Primeira Brassagem - Belgiam Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luizfroes

New Member
Joined
Aug 11, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Fala galera, tudo tranquilo?

Então deixa eu me apresentar primeiro, meu nome é Luiz Carlos Fróes, sou de BH e estou começando a me aventurar nesse universo cervejeiro, como devo muito à esse fórum, vou tentar começar a pagar a "dívida" contribuindo com minha primeira experiência de brassagem.

No Sábado, dia 15/08 fiz minha brassagem, 10L de uma Belgiam Blond Ale.

OG 1067 (esperado) FG 1011 19,1 IBU's 11,6 EBC 7,2% ABV

O método escolhido foi BIAB (60% aproveitamento) e a receita usada (usei o beersmith para montá-la) foi a seguinte:

2,15 kg de Pilsner
0,6 kg de GoldSwaen Light
0,10 kg de Cara Ruby 50
0,1 kg de Aveia em flocos
0,3 kg de açúcar invertido (15 min do fim da fervura)
10g East Kent Goldings (60 min)
4g East Kent Goldings (30 min)
10g Amarillo (5 min)

A brassagem foi feita com 18,6L de água aos 68ºC, tampando a panela e deixando a temperatura baixar ao longo de 90 min (terminou com 62,7). Após esse tempo tirei o saco e o deixei escorrendo em outra panela. A Densidade pré fervura cravou o esperado 1039. Acendi o fogo e taquei para ferver 60 min, fazendo as adições de açúcar invertido e dos lúpulos. Resfriei em um isopor grande, com gelo, o que gastou 30 min, ao final a OG medida 1066. No total consegui colocar nos baldes 12 litros de cerveja, o que garantiu um aproveitamento de mais de 70%.

O fermento escolhido foi o M41. Fervi 150 ml de água e coloquei num becker sanitizado, deixei esfriar até 26ºC e fiz a adição do fermento, cobri com plástico film e esperei 30 min para misturá-lo ao mosto.

Coloquei para fermentar na geladeira à 18ºC (termômetro ao lado do balde preso com uma fita isolante coberto com uma generosa camada de papelão e mais fita isolante) e com 15 horas já estava dando sinal de fermentação. Vou deixar um total de 05 dias e depois vou aumentando a temperatura 1ºC a cada 12 horas até atingir 24ºC, onde ficará por três dias. Está tudo certo né?

Após isso pretendo colocar 1 kg de polpa de carambola pausterizada para dar um leve sabor e aroma (será que está ok a quantidade 1kg para 10 L de cerveja????) e colocar para maturar a 1ºC por 15 dias.

Fazer um primming 35 a 42 g de açúcar e engarrafar. Gostaria de uma alta carbonatação como pede o estilo, porém preciso compensar por causa da fruta adicionada, então aqui tenho uma dúvida, pois não quero correr o risco de estourar as garrafas. Quanto colocar no primming?

Deixar maturando na garrafa por pelo menos mais 15 dias na temperatura de 17ºC.

Acho que é isso, assim que tiver mais detalhes posto aqui.

Abraço à todos!
 
Bom dia,

Sobre sua dúvida em relação ao primming , vi em outro tópico o pessoal utilizando fruta no 3º a 4º dia de fermentação para que o fermento consuma os açucares da polpa sem perder as características do fermento (já que ele deixa suas características nos primeiros dias de fermentação).

Assim, tu tiraria a dúvida do quanto utilizar de açucar no primming.

Agora, se já fermentou e já colocou na maturação, eu não sei como fazer a compensação. Pois teria que saber a quantidade de açucar que teria em 1kg de polpa.

Vamos aguardar os mais experientes. Tenho interesse sobre o assunto também

grande abraço!
 
Fala galera, tudo tranquilo?

Então deixa eu me apresentar primeiro, meu nome é Luiz Carlos Fróes, sou de BH e estou começando a me aventurar nesse universo cervejeiro, como devo muito à esse fórum, vou tentar começar a pagar a "dívida" contribuindo com minha primeira experiência de brassagem.

No Sábado, dia 15/08 fiz minha brassagem, 10L de uma Belgiam Blond Ale.

OG 1067 (esperado) FG 1011 19,1 IBU's 11,6 EBC 7,2% ABV

O método escolhido foi BIAB (60% aproveitamento) e a receita usada (usei o beersmith para montá-la) foi a seguinte:

2,15 kg de Pilsner
0,6 kg de GoldSwaen Light
0,10 kg de Cara Ruby 50
0,1 kg de Aveia em flocos
0,3 kg de açúcar invertido (15 min do fim da fervura)
10g East Kent Goldings (60 min)
4g East Kent Goldings (30 min)
10g Amarillo (5 min)

A brassagem foi feita com 18,6L de água aos 68ºC, tampando a panela e deixando a temperatura baixar ao longo de 90 min (terminou com 62,7). Após esse tempo tirei o saco e o deixei escorrendo em outra panela. A Densidade pré fervura cravou o esperado 1039. Acendi o fogo e taquei para ferver 60 min, fazendo as adições de açúcar invertido e dos lúpulos. Resfriei em um isopor grande, com gelo, o que gastou 30 min, ao final a OG medida 1066. No total consegui colocar nos baldes 12 litros de cerveja, o que garantiu um aproveitamento de mais de 70%.

O fermento escolhido foi o M41. Fervi 150 ml de água e coloquei num becker sanitizado, deixei esfriar até 26ºC e fiz a adição do fermento, cobri com plástico film e esperei 30 min para misturá-lo ao mosto.

Coloquei para fermentar na geladeira à 18ºC (termômetro ao lado do balde preso com uma fita isolante coberto com uma generosa camada de papelão e mais fita isolante) e com 15 horas já estava dando sinal de fermentação. Vou deixar um total de 05 dias e depois vou aumentando a temperatura 1ºC a cada 12 horas até atingir 24ºC, onde ficará por três dias. Está tudo certo né?

Após isso pretendo colocar 1 kg de polpa de carambola pausterizada para dar um leve sabor e aroma (será que está ok a quantidade 1kg para 10 L de cerveja????) e colocar para maturar a 1ºC por 15 dias.

Fazer um primming 35 a 42 g de açúcar e engarrafar. Gostaria de uma alta carbonatação como pede o estilo, porém preciso compensar por causa da fruta adicionada, então aqui tenho uma dúvida, pois não quero correr o risco de estourar as garrafas. Quanto colocar no primming?

Deixar maturando na garrafa por pelo menos mais 15 dias na temperatura de 17ºC.

Acho que é isso, assim que tiver mais detalhes posto aqui.

Abraço à todos!

Amarilo a 5 minutos mais polpa de Carambola vai ficar extremamente frutada, capaz de perder as características da Blond Ale mais pra quem gosta de aroma doce vai ficar ótima! Fiz minhas APA com amarilo a 5 minutos e ficou show.
 
10g de Amarillo em 10l a 10 min vai ficar "que é puro maracujá".


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Minha opinião pessoal para Belgian Blondes (e Saisons também): quanto mais simples melhor.

Eu faria apenas com malte Pale (ou uma mistura de Pale/Pilsen), uma pequena quantidade de açucar para dar aquela secada e talvez (pequenas chances) usaria um trigo para ajudar na espuma.

Lúpulo usuaria alguns nobres do velho continente: Styrian, Hallertau, Saaz..talvez um northern brewer. Para amargor apenas dá até para usar algum americano de alto AA.

Mosturação eu faria perto dos 63, máximo 64 graus. Fervura de 60-90, dependendo da quantidade de malte pilsen.

Fermentação eu inocularia perto dos 18 e deixaria subir, gradativamente até uns 22-24 e estacionaria por aí.

A graça de uma Belgian Blonde está na simplicidade dos ingredientes e do perfil das leveduras.

Se eu fosse colocar frutas e lúpulos americanos de aroma/sabor eu faria uma American Blonde, com um fermento bem neutro (tipo US-05).

Boa brassagem!
 
Pois é,a minha intenção era fazer uma cerveja mais neutra, valorizando mais os maltes, mas, marinheiro de primeira viagem é assim mesmo. Alem do que, essa questão do lupulo ainda não esta tão clara pra mim, principalmente com relação a extração de aromas e sabores. Não achei em nenhum lugar com se chegar a quantidade ideal (de aroma e sabor). Parece que é no empirismo mesmo. Alguém sabe se no beersmith existe esse tipo de calculo?

Quanto à carambola, vou deixar para segunda tentativa dessa receita, quando já tiver mais noção das impressões que os lupulos e o fermento deixam na cerveja.

Hoje já completou o 3 dia de fermentação e as bolhas continuam saindo pelo airlock, na faixa de 1 bolha a cada 4 segundos.

Espero que fique boa...

Abraço a todos!
 
Pois é,a minha intenção era fazer uma cerveja mais neutra, valorizando mais os maltes, mas, marinheiro de primeira viagem é assim mesmo. Alem do que, essa questão do lupulo ainda não esta tão clara pra mim, principalmente com relação a extração de aromas e sabores. Não achei em nenhum lugar com se chegar a quantidade ideal (de aroma e sabor). Parece que é no empirismo mesmo. Alguém sabe se no beersmith existe esse tipo de calculo?

Quanto à carambola, vou deixar para segunda tentativa dessa receita, quando já tiver mais noção das impressões que os lupulos e o fermento deixam na cerveja.

Hoje já completou o 3 dia de fermentação e as bolhas continuam saindo pelo airlock, na faixa de 1 bolha a cada 4 segundos.

Espero que fique boa...

Abraço a todos!

Essa quantidade ideal você pode chegar através da análise de 02 características: Faixa do Bitterness Ratio para o estilo e usar lúpulos que caracterizam o aroma para o estilo segundo o BJCP.

Pelo menos, é assim que tenho feito e, desde que comecei a utilizar essa combinação de informações, tem dado efeitos positivos nas minhas brassagens.

Espero ter ajudado!
 
Fala pessoal, então abri ontem minha belgium blond ale.

OG 1066

FG 1016 (esperado era 1013)

Ficou uma semana carbonatando na garrafa e o resultado foi satisfatório, porém acho que com mais uns dias a espuma deve ficar mais persistente.

O sabor ficou muito bom, bastante frutado, porém um leve gosto de álcool no final (são alcoóis superiores?) . Vou deixar mais 7 dias, pra ver se arredonda o sabor, e abrir a segunda garrafa.

Acho que pra uma primeira brassagem está bom, deu pra perceber o abismo existente entre a teoria e a prática.

Vou tentar repetir a receita esse fim de semana e gostaria de fazer algumas modificações:

1 - Trocar os lúpulos (americanos por europeus)

2 - Controlar melhor a temperatura da primeira fermentação (nessa leva só consegui o controlador no terceiro dia)

3 - Trocar o açúcar invertido por rapadura ou mel (o que seria melhor?)

4 - Usar gelatina para clarificar.

Se alguém tiver mais alguma sugestão e quiser contribuir, fico grato!

Abraço galera!
 

Attachments

  • 14249111_10207148398177162_1797333284_n.jpg
    14249111_10207148398177162_1797333284_n.jpg
    51.5 KB · Views: 57
  • 14080873_10207148397657149_1447053635_n.jpg
    14080873_10207148397657149_1447053635_n.jpg
    68.4 KB · Views: 65
Minha opinião pessoal para Belgian Blondes (e Saisons também): quanto mais simples melhor.

Eu faria apenas com malte Pale (ou uma mistura de Pale/Pilsen), uma pequena quantidade de açucar para dar aquela secada e talvez (pequenas chances) usaria um trigo para ajudar na espuma.

Lúpulo usuaria alguns nobres do velho continente: Styrian, Hallertau, Saaz..talvez um northern brewer. Para amargor apenas dá até para usar algum americano de alto AA.

Mosturação eu faria perto dos 63, máximo 64 graus. Fervura de 60-90, dependendo da quantidade de malte pilsen.

Fermentação eu inocularia perto dos 18 e deixaria subir, gradativamente até uns 22-24 e estacionaria por aí.

A graça de uma Belgian Blonde está na simplicidade dos ingredientes e do perfil das leveduras.

Se eu fosse colocar frutas e lúpulos americanos de aroma/sabor eu faria uma American Blonde, com um fermento bem neutro (tipo US-05).

Boa brassagem!

Acho que o Ipera falou tudo. Com todo esse frutado você terminou com uma american blonde ale.
Minhas dicas:

1 - Trocar os lúpulos (americanos por europeus) OK

2 - Controlar melhor a temperatura da primeira fermentação (nessa leva só consegui o controlador no terceiro dia) Invista em um controlador de temperatura.

3 - Trocar o açúcar invertido por rapadura ou mel (o que seria melhor?) Nunca tive problema com açúcar invertido. É barato e todo mundo tem em casa.
 
Boa noite pessoal,

então depois de 14 dias carbonatando abri mais uma garrafa. Está muito boa, bastante frutada, e sem muito aromas e sabores do lúpulo. Impressionante como os sabores arredondam na garrafa!!!

A única coisa que achei que ficou ruim foi a persistência da espuma, que rapidamente se dissipa. Vou tentar ler mais sobre esse assunto para tentar corrigir para a próxima.

É isso galera, valeu!!!
 
Boa noite pessoal,

então depois de 14 dias carbonatando abri mais uma garrafa. Está muito boa, bastante frutada, e sem muito aromas e sabores do lúpulo. Impressionante como os sabores arredondam na garrafa!!!

A única coisa que achei que ficou ruim foi a persistência da espuma, que rapidamente se dissipa. Vou tentar ler mais sobre esse assunto para tentar corrigir para a próxima.

É isso galera, valeu!!!

Usa uns flocos de trigo! Talvez melhore um pouco! Tem um tópico fixo disso no forum
 

Latest posts

Back
Top