Pressão no balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pouts

Member
Joined
Nov 16, 2017
Messages
7
Reaction score
2
Alguém já mediu o qual a pressão que fica no balde antes do airlock permitir a saída do CO2? Tipo, a partir de qual pressã airlock libera a saída do gás?
É pra um projeto da faculdade.
 
Depende do balde.

tenho uns que não conseguem expulsar uma coluna dágua de 5cm, vazam pela tampa. Já minhas bombonas não vazam nada. Medir isto vai ser trabalhoso e vai exigir um pouco de rigor científico.
 
Depende do balde.

tenho uns que não conseguem expulsar uma coluna dágua de 5cm, vazam pela tampa. Já minhas bombonas não vazam nada. Medir isto vai ser trabalhoso e vai exigir um pouco de rigor científico.
Eu estava pensando de outra forma e que independeria do balde (claro, considerando que o balde vede corretamente):

Bastaria conectar o airlock em um sistema com pressão controlada (um tubo em que na entrada conecta-se um gerador de pressão que pode ser um cilindro de um gás qualquer com manômetro e na saída conecta-se o airlock). Aplica-se pressão de forma incremental até que o airlock inicie a borbulha.

É possível/provável que o resultado seja dependente do volume de líquido inserido no airlock.
 
Eu estava pensando de outra forma e que independeria do balde (claro, considerando que o balde vede corretamente):

Bastaria conectar o airlock em um sistema com pressão controlada (um tubo em que na entrada conecta-se um gerador de pressão que pode ser um cilindro de um gás qualquer com manômetro e na saída conecta-se o airlock). Aplica-se pressão de forma incremental até que o airlock inicie a borbulha.

É possível/provável que o resultado seja dependente do volume de líquido inserido no airlock.

alguns baldes inflam e levantam a tampa, vazando Co2 pelos encaixes.
 
Eu estava pensando de outra forma e que independeria do balde (claro, considerando que o balde vede corretamente):

Bastaria conectar o airlock em um sistema com pressão controlada (um tubo em que na entrada conecta-se um gerador de pressão que pode ser um cilindro de um gás qualquer com manômetro e na saída conecta-se o airlock). Aplica-se pressão de forma incremental até que o airlock inicie a borbulha.

É possível/provável que o resultado seja dependente do volume de líquido inserido no airlock.

Tava pensando em fazer isso msm. Mas todos os meus equipamentos ficam na casa da minha familia em outra cidade pq la tem espaço pra brassar!
Fiz a pergunta pra evitar a viagem hahahahaha mas assim que fizer o experimento respondo aqui novamente
Obrigado galera!
 
Posso estar sendo simplório, corrijam-me os mais estudados, mas não poderia se calcular a pressão exercida pela coluna de líquido e então deduzir que, para que haja o borbulhar, a pressão do CO2 no interior do sistema superou a criada pela coluna do líquido?
O airlock é, acima de tudo, uma válvula, a qual atua dentro de parâmetros estabelecidos. Uma válvula de alívio é projetada e comercializada de modo a sabermos a pressão que suporta e quando será acionada, o que não nos permite saber isto de um airlock é a dependência da massa do líquido inserido em seu interior e a coluna de líquido existente.
Como há a volatilização dos líquidos, em especial do álcool, é complicado assumir um valor exato para esta questão, haja visto que a coluna muda. O interessante seria padronizar um tamanho de airlock, com intervalos de mínimo e máximo para a coluna de líquido (de modo a minimizar a pressão, mas ser suficiente para que não haja um gape no processo de liberação do CO2) e, então, expor a variação de pressão interna em gráfico e relacionar a pressão com intervalo de borbulhar. Após a teoria, poderia se corroborar isto com o uso de manômetros, como já sugerido.
Isto é até interessante para estudar a interferência da pressão na fermentação, com relação à produção de esteres/fenóis e como maximizar isto, sem precisar recorrer à fermentação de tanque aberto, ou minimizar aumentando a pressão, mas não a ponto de interferir no rendimento.
 
Back
Top