Posso usar fogo para queimar o oxigênio? Faz sentido?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jackraulg

Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
24
Reaction score
0
Oi gente.
Tive um pensamento completamente mirabolante, possivelmente nada prático e que talvez não faça nenhum sentido (sou lento em química e física), mas por que não perguntar né.

Atualmente no dia do envase, eu transfiro do balde fermentador para outro e misturo a solução do priming. O problema é o tempo de contato com o oxigênio durante esse processo.

Como o dinheiro ta curto (eufemismo), comprar um cilindro de CO2 ainda não está nos planos. Por isso pensei em dar um jeito de queimar o oxigênio do balde.

Provavelmente faria um suporte para uma latinha com alcool 90º dentro do balde e após transferir a cerva, poria fogo e fecharia o balde. Ou poria fogo antes de transferir ou ainda durante a transferencia.

Faz sentido isso?

PS.: Pensei em fazer isso para cervejas escuras que precisam mais tempo de envelhecimento (tipo 3 meses).

PS.2: Desculpa se estou falando uma bobagem...hehehe com certeza parece bobagem.
 
Que ideia mirabolante mesmo, hahahaha.

Primeiro veja se de fato você realmente tem problemas com oxidação. Um dos seus é exemplos, a cerveja escura, já possui uma proteção natural contra oxidação por conta dos maltes escuros.

Sobre a ideia em si, não sei o quanto vai ser efetivo, é provável que o oxigênio que sobre quando o fogo apagar ainda seja considerável.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Oi gente.
Tive um pensamento completamente mirabolante, possivelmente nada prático e que talvez não faça nenhum sentido (sou lento em química e física), mas por que não perguntar né.

Atualmente no dia do envase, eu transfiro do balde fermentador para outro e misturo a solução do priming. O problema é o tempo de contato com o oxigênio durante esse processo.

Como o dinheiro ta curto (eufemismo), comprar um cilindro de CO2 ainda não está nos planos. Por isso pensei em dar um jeito de queimar o oxigênio do balde.

Provavelmente faria um suporte para uma latinha com alcool 90º dentro do balde e após transferir a cerva, poria fogo e fecharia o balde. Ou poria fogo antes de transferir ou ainda durante a transferencia.

Faz sentido isso?

PS.: Pensei em fazer isso para cervejas escuras que precisam mais tempo de envelhecimento (tipo 3 meses).

PS.2: Desculpa se estou falando uma bobagem...hehehe com certeza parece bobagem.

O problema nem é tanto pelo headspace com oxigênio, mas sim o oxigênio dissolvido no líquido. Por isso uma transferência sem agitação, encostando a mangueira no fundo do balde previne a isso.

O que você pode fazer e seria muito melhor é adicionar um mínimo de prime no balde, para que volte a fermentar. Ao consumir esse açúcar as leveduras tenderão a metabolizar o oxigênio.

Mas acredito que não deva encanar com oxigenio de headspace...fazendo a trafega com cuidado para não agitar, não terá problema com oxidação.
 
Essa técnica é usada para armazenamento de grãos em garrafas PET, funciona muito bem, após socar o grão dentro do PET coloca um algodão com alcool e acende e tampa.Garantem que dura até 6 anos kkkkkk.

No meu caso também pensei em uma gambiarra mirabolante, em criar um "cilindro de CO2" mas ainda não conclui o projeto.

Um extintor pequeno de veiculo, bem limpo, onde furei e adaptei uma válvula de câmara de bicicleta, ai pensei em fazer um gerador de CO2 caseiro, com açúcar e fermento de pão ligado ao extintor, ao fermentar o CO2 seria empurrado pela válvula enchendo o extintor e pressurizando o mesmo. Com ar funcionou que uma beleza...
 
Oi gente.
Tive um pensamento completamente mirabolante, possivelmente nada prático e que talvez não faça nenhum sentido (sou lento em química e física), mas por que não perguntar né.

Atualmente no dia do envase, eu transfiro do balde fermentador para outro e misturo a solução do priming. O problema é o tempo de contato com o oxigênio durante esse processo.

Como o dinheiro ta curto (eufemismo), comprar um cilindro de CO2 ainda não está nos planos. Por isso pensei em dar um jeito de queimar o oxigênio do balde.

Provavelmente faria um suporte para uma latinha com alcool 90º dentro do balde e após transferir a cerva, poria fogo e fecharia o balde. Ou poria fogo antes de transferir ou ainda durante a transferencia.

Faz sentido isso?

PS.: Pensei em fazer isso para cervejas escuras que precisam mais tempo de envelhecimento (tipo 3 meses).

PS.2: Desculpa se estou falando uma bobagem...hehehe com certeza parece bobagem.

Amigo...fico contente e ver que você está preocupado com a oxidação da cerveja e está buscando um forma de evitá-la.

na minha opinião eu não usaria fogo...risco de acidente...

eu uso na mostura Metabissulfito de sódio e funciona bem:
http://globalfood.com.br/saiba-mais-produtos-cerveja/

eu no passado fazia a trasfega pra outro balde e me "kh va" de medo com a oxidação, porém todas que fiz, nenhum oxidou depois de meses engarrafada.
 

Latest posts

Back
Top