Primeira Brassagem - Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRicardo1

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
176
Reaction score
30
E aí, cervejeiros!

Depois de pesquisar e ler bastante, me arrisquei a fazer a minha primeira brassagem. Mesmo sem terem chegado todos os equipamentos, resolvi fazer a primeira leva pra ganhar experiência. O que eu tinha de recurso: o moinho, uma balança de gancho com resoluçao de 5g, um multímetro com termopar pra medir a temperatura, álcool 70%, jarra de 2l graduada e o controlador de temperatura pra instalar no freezer que irá ficar o balde fermentador. Como não consegui uma tela de metal pra fazer o fundo e nem um voil pra fazer um saco, fiz a filtragem com essa tela de nylon (acho que é usada em janelas pra evitar mosquitos). Fiz um teste de fervura com ela no dia anterior e não soltou nenhuma tinta nem cheiro forte, então resolvi usar.

Bom, como não tinha como fazer medição de densidade, já sabia que podia sair qualquer coisa dessa brassagem e acho que relaxei um pouco com alguns cuidados também.
Não fiz muitas contas da água e no final fiquei com pouco mais de 4l, quando deveria ser uma leva de 5l.
Os tempos também não foram britânicos. Tive mais cuidado com a temperatura e a brassagem chegou a umas 2h de duração.

Logo no início, o mosto saia bem leitoso, como era de esperar, mas com o tempo foi puxando pra um tom de cinza. Comecei a pensar que era algum pigmento da tela de nylon que usei, mas não sentia cheiro algum e como tinha fervido ela e não soltou nada, esperei mais. Com o tempo (acho que devido a conversão do amido em açúcar) a cor do mosto foi melhorando e chegando na cor da cerveja.
Nas últimas recirculações eu notei a dificuldade do mosto fluir na cama de grãos, não sei se por uma moagem incorreta, ou se é natural isso. No fim das contas achei que ficou bem limpa (não ficou cristalina, mas acho que não é esse o objetivo no final da brassagem).

A fervura foi tranquila, mas não achei que foi tão vigorosa. Era uma fervura tímida, mas que revolvia o mosto claramente. Aqui tive mais cuidado com os tempos dos lúpulos, mas nada britânico também.
Aqui que acredito que começam os meus problemas.
Fiz o redemoinho e os sedimentos teimavam em revolver na panela, mesmo eu esperando uns 10 a 15min com o fogo apagado. Resolvi então resfriar pra depois fazer o redemoinho.
Não consegui gelo suficiente (falta de planejamento mesmo) e resfriei a penela na lavanderia, mexendo o mosto de vez em quando, e com a torneira aberta trocando a água da lavanderia. Resumindo, só consegui levar o mosto pra pouco abaixo dos 30 graus.
Fiz então outro redemoinho e deixei decantar por uns 15min. Vi que a quantidade de sedimentos em suspensão era bem menor.

Comecei a transferir então para o balde fermentador, devidamente sanitizado, passando através de um funil com um filtro de café descartável, já sanitizado também. Logo o filtro saturou e eu tentando de alguma forma segurar o filtro, acabom rasgando um pouco. Resultado, o filtro segurou um pouco de trub mas acabou passando um pouco também. Acho que foi exagero meu essa filtragem e não pretendo fazer mais isso.

Uma coisa que observei é que não ficou aquele montinho de trub no meio da panela. Ficou uma lama escura no fundo todo. Não sei se pela fervura ineficiente, ou pelo resfriamento insuficiente.
Outra besteira que fiz, mas fiz conciente: como vi que o volume de mosto estava pouco, acrecendei um pouco de água mineral não fervida, tudo no olhômetro mesmo, já que não tinha como medir densidade..

Neste meio tempo, fervi uns 200ml de água e depois resfriei no congelador até uns 18 graus, e então hidratei o fermento. Deixei descansar por uns 10min mexendo de vez em quando.
Na hora de inocular o fermento, ele devia estar a uns 20 graus, e o mosto no balde a uns 27 graus. Dei uma chacoalhada e levei para o freezer, que já estáva ligado e em 16 graus.
Prendi o sensor do controlador na parede do balde e isolei com uma placa de isopor. Coloquei uma mangueira de silicone na tampa do balde e numa garrafinha com álcool 70%.
O sensor ficou marcando 27 graus e aos poucos começou a baixar. Como trabalho em outro Estado e fiz a cerveja na casa da minha mãe, não pude esperar a temperatura chegar nos 16 graus, mas acredito que não gastou muito mais que meia hora.

Agora estou aqui, a 300km da minha cerveja, sem poder acompanhar a evolução dela.. Hahahaha
Não sei se está borbulhando, não sei se o freezer tá controlando bem a temperatura, enfim, só vou vê-la novamente no final da fermentação, no próximo fim de semana. Provavelmente a fermentação primária já vai ter acabado e vou baixar a temperatura pra 2 graus.

Então, é isso aí. A minha primeira experiência de brassagem, cheia de erros de todos os tipos, mas valeu a aprendizagem para as próximas.
Espero comentários e críticas!

Abraço!
 

Attachments

  • IMG_20140907_173319.jpg
    IMG_20140907_173319.jpg
    248.7 KB · Views: 305
  • IMG_20140914_124640.jpg
    IMG_20140914_124640.jpg
    339.4 KB · Views: 300
  • IMG-20140914-WA0011.jpg
    IMG-20140914-WA0011.jpg
    157.7 KB · Views: 289
  • IMG_20140914_150429.jpg
    IMG_20140914_150429.jpg
    282.8 KB · Views: 297
  • IMG_20140914_145251.jpg
    IMG_20140914_145251.jpg
    144.7 KB · Views: 323
Mais fotos...
 

Attachments

  • IMG_20140914_154804.jpg
    IMG_20140914_154804.jpg
    221.5 KB · Views: 268
  • IMG_20140914_162438.jpg
    IMG_20140914_162438.jpg
    183.9 KB · Views: 263
  • IMG_20140914_173457.jpg
    IMG_20140914_173457.jpg
    208.1 KB · Views: 262
  • IMG_20140914_183238.jpg
    IMG_20140914_183238.jpg
    205.9 KB · Views: 266
Mais fotos....
 

Attachments

  • IMG_20140914_193037.jpg
    IMG_20140914_193037.jpg
    109.5 KB · Views: 272
  • IMG_20140914_193148.jpg
    IMG_20140914_193148.jpg
    127.1 KB · Views: 259
  • IMG_20140914_192923.jpg
    IMG_20140914_192923.jpg
    104.9 KB · Views: 272
  • IMG_20140914_192602.jpg
    IMG_20140914_192602.jpg
    153.4 KB · Views: 265
Oi Fabio,

Muito bom o post !!!
Na minha pouca experiencia, achei que a tela que usou tem os buracos muito grandes....... o que pode ter aumentado a quantidade de residuos e a sua dificuldade com o redemoinho.....

Abraco,
Silvio
 
Silvio,

Achei que esta tela reteve bem os grãos. As partículas menores que passavam, ficavam em cima da cama de grãos na recirculação. Inclusive no final da brassagem a cama quase entupia..
Mas eu vou providenciar uma tela de inox ou alumínio. Vi que existem umas telas protetoras pra fritura. São como essas peneiras de inox, mas já são planas. Serve pra botar em cima da frigideira pra não espirrar óleo. Só não estou encontrando pra comprar.

Valeu pela dica!
 
Hahaha namoro à distância então Fábio?! Fim de semana que vem você vê como ela está ;)

Também estou começando mas pelo que eu saiba o recomendado é hidratar o fermento em água entre 24 e 30 graus, deixar 15 min, só depois mexer, e então resfriar devagar até a temperatura de inoculação.

Essa duvida do trub eu também tenho, postei lá em receitas, estou esperando alguém dar uma luz hehe

Mas tá legal cara, parabéns pela brassagem e boa sorte com os resultados!
 
Hahahahahaa... Valeu, Valter!

Como meu processo já tava todo prejudicado, e como usei praticamente o dobro de fermento recomendado, não esquentei muito a cabeça com a temperatura. O mosto estava a uns 27 ou 28 graus, mais quente que a água que hidratei o fermento. Assim que inoculei, botei logo no freezer que já estava ligado. Então da inoculação até baixar de 20 graus deve ter demorado 1h no máximo.

Basicamente to com 2 receios: Ficar muito forte por ter errado na água e ter ficado com uns 20% menos volume, mas como não medi densidade não tenho noção nenhuma. E contaminação, já que no final já estava cansado e com pressa, justamente na parte mais crítica.

Mas como falei, essa foi pra sentir o processo. Nas próximas já vou fazer com todos os cuidados. =)

A propósito, vale a pena ligar e pedir pra minha mãe aumentar um grau por dia no set do controlador, ou não vale a pena o risco de ela fazer besteira e deixo setado em 17 graus até o sexto dia?
 
Cara como você nem tem ideia da eficiência do seu processo não é nem impossível que fique fraca, e também ficar forte ou fraca não é grande problema.

Eu não mexeria na temperatura... Pelo que vejo o pessoal começa a aumentar depois que passa a fase mais agressiva da fermentação ou quando a densidade chega perto do esperado. Como você não tem como avaliar isso deixa assim. No fim de semana você ensina sua mãe a mexer no controlador e semana que vem sobe um grau por dia. Quanto menos pressa melhor :)
 
Rapaz.. eu estava pensando em avaliar ela no sábado ou domingo (sem poder medir atenuação) e baixar pra 1 ou 2 graus e deixar mais uma semana, pra no próximo fim de semana engarrafar e deixar duas semanas carbonatando.
Foi esse o meu plano, totalizando um mês.

Será que está ruim? Infelizmente meus intervalos tem que ser assim de uma semana...
 
Tua primeira cerveja: para garantir diria para deixar fermentando ao menos 14 dias, até porque tu fermentou num patamar mais baixo. Aumenta para uns 21ºC nesses últimos dias de fermentação. Depois nas próximas levas tu faz esse tipo de "ajuste fino" como tempo fermentando e temperatura mais ousadas. Mas claro, para isso compra um densímetro! hehe
 
Cassio, vou tentar seguir o seu conselho, pois eu sei que é pro bem da cerveja, mas tem uma coisa chamada ansiedade que não sei se vai deixar! kkkkkkkkkkkkkkkk

Como falei, essa primeira leva foi mais pra conhecer o processo. Então, vou pegar todas essas dicas e seguir na minha segunda brassagem. To doido pra ver essa cerveja no copo!

Obrigado!
 
Teu moinho é de rolos ou de disco (Guzzo)?
Se for de discos terá que moer mais fino os grão senão tua eficiencia vai ficar extremamente baixa. Pela imagem que aparecem os grão eles parecem quase inteiros.
 
Diogenes, é um moinho de discos.

Eu considerei a minha primeira moagem uma nota 7 ou 8. Esqueci de fotografar, mas eu diria que ficou uns 3% de grãos inteiros, farinha razoável e bastante grão quebrado em pedaços.

Só pra constar, no final da lavagem eu botei uns grãos na boca e tinham gosto de água.. Kkkkkkkkkkkkkk
Nada doce.
 
Então galera

Essa semana chegaram a balança de precisão e o refratômetro (preferi usar ele pois não posso "consumir" 200ml de néctar a cada leitura).
Como não fiz nenhuma leitura inicial, acho que só vai me ser útil nessa leva pra identificar o fim da fermentação, o teor alcoólico não tenho como saber nem estimar, correto?

Hoje pedi pra avó da cerveja (a minha mãe) aumentar o set do controlador de 17 pra 19 graus. Ela acompanhou por mais de um minuto e não viu mais bolha do airlock, então resolvi aumentar a temperatura até o fim de semana, onde vou fazer duas leituras de densidade (uma no sábado e outra no domingo) pra ver se posso mandar pro cold crash.

To ansioso e curioso pra ver se teve contaminação, se ficou muito forte por só ter ficado com 4l, enfim... pra ver como está ficando minha cerva! =)
 
Essa ansiedade quase mata a gente, fiquei igual você na primeira. Pra falar a verdade, ela nunca some, só que a gente vai aprendendo a controlar ela. Boa sorte com a tua breja. Quanto ao trub, eu sou da turma que não liga pra ele, já vi experiências gringas em que o cara mandou todo o trub pra dentro do fermentador e no final a breja ficou praticamente igual, então largo de mão de fazer redemoinho, filtrinho e não sei quanto mais coisa, tô na 4ª leva e não tenho o que reclamar das minhas brejas.
 
Valeu, Marchi.

Eu vou desencanar tbm com o trub.. Vou tentar deixar o máximo na panela, mas não vou ficar doente com o que passar pro balde.

Como passo a semana em outro estado, não sei se eh bom ou ruim passar 5 ou 6 dias sem ver minha cerveja.. Mas acho que a ansiedade aumenta! Heheheheheheh
 
Galera,
Hoje fazem 6 dias de fermentação. As bolhas aparentemente pararam no 3° ou 4° dia, mas como não tinha como acompanhar a atenuação, fiz uma leitura hj e vou fazer outra amanhã,pra então jogar pro cold crash.

Fui provar a cerva e notei muita turbidez. O cheiro está bom, com o lúpulo bem pronunciado, mas estou achando mto azeda. Como não dá pra ver o fundo do balde, não tenho certeza, mas to achando que a torneira ficou muito baixa e está puxando a lama do fundo, por isso está azeda.

Amanhã vou fazer outra leitura e devo jogar pra 1 ou 2 graus por mais 7 dias pra ver se catódica e melhora o sabor, pois do jeito que tá não dá pra beber.

Pelas minhas contas, com 5.5 brix % daria em torno de 1.005 de FG. Alguém pode me tirar essa dúvida?
 

Attachments

  • IMG_20140920_120558.jpg
    IMG_20140920_120558.jpg
    141.6 KB · Views: 117
  • IMG_20140920_120604.jpg
    IMG_20140920_120604.jpg
    186.8 KB · Views: 106
  • IMG_20140920_121257.jpg
    IMG_20140920_121257.jpg
    114.8 KB · Views: 112
Amanhã vou fazer outra leitura e devo jogar pra 1 ou 2 graus por mais 7 dias pra ver se catódica e melhora o sabor, pois do jeito que tá não dá pra beber.

Se ainda não está achando o gosto bom, não diminua a temperatura, pois manter o fermento trabalhando faz com que ele "consuma" outras substancias que estão presentes (qd acabar o açucar) que são responsáveis por alguns off-flavors. Se tiver controle de temperatura, aumente a temperatura, 1 grau por dia, até uns 23/24 graus. Vá provando ela aos poucos e faça o cold-crash depois que o sabor já estiver melhor. Nessa fase o sabor melhora mais em temperaturas de fermentação do que a 2 graus (tenha um pouco mais de paciencia).

Pelas minhas contas, com 5.5 brix % daria em torno de 1.005 de FG. Alguém pode me tirar essa dúvida?

qual foi a sua densidade inicial? quantos brix?
existem algumas calculadoras online que fazem essa conta pra vc, pois ela depende de uma correção para saber qual a densidade final.
OBS: relendo o post, vi que vc não mediu a densidade inicial, portanto não tem como saber qual seria a sua densidade final, a não ser que utilize um densímetro, heheh. O refratômetro, por depender de fator de correção, precisa da OG para saber a densidade final.
 
Então, Mota.

Como não tenho experiência, acho que esse gosto ruim pode ser a lama do fundo do balde que a torneira está puxando. Percebi que depois de um tempo no copo, a amostra decantou bastante e o gosto azedo diminuiu.
To chegando a conclusão que botei a torneira muito baixa..

Vou tirar outra leitura hoje pra ver se continuou atenuando e vou tentar tirar uma amostra com uma mangueira...

Obrigado e qualquer coisa eu posto aqui.
 
FabioRicardo, no início da fermentação é normal ter alguns sabores e odores desagradáveis, e outros não tão normais podem melhorar com a maturação a quente.

Abrindo o balde para verificar um problema que pode nem existir você aumenta o risco de contaminação, aí sim você vai ter um problema! Usando um sifão o risco será maior ainda.

Acho que em caso de dúvida a melhor coisa a fazer é esperar e não mexer. Eu mesmo já estraguei uma leva por mexer quando nem precisava, e aqui no fórum tem outros casos assim. Não deixa de ser um jeito de aprender a controlar a ansiedade, mas se der pra aprender sem estragar nada, melhor ;)

No seu caso, está no fermentador a uma semana em 16C certo? Que fermento você usou? Aproveita o fim de semana pra subir *lentamente* até uns 21 graus ou mais e deixa mais uma semana, se tiver como pedir pra alguém ir aumentando um grau por dia pra você melhor ainda. Lembre-se que depois da atenuação "principal" a levedura vai continuar trabalhando e reabsorvendo alguns compostos indesejados, e isso vai funcionar melhor a uma temperatura mais alta.
 
Valter,

Desculpem se estou parecendo teimoso (até sou), mas é que como eu disse, esta primeira leva está sendo mais para eu entender o processo e verificar os erros. Já sei que não vai ser a melhor cerveja do mundo, e nem estou me esforçando para que seja. Então quero terminar logo esta leva pra ter como produzir a segunda, esta sim, tomando todos os cuidados.

Sou muito grato a todos que estão ajudando, e reforço que apesar de não estar seguindo todos os conselhos, está servindo como aprendizado e serão aplicados nas próximas levas.
Queria deixar isso bem claro pra não parecer um idiota que faz perguntas e faz tudo ao contrário do que foi sugerido.

Bom, fiz uma segunda leitura de densidade com o refratômetro no domingo e tive a mesma leitura do sábado. Na boca também notei quase nada de doce. Então resolvi partir pro cold crash e ver no que vai dar. O cheiro estava muito bom, com o lúpulo bem presente. Dá pra sentir o álcool, então a impressão final é de uma cerveja azeda, aguada e choca. Acredito que devido ao fermento e a não carbonatação.

Pelo que estou vendo, vou ter que engarrafar essa leva sifonando com uma mangueira. Estou quase certo que a torneira está puxando o fermento do fundo. Vou ter o cuidado de sanitizar a mangueira pra não ter problemas dentro da garrafa.

Setei o controlador pra 2 graus e vai ficar assim até o sábado.

Abraço e mais uma vez, obrigado!
 
Uma dúvida, pessoal.

Um dos erros nessa minha primeira brassagem foi o cálculo de água. Como pretendo fazer a segunda nesse fim de semana, queria errar menos nisso.
Usando a proporção recomendada de 3l/Kg, eu notei que a cama de grãos não ficava submersa. Então eu acrescentei água até chegar no nível dos grãos.

A dúvida é: eu preciso manter a cama de grãos pelo menos no nível do líquido ou a parte de cima pode ficar somente úmida?
 
Uma dúvida, pessoal.

Um dos erros nessa minha primeira brassagem foi o cálculo de água. Como pretendo fazer a segunda nesse fim de semana, queria errar menos nisso.
Usando a proporção recomendada de 3l/Kg, eu notei que a cama de grãos não ficava submersa. Então eu acrescentei água até chegar no nível dos grãos.

A dúvida é: eu preciso manter a cama de grãos pelo menos no nível do líquido ou a parte de cima pode ficar somente úmida?

Fábio, eu tive o mesmo problema.

Uso panela com fundo falso, e conforme os grãos foram absorvendo água, a cama começou a ficar acima do nível da água.

O que fiz foi adicionar mais água que antes estava destinada à lavagem dos grãos, para manter sempre a cama submersa, com uns 5cm de água por cima, pelo menos.

Com essa manobra, no final usei a mesma quantidade de água total calculada, só mudou a proporção entre água dos grãos e água da lavagem.
 
Exato, Antônio.

Queria saber se é preferível manter a proporção, mesmo que os grãos não fiquem submersos, ou se é melhor cobrir os grãos.
Falo isso pois já vi discussão sobre eficiência onde tem o fato de as enzimas ficarem mais diluídas.
Por outro lado, usando menos água as enzimas ficam mais concentradas no mosto e os grãos de cima, mesmo somente úmidos, já estão com as enzimas ativadas. Além disso, se usar pouca água na lavagem vai deixar mais açúcar nos grãos.

Então queria saber qual a melhor prática nesses casos.

Abraço.
 
Exato, Antônio.

Queria saber se é preferível manter a proporção, mesmo que os grãos não fiquem submersos, ou se é melhor cobrir os grãos.
Falo isso pois já vi discussão sobre eficiência onde tem o fato de as enzimas ficarem mais diluídas.
Por outro lado, usando menos água as enzimas ficam mais concentradas no mosto e os grãos de cima, mesmo somente úmidos, já estão com as enzimas ativadas. Além disso, se usar pouca água na lavagem vai deixar mais açúcar nos grãos.

Então queria saber qual a melhor prática nesses casos.

Abraço.

Fabio,

O problema de expor a cama de grãos é a compactação desta cama, isso gera canais preferenciais e aí sim você terá uma diminuição na sua eficiência durante a lavagem.

Gabriel.
 
Então, Gabriel..

Você me recomenda alterar a proporção de água da brassagem pra poder cobrir a cama de grãos?
Quanto acima, pra uma leva de 5l?

Obrigado.
 
Então, Gabriel..

Você me recomenda alterar a proporção de água da brassagem pra poder cobrir a cama de grãos?
Quanto acima, pra uma leva de 5l?

Obrigado.

Velho,

Não entendi ainda o por quê da água ter ficado pouca. Você tem fundo falso? Se tiver compensa essa água abaixo do fundo falso.

Eu recomendo você colocar a água de infusão pro mash in de modo que fique de 2 a 3 dedos acima da água. Se sua proporção de água não está permitindo isto, recomendo revê-la.

Abraço!
 
Véio.. Hehehehehehe

A proporção de 3l/Kg foi recomendada pela receita do kit que eu comprei, e eu vi alguns tópicos aqui recomendando algo entre 2 e 3l/Kg.
Na primeira página deste tópico tem fotos do meu equipamento. O que pode estar acontecendo é que o cesto está ficando muito alto e ficando muito líquido abaixo dele. Pra resolver isso, só cortando as alças da panela interna.
Pra ficar com 2 dedos de líquido acima dos grão, eu vou ter que trabalhar com uma proporção de 4 ou 4,5l/Kg. Acho que as enzimas vão ficar muito diluídas, por isso estou perguntando.

Obrigado pelas dicas.
 
Véio.. Hehehehehehe

A proporção de 3l/Kg foi recomendada pela receita do kit que eu comprei, e eu vi alguns tópicos aqui recomendando algo entre 2 e 3l/Kg.
Na primeira página deste tópico tem fotos do meu equipamento. O que pode estar acontecendo é que o cesto está ficando muito alto e ficando muito líquido abaixo dele. Pra resolver isso, só cortando as alças da panela interna.
Pra ficar com 2 dedos de líquido acima dos grão, eu vou ter que trabalhar com uma proporção de 4 ou 4,5l/Kg. Acho que as enzimas vão ficar muito diluídas, por isso estou perguntando.

Obrigado pelas dicas.

Hahhahaha.. vc é de Aracaju né véi? Meu irmão mora aí! Professor na UFSE. Gosto muito daí!

Então cara, pode ser que esse seu equipamento está deixando muito volume morto, é bom dar uma adaptada nele. Aconteceu em uma brassagem minha de eu deixar a cama bem rasa, quase exposta, e a minha eficiência foi baixa. Mas também teve outros fatores, como troca de fogareiro (um mais potente, tive mais perda de volume).

Mas é isto, você tem que ir se adaptando e adaptando seu equipamento, entendendo ele.

Se saca de inglês dá uma lida nesse artigo sobre eficiência, vai ajudar muito:

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Understanding_Efficiency

Abraço!
 
Sou sim, mas estou trabalhando em Catu e Candeias. Só fico fim de semana em Aracaju.

Acho que tenho mais de 2l fora do cesto de grão, o que pode ser muito pra uma leva de 5l. Vou ver se tenho como baixar mais o cesto dentro da panela maior. Ou fazer com o saco dentro da panela grande direto. Acho que vai piorar a formação de uma cama uniforme, mas pode ser uma solução.

Excelente esse artigo! dei uma olhada rápida mas vou ler com calma aos poucos.

Valeu véi!
 
Pessoal, a minha saga continua...

Só relembrando, brassei no dia 14/09, fermentou a 17 graus até o dia 21/09 (1 semana) e desde então está clarificando a 2 graus (2 semanas), sempre no mesmo balde e sem purgar o fermento.

O tampador ainda não chegou e com esse Correio não tenho como saber quando vai chegar.
A minha dúvida é se tenho algum motivo pra me preocupar ou posso deixar o fermentador lá até chegar o tampador?

Lembrando que abri o balde pra dar uma olhada umas duas vezes e não vi sinais de contaminação, a não ser que tenha contaminado na minha última abertura.. =)
 
Bom galera... contrariando as leis do senso comum, não aguentei esperar a boa vontade dos correios entregar meu tampador e resolvi fazer o meu. A primeira tentativa foi um fracasso e eu resolvi esperar pelo tampador. Como já se foram 3 semanas de cold crash e eu doido pra fazer outra leva, resolvi insistir e aperfeiçoar a minha ideia.

Consegui um niple de 1" em alumínio e vi que ele era pouca coisa menor que uma tampinha fechada. Olhando imagens na internet dos tampadores imaginei que seria algo meio cônico que a medida que a tampa vai entrando nele, ele vai fechando a coroa. Da primeira vez, abri pouco e a tampa não entrava. Então resolvi tentar de novo abrindo mais. E deu certo!

Vi um video de um tampador italiano que se usa com um martelo e resolvi tentar. Batendo com cuidado e apoiando a garrafa num papelão funcionou muito bem (pra uma gambiarra).

Como se trata de uma gambiarra e envolve pancada e vidro, NÃO RECOMENDO a ninguém fazer isso. Estou compartilhando aqui pois não achei nada na internet e acho que pode ser útil a alguém numa situação parecida com a minha. TENHA CERTEZA ABSOLUTA DO QUE ESTÁ FAZENDO.

Seguem algumas fotos:
 

Attachments

  • IMG_20141012_144240.jpg
    IMG_20141012_144240.jpg
    88.9 KB · Views: 61
  • IMG_20141012_144256.jpg
    IMG_20141012_144256.jpg
    113.9 KB · Views: 62
  • IMG_20141012_143533.jpg
    IMG_20141012_143533.jpg
    155.4 KB · Views: 63
Agora vou esperar umas duas semanas carbonatando enquanto minha segunda leva fermenta.

Pelo que provei da cerveja, ficou com o aroma do lúpulo e a cor bem intensos, devido aos 20% a menos no volume. Mas não senti nenhum off flavour forte. Parece que mesmo com todos os erros graves a cerveja vai ficar tomável! Com 3 semanas em cold crash a cerveja ficou incrivelmente cristalina!

Quando for provar eu posto umas fotos aqui!

Abraços!
 

Attachments

  • IMG_20141012_150906.jpg
    IMG_20141012_150906.jpg
    154.4 KB · Views: 57
Obrigado, valtert!

Bom, após 7 dias de priming eu não me segurei e resolvi provar uma garrafa.
Eu esperava uma cerveja forte e amarga, devido aos 20% a menos no volume final da receita, e com pouca formação e retenção de espuma, pelo pouco tempo de carbonatação. E foi exatamente o que eu encontrei! Mesmo assim a cerveja ficou perfeitamente "tomável"! Fiquei muito feliz com o resultado.

Agora é corrigir os erros nas próximas brassagens e ir aperfeiçoando a minha técnica.

Abraços e obrigado a todos!

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=r_Y8pDKtpow"]https://www.youtube.com/watch?v=r_Y8pDKtpow[/ame]
 

Attachments

  • IMG_20141019_091151.jpg
    IMG_20141019_091151.jpg
    70.9 KB · Views: 43
  • IMG_20141019_091305.jpg
    IMG_20141019_091305.jpg
    124.9 KB · Views: 46
Obrigado, Antônio. Também gostei muito da aparência dela!

Aproveitando, queria tirar uma dúvida. Quando tirei do fermentador com sifão pra fazer o priming, achei a cerva bastante cristalina. Não usei nenhum clarificante, apenas ficou no cold crash por 3 semanas. Cheguei a achar que de tão limpa, o priming não ia dar certo por não ter mais leveduras na cerveja... Hehehehehe

Depois de uma semana na garrafa formou mais slurry no fundo da garrafa. Então, eu queria saber se tem alguma forma de diminuir essa formação (acho que deixar limpa não tem como, ou tem?).
 
Obrigado, Antônio. Também gostei muito da aparência dela!

Aproveitando, queria tirar uma dúvida. Quando tirei do fermentador com sifão pra fazer o priming, achei a cerva bastante cristalina. Não usei nenhum clarificante, apenas ficou no cold crash por 3 semanas. Cheguei a achar que de tão limpa, o priming não ia dar certo por não ter mais leveduras na cerveja... Hehehehehe

Depois de uma semana na garrafa formou mais slurry no fundo da garrafa. Então, eu queria saber se tem alguma forma de diminuir essa formação (acho que deixar limpa não tem como, ou tem?).

Oi Fábio

Cara, não sei te responder essa...

Todas levas (apenas 6 por enquanto) que fiz até hoje ficam com resíduo na garrafa.

Acho que a pressão da garrafa ajuda a sedimentar mais material.

E também acho que se conseguíssemos tirar todo o material em suspensão (fermento, proteínas, etc...) antes de engarrafar, poderia dar problema para a refermentação na garrafa / carbonatação.

Mas essa sua realmente está bem bonita, bem cristalina. Parabéns!

Para uma cerveja mais cristalina ainda, você pode usar a técnica da gelatina.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833
 
Fábio, se tu fizer a refermentação na garrafa (priming), mesmo que a cerveja esteja bem cristalina, vai haver uma nova multiplicação do fermento que ainda está em suspensão (mesmo que visualmente ela esteja muito cristalina) e ao final este fermento vai decantar, formando esta lama no fundo da garrafa.
Eu costumo controlar a refermentação observando as garrafas. 3 ou 4 dias após o envase, a cerveja volta a ficar turva e, ao final do processo, fica cristalina novamente (já com o slury no fundo).
Eu gosto de deixar a cerveja na geladeira no mínimo algumas horas (o ideal seriam alguns dias) para decantar e sedimentar este fermento.
Uma forma de reduzir isto é fazendo carbonatação forçada mas mesmo assim pode haver alguma formação de slury. Cerveja perfeitamente límpida e cristalina só filtrando, carbonatando forçado e pasteurizando.
Pessoalmente não acho que isto chegue a ser um problema. Aliás, em se tratando de cerveja artesanal, para mim é característica.
 
Back
Top