Preparativos 1ª brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dudulomeu

Active Member
Joined
Nov 9, 2014
Messages
25
Reaction score
5
Fala ai galera, hj to reunindo tudo que fiz e pesquisei durante os ultimos meses pro momento mais esperado, a primeira brassagem, consegui fazer meu próprio equipamento, comprei insumos de uma galera que já faz aqui na minha cidade e eles mesmo passaram a receita, o que facilitou muito.
agora vou listar aqui meus equipamentos e o processo que pretendo fazer amanha, gostaria de fazer isso para os mais experientes identificarem possiveis erros ou equivocos que eu possa estar cometendo, por ser a primeira vez vou improvisar um pouco, mas minha intenção é melhorar esses equipamentos para futuras produções maiores e menos amadoras.

EQUIAMENTO:

1 Caldeirão 12 lts com válvula e bazooka feita a partir de malha de aço
1 Caldeirão 10lts sem válvula
2 baldes fermentador 15lts com válvula
1 termometro
1 airlock caseiro
1 colher de pau
1 escumadeira
1 fogão industrial 3 bocas de alta pressão
1 caixa de isopor 100 lts

Receita:
10 lts de IPA
Malte pilsener 2,3 kg
Malte carared 250g
Malte carrafa 25g

lupulo columbos 5g
lupulo bravo 2,5g
lupulo mittel 5g

fermento t-58
8lts de agua

Procedimentos:

Moer o malte.
Ferver a agua até 70º
Adicionar o malte
Manter a 68º por 1 hora
Fazer teste do iodo
Aquecer até 78º
descansar por 10 min
Fazer recirculação até clarear o mostro
Abrir válvula e passar para panela da fervura
Adicionar mais agua a 68º até completar os 10lts
Adicionar lupulo columbus
Deixar ferver
50 min adicionar lupulo bravo
fim da fervura adicionar lupulo mittel
Refriar na caixa de isopor com gelo até atingir temperatura de 20~30º
despejar no fermentador
adicionar fermento
tampar fermentador
colocar em local com temperatura próxima a 18º constante

Processo de amanhã concluído, depois faço maturação e envase por priming.

OBS: Irei sanitizar tudo com alcool 70.

Desconsiderar erros ortográficos e confusão nos nomes de ingredientes.

Dúvidas:
Posso despejar a panela de fervura no fermentador sem problema ou é necessário uma válvula?

Devo usar um densimetro ou por enquanto não é tão necessário?

Moer os grãos no liquidificador é mt arriscado?

A quantidade de água está boa e é suportada pelas panelas que tenho?


Irei postando aqui os passos até a primeira degustação da cerveja!
Estou aberto a criticas sugestões e alterações no processo!

valeu!
 
A colher de pau não é indicada por ser de difícil higienização.

Após a fervura deve ser feito um whirpoll para separar o trub de lúpulo. Uma torneira nessa panela facilitaria a passagem para o fermentador.

O densímetro ajudaria muito na hora de saber se a fermentação finalizou, além de permitir a estimativa de alcool da sua cerveja.
 
Olha quando fiz a minha primeira leva sem o densímetro não consegui ver a OG que deve ter ficado muito alta, ai não consegui fazer a correção.
Moer no liquidificador é demorado e não fica muito bom. O que eu fiz na primeira brasagem quando eu não tinha o moinho foi usar um cilindro de pão, deu um pouco de trabalho mas ficou melhor que no liquidificador.

Não tenho muita experiência então acho melhor esperar os comentários dos caras ai, que nos ajudam muito, rsrsrsrs.
 
@dudulomeu , a colher de pau não é recomendada mas é ate tranquila desde que vc não use ela após a fervura e resfriamento.. de preferencia para materiais lisos e inertes..

Quanto a moer os grãos no liquidificador, também não é recomendado porque vc vai estraçalhar as cascas, que são fundamentais para a filtragem durante a lavagem do mosto. A questão aqui é moer os grãos de modo as cascas apenas abrirem e não triturá-los.

O densímetro é interessante pra vc saber se atingiu a OG, sua eficiência, atenuação (saber quando a fermentação terminou) e o grau alcoólico. Porém, não é fundamental.. quanto a questão de corrigir o mosto apos pronto, não recomendo.. se teve eficiência menor, litragem menor, etc, paciência.. segue o processo. o Fundamental e você rever seu processo como um todo, tentar entender o que poderia ser melhorado e ajustar na próxima brassagem. Na maioria dos casos, corrigir o mosto não tem um resultado tão melhor que valha a pena mexer.

Seu caldeirão de fervura é de 10 litros? Entenda que vc vai ferver 10L e seu resultado final vai ser menor porque fervura de 60minutos tem evaporação consideravel. (ex:7,5L após evaporação). então sua leva é pra 7,5L de mosto/cerveja, e não de 10L.. se vc calcular no beersmith como leva final pra 10L vc vai ter um resultado de 7,5L com OG, FG, IBU etc, maiores que o calculado.. porém pode proceder com adição de água pre fervida pra completar seus 10L. Só tenha este processo em mente antes, pois a quantidade de agua influencia na conversão do amido dos grãos e na extração de amargor dos lúpulos. O beersmith tem essa função nele. e te ajuda nisso também.

No caso, se vc tem um caldeirão maior de 12L com bazzoka, pode considerar como opção remove-la, e ferver na mesma panela que tem maior litragem.. conseguindo algo mais próximo dos 10L finais.

Boa sorte ai.
espero ter ajudado.
Abs
 
pelo tamanho da tua leva, se for usar o fogareiro industrial, não coloca toda pressão...
tu quer fazer uma IPA... a fervura pode ser menos intensa e por mais tempo (eu curto tal técnica)...

E outra, se ficar pouca quantidade de litros após a fervura, tu pode completar com água até chegar na quantidade calculada para tua leva... (não é a melhor técnica, mas funciona bem tb!)

sobre os grãos e o liquidificador... não é bom... mas se não tiver outro jeito, vai lá!!! MAS, tenta separar a metade dos teus grãos e usa um cilindro de pão (como o amigo acima indicou), dá trabalho "paca", mas tu vai conseguir fazer a clarificação sem entupir tua bazooka!!! na próxima leva, compre teus grãos já moídos... (malteshop eu sei que vende moído se for solicitado...)

ah, sobre a colocação do lúpulo.... primeiro tu ferve tua leva, quando começar efetivamente a ferver, ai tu faz a contagem do tempo... e a primeira lupulagem "normalmente" é feita aos 60 min... então não coloque o lúpulo na panela de fervura antes da fervura começar efetivamente.... (não que vai estragar tua ceva, mas tu vai perder a cálculo para o IBU. Tal cálculo ocorre pela razão entre fervura e tempo, se tu colocar o lúpulo antes de ferver já vai começar a isomerizar alguma coisa até alcançar fervura...)

e sobre o processo, pensa sempre que o mas importante é a temperatura de fermentação... tenta utilizar tua caixa de isopor (colocando água e gelo) para manter a temperatura da ceva estável... o bom seria colocar um sensor na parede do fermentador... mas se não for possível.... coloca o termometro na água dentro do fermentador que é o mais próximo que tu vai ter da real temperatura da ceva....

boas cevas!!!!
 
Só complementando que além da perda da fervura, tem a perda do trub que dificilmente baixará de 1 litro, ainda mais se for sifonado, sem chiller e sem whirfloc.
Não é fácil formar o tal cone de trub, ainda mais resfriando na água + gelo ao invés de chiller, pois geralmente a panela acaba balançando um pouco durante o resfriamento...
 
Meu amigo,alguns itens importantes conforme já falado:
1-colher de pau esquece ,impossível sanitalizar,ela acumula muitos resíduos que certamente vai contaminar sua cerveja .
2-compraria um refratometro ,extremamente útil ,utiliza apenas algumas gotas da cerveja para medição e vc encontra muitos sites para correção dos valores .no mercado livre encontra a partir de 140,00. Nos USA sai por 20 dólares .
3-a moagem no liqüidificador fará com que você tenha uma eficiência muito menor ,irá triturar demais ,formando muito pó.pensaria em um moedor tipo moinho para cereais .
Vale a pena investir mais um pouco para que você tenha resultados um pouco melhores .
E,meu amigo ,é muito bom tomar uma cerveja feita por nós mesmo .
Vai em frente ,invista que vale a pena .
Abç
 
E lembre-se, o controle da temperatura da brassagem eh tao ou mais importante que o da fermentação, NUNCA se esqueça disso!!!
 
fala galera, ontem realizei a brassagem, fiquei muito feliz, embora tenha acontecido alguns imprevistos, mas o importante é que o primeiro passo foi dado e das próximas vezes terei a experiência necessária para não cometer os mesmos erros e me preparar melhor.
eu acabei usando uma coler de aluminio, e moi os grãos em um processador de alimentos walita que tem uma opção "moer" acho que deu certo pois quebrou a casquinha da maioria dos grãos e não triturou a ponto de esfarinhar, e preferi deixar alguns inteiros do que moer mais.

O aproveitamento foi baixo, fiz a receita para 10 lts deve ter dado cerca de 7.
Achei que ficou muito escura mesmo realizando a recirculação.

agora o erro que pode ter sido crucial para o fracasso da produção, cometi um erro muito basico, coloquei o fermento com a cerveja antes de resfriar.
por sorte ainda tinha 1/3 do saquinho e eu lembrei que ele precisava ser adicionado com ela abaixo de 30º, então esperei esfriar e adicionei o resto, mas mesmo assim não sei se vai dar certo, o que acham?

sobre a fermentação tenho 2 dúvidas, estou tendo dificuldade para manter a 18º.
é melhor errar um pouco pra mais ou pra menos na temperatura? cheguei a deixar a 21º e depois tentei baixar pra 18 acabou indo pra 14, o que é melhor?

e outra coisa, o balde fermentador tem que ficar imóvel ou posso deslocar ele?

bom, é isso. Fiquei muito contente apesar dos erros, provavelmente ela não vai ficar uma cerveja muito boa, mas só de ter sido feita por mim terá seu valor.
farei uma próxima brassagem no inicio de dezembro.
abraço a todos
 
fala galera, ontem realizei a brassagem, fiquei muito feliz, embora tenha acontecido alguns imprevistos, mas o importante é que o primeiro passo foi dado e das próximas vezes terei a experiência necessária para não cometer os mesmos erros e me preparar melhor.
eu acabei usando uma coler de aluminio, e moi os grãos em um processador de alimentos walita que tem uma opção "moer" acho que deu certo pois quebrou a casquinha da maioria dos grãos e não triturou a ponto de esfarinhar, e preferi deixar alguns inteiros do que moer mais.

O aproveitamento foi baixo, fiz a receita para 10 lts deve ter dado cerca de 7.
Achei que ficou muito escura mesmo realizando a recirculação.

agora o erro que pode ter sido crucial para o fracasso da produção, cometi um erro muito basico, coloquei o fermento com a cerveja antes de resfriar.
por sorte ainda tinha 1/3 do saquinho e eu lembrei que ele precisava ser adicionado com ela abaixo de 30º, então esperei esfriar e adicionei o resto, mas mesmo assim não sei se vai dar certo, o que acham?

sobre a fermentação tenho 2 dúvidas, estou tendo dificuldade para manter a 18º.
é melhor errar um pouco pra mais ou pra menos na temperatura? cheguei a deixar a 21º e depois tentei baixar pra 18 acabou indo pra 14, o que é melhor?

e outra coisa, o balde fermentador tem que ficar imóvel ou posso deslocar ele?

bom, é isso. Fiquei muito contente apesar dos erros, provavelmente ela não vai ficar uma cerveja muito boa, mas só de ter sido feita por mim terá seu valor.
farei uma próxima brassagem no inicio de dezembro.
abraço a todos

Vc reidratou em água esse 1/3 de pacote?

É melhor errar pra baixo na temperatura de fermentação e também tentar manter estável essa temperatura, grandes flutuações são ruins.

O balde pode ser deslocado sem problemas.

É isso aí, primeiras vezes é assim mesmo, errando e aprendendo.

Abraço!
 
Galera, seguinte, hj botei a ceva pra maturar, eu fiz o procedimento, não deixei o trub passar pro maturador, botei em uma geladeira a 4º +-, agora a tarde tirei um pouco do mostro pra experimentar e não agradei muito, a ceva ta muito concentrada com mt amargor uma cor longe da que queria, meio leitosa, não tem aspecto de cerveja ainda, isso é normal? como é minha primeira leva n tenho noção alguma, tem algo que eu possa fazer pra melhorar?
 
tem sim. no balde fermentador passando pro maturador e no copo que tirei um pouco agora já gelado pra experimentar.
 

Attachments

  • image (5).jpg
    image (5).jpg
    135.4 KB · Views: 71
  • image (6).jpg
    image (6).jpg
    192.1 KB · Views: 71
Aparentemente está normal sim, se vc fez uma IPA pra 10 litros e ficou com 6 ela vai sair uma cerveja mais forte e bem mais amarga.
A aparencia dela está normal, lembre de ter paciencia com a fermentação. Depois vai mandando as atualizações.

Dica: Não precisa fazer essa transferencia para o maturador. pode fazer tudo em um balde só
 
Aparentemente está normal sim, se vc fez uma IPA pra 10 litros e ficou com 6 ela vai sair uma cerveja mais forte e bem mais amarga.
A aparencia dela está normal, lembre de ter paciencia com a fermentação. Depois vai mandando as atualizações.

Dica: Não precisa fazer essa transferencia para o maturador. pode fazer tudo em um balde só

agora já fiz, mas tem algo que eu possa fazer pra suavizar esse amargor ou a maturação vai fazer isso? eu deixei fermentar pouco mesmo, porque eu queria fazer logo essa primeira leva pra aprender com os erros e fazer uma leva especial pra virada de ano ai vou fazer com mais calma.
 
@dudulomeu,
o amargor pode até ficar um pouco mais equilibrado com a maturação e um pouco menos desagradável qd a cerveja ficar com gás, mas diminuir (pelo menos que eu saiba) não vai diminuir não.

Qt aos tempos, o maior inimigo da cerveja é a nossa ansiedade hhahaha. Agilizar os processos quase nunca faz bem à cerveja. Tenha bastante calma.
Digo isso pq uma leva para o final do ano, se vc ainda não a fez, acho complicado que fique pronta para beber até la.
 
agora já fiz, mas tem algo que eu possa fazer pra suavizar esse amargor ou a maturação vai fazer isso? eu deixei fermentar pouco mesmo, porque eu queria fazer logo essa primeira leva pra aprender com os erros e fazer uma leva especial pra virada de ano ai vou fazer com mais calma.

Nada impede de vc colocar água filtrada para diluir um pouco a cerveja. Se sua receita era para 10 litros, depois que ferver e abaixar para 7, não tem problema nenhum em completar com água pura e esterilizada, pq na verdade você só vai estar repondo o que saiu na fervura.

Eu pelo menos adiciono a água já no balde fermentador, antes de fechar a tampa para deixar fermentando. Sempre faço levas de 40 litros e divido em 2 baldes de 20 e completo com água para dar o valor certo da receita.

para testar, poe um pouco no copo e vai colocando água de pouco em pouco e provando. Se melhorar é so colocar a água na breja e ser feliz. Você pode inclusive colocar essa água quando for fazer o primming.

Bota 2 litros de água para ferver, coloca o açúcar, deixa uns 10 min fervendo desliga, abaixa a temperatura (No freezer por exemplo) e depois junta esses 2 litros com o resto da cerva, mexe um pouco mais devagar para não pegar muito oxigênio e deixar homogenio e engarrafar.

A quantidade de água certa para acrescentar só vc pode dizer, pq a cerva tem que ficar como vc gosta de beber. Eu testaria no copo ante de fazer isso.

Nunca esqueça que a cerva é sua e vc faz o que vc quiser com ela rsrsrs :rockin::rockin::rockin:
 
Back
Top