Primeira brassagem amanhã! (05/03/16)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dalcarobo

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2016
Messages
59
Reaction score
16
Bom dia galera, amanhã vou fazer minha primeira brassagem após 2 meses de estudo, acho que está na hora de aplicar o pouco conhecimento que adquiri nesse tempo. Ganhei o livro "Cerveja Feita em Casa" (Greg Hughes) da minha namorada e vou seguir a receita de Pale Ale para a estréia. Eu dei uma modificada na receita, pois o fornecedor aqui na cidade não tem todos os insumos que preciso, então utilizei um substituto:


Pale Ale
Litragem esperada 12 litros
OG 1041
FG 1012
Água total 16,5 litros

Malte pilsen 1,565 Kg
Malte extra pale/Pale Ale 0,678 Kg
Malte cristal claro/Caramunich II 5 g

Challenger/Perle 18,26 g
East Kent Golding/Fuggle 12,00 g
Styrian Golding 8,35 g

White Labs WLP005/US-05 1 pct

(o primeiro nome é o que diz no livro, o segundo é o substituto)

Considerações:
1 - o que achei estranho é que a quantidade malte x água é muito diferente do "padrão", média de 6l por Kg de malte. Será que tá certo?

2 - o método de brassagem vai ser o BIAB (apenas informação).

3 - quanto a "água total", li de várias pessoas que usam o BIAB adicionam esse total de água na panela e não fazem lavagem dos grãos, o problema é que minha panela é de 15,8 litros apenas. Teria como eu colocar menos água e fazer a lavagem antes da fervura (não tenho densímetro/refratômetro AINDA, não vou poder calcular a OG) para tentar levar os 12 litros esperados pro fermentador?

Após a brassagem eu posto fotos aqui no fórum!

Desejem-me sorte!

Abraços!!
 
Bom dia galera, amanhã vou fazer minha primeira brassagem após 2 meses de estudo, acho que está na hora de aplicar o pouco conhecimento que adquiri nesse tempo. Ganhei o livro "Cerveja Feita em Casa" (Greg Hughes) da minha namorada e vou seguir a receita de Pale Ale para a estréia. Eu dei uma modificada na receita, pois o fornecedor aqui na cidade não tem todos os insumos que preciso, então utilizei um substituto:


Pale Ale
Litragem esperada 12 litros
OG 1041
FG 1012
Água total 16,5 litros

Malte pilsen 1,565 Kg
Malte extra pale/Pale Ale 0,678 Kg
Malte cristal claro/Caramunich II 5 g

Challenger/Perle 18,26 g
East Kent Golding/Fuggle 12,00 g
Styrian Golding 8,35 g

White Labs WLP005/US-05 1 pct

(o primeiro nome é o que diz no livro, o segundo é o substituto)

Considerações:
1 - o que achei estranho é que a quantidade malte x água é muito diferente do "padrão", média de 6l por Kg de malte. Será que tá certo?

2 - o método de brassagem vai ser o BIAB (apenas informação).

3 - quanto a "água total", li de várias pessoas que usam o BIAB adicionam esse total de água na panela e não fazem lavagem dos grãos, o problema é que minha panela é de 15,8 litros apenas. Teria como eu colocar menos água e fazer a lavagem antes da fervura (não tenho densímetro/refratômetro AINDA, não vou poder calcular a OG) para tentar levar os 12 litros esperados pro fermentador?

Após a brassagem eu posto fotos aqui no fórum!

Desejem-me sorte!

Abraços!!

O teu item 2 explica o 1. Sem problemas.
Coloca o que conseguires na panela e a diferença podes fazer uma "lavagem" com o malte já fora do mosto.
Boa brassagem!
 
O teu item 2 explica o 1. Sem problemas.

Pois é, o que eu achei estranho é que o livro usa o método de 2 panelas, na receita original a litragem de apronte é 23 litros, eu redimensionei todos os itens. Parece tão pouco. Tenho medo que a cerveja fique "fraca" ou "aguada" por causa da relação malte x água.

No mais, muito obrigado pelas respostas!!
 
Pois é, o que eu achei estranho é que o livro usa o método de 2 panelas, na receita original a litragem de apronte é 23 litros, eu redimensionei todos os itens. Parece tão pouco. Tenho medo que a cerveja fique "fraca" ou "aguada" por causa da relação malte x água.

No mais, muito obrigado pelas respostas!!

Só para entenderes o cálculo da água aproximado:

litragem final (12l) + peso do malte (2.3l) + Evaporação de 10% (1.4l)
+/- 16 litros de água para essa receita que vc colocou...

Absss
 
Uma outra dúvida: "Malte cristal claro/Caramunich II 5g"
Será que vai dar alguma diferença na cerveja essa quantidade ínfima de caramunich?
 
Uma outra dúvida: "Malte cristal claro/Caramunich II 5g"
Será que vai dar alguma diferença na cerveja essa quantidade ínfima de caramunich?

5g? Vai tranquilo. É só para dar uma leve, mto leve, cor...
 
Show de bola!

OBS: é minha primeira brassagem, estou um pouco receoso que saia uma água suja, por isso quero tirar o máximo de dúvidas possível! Desculpa ser muito chato e obrigadão pelas respostas, Ronaldo!
 
Olá, amigo. Bom dia.

Você pretende começar a panela com o volume de água "full mash" (quantidade total de água, dispensando assim a etapa da lavagem de mosto), ou vai fazer a mostura com uma relação de água/malte menor e adicionar água depois para lavar os grãos?

Abraços!

* Edit: Esquece, pulei seu item 3 acima e agora que li que você já considerou isso rsrs
 
Olá @diegooo, realmente essa era minha dúvida, pois minha panela só cabem 15,8 litros, e eu queria fermentar no mínimo 12 litros, pra isso teria que adicionar 16 litros no início, mas obviamente não dá, então vou fazer a lavagem e tentar acertar "no olho" a densidade pra não ficar muito ruim. Vou marcar minha colher pra saber a quantidade de água na panela, aí vai ficar mais fácil saber o quanto de água vai ficar pro fermentador.
 
Bom, acho que para atingir esse resultado dos 12 litros para o fermentador, o melhor, antes de qualquer coisa, é fazer duas marcas na sua panela (pode ser com aquele lápis de ponta bem grossa, a minha panela está marcada assim), uma com a marca dos 12 litros e outra com uma marca de 13,2 litros (para considerar a taxa de evaporação de água de 10%).

Então, para facilitar sua primeira brassagem, você faria a mostura com o full mash possível e, passado 90 minutos, você suspenderia os grãos acima da panela e "lavaria" eles até atingir 13,2 litros de água, talvez um pouco mais (13,5 litros) para iniciar a fervura. Para fazer essa "lavagem", utilize água por volta dos 76º C.

Acho que é a forma mais fácil e vai funcionar bem para você.
 
Bom, acho que para atingir esse resultado dos 12 litros para o fermentador, o melhor, antes de qualquer coisa, é fazer duas marcas na sua panela (pode ser com aquele lápis de ponta bem grossa, a minha panela está marcada assim), uma com a marca dos 12 litros e outra com uma marca de 13,2 litros (para considerar a taxa de evaporação de água de 10%).

Então, para facilitar sua primeira brassagem, você faria a mostura com o full mash possível e, passado 90 minutos, você suspenderia os grãos acima da panela e "lavaria" eles até atingir 13,2 litros de água, talvez um pouco mais (13,5 litros) para iniciar a fervura. Para fazer essa "lavagem", utilize água por volta dos 76º C.

Acho que é a forma mais fácil e vai funcionar bem para você.

Ótima dica! Mas vi gente colocando a marca na colher, aí posso marcar com algo de ferro mesmo, mas isso não importa.
Obrigado pela ajuda! Vou fazer assim!
 
Bom dia galera!
Fiz minha primeira brassagem ontem, tive alguns imprevistos, um mini-acidente, mas no fim acho que deu certo.

Aqueci água a 68º;
Adicionei os grãos;
Mexi, regulei a temperatura e desliguei o fogão, porém a temperatura continuou subindo até uns 70º, espero que isso não tenha sido um problema;
Após 80 min fiz o mashout em 70º;
Levantei a bag e coloquei um escorredor de macarrão pra ajudar no escoamento, aqui deu um pequeno acidente que a bag + escorredor caíram dentro da panela, caiu um pouco de mosto na minha mão, mas não me queimei (NOTA: comprar um escorredor maior.);
Fiz a fervura durante 70 min (já adicionando os lúpulos no tempo certo);
Resfriamento (demorou perto de 1h, não tenho chiller ou placas, então foi no gelinho mesmo);
Enquanto esfriou, fiz a ativação da levedura;
Adicionei um pouco de mosto à levedura pra equiparar a temperatura;
Mandei o mosto pro fermentador utilizando uma jarra (tudo devidamente limpo e sanitizado) e coando com um voil novamente;
Adicionei a levedura, tampei o balde, fiz o "blow-off" e deixei dentro de uma caixa de isopor com gelo, porém aqui em Joinville fez calor ontem, a temperatura ambiente estava uns 26º, então a temperatura do fermentador estava maior, deixei um tempo assim e cerca de umas 2h depois eu fiz um teste: coloquei o termômetro dentro da minha geladeira e regulei a temperatura no mínimo, o que marcou no termômetro foram 15º. Peguei o fermentador e deixei na geladeira, pois lembro de um tópico do Guenther que ele fala sobre a temperatura dentro do fermentador, que é maior do que a externa, por isso deixei numa temperatura menor, pela receita, devo deixar 7 dias sob 18º. Infelizmente ainda não tenho densímetro ou refratômetro para medir as densidades, então vou ter que seguir a literatura.
Abaixo, seguem as fotos da brassagem.
 
Parabéns pela primeira brassagem amigo. Pelo jeito tudo ocorreu muito bem tirando o pouco que derramou. Eu sou de Joinville também e estou comprando o equipamento para iniciar em breve. Você comprou tudo por aqui mesmo? E os insumos?
 
Opa, obrigado!

Eu comprei tudo na Master Brau (fica ali na Ottokar Doerffel), exceto balança e panela (Mercado Livre), mas vi que isso tem na Meiju (Av. Santos Dumont). Não deu 400 reais tudo, contando os insumos.
 
Bom dia galera!
Fiz minha primeira brassagem ontem, tive alguns imprevistos, um mini-acidente, mas no fim acho que deu certo.

Aqueci água a 68º;
Adicionei os grãos;
Mexi, regulei a temperatura e desliguei o fogão, porém a temperatura continuou subindo até uns 70º, espero que isso não tenha sido um problema;
Após 80 min fiz o mashout em 70º;
Levantei a bag e coloquei um escorredor de macarrão pra ajudar no escoamento, aqui deu um pequeno acidente que a bag + escorredor caíram dentro da panela, caiu um pouco de mosto na minha mão, mas não me queimei (NOTA: comprar um escorredor maior.);
Fiz a fervura durante 70 min (já adicionando os lúpulos no tempo certo);
Resfriamento (demorou perto de 1h, não tenho chiller ou placas, então foi no gelinho mesmo);
Enquanto esfriou, fiz a ativação da levedura;
Adicionei um pouco de mosto à levedura pra equiparar a temperatura;
Mandei o mosto pro fermentador utilizando uma jarra (tudo devidamente limpo e sanitizado) e coando com um voil novamente;
Adicionei a levedura, tampei o balde, fiz o "blow-off" e deixei dentro de uma caixa de isopor com gelo, porém aqui em Joinville fez calor ontem, a temperatura ambiente estava uns 26º, então a temperatura do fermentador estava maior, deixei um tempo assim e cerca de umas 2h depois eu fiz um teste: coloquei o termômetro dentro da minha geladeira e regulei a temperatura no mínimo, o que marcou no termômetro foram 15º. Peguei o fermentador e deixei na geladeira, pois lembro de um tópico do Guenther que ele fala sobre a temperatura dentro do fermentador, que é maior do que a externa, por isso deixei numa temperatura menor, pela receita, devo deixar 7 dias sob 18º. Infelizmente ainda não tenho densímetro ou refratômetro para medir as densidades, então vou ter que seguir a literatura.
Abaixo, seguem as fotos da brassagem.

O problema de não ter um densímetro, é que você não saberá nada sobre o ABV e se a fermentação terminou, então seria interessante conseguir um antes de envasar pelo menos, para ter certeza que está atenuado...

Sobre o mash-out, eu acredito que 70°C ainda é baixo para o mesmo...teria de subir até uns 75°C...e se for fazer a 75°C, não deixe os grãos pois senão vc pode retirar taninos das cascas nessa temperatura....mas mesmo assim, para BIAB normalmente não necessita-se Mash out por um tempo determinado, pois dali você já parte pra fervura, então automaticamente, você já o faz...

Outra coisa, você sanitizou o voil tb? é importante para evitar contaminação...
 
Outra coisa, você sanitizou o voil tb? é importante para evitar contaminação...

Claro, sanitizei com Álcool 70.
Estou com medo de não borbulhar meu "air-lock", fazem umas 18h e ainda não tem nada ali...
 
Claro, sanitizei com Álcool 70.
Estou com medo de não borbulhar meu "air-lock", fazem umas 18h e ainda não tem nada ali...

Dá uma olhada se o balde está bem vedado mesmo...pode forçar bem as laterais até ouvir um "click" alto
 
Dá uma olhada se o balde está bem vedado mesmo...pode forçar bem as laterais até ouvir um "click" alto

Tá bem vedado sim, ontem antes de começar eu testei o fermentador, foi até difícil abrir ele depois haha, não tirei o lacre da tampa.
 
Sobre sua mostura, acho que da próxima você poderia tentar colocar o strike acima de 68°C...normalmente para uns 2kg de grãos, pensando em uma mostura a 67-68°C, eu colocaria um strike de 71-72°C, para que após os grãos adicionados, ela caia pra 67-68°C...
 
Sobre sua mostura, acho que da próxima você poderia tentar colocar o strike acima de 68°C...normalmente para uns 2kg de grãos, pensando em uma mostura a 67-68°C, eu colocaria um strike de 71-72°C, para que após os grãos adicionados, ela caia pra 67-68°C...

É, eu não detalhei, mas eu deixei subir um pouco mais de 68ºC justamente pela temperatura mais baixa do malte, pra equiparar. Mas obrigado pela dica!
 
Tá bem vedado sim, ontem antes de começar eu testei o fermentador, foi até difícil abrir ele depois haha, não tirei o lacre da tampa.

Boa noite dalcarobo!!!

Como esta a fermentação? Tem atividade no air lock? Cara, sobre o lacre da tampa do fermentador... tira ela. Veda muito mais fácil. A primeira vez que fui fazer o teste achei que tinha vedado, mas na verdade não tinha. Tirei o lacre e ai sim o trem funfou.

Abraço.
 
Boa noite dalcarobo!!!

Como esta a fermentação? Tem atividade no air lock? Cara, sobre o lacre da tampa do fermentador... tira ela. Veda muito mais fácil. A primeira vez que fui fazer o teste achei que tinha vedado, mas na verdade não tinha. Tirei o lacre e ai sim o trem funfou.

Abraço.

Bom dia VitorHugo!

Bom, domingo eu abri o fermentador pra ver (coisa de principiante, aposto) e as bixinha tavam trabalhando, uma atividade frenética, aí removi o lacre da tampa e dei uma prensada mais forte e ela vedou e NA HORA o "air-lock" (que não é bem um air-lock) começou a borbulhar a cada 2s.
Ontem a atividade do air-lock estava mais amena, borbulhava a cada 3-4s, tomei uma provinha "disso" (não posso chamar isso de cerveja ainda), estava com gosto de pão, mas com nuance de cerveja!
Eu não tenho como medir densidade, então vou seguir a literatura+tempo de "gap" pra ter certeza que terminou a fermentação, ou seja, lá por terça que vem.
 
Bom dia VitorHugo!

Bom, domingo eu abri o fermentador pra ver (coisa de principiante, aposto) e as bixinha tavam trabalhando, uma atividade frenética, aí removi o lacre da tampa e dei uma prensada mais forte e ela vedou e NA HORA o "air-lock" (que não é bem um air-lock) começou a borbulhar a cada 2s.
Ontem a atividade do air-lock estava mais amena, borbulhava a cada 3-4s, tomei uma provinha "disso" (não posso chamar isso de cerveja ainda), estava com gosto de pão, mas com nuance de cerveja!
Eu não tenho como medir densidade, então vou seguir a literatura+tempo de "gap" pra ter certeza que terminou a fermentação, ou seja, lá por terça que vem.

Olá amigo, você esta usando balde de 20 litros? Estou tendo problemas com os meus baldes de 10 Litros do Lamas.

Se for possivel, adquire um densimento / proveta. É importante para acompanhar a fermentação primaria para avançar para etapa de fermentação secundária e posteriormente maturação.

Abraço e boa sorte na sua Cerva.
 
E aí cara, considere tb adquirir uma licença do BeerSmith, vai te ajudar muito com todos esses cálculos.
 
Quanto ao densímetro, eu vou comprar um refratômetro e fazer as correções, fiz pouca cerveja, então não teria muito desperdício.

Quanto ao BeerSmith, eu tenho uma versão trial, mas ganhei um livro com várias receitas e estou usando ele como referência.

Hoje tirei uma pequena prova, está com cor de cerveja, um pouco mais turvo e "sujo", o sabor ainda está de fermento, mas já tem algum toque de álcool e um pouco de gás.
 
Boa noite, adicionei o mosto no fermentador sábado e o manti na geladeira até hoje (quinta-feira), foram 5 dias em temperaturas entre 13-18ºC, infelizmente não tenho um controle efetivo de temperatura.

A literatura que estou seguindo, fala pra eu deixar ele até sábado nessa temperatura (7 dias) e após, subir para 20ºC para fermentação secundária. Porém aqui no fórum, em vários posts (inclusive no tópico fixo do Guenther) é aconselhável deixar em temperaturas mais baixas por uns 4-5 dias, e depois subir gradativamente até uns 20-22ºC e deixar assim por uns 7 dias, depois baixar novamente à 0ºC para o coldcrash e envasar.

O que vocês sugerem que eu faça?

Ah, uma amostrinha que tirei agora há pouco:
https://drive.google.com/file/d/0B10dw2KCLBWldnhEZG9QX3BJSjA/view?usp=sharing
 
Pois é, não tinha comprado o refratômetro ainda ($$$$), não vou usar densímetro pois eu estou fazendo quantidades muito pequenas de cerveja, então não quero que haja muito desperdício. Já encomendei o refratômetro, estou esperando chegar. O problema é que estou um pouco perdido no que tange às temperaturas, pois em vários lugares tem muitas informações diferentes...
 
Boa noite, adicionei o mosto no fermentador sábado e o manti na geladeira até hoje (quinta-feira), foram 5 dias em temperaturas entre 13-18ºC, infelizmente não tenho um controle efetivo de temperatura.

A literatura que estou seguindo, fala pra eu deixar ele até sábado nessa temperatura (7 dias) e após, subir para 20ºC para fermentação secundária. Porém aqui no fórum, em vários posts (inclusive no tópico fixo do Guenther) é aconselhável deixar em temperaturas mais baixas por uns 4-5 dias, e depois subir gradativamente até uns 20-22ºC e deixar assim por uns 7 dias, depois baixar novamente à 0ºC para o coldcrash e envasar.

O que vocês sugerem que eu faça?

Ah, uma amostrinha que tirei agora há pouco:
https://drive.google.com/file/d/0B10dw2KCLBWldnhEZG9QX3BJSjA/view?usp=sharing


Cara, 13ºC é muito baixo pra Ales. Vc pode colocar o fermento em dormência e interromper a fermentação. O ideal é começar mais baixo sim, como indica o Guenther, mas depois do primeiro ou segundo dia de fermentação, deixe a temperatura ir subindo gradativamente até uns 25ºC. Se a atividade do seu air-lock já diminuiu, deixe subir a partir de agora. O que pode ocorrer com a sua fermentação é atenuar pouco devido à baixa temperatura. Por isso, como vc não tem densímetro o ideal é prolongar o tempo pra garantir. Deixe a 25ºC uns 5 ou 7 dias. Vá provando a cerveja. Ele não deve ficar docinha. Depois disso parte pro resfriamento e maturação.
Bem, essa é a minha opinião. Valeu
 
Deu uma abrida no fermentador agora e tirei uma foto (abaixo), não é o que eu esperava (não sei se está certo), mas acho que deveria ter alguma espuma mais densa em cima...

Será que vou ter que jogar fora?

https://drive.google.com/file/d/0B10dw2KCLBWleXY4UEdKZmkwZ0U/view?usp=sharing


Cê é loko cachoêra?!!! Jogar fora? A cor está linda, a espuminha está normal. E tem outra, cerveja, mesmo que seja ruim, os amigos ajudam a beber e mentem pra vc que ficou boa!!! Siga com o planejado até o final. Vai sair cerveja desse balde!!!! Boa sorte
 
Legal cara! Obrigado pelas dicas!

Vou fazer isso hoje então, já que amanhã fecha os 7 dias recomendados no livro. O problema é que não tenho um controle de temperatura fora da geladeira, vou ver o que posso fazer com uma caixa de isopor que tenho em casa. Vou deixar uns 7 dias dentro dela, e adicionar gelo de manhã e à noite.

Ao longo da semana vou postando aqui os resultados.

Obrigado!
 
Legal cara! Obrigado pelas dicas!

Vou fazer isso hoje então, já que amanhã fecha os 7 dias recomendados no livro. O problema é que não tenho um controle de temperatura fora da geladeira, vou ver o que posso fazer com uma caixa de isopor que tenho em casa. Vou deixar uns 7 dias dentro dela, e adicionar gelo de manhã e à noite.

Ao longo da semana vou postando aqui os resultados.

Obrigado!


Vc já leu este post do Guenther?

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
 
Sim, li umas 4x haha por isso que falei que existem várias informações que as vezes são muito diferentes umas das outras, e não sei qual acompanhar.
 
Sim, li umas 4x haha por isso que falei que existem várias informações que as vezes são muito diferentes umas das outras, e não sei qual acompanhar.


Legal. Tem também os tópicos fixos nos posts sobre fermentação. É muito bom ler. As recomendações do Guenther sobre fermentação são baseadas na experiência dele e leituras do livro Yeast. Fonte muito confiável. Vai na fé mano!
 
Cê é loko cachoêra?!!! Jogar fora? A cor está linda, a espuminha está normal. E tem outra, cerveja, mesmo que seja ruim, os amigos ajudam a beber e mentem pra vc que ficou boa!!! Siga com o planejado até o final. Vai sair cerveja desse balde!!!! Boa sorte

HAHAHAHA agora que vi esse teu comentário! Estava comentando com amigos que fazem cerveja e disseram que a minha está há "muito tempo" na geladeira, que é melhor aumentar um pouco a temperatura e deixar assim por um tempo, é o que vou fazer hoje quando chegar em casa!
 
Back
Top