Precipitação pós resfriamento - devo me preocupar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

legendaryhero

New Member
Joined
Mar 10, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Fala galera, sou iniciante na fabricação de cervejas, fiz a minha primeira ontem e encontrei o seguinte problema:

Após ferver e resfriar o mosto com o chiller de imersão, notei o acúmulo de um material turvo no fundo da panela. Como não sabia do que se tratava, tomei o cuidado de não deixar passar para os fermentadores. A pergunta é: fiz certo? Alguém sabe se seria prejudicial à cerveja?

Obs.: a fermentação está ocorrendo normalmente
 
Fala galera, sou iniciante na fabricação de cervejas, fiz a minha primeira ontem e encontrei o seguinte problema:

Após ferver e resfriar o mosto com o chiller de imersão, notei o acúmulo de um material turvo no fundo da panela. Como não sabia do que se tratava, tomei o cuidado de não deixar passar para os fermentadores. A pergunta é: fiz certo? Alguém sabe se seria prejudicial à cerveja?

Obs.: a fermentação está ocorrendo normalmente

Este é o trub. Basicamente são as proteínas coagulando.
 
Fala galera, sou iniciante na fabricação de cervejas, fiz a minha primeira ontem e encontrei o seguinte problema:

Após ferver e resfriar o mosto com o chiller de imersão, notei o acúmulo de um material turvo no fundo da panela. Como não sabia do que se tratava, tomei o cuidado de não deixar passar para os fermentadores. A pergunta é: fiz certo? Alguém sabe se seria prejudicial à cerveja?

Obs.: a fermentação está ocorrendo normalmente

Isso não é um problema. É apenas a formação do trub que vai ocorrer sempre, independente de ser um iniciante ou um cervejeiro profissional. Normalmente se faz o Whirlpool para formar um cone de trub no centro da panela e diminuir o problema. E sim, deve-se evitar de levar este resíduo para o fermentador.
 
Isso não é um problema. É apenas a formação do trub que vai ocorrer sempre, independente de ser um iniciante ou um cervejeiro profissional. Normalmente se faz o Whirlpool para formar um cone de trub no centro da panela e diminuir o problema. E sim, deve-se evitar de levar este resíduo para o fermentador.

Exato, mas também se for para o fermentador não é um problema tão grave. Vais ter cerveja no final.
 
Ontem mesmo eu li no Palmer que um pouco de trub seria benéfico para a fermentação.
Cold break não é problemático, é formado por proteínas que coagularam com a rápida baixa de temperatura.
Porém no hot break, trub formado durante a fervura, existem outras coisas que não devem ir para o fermentador, como polifenóis e lúpulo.

André Wenderosck
 
A palavra trub gera certa confusão as vezes, porque a literatura indica não levar trub para o fermentador.... porém, trub normalmente se refere aos resíduos de lúpulo, que formam cone no centro da panela após whirlpool.

Resto de lúpulo no fermentador não é legal, mas proteína (cold break) não tem problema. Considerem os chillers de placa ou contrafluxo por exemplo... a formação do cold break só ocorre no resfriamento, nesses casos todo o cold break vai pro fermentador... e isso não é problema.
 
A palavra trub gera certa confusão as vezes, porque a literatura indica não levar trub para o fermentador.... porém, trub normalmente se refere aos resíduos de lúpulo, que formam cone no centro da panela após whirlpool.

Resto de lúpulo no fermentador não é legal, mas proteína (cold break) não tem problema. Considerem os chillers de placa ou contrafluxo por exemplo... a formação do cold break só ocorre no resfriamento, nesses casos todo o cold break vai pro fermentador... e isso não é problema.

Preciso Thiago.

Não que um pouquinho do lúpulo da fervura que passe para o fermentador seja "terra arrasada" do lote. O ideal é não levar ele.

Fiz um experimento uma vez em uma cream ale com arroz. Cagad@ minha, comprei flocos de arroz que tinham gordura na formulação, feitos com algo como farinha de arroz, sabe aquelas bolinhas pequenas.
Resultado: mesmo como bag passou uma papa para a fervura que continuou depois e não consegui um whirlpool que garantisse não levar o trub. Depois de 30 min desisti de não levar lixo para o fermentador e toquei tudo da panela no balde. Não ficou lá uma "brastemp" mas ainda o maior defeito da cerveja foi a espuma por conta da gordura.

Moral da história:
Para o novato, não leve trub para o fermentador.Faça de tudo para garantir isto. Se levou alguma coisa, não encana e "segue o jogo".
 
Back
Top