Primeira brassagem, baixa atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gringolito

Member
Joined
Sep 18, 2015
Messages
15
Reaction score
1
Pessoal, fiz minha primeira brassagem de 20L no sistema BIAB, uma Pale Ale com OG 1056 e FG 1014 (dados do beersmith para uma eficiência de 70%). Ao final da brassagem consegui uma OG de 1052, o que considerei bom para o primeiro experimento. Porém a cerveja já está a 15 dias fermentando e acho que alguma coisa ocorreu errado.

Utilizei 2 saches do Fermentis S04 para um volume final de 20L, como tinha células "de sobra" adicionei o fermento direto no mosto frio (21ºC) sem hidratar primeiro, 12h depois a fermentação já havia começado com vigor. Como é minha primeira brassagem e estou deficitário em equipamentos, mergulhei o balde fermentador dentro de um cooler (desses de latinha) com água até um pouco abaixo do nível do balde e fiquei controlando a temperatura adicionando gelo na água.

Desde então já se passaram 15 dias e a fermentação aparentemente terminou, nos últimos 2 dias retirei amostras para ver a densidade, e ela está cravada em 1026. O problema é que estou muito longe dos 1014 esperados e não sei se devo partir para o engarrafamento ou o que fazer?

Pensei em seguir uma dica do tópico de iniciantes do Guenther e adicionar mais um pacote de fermento para ver se consigo baixar mais a densidade da cerveja, mas estou em dúvida se vai funcionar, já que parece que a fermentação da cerveja terminou.
 
Como você mediu essa densidade? Se foi com refratômetro precisa corrigir por causa do álcool.

E você não tinha células de sobra... tinha certo, se hidratasse, como não hidratou, ficou com metade :). Já leu o tópico fixo sobre taxa de inoculação?
 
Como você mediu essa densidade? Se foi com refratômetro precisa corrigir por causa do álcool.

E você não tinha células de sobra... tinha certo, se hidratasse, como não hidratou, ficou com metade :). Já leu o tópico fixo sobre taxa de inoculação?

Foi com densímetro, não refratômetro.

Comecei a leitura dele e está em uma das abas para leitura aqui. Após fazer o erro eu descobri que deveria ter hidratado o fermento antes, por isso coloquei "de sobra" (entre aspas mesmo).
 
Tive o mesmo problema. Tambem usei 2 saches de S04 e mesmo hidratando, estacionou em 1025. Subi a temperatura, sacudi o fermentador pra tentar aerar o mosto, mas não surtiu efeito. Resolvi baixar a temperatura e partir pra maturação. Espero que não tenha garrafas explodindo...
 
Tive o mesmo problema. Tambem usei 2 saches de S04 e mesmo hidratando, estacionou em 1025. Subi a temperatura, sacudi o fermentador pra tentar aerar o mosto, mas não surtiu efeito. Resolvi baixar a temperatura e partir pra maturação. Espero que não tenha garrafas explodindo...

Estou com as minhas garrafas na geladeira fazem pouco mais de 15 dias, até agora nenhuma explosão :D
 
Estou com as minhas garrafas na geladeira fazem pouco mais de 15 dias, até agora nenhuma explosão :D

Tu deu um tempo pro priming em temperatura ambiente antes de colocar na geladeira? senão não vai carbonatar, e mantendo elas na geladeira nao vai explodir mesmo, a levedura fica inativa quando refrigerada.
 
Tu deu um tempo pro priming em temperatura ambiente antes de colocar na geladeira? senão não vai carbonatar, e mantendo elas na geladeira nao vai explodir mesmo, a levedura fica inativa quando refrigerada.

Não, coloquei direto na geladeira :S
 
Amigo, depois do priming vc precisar deixar as garrafas em temperatura ambiente para carbonatar por pelo menos uns 14 dias para o CO2 se incorporar ao liquido. Mas nada esta perdido, só tirar elas e esperar esse tempo que vai carbonatar.
 
Não, coloquei direto na geladeira :S

É exatamente o que o João falou... Recomendo tu dar uma lida nos tópicos fixos e entender como a levedura trabalha, vai te ajudar a evitar uns problemas primordiais.
 
Ontem já retirei elas da geladeira, vou esperar agora para carbonatação. Obrigado!
 
Sábado abri a primeira garrafa, a carbonatação ficou muito boa, e a cerveja rendeu uma espuma com boa formação e duração.

No entanto, o corpo dela ficou muito seco, o que eu acredito que pode ser pela inexperiência em manipular o fogareiro durante a brassagem (deixei a temperatura subir (> 70ºC) e descer demais (< 63ºC)) e isso pode explicar também o baixo aproveitamento de açucares fermentáveis. Me corrijam se eu estiver errado.

Aproveitei neste sábado e comecei a segunda leva, desta vez com um melhor controle do fogareiro (permanecendo praticamente todo o tempo entre 66ºC e 67ºC), hidratando a levedura e prestando maior atenção nas etapas. Bati no ponto a OG de 1051 sem fazer nenhuma correção.
 

Latest posts

Back
Top