Primeira Brassagem - Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Olá pessoal, sou novo no fórum e na arte de fazer cerveja.

Fiz minha primeira brassagem e tive alguns (ou seriam vários ?) problemas, quem puder me ajudar, ficarei agradecido.

Receita de uma ESB:

5,00 kg Malte Pale Ale
0,50 kg Malte Crystal
0,25 kg Malte Caramunich
15 g Lúpulo Target (60 minutos)
12 g Lúpulo First Gold (60 minutos)
10 g Lúpulo Goldings (5 minutos)
5 g Lúpulo Northdown (5 minutos)
1 pacote fermento S-04
15 litros de água para brassagem
15 litros de água para lavagem

OG: 1,056
FG: 1,014
ABV: 5,5 %
IBU: 38,4
SRM: 13,4

Moagem: utilizei um moedor de discos, e não sei exatamente como é uma moagem correta, mas tentei chegar o mais perto das imagens que vi na net, não sei se consegui.

Brassagem: minha receita estava programada para 60 minutos, mas ao fim fiz o teste do iodo e ainda estava escuro, prorroguei por mais 30 minutos, mesmo assim continuou reagindo no teste do iodo. Neste ponto fiquei na dúvida se parava ou continuava, como nunca tinha visto ninguém falando de brassagem por mais de 90 minutos, decidi parar. O que pode ter dado errado para que após 90 minutos ainda ter amido para extrair?

Filtragem: após o fim da brassagem transferi para uma outra panela com fundo falso e fiz a filtragem por uns 20 minutos aproximadamente. A quantidade de mosto extraído foi bem pouca (não medi, mas acho que tinha uns 4...5 litros), é isso mesmo, ou teria que ser mais?

Lavagem: nesta etapa fiquei com algumas dúvidas, a primeira é se eu teria que fazer a recirculação a medida que ia adicionando água. No começo eu estava fazendo, mas a medida que adicionava me pareceu que o mosto já estava saindo clarificado, então no fim já estava extaindo o mosto direto sem recircular. A segunda dúvida é que eu não consegui levar para a fervura os 25 litros desejados, acho que levei uns 20, 21. Minha receita é com 15 litros na brassagem e 15 na lavagem. Eu usei os 15 na brassagem e mais 18 na filtragem. Onde que ajusto pra conseguir os 25 litros? Tenho que alterar a receita no Beer Smith ?

Fervura: aqui tudo certo, só no início que deu de transbordar, mas foi muito pouco. A densidade foi de 1.062 de esperados 1.056, se eu tivesse adicionado mais água correria o risco da cerveja ficar aguada??

Resfriamento: fiz com um chiller de imersão (de inox) com a panela dentro de um balde com gelo, acho que consegui resfriar em aproximadamente 25 minutos, esse tempo está bom?

Transferi para o fermentador (apenas abrindo a torneira) e no "olhômetro" acho que tinha uns 13 litros de mosto. Tenho que arrumar uma maneira pra fazer as medições durante o processo, mas de qualquer maneira achei muito pouco.

Depois medi a quantidade de trub, perdi aproximadamente 3.5 litros, tenho que ajudar esse volume de perda para a próxima vez.

Um dia depois da brassagem o airlock estava em atividade, mas acredito que um pouco devagar. Dois dias depois o airlock estava borbulhando somente a cada 30 segundos, achei estranho, mas como dizem que o airlock sem atividade não quer dizer nada deixei pra lá.

Bom, depois de 7 dias de fermentação medi a densidade, e acabou ficando muito alta, em 1.035...o que pode ter dado errado?

No oitavo dia coloquei para maturar, pois a densidade continuou em 1.035..

Realmente não sei o que esperar, ou se irá sair alguma coisa dessa leva..

Quem puder me orientar, dar algumas dicas agradeço.
 
Amigo uma pergunta... você hidratou o fermento?
Será que 1 pacote só não foi pouco?

Outra coisa, você mediu esta FG apenas uma vez? Você repetiu esta medição nos dias subsequentes para ter certeza que o fermento parou de atenuar?


Em relação à quantidade d agua, dá uma olhada neste post aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405113
 
Não sou experiente pra dizer mas digo o que estudei e já passei...

Moagem: também não sei exatamente o que é o 100% certo, mas fui ajustando pra quebrar só a casca sem virar uma farinha e deu certo nas duas brassagens que fiz até agora.

Brassagem: esse teste do iodo também deu furada pra mim nas duas vezes, pois tem uma questão que ninguém explica que é a diluição... se colocar mais mosto ou menos mosto vai mudar a cor obviamente. Então faço 1h30 e pronto.

Filtragem: não faço.

Lavagem: não faço.

Fervura: sim, pode adicionar água pra fechar a densidade. No beersmith tem uma ferramenta pra ajustar isso inclusive. Você preenche a densidade e volume atual, e coloca o target, ele mostra quanto adicionar água. Não fica aguada porque essa é a densidade que você quer.

Resfriamento: tempo bom. Tô nisso também, mas só com chiller de alumínio, talvez aqui seja mais frio por isso seja melhor.

Olhômetro: faz graduação no balde com uma canetinha.

Trub: 3,5L acho demais, devia ter dado uma pendida na panela pra aproveitar melhor, não leva só aquela sujeirada grossa mesmo.

Airlock: Não é muito base, dizem. Pode não estar bem vedado o balde.

Acho eu que foi pouco fermento sim. Usei 2 pacotes pra 18L no balde.

Mas foi boa cara. É isso aí mesmo. A cerveja vai ficar boa! Abraço.
 
Qual foi a tua temperatura de mosturação? Se foi muito alta, é possível que tenha extraído muitos açucares não fermentáveis.
E ainda outra dica, se tu usa fundo falso, pode fazer a mostura na mesma panela com o fundo falso para a filtragem. Leia esse tópico aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112
 
O teste do iodo voce deve atentar pro seguinte, levar apenas o liquido sem a casca ou pedaços do malte moido. Esses pedaços/cascas fazem o teste do iodo parecer que nao houve conversao, pois ambos possuem alta concentraçao de amido que reage com a cor do iodo, ficando preto.

Vc tirou só liquido para testar a conversao?
 
Valeu pelas dicas até agora pessoal.

Algumas considerações que esqueci:

- Densidade medida com densímetro
- Densidade medida 2 dias seguidos e sem alteração
- Temperatura de mostura 68º graus
- Adicionei o fermento seco direto no balde e fechei o mesmo
- Adicionei 1 pacote de fermento (isso é pouco para 13, 14 litros de mosto ??)
- No teste de iodo não me atentei se levei algum pedaço/casca de malte, simplesmente deixei pingar um pouco de mosto levantando a colher

Em relação aos comentários:

- Vou fazer marcas nos baldes para controlar melhor as quantidades, realmente no "olhômetro" fica complicado
- Eu já tinha lido sobre fazer a mosturação na panela com o fundo falso, mas não senti confiança em fazer dessa maneira da primeira vez
- Também achei muito alta a perda de 3.5 litros de trub, como posso fazer pra diminuir, inclinar um pouco a panela? não corre o risco de ir sujeira junto?
 
Valeu pelas dicas até agora pessoal.

Algumas considerações que esqueci:

- Densidade medida com densímetro
- Densidade medida 2 dias seguidos e sem alteração
- Temperatura de mostura 68º graus
- Adicionei o fermento seco direto no balde e fechei o mesmo
- Adicionei 1 pacote de fermento (isso é pouco para 13, 14 litros de mosto ??)
- No teste de iodo não me atentei se levei algum pedaço/casca de malte, simplesmente deixei pingar um pouco de mosto levantando a colher

Em relação aos comentários:

- Vou fazer marcas nos baldes para controlar melhor as quantidades, realmente no "olhômetro" fica complicado
- Eu já tinha lido sobre fazer a mosturação na panela com o fundo falso, mas não senti confiança em fazer dessa maneira da primeira vez
- Também achei muito alta a perda de 3.5 litros de trub, como posso fazer pra diminuir, inclinar um pouco a panela? não corre o risco de ir sujeira junto?


Mais alguma dica pessoal ?
 
Back
Top