explosão por excesso de açúcar coloquei todas na geladeira. Após mais alguns dias gelei esta que está com as fotos abaixo. Como errei no volume final a cerveja que era para ser uma Pale Ale, ficou com características de IPA, inclusive com um amargor consideravel do centennial que utilizei. Quase não ouve formação de fermento decantado. Por ficar com uma densidade alta, ficou encorpada, um pouco doce, mas gostei bastante do resultado. Estou maturando agora a segunda leva, novamente uma Pale Ale para aprender melhor o processo...

Pretendo também comprar um manômetro para acompanhar a pressão depois do envase. E também já estou com tudo certo também para ter um sistema refrigerado, principalmente para controlar a fermentação (a segunda leva feita numa caixa de isopor, já atenuou muito bem, atingindo a fg desejada!!)

Abraços!!
 
Fotos!
 

Attachments

  • IMG_0426.jpg
    IMG_0426.jpg
    162.7 KB · Views: 65
  • IMG_0429.jpg
    IMG_0429.jpg
    159.5 KB · Views: 64
Ficou bonita! Na próxima tu pode tentar usar gelatina para clarificar melhor a cerveja, o procedimento é bem simples e dá um ótimo resultado na aparência final!
 
Obrigado Derek. Sim vou utilizar na próxima, amanhã irei fazer a terceira leva, uma wit. Será que consigo a decantação da gelatina com 5 graus?

Abraços!
 
Consegue, mas não é aconselhável usar gelatina em uma wit, o estilo tem uma turbidez natural.
 
Para minha terceira produção, resolvi adotar uma receita adaptada de witbier, do homebrewtalk.com.

Desta vez, adotando 65% de eficiência no beersmith, e calibrando melhor o equipamento, tive números bem próximos (por enquanto) dos fornecidos pelo programa.

A receita para um lote de 12L, ficou:

1,5kg Pilsen
1,1kg Flocos de Trigo
0,15kg Aveia
10g Styrian goldings 60 Min
5g Styrian goldings 30
8g de coentro macerado - 8 min
12g de casca de laranja (s/ parte branca) - 8 min
Fermento Bio4 Liquido - Witbier

Rampas:
50 - 20 min
63 - 60 Min
68 - 40 Min
76 - 10 Min

OG biersmith = 1045
FG = 1009

Medição Obtida
OG= 1044 a 26,5 ºC, Correção OG=1044+1,5 = 1045,5
 
Back
Top