Posso mudar temperatura no meio da fermentacao ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiochagas

New Member
Joined
Mar 31, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Ola pessoal...

Estou fermentando minha primeira leva uma IPA com s-04 a 5 dias em 18°, lendo aqui no forum vi que deveria ter iniciado em 18° e aumentado para 20° no segundo dia e terminar em 25°.
Pergunto posso corrigir isso agora elevando para a 20° ou sigo assim e depois aumento gradativamente até 25°.

Obrigado...!
 
O aumentar a temperatura é na fermentação secundaria, não na primária.

Recomendo vc dar uma lida no tópico fixo sobre fermentação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ola pessoal...

Estou fermentando minha primeira leva uma IPA com s-04 a 5 dias em 18°, lendo aqui no forum vi que deveria ter iniciado em 18° e aumentado para 20° no segundo dia e terminar em 25°.
Pergunto posso corrigir isso agora elevando para a 20° ou sigo assim e depois aumento gradativamente até 25°.

Obrigado...!

Não vejo problema algum de você ir aumentando agora. Eu costumo subir um grau por dia no caso de ales. O que não se deve fazer é deixar ao Deus dará com temperaturas oscilantes. isto sim estressa a levedura e pode trazer fatores indesejáveis na produção.
 
Primária não há necessidade de subir, amigo. Mantenha a 18ºC até a atenuação ser completada, depois disso vc começa a subir 1ºC por dia, em média. Claro que isso não é uma regra fixa, há outras formas de proceder, dependendo da experiência e do caso. Valeu!
 
Resposta curta: não, não tem problema. Resposta longa: não existe regra certa para fermentação, ou quantidade de dias para subir temperatura, enfim. O fermento é uma coisa viva e vai reagir de formas diferentes. O que você tem que ter em mente é que a temperatura acelera certos processos bioquímicos, e essa subida pode ser útil para fazer o fermento trabalhar mais rápido ao fim da fermentação (isso acelera alguns processos, como a limpeza do Diacetil). O importante é ter em mente que mudanças bruscas de temperatura são ruins para o fermento, mas as graduais não, até certo limite (aprox 25 graus, às vezes mais, dependendo do fermento). Se você deixar a 18 graus direto, não prejudicará sua breja, apenas vai levar mais tempo para completar a fermentação.
 
Valew pessoal....!!
Vou deixar assim até atenuar e depois aumentar gradativamente até 25..
Obrigado a todos pela atenção.
 
Valew pessoal....!!
Vou deixar assim até atenuar e depois aumentar gradativamente até 25..
Obrigado a todos pela atenção.

O quesito "aumentar" a temperatura, nao significa ligar uma lampada ou resistencia dentro da geladeira, mas sim "soltar" o controlador colocando o setpoint para uns 23-24 graus, mas no momento em que o mosto atenuou uns 75% da Fg. Aos 75% de atenuacao a atividade da fermentacao esta mais lenta e ainda gera calor, dando uma "turbinada" na atividade da levedura, reabsorvendo o dyacetil...geralmente nas minhas fermentações, aos 75% de atenuacao, eu "solto" e para de subir aos 23 graus no quinto dia...deixo dois dias assim e depois derrubo para -1graus....o Dry hopping faço quando solto o controle.
 
Foi lendo algo paracecido que o Guenther escreveu que surgiu a duvida...

> Ales: comece a fermentação a 18 graus. Quando ver as primeiras bolhas do air-lock, deixe mais 1 dia, e então suba a temperatura lentamente (de preferência deixar a temperatura subir sozinha) até os 20 graus. Uma vez nesse patamar, siga nessa temperatura até que a atividade do air-lock comece a ficar lenta, como por exemplo 1 bolha a cada 2 segundos, e então comece a subir a temperatura até 25 graus até terminar a fermentação primária.)
Não sabia se poderia aumentar a temperatura (set point) para 20 ja que estava fermentando a 3 dias em 18.
 
Foi lendo algo paracecido que o Guenther escreveu que surgiu a duvida...

> Ales: comece a fermentação a 18 graus. Quando ver as primeiras bolhas do air-lock, deixe mais 1 dia, e então suba a temperatura lentamente (de preferência deixar a temperatura subir sozinha) até os 20 graus. Uma vez nesse patamar, siga nessa temperatura até que a atividade do air-lock comece a ficar lenta, como por exemplo 1 bolha a cada 2 segundos, e então comece a subir a temperatura até 25 graus até terminar a fermentação primária.)
Não sabia se poderia aumentar a temperatura (set point) para 20 ja que estava fermentando a 3 dias em 18.

Amigo...airlock nao é instrumento de controle, e sim uma valvula de alivio...use densimetro ou refratômetro para medir a atenuacao..
 
Danielsantos...O Guenther não disse que airlock é instrumento de controle, mas que a atividade das bolhas pode ser usado como "dica" do ponto para começar a aumentar a temperatura, e sim somente a estabilização do atenuação medida por no minimo 2 dias indicara o fim da fermentação...
 
Back
Top