Preparando a primeira brassagem pelo Biab - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

muanis

Active Member
Joined
Apr 6, 2016
Messages
44
Reaction score
8
Fala galera,

Fiz o curso do Biab aqui no Rio da Confraria do Marquês, comprei um kit na Malte e Arte em Vila Isabel, fiz um teste de todo o sistema com água para estancar possíveis vazamentos, já instalei o termostato no frigobar que comprei exclusivo e está tudo pronto para a primeira Brassagem.

A primeira inventei uma receita com base na que fiz no curso com algumas alterações devido aos insumos disponíveis na Malte e Arte. Sou casado com uma ruiva nervosa, que ficou ainda mais nervosa quando me viu chegar cheio de tralha em casa dizendo que ia fazer cerveja. Expulsou as tralhas, mas manteve o casamento, e abriguei a minha futura mini cervejaria na casa do meu pai onde tem espaço pra bagunça. Mas em homenagem a Dona Patroa a primeira se chamará Ruiva Nervosa, uma Belgian Ale, que espero ser forte e despertar a enxaqueca da Dona Encrenca no dia seguinte. Se isto ocorrer a bendita primeira cerveja já está aprovada. : )

Vamos a receita:

4 kg de Malte Pale Ale - Castle Malting
0,5 kg de Malte Melano - Castle Malting
0,5 kg de Special Bear (Esse o carinha disse que vai deixar ela bem vermelha lá na loja)
Lúpulo Amarillo 100 gramas (Vou meter 50 gramas com 40 minutos do fim da fervura e outro ao final)
Fermento Belgian Ale Magrove Jack M 27 - 1 pacotinho

Pretendo começar com uns 13 litros de água (mineral ph entre 5-6) e usar uns 2 litros na lavagem do saco do Biab. Com isso chego na proporção de 15 litros para 5kg de malte.

Mesmo tendo feito o curso da Confraria do Marquês fiquei com dúvidas na brassagem e sanitização. Ajudem aí:

1) Fermento: O pacote fala em usá-lo em 23 litros. Com 15 litros coloco todo o pacote ou uso só metade? Li aqui no fórum que errar pra mais é bem melhor que errar pra menos. O que pode acontecer se eu meter o pacote todo?

2) Ainda no fermento. No curso falaram que uma Ale fermenta entre 18 e 21 graus, o pacote fala em 26 e 32, tudo celsius, e aí?

3) Sobre sanitização. O kit vem com um produto chamado Kalyclean 390, que diz ter diluição entre 4% e 10%, ou seja em 2 litros de água dissolvo 200 ml dele ou menos? Aí enxáguo tudo (garrafas e balde) com essa solução?

4) O rótulo do produto diz ser perigosíssimo a ingestão do mesmo. Depois de usar a solução dele com água nos baldes e garrafas, lavo eles novamente com água? Pode ser água do filtro que sempre fica um pouco de cloro ou precisa ser mineral também? Nos baldes vou usar um álcool 70 tb, mas e nas garrafas?

Valeu galera! Toda dica é bem vinda. Tô chegando agora, vasculhando o fórum e aprendendo muito!

Abs!

Rodolfo Muanis
 
Se você quer ter 15 litros ao final, vai precisar de mais água durante o processo. Lembre-se que o grão absorve grande parte desses 13 litros de água inicial.
 
Ah, e um pacote de fermento pra 15 litros tá ok!
 
Qual sua OG @muanis ?
Pelo visto a OG vai ser alta, então um pacote de M27 talvez ainda seja pouco para sua cerveja. Ela vai fermentar, mas vai sofrer com o underpitching.
 
Não joguei minha receita no Biersmith ainda. Instalei no micro de casa e não consegui tempo pra estudar o programa. Não sei a OG.

O que é underpitching?

Sim. É o Special da Castle Malting. Eu acho.
 
Não joguei minha receita no Biersmith ainda. Instalei no micro de casa e não consegui tempo pra estudar o programa. Não sei a OG.

O que é underpitching?

Cara, joga lá então que você consegue ter uma ideia melhor do que você pode ter de resultado final.
Underpitching é quando você inocula a levedura com quantidade de celulas abaixo do ideal para uma boa fermentação.
Dá uma lida nesse tópico que você compreende melhor. Já que não sou bom nisso de "ensinar" hehe
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 

Latest posts

Back
Top