Pre/Pos-Fermentacao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Pessoal,

Então estive com uma dúvida e creio mais uma curiosidade na verdade, por exemplo, por alguma razão não atingimos o OG esperado por nós pra algum estilo... e então “brilhantemente” poderíamos adicionar um fermentável qualquer, açúcar invertido por exemplo, diretamente no processo de fermentação, tipo após ao 2º. ou 3º. dia da fermentação, abrir o fermentador e jogá-lo lá. :confused:

Teoricamente a levedura consumiria tudo isso e transformaria basicamente em álcool e algumas outras coisas... Alguém já fez isso, qual seriam os resultados mais prováveis no final? :mug:
 
Pessoal,

Então estive com uma dúvida e creio mais uma curiosidade na verdade, por exemplo, por alguma razão não atingimos o OG esperado por nós pra algum estilo... e então “brilhantemente” poderíamos adicionar um fermentável qualquer, açúcar invertido por exemplo, diretamente no processo de fermentação, tipo após ao 2º. ou 3º. dia da fermentação, abrir o fermentador e jogá-lo lá. :confused:

Teoricamente a levedura consumiria tudo isso e transformaria basicamente em álcool e algumas outras coisas... Alguém já fez isso, qual seriam os resultados mais prováveis no final? :mug:
Se a pergunta é se pode fazer? Pode.

A galera costuma fazer? Dificilmente.

Eu faço e recomendo? Não faço, e no geral, não recomendo. Prefiro analisar o que eu fiz e calculei errado pra acertar na próxima leva, e além disso, prefiro ter essa cerveja "abaixo" do que eu queria... sem alterações, pra comparar quando eu acertar a leva. Com isso... eu aprendo muito mais, e vale mais a pena do que a correção da cerveja anterior... mas essa é uma opinião pessoal.

Abraço,
 
Pessoal,

Então estive com uma dúvida e creio mais uma curiosidade na verdade, por exemplo, por alguma razão não atingimos o OG esperado por nós pra algum estilo... e então “brilhantemente” poderíamos adicionar um fermentável qualquer, açúcar invertido por exemplo, diretamente no processo de fermentação, tipo após ao 2º. ou 3º. dia da fermentação, abrir o fermentador e jogá-lo lá. :confused:

Teoricamente a levedura consumiria tudo isso e transformaria basicamente em álcool e algumas outras coisas... Alguém já fez isso, qual seriam os resultados mais prováveis no final? :mug:

Então, não sou muito experiente também, mas acredito que apenas ajustaria o grau alcoólico, mas não alteraria o corpo da cerveja (OG) visto que o açúcar é fermentável, e o corpo se baseia nos "não fermentáveis"..

Se eu tiver enganado, por favor, me corrijam.

abs.
 
Guenther,

Entendido, mas deixamos um pouco de lado a questão da correção. O que isso de um modo geral traria para a cerveja, você acha que seria somente o teor alcoólico, conforme nosso amigo Luccasm, citou ou você vê algo além...?
 
Alexandre, só para lembrar, alguns estilos indicam a utilização de açúcar na confecção da cerveja não só para conseguir um maior teor alcoólico mas também para adicionar sabores (candy sugar, melado, mel, etc).
Muita gente faz este tipo de adição durante a fervura. Outros, entre os quais me incluo, preferem fazer isto no final da fermentação primária, quando quase todo material fermentável proveniente do malte está acabando.
Eu recomendo este tipo de adição principalmente quando a quantidade de açúcar for mais significativa pois assim se consegue evitar a interrupção da fermentação que pode acontecer quando o fermento consome grandes quantidades de sacarose (ele vai preferir consumir a sacarose primeiro) e depois não consegue processar a maltose deixando o trabalho incompleto.
 
Valeu Guenther - Zerosa, era mais ou menos essa a minha dúvida, conforme você mencionou.

Claro que depende do estilo mesmo, eu colocavam também durante a fervura e vi em um site gringo (acho que era da Bélgica) o pessoal fazendo a adição no meio/final da fermentação primária. Aí pensei em testar :)

Estou com uma maturando onde usei exatamente esse método 4o. dia fermentação em um total de 8 dias de fermentação. Eu já andei provando um pouco da breja, e achei um tanto "doce", mas ainda não da pra ser ter um parametro adequado... vamos ver como fica no final :tank:
 
Valeu Guenther - Zerosa, era mais ou menos essa a minha dúvida, conforme você mencionou.

Sim depende do estilo mesmo, eu colocavam também durante a fervura e vi em um site gringo (acho que era da Bélgica) o pessoal fazendo a adição no meio/final da fermentação primária. Aí pensei em testar :)

Estou com uma maturando onde usei exatamente esse método 4o. dia fermentação adicionei açúcar invertido em um total de 8 dias de fermentação. Eu já andei provando um pouco da breja, e achei um tanto "doce", mas ainda não da pra ser ter um parâmetro adequado... vamos ver como fica no final :tank:
 
Back
Top