Praticando com leveduras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Pessoal,

Terei um tempo livre na próxima semana e gostaria de aproveitar ele com alguns experimentos com leveduras.

Há cerca de uns 3 meses fiz meu primeiro starter composto por 1 pacote de Nottingham da Lallemand em aprox. 800 ml de solução de DME. O resultante disto e acabei não aproveitando em nenhuma receita e armazenei o mesmo em 3 potes de conserva na geladeira desde então. Abri algumas vezes os potes para aliviar a possível pressão gerada, porém devido a baixa temperatura creio que não seria necessário.

Pois bem, gostaria de aproveitar agora esse material e gerar um novo starter para depois transferir o resultante para alguns tubos tipo falcon para quem sabe praticar contagem etc. Enfim, vale lembrar aqui que sou leigo e estou propondo essa brincadeira baseado nos materiais que tenho lido.

Minha principal duvida nesse sentido é, o que recomendam como base para esta brincadeira? Minha ideia é a seguinte:

Retirar um vidro, deixar 24 horas em temp ambiente ou talvez já em um ambiente há 22º para depois inocular esta em um starter de aprox. 500 ml a 1040 de densidade. Finalizada ai umas 36 horas de agitação no stirplate vou transferir a solução ainda homogeneizada(sem decantar) para alguns tubos e o restante quardar novamente nas conservas em geladeira. Posteriormente vou tentar fazer a contagem dos tubos falcon encima do volume decantado.

O que me dizem?Estaria apenas perdendo tempo com talvez uma levedura já inviável?Ou é valida a brincadeira?
Caso tenham alguma sugestão para este experimento, como disse, terei creio um tempo livre e levedura disponível para isso e o objetivo aqui é aprendizado e não necessariamente o aproveitamento do material posteriormente.

abraços
 
Pessoal,

Terei um tempo livre na próxima semana e gostaria de aproveitar ele com alguns experimentos com leveduras.

Há cerca de uns 3 meses fiz meu primeiro starter composto por 1 pacote de Nottingham da Lallemand em aprox. 800 ml de solução de DME. O resultante disto e acabei não aproveitando em nenhuma receita e armazenei o mesmo em 3 potes de conserva na geladeira desde então. Abri algumas vezes os potes para aliviar a possível pressão gerada, porém devido a baixa temperatura creio que não seria necessário.

Pois bem, gostaria de aproveitar agora esse material e gerar um novo starter para depois transferir o resultante para alguns tubos tipo falcon para quem sabe praticar contagem etc. Enfim, vale lembrar aqui que sou leigo e estou propondo essa brincadeira baseado nos materiais que tenho lido.

Minha principal duvida nesse sentido é, o que recomendam como base para esta brincadeira? Minha ideia é a seguinte:

Retirar um vidro, deixar 24 horas em temp ambiente ou talvez já em um ambiente há 22º para depois inocular esta em um starter de aprox. 500 ml a 1040 de densidade. Finalizada ai umas 36 horas de agitação no stirplate vou transferir a solução ainda homogeneizada(sem decantar) para alguns tubos e o restante quardar novamente nas conservas em geladeira. Posteriormente vou tentar fazer a contagem dos tubos falcon encima do volume decantado.

O que me dizem?Estaria apenas perdendo tempo com talvez uma levedura já inviável?Ou é valida a brincadeira?
Caso tenham alguma sugestão para este experimento, como disse, terei creio um tempo livre e levedura disponível para isso e o objetivo aqui é aprendizado e não necessariamente o aproveitamento do material posteriormente.

abraços

Cara, faça! É divertido e vale a pena se você tomar os cuidados básicos.

Eu faço isso, só que prefiro propagar e guardar apenas um falcon por levedura, pois isso ocupa um mega espaço e eu não tenho geladeira própria pra isso.

Cuide da sanitização e faça em um lugar livre de corrente de ar, de preferência com uma vela (eu uso uma de 7 dias, hehe) ou bico de bunsen acesos na bancada de trabalho.

Sugiro que você leia o livro Yeast, tem muita informação sobre isso, inclusive como montar um mini lab em casa.

PS: A levedura da foto foi 'ressucitada' usando um vial de lama de S04 com quase um ano de idade, então, sim, acho que você tem viabilidade suficiente para sua brincadeira. :)

Abraço.
 

Attachments

  • fermento.jpg
    fermento.jpg
    30.6 KB · Views: 95
Pessoal,

Terei um tempo livre na próxima semana e gostaria de aproveitar ele com alguns experimentos com leveduras.

Há cerca de uns 3 meses fiz meu primeiro starter composto por 1 pacote de Nottingham da Lallemand em aprox. 800 ml de solução de DME. O resultante disto e acabei não aproveitando em nenhuma receita e armazenei o mesmo em 3 potes de conserva na geladeira desde então. Abri algumas vezes os potes para aliviar a possível pressão gerada, porém devido a baixa temperatura creio que não seria necessário.

Pois bem, gostaria de aproveitar agora esse material e gerar um novo starter para depois transferir o resultante para alguns tubos tipo falcon para quem sabe praticar contagem etc. Enfim, vale lembrar aqui que sou leigo e estou propondo essa brincadeira baseado nos materiais que tenho lido.

Minha principal duvida nesse sentido é, o que recomendam como base para esta brincadeira? Minha ideia é a seguinte:

Retirar um vidro, deixar 24 horas em temp ambiente ou talvez já em um ambiente há 22º para depois inocular esta em um starter de aprox. 500 ml a 1040 de densidade. Finalizada ai umas 36 horas de agitação no stirplate vou transferir a solução ainda homogeneizada(sem decantar) para alguns tubos e o restante quardar novamente nas conservas em geladeira. Posteriormente vou tentar fazer a contagem dos tubos falcon encima do volume decantado.

O que me dizem?Estaria apenas perdendo tempo com talvez uma levedura já inviável?Ou é valida a brincadeira?
Caso tenham alguma sugestão para este experimento, como disse, terei creio um tempo livre e levedura disponível para isso e o objetivo aqui é aprendizado e não necessariamente o aproveitamento do material posteriormente.

abraços

Provavelmente suas leveduras ainda estão viáveis.

Quando você tem alguma dúvida sobre a viabilidade delas o ideal é fazer um primeiro starter com nutrientes, sem agitação e com densidade baixa, entre 1.020~1.030 no máximo.

Eu normalmente uso uma canecona mesmo nesse primeiro starter, fervo uns 300ml de água com o DME em 1.025 de densidade mais ou menos, coloco os nutrientes, resfrio a 22C e inoculo, deixando por 24h sem agitação nenhuma. Não retire a levedura da geladeira 24 horas antes, 2 horas já é o suficiente.

Esse primeiro starter não serve exclusivamente para multiplicação das leveduras, mas sim para aumento da viabilidade e para que as células reúnam nutrientes suficientes.

Feito esse primeiro starter eu faço outro starter normal de 1~1.2 litros, também com nutrientes, mas nesse utilizo o agitador magnético e a bombinha de aquário com a pedra difusora por 24h.

Se esse starter já é suficiente para a minha brassagem eu uso ele. Senão, faço outro.

Sempre guardo um tubo falcon na geladeira logo após o último starter e dessa forma posso ter a levedura praticamente a vida toda, contanto que cuide da viabilidade e principalmente da esterilização de tudo nesse processo.
 
@jalexandre estou exatamente nesta parte do yest onde ele fala do lab caseiro, entao sem duvida que a brincadeira que to propondo ai é muito em função dessa leitura!

Geralmente quando mexo com as leveduras faço na bancada ao lado do fogão acesso, mas a ideia da vela também já tinha pensado até pq talvez pela altura da mesma seja mais pratica.

quando falei falcon, na verdade comprei uns tubos em loja de festa infantil (que descobri que se chamam tubetes :confused: ) e vou ferver eles e sanitizar para o uso. Como estou com um bom espaço disponível devo colocar em uns 4 desses e a sobra vai pra conserva. Minha ideia de por em mais de 1 frasco é justamente para me assegurar que minha amostra/proporção está igual em todos pra assim fazer uma regra de 3 e depois poder estimar o total de células.
Pelo que olhei até entao nao há sinais de contaminação sendo assim quem sabe me arrisque futuramente em propagar um vial desses para uma pequena leva experimental

@tomazela curti tua sugestão de iniciar com um valor menor de densidade. Eu comprei agora um frasco de levedo de cerveja para utilizar como nutrientes. Aproveitando o topico estava justamente com duvida de como utilizar o mesmo na proporção e se coloco ele no starter ou no mosto(caso esteja fazendo uma leva de cerveja).
Pergunto isso pois pelo que entendi seria algo como uma capsula desse levedo para quase 20L de mosto, entao para o starter talvez seja complicado essa dosagem. Vou ler de novo o material sobre isso para confirmar essa proporção mas caso saibas me informar agradeço.
Outra duvida, você fala que usa o agitador + a bombinha de aquaria, isso nao seria exagero de oxigenação?
 
@jalexandre estou exatamente nesta parte do yest onde ele fala do lab caseiro, entao sem duvida que a brincadeira que to propondo ai é muito em função dessa leitura!

Geralmente quando mexo com as leveduras faço na bancada ao lado do fogão acesso, mas a ideia da vela também já tinha pensado até pq talvez pela altura da mesma seja mais pratica.

quando falei falcon, na verdade comprei uns tubos em loja de festa infantil (que descobri que se chamam tubetes :confused: ) e vou ferver eles e sanitizar para o uso. Como estou com um bom espaço disponível devo colocar em uns 4 desses e a sobra vai pra conserva. Minha ideia de por em mais de 1 frasco é justamente para me assegurar que minha amostra/proporção está igual em todos pra assim fazer uma regra de 3 e depois poder estimar o total de células.
Pelo que olhei até entao nao há sinais de contaminação sendo assim quem sabe me arrisque futuramente em propagar um vial desses para uma pequena leva experimental

@tomazela curti tua sugestão de iniciar com um valor menor de densidade. Eu comprei agora um frasco de levedo de cerveja para utilizar como nutrientes. Aproveitando o topico estava justamente com duvida de como utilizar o mesmo na proporção e se coloco ele no starter ou no mosto(caso esteja fazendo uma leva de cerveja).
Pergunto isso pois pelo que entendi seria algo como uma capsula desse levedo para quase 20L de mosto, entao para o starter talvez seja complicado essa dosagem. Vou ler de novo o material sobre isso para confirmar essa proporção mas caso saibas me informar agradeço.
Outra duvida, você fala que usa o agitador + a bombinha de aquaria, isso nao seria exagero de oxigenação?

Eu comprei nutriente da Bio4 e eles dizem pra usar em 20 litros uma cápsula ou 1 cápsula para starters de 1 a 2 litros.

Nos meus starters eu adiciono metade da cápsula, metade de uma colher de café de ZIMOVIT T52 e uma pitada literalmente de ácido ascórbico (vitamina C)

Não tem excesso de oxigenação...E mesmo que tivesse não há problema algum afinal oxigenação é ruim somente na cerveja pois oxida...no starter é de boa. O Guenther colocou em um post fixo senão me engano, que a bomba de aquário ajuda e ajuda muito na taxa de crescimento.

Antes de inocular na leva eu deixo decantar na geladeira por pelo menos 24h, onde vejo uma decantação praticamente completa. Então descarto o sobrenadante.

Antes de descartar eu coloco em um copinho e bebo pra ver se está tudo ok.

Normalmente o gosto é de cerveja oxidada...rs

Pode ser levemente ácido, mas nunca em excesso...principalmente pela adição da vitamina C, sem contar que algumas leveduras trazem certa acidez.
 
quando falei falcon, na verdade comprei uns tubos em loja de festa infantil (que descobri que se chamam tubetes :confused: ) e vou ferver eles e sanitizar para o uso. Como estou com um bom espaço disponível devo colocar em uns 4 desses e a sobra vai pra conserva. Minha ideia de por em mais de 1 frasco é justamente para me assegurar que minha amostra/proporção está igual em todos pra assim fazer uma regra de 3 e depois poder estimar o total de células.


Tubete derrete.

Você quer materiais auto clavaveis aqui. Tubos de ensaio ou tubos falcon autoclaváveis são o ideal pra isso, e custam muito pouco, e podem ser reaproveitados N vezes.

Esterilização só ocorre acima da temperatura de fervura, e você já tem um auto clave em casa, e provavelmente chama ele pelo nome errado, tipo panela de pressão. ;)

Abraços.
 
certo...

to anotando tudo aqui...

beber o sobrenadante e observar como eu me comporto por 1 semana - check
tubete derrete - tenho unas 20 pra testar o limite de calor – check

na outra fez fiz a “meia” esterilização em uma panela aberta colocando os frascos dentro, mas pretendo sim aprimorar com minha autoclave...porém vou pegar uma nova pra não contaminar com a orelha de porco da feijoada de semana passada kkkk

a medida que vc falou para usar o nutriente faz sentido...vou realmente fracionar parte da capsula para garantir.
 
Tubete derrete.

Você quer materiais auto clavaveis aqui. Tubos de ensaio ou tubos falcon autoclaváveis são o ideal pra isso, e custam muito pouco, e podem ser reaproveitados N vezes.

Esterilização só ocorre acima da temperatura de fervura, e você já tem um auto clave em casa, e provavelmente chama ele pelo nome errado, tipo panela de pressão. ;)

Abraços.

Bom ter tocado no assunto de autoclavar...

Como se faz de maneira caseira? Bota tudo na panela cobre com água, fecha e deixa na pressão por 15 a 20 min ou tem que fazer outro esquema?

Não costumo autoclavar meus falcons...deixo uma solução de iodophor um pouco mais forte por pelo menos meia hora...dah uma amarelada neles, mas sanitiza.

O iodophor por 10 min mata tudo a níveis hospitalares...

Mas com certeza autoclavando estereliza de fato...
 
se não me engano (só nao lembro onde li se aqui ou no yest) tem um esquema de que tem que cuidar com o espaço quando se faz autoclave para garantir que o vapor tenha acesso a todas as áreas. Ou seja não pode se encher muito a panela com itens para fazer a esterilização.

Acho engraçado que é imensa a maioria aqui no forum que fala de iodophor e as vezes tenho a sensação de que só eu uso PAC...é grande a diferença de um pra outro ou apenas questão de gosto?
 

Latest posts

Back
Top