Pouca retenção em Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Revel

Well-Known Member
Joined
Jul 26, 2015
Messages
62
Reaction score
3
Olá, caros cervejeiros.
Brassei uma Witbier com intenção de ficar mais clássica, apesar de não ter encontrado flocos de trigo.
Segue grist:
46,8% Pilsen
42,6% Malte trigo
8,2% Aveia em flocos
2,4% Munich

OG 1.052 / FG 1.010 fermento T-58
Mosturação 15" em 50º e 90" a 67º
Carbonatada a 6,8g/l

Ficou ótima, porém sem retenção de espuma. Apenas um laço mínimo de nem 2mm.
O que pode ter acontecido?
 
Você abriu com quanto tempo de refermentação na garrafa?
 
12, 15 e 17 dias
A espuma ficou mais estável, bolhas menores e mais densa
Comparando a retenção, sem mudanças
 
Com certeza a causa foi essa parada proteica na brassagem.
Como o único adjunto não maltado que usastes foi a aveia não era necessária quebra proteica, então essa parada acabou quebrando então as proteínas médias dos maltes modificados, que são quem faz a retenção da espuma.
Somente deverias ter feito parada proteica se tivesses usado trigo não maltado.
 
Olá, caros cervejeiros.
Brassei uma Witbier com intenção de ficar mais clássica, apesar de não ter encontrado flocos de trigo.
Segue grist:
46,8% Pilsen
42,6% Malte trigo
8,2% Aveia em flocos
2,4% Munich

OG 1.052 / FG 1.010 fermento T-58
Mosturação 15" em 50º e 90" a 67º
Carbonatada a 6,8g/l

Ficou ótima, porém sem retenção de espuma. Apenas um laço mínimo de nem 2mm.
O que pode ter acontecido?

Cara...minhas Wits tem ficado com esse problema...com parada proteica e sem.

Eu dei uma lida na internet e algumas pessoas relataram que a Aveia têm qtds elevedas de lipídios, que degradam a espuma.

Vou testar uns 4% de aveia na minha próxima leva.
 
Basicamente minha receita de Wit não muda muito, somente depende da disponibilidade de trigo não maltado e dai faço parada proteica ou não, mas sempre com a mesma proporção de aveia, que é bem semelhante à da receita do post.
Nunca tive problema com espuma, pelo contrário, às vezes até acho que passo um pouquinho do ponto no priming e fico com uma espuma bem generosa
 
Com certeza a causa foi essa parada proteica na brassagem.
Como o único adjunto não maltado que usastes foi a aveia não era necessária quebra proteica, então essa parada acabou quebrando então as proteínas médias dos maltes modificados, que são quem faz a retenção da espuma.
Somente deverias ter feito parada proteica se tivesses usado trigo não maltado.

Realmente pode ser a causa, só fico em dúvida ainda por que o amigo aqui testou as duas :confused:
Cara...minhas Wits tem ficado com esse problema...com parada proteica e sem.

Eu dei uma lida na internet e algumas pessoas relataram que a Aveia têm qtds elevedas de lipídios, que degradam a espuma.

Vou testar uns 4% de aveia na minha próxima leva.

Como foram as receitas e as rampas?
 
Eu faço Wit com 50% trigo não maltado (compro grão in natura), 40% Pilsen e 10% aveia em flocos e parada proteica de 20 minutos. Nunca tive problemas.

Uma coisa que notei é que a retenção de espuma só fica no ponto depois de 20~25 dias de garrafa.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Eu faço Wit com 50% trigo não maltado (compro grão in natura), 40% Pilsen e 10% aveia em flocos e parada proteica de 20 minutos. Nunca tive problemas.

Uma coisa que notei é que a retenção de espuma só fica no ponto depois de 20~25 dias de garrafa.

Interessante, já experimentou com flocos de trigo?
 
Interessante, já experimentou com flocos de trigo?
Ainda não, o fornecedor daqui não tinha quando criei a receita.
Me habituei a ir no mercado municipal e comprar o grão em alguma banca. Como eu mesmo faço a moagem, é só mais grão na brincadeira. Vou testar com flocos na próxima leva que fizer.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Eu faço Wit com 50% trigo não maltado (compro grão in natura), 40% Pilsen e 10% aveia em flocos e parada proteica de 20 minutos. Nunca tive problemas.

Uma coisa que notei é que a retenção de espuma só fica no ponto depois de 20~25 dias de garrafa.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Um detalhe importante que só aprendi depois de fazer errado:

A parada proteica deve ser feita com os grãos não maltados e os maltados junto. Por exemplo tens que colocar a aveia, o trigo junto com o malte pilsen para que as enzimas do pilsen quebrem as proteínas dos demais grãos durante a parada. Uma vez fiz só com a aveia e a cevada e não deu certo.
 

Latest posts

Back
Top