Pontos pretos no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Revel

Well-Known Member
Joined
Jul 26, 2015
Messages
62
Reaction score
3
Olá amigos, estava preparando o fermentador, lavei-o com detergente e enxaguei muito bem, inclusive deixei cheio de água por um dia e no outro lavei de novo, dessa vez enchi de água e coloquei um pouco de vinagre pois vi que serve para tirar o cheiro. Agora apareceram uns pontinhos pretos na lateral e no fundo, e dá pra tirar. Alguém sabe o que são e se preciso me preocupar?
Outra coisa, a torneira está vazando no bico, demora, mas vai juntando uma gota lentamente e cai. Isso é normal? Obrigado desde já
 

Attachments

  • P_20150917_114108.jpg
    P_20150917_114108.jpg
    106.1 KB · Views: 94
  • 1442501474585-383328031.jpg
    1442501474585-383328031.jpg
    97 KB · Views: 87
a torneira não é pra pingar, tenho igual a essa nunca pinga
nessa posição que ela tá, não tá 100% fechada precisa girar pro lado direito até travar
 
Opa,

Amigo, não adianta lavar só com detergente e depois usar o vinagre.

Você precisar usar algum sanitizante como ácido peracético ou iodophor, e claro, lavar bem antes. Esses pontos preto provavelmente são fontes de contaminação.

Também não adianta deixar de um dia para o outro só com água. Pode usar até água sanitária diluida de um dia para o outro para lavar a tirar incrustações, mas não dispensa sanitizar no final com pera ou iodo.

Abraço,

Olá amigos, estava preparando o fermentador, lavei-o com detergente e enxaguei muito bem, inclusive deixei cheio de água por um dia e no outro lavei de novo, dessa vez enchi de água e coloquei um pouco de vinagre pois vi que serve para tirar o cheiro. Agora apareceram uns pontinhos pretos na lateral e no fundo, e dá pra tirar. Alguém sabe o que são e se preciso me preocupar?
Outra coisa, a torneira está vazando no bico, demora, mas vai juntando uma gota lentamente e cai. Isso é normal? Obrigado desde já
 
Opa,

Amigo, não adianta lavar só com detergente e depois usar o vinagre.

Você precisar usar algum sanitizante como ácido peracético ou iodophor, e claro, lavar bem antes. Esses pontos preto provavelmente são fontes de contaminação.

Também não adianta deixar de um dia para o outro só com água. Pode usar até água sanitária diluida de um dia para o outro para lavar a tirar incrustações, mas não dispensa sanitizar no final com pera ou iodo.

Abraço,

Acho que esses pontos pretos sao as bacterias aceticas do vinagre.....
 
é também acho vc deveria utilizar iodofor
vá em uma casa que vende produtos agriculas lá é bem mais barato
dissolva 8ml para cada 10 litros de agua
limpa que é uma maravilha
 
Alguém sabe o que são e se preciso me preocupar?

O que são não dá pra saber sem testes, mas podem ser pediococcus, e.coli, aceto bacterias, ou qualquer outra coisa capaz de formar colonia.

Sobre se preocupar, sim. Pelo menos eu me preocuparia a ponto de inutilizar esse recipiente como fementador e comprar um balde novo.

E sim, também creio que você deve usar um sanitizante de verdade. Vinagre, detergente e agua morna são para limpeza. Sanitização é outra coisa.

Abraços,
 
Em nenhum momento ele disse que esse vinagre era a sanitização, imagino eu que é só pra limpeza após o uso mesmo. uma coisa que já fiz é lavar normal e se tiver algum sinal de mofo ou pontos pretos por exemplo é borrifar uma solução de agua e agua sanitária diluída, costuma matar tudo, depois é só enxaguar bem antes de guardar.
 
Acetobacter não forma colônia preta... ao menos nunca vi. Os outros eu não sei, mas acredito que não também. Normalmente bacteria e levedura forma colônia branca, bege, as vezes alaranjada ou vermelha, mas preta é mais pra bolor mesmo.

Não acha que pode ser sujeira do encanamento ou algo assim? ou está grudado? Se for bolor usa agua sanitaria pra remover ou descarta o galão.

Abraço
 
Usei o vinagre só para o cheiro de detergente, vou lavar novamente, tirar isso, encher com água mais água sanitária e um pouco de iodophor
 
Acetobacter não forma colônia preta... ao menos nunca vi. Os outros eu não sei, mas acredito que não também. Normalmente bacteria e levedura forma colônia branca, bege, as vezes alaranjada ou vermelha, mas preta é mais pra bolor mesmo.

Não acha que pode ser sujeira do encanamento ou algo assim? ou está grudado? Se for bolor usa agua sanitaria pra remover ou descarta o galão.

Abraço

Está grudado, mas sai
Só lavei como descrevi para tirar a sujeira superficialmente e o vinagre para o cheiro, nunca usei o balde, ele é "virgem", peguei de uma sorveteria um dia depois de usado, ele era de glicose de milho
 
Está grudado, mas sai
Só lavei como descrevi para tirar a sujeira superficialmente e o vinagre para o cheiro, nunca usei o balde, ele é "virgem", peguei de uma sorveteria um dia depois de usado, ele era de glicose de milho

Ah, deve ser bolor então. Passa um pano com um pouco de água sanitária dentro dele e depois enxagua, esfregando um pouco com a mão ou com a parte amarela da esponja. É o produto que melhor garante a retirada desses fungos e de seus esporos.

Abraço
 
Ah, deve ser bolor então. Passa um pano com um pouco de água sanitária dentro dele e depois enxagua, esfregando um pouco com a mão ou com a parte amarela da esponja. É o produto que melhor garante a retirada desses fungos e de seus esporos.

Abraço

Obrigado Tiago, vou fazer isso que disse
Acha que seria bom deixar de molho com um pouco de iodophor?
 
Obrigado Tiago, vou fazer isso que disse
Acha que seria bom deixar de molho com um pouco de iodophor?

Não acho necessário deixar de molho. Se vc passar um pouco de hipoclorito, depois ter certeza que removeu bem ele e o cheiro dele, pode seguir com sua limpeza e sanitização normais, seja com iodofor ou o que vc usar...

ps: acho q a mensagem do @jalexandre se referiu a uma mensagem dele enviada duplicada, não ao tópico.

Abraço
 
Não acho necessário deixar de molho. Se vc passar um pouco de hipoclorito, depois ter certeza que removeu bem ele e o cheiro dele, pode seguir com sua limpeza e sanitização normais, seja com iodofor ou o que vc usar...

ps: acho q a mensagem do @jalexandre se referiu a uma mensagem dele enviada duplicada, não ao tópico.

Abraço

Obrigado Tiago e a todos que ajudaram!
Vou fazer o indicado e coloco o resultado
Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top