Poço Térmico - Instalação Correta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cervasabatica

Member
Joined
Mar 28, 2016
Messages
8
Reaction score
1
Amigos,

Estou pensando em comprar um poço térmico para instalar em um balde fermentador de 30 l, com as dimensões apresentadas na figura abaixo:

Balde.jpg

O poço térmico que pretendo adquirir é um em inox 304, que já vem com a porca e as arruelas. Modelo Poço Térmico.

Seguem minhas dúvidas:

01 - O comprimento de 100 mm atende a este balde?

02 - Qual altura mais adequada para instalar o poço térmico?

03 - Existe alguma restrição em utilizar o sensor do TIC-17? Insiro o sensor até o final do poço?

Obrigado!
 
Cara, vou tentar ajudar:

01- Depende de quanto de cerveja que você vai levar para a fermentação. Lembre que o poço térmico tem que, pelo menos, estar parcialmente submerso no líquido

02- Mesma resposta dada acima. Os meus poços térmicos tem metade do tamanho dos meus baldes (talvez um pouco menos, mas perto disso)

03- Eu nunca deixo o sensor submerso em líquido, mesmo com algumas pessoas dizendo que não tem problema, também insiro até o final do poço
 
Amigos,

Estou pensando em comprar um poço térmico para instalar em um balde fermentador de 30 l, com as dimensões apresentadas na figura abaixo:

View attachment 117270

O poço térmico que pretendo adquirir é um em inox 304, que já vem com a porca e as arruelas. Modelo Poço Térmico.

Seguem minhas dúvidas:

01 - O comprimento de 100 mm atende a este balde?

02 - Qual altura mais adequada para instalar o poço térmico?

03 - Existe alguma restrição em utilizar o sensor do TIC-17? Insiro o sensor até o final do poço?

Obrigado!
Melhor pegar o de 30 cm e rosquear ele na tampa do balde pois daí ficará a 8 cm do fundo, ou seja, ficando a aproximadamente 1/4 do fundo.
 
Melhor pegar o de 30 cm e rosquear ele na tampa do balde pois daí ficará a 8 cm do fundo, ou seja, ficando a aproximadamente 1/4 do fundo.

Cleber,

Existe algum benefício de instalar na tampa? Entendo que instalando na tampa ou na lateral eu vou medir a mesma temperatura.

Eu entendo que o benefício de instalar na lateral, é que posso utilizar um poço menor e com isso economizar no valor do poço.

Obrigado pela sugestão.
 
Cara, vou tentar ajudar:

01- Depende de quanto de cerveja que você vai levar para a fermentação. Lembre que o poço térmico tem que, pelo menos, estar parcialmente submerso no líquido

02- Mesma resposta dada acima. Os meus poços térmicos tem metade do tamanho dos meus baldes (talvez um pouco menos, mas perto disso)

03- Eu nunca deixo o sensor submerso em líquido, mesmo com algumas pessoas dizendo que não tem problema, também insiro até o final do poço

Ipera,

Minha intenção é levar 25 l para a fermentação. Se você está dizendo que depende da quantidade de volume, é porque você está acostumado com o poço na tampa. Eu pensei em instalar o poço na lateral.

Eu geralmente vejo as pessoas instalando os poços na lateral dos baldes. Existe algum beneficio em instalar na tampa?

Muito obrigado!
 
Cleber,

Existe algum benefício de instalar na tampa? Entendo que instalando na tampa ou na lateral eu vou medir a mesma temperatura.

Eu entendo que o benefício de instalar na lateral, é que posso utilizar um poço menor e com isso economizar no valor do poço.

Obrigado pela sugestão.
Os benefícios de instalar na tampa são não ter que furar o balde e também dar mais produtividade para o uso do poço termométrico. Por exemplo se você tiver dois baldes ao terminar a fermentação em um você coloca a tampa com o poço termométrico no outro para já poder começar a fermentar outra leva, assim você deixa uma leva maturando e outra fermentando, sem contar que perder a tampa é menos custoso que perder o balde, concorda?

Abs,

Cleber
 
Ipera,

Minha intenção é levar 25 l para a fermentação. Se você está dizendo que depende da quantidade de volume, é porque você está acostumado com o poço na tampa. Eu pensei em instalar o poço na lateral.

Eu geralmente vejo as pessoas instalando os poços na lateral dos baldes. Existe algum beneficio em instalar na tampa?

Muito obrigado!

Mais praticidade na hora de sanitizar o conjunto e você pode intercalar facilmente entre baldes de tamanhos diferentes (tenho fermentadores de 5, 10 e 20L)

Fora isso, dá no mesmo.
 
Cleber,

Existe algum benefício de instalar na tampa? Entendo que instalando na tampa ou na lateral eu vou medir a mesma temperatura.

Eu entendo que o benefício de instalar na lateral, é que posso utilizar um poço menor e com isso economizar no valor do poço.

Obrigado pela sugestão.
Ah e quanto ao custo já deu uma olhada no site da Indupropil? Eles têm de 350 mm que acho que seria mais ideal pro seu balde, ficaria a ponta a 3 cm do fundo do seu balde. http://www.indupropil.com.br/produtos/0,76879_poco-termometrico-350mm-inox-316
 
Gostei! Um outra dúvida, o inox 304 é mais indicado para alimentos, correto? Posso prejudicar minha cerveja usando este com inox 316?
O 304 é mais propenso à corrosão mas isso em uma submissão a situações mais agressivas. Ambos, o 304 e o 316, são utilizados em indústrias químicas, portanto em termos práticos não terá problemas não.
 
Last edited:
O 316 é mais propenso à corrosão mas isso em uma submissão a situações mais agressivas. Ambos, o 304 e o 316, são utilizados em indústrias químicas, portanto em termos práticos não terá problemas não.

Cleber, acho que você quis dizer ``menos`` propenso a corrosão, não? Posso estar errado mas que eu saiba o aço inox 316 é mais resistente a corrosão em situações mais agressivas com variação de temperatura e tensões.

abraço.
 
Cleber, acho que você quis dizer ``menos`` propenso a corrosão, não? Posso estar errado mas que eu saiba o aço inox 316 é mais resistente a corrosão em situações mais agressivas com variação de temperatura e tensões.

abraço.
Lucas, é isso mesmo, ele é mais resistente à corrosão, falei ao contrário. Vejam esse informativo técnico http://heliotek.com.br/Downloads/Informativos-Tecnicos/Informativo_Tecnico_Aco444.pdf em que ele coloca um comparativo de potencial de pite que, quanto maior este indicador também maior será a resistência à corrosão.

Obrigado por corrigir.
 
Amigo, só como sugestão se o fator preço fizer diferença, eu fiz meu poco usando um parafuso de inox. Mandei ele em um torneiro furei o meio dele o o custo acho que não chegou a 20 com as porcas e arruelas em inox. O meu coloquei na lateral porém meu fermentado tem a lateral plana facilitando a instalação.o mesmo vale para coloca na tampa.lateral de balde em formato cilíndrico tem que ter atenção

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk
 
Amigo, só como sugestão se o fator preço fizer diferença, eu fiz meu poco usando um parafuso de inox. Mandei ele em um torneiro furei o meio dele o o custo acho que não chegou a 20 com as porcas e arruelas em inox. O meu coloquei na lateral porém meu fermentado tem a lateral plana facilitando a instalação.o mesmo vale para coloca na tampa.lateral de balde em formato cilíndrico tem que ter atenção

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Eu to buscando praticidade, então vou buscar uma solução pronta, mesmo que o valor seja mais alto. Obrigado pelas dicas!
 
Eu uso na parede do balde. Furar a tampa ou a lateral é indiferente se estiver falando de reaproveitamento das peças. Ninguém vende somente a tampa do balde. Quando eu tinha um cônico furei a tampa. Porque a tampa era vendida separadamente. Resumindo. Eu optei por instalar a metade da altura do balde. Minhas levas são em torno de 25L também. O tamanho dos meus é 10cm.

Espero ter ajudado!
uploadfromtaptalk1464748045481.jpg
 
Obs: Curti o elástico de cueca segurando a garrafa!, kkkk
 
Essa garrafa faz papel de airlock? O que tem dentro dela?

Já ouviu falar de tubo blow off?
Não sei se há um nome para isso em português, hehe.

Mas sim, é uma garrafa com sanitizante e faz o papel do airlock. Muito útil para cervejas que costumam espumar muito ou head spaces mal calculados.

Eu só uso blow off, aliás. Uma coisa a menos pra lavar e sanitizar. :D

Abraço,
 
Ah e quanto ao custo já deu uma olhada no site da Indupropil? Eles têm de 350 mm que acho que seria mais ideal pro seu balde, ficaria a ponta a 3 cm do fundo do seu balde. http://www.indupropil.com.br/produtos/0,76879_poco-termometrico-350mm-inox-316

Para balde tenho esse modelo e ao meu ver é o mais seguro, pois não há riscos de vazamento...

O outro poço com porcas, além de ser um pouquinho mais difícil de lavar e sanitizar, corre-se um pequeno risco de ocorrer vazamento.
 
Essa garrafa faz papel de airlock? O que tem dentro dela?

Eu comecei com airlock normal. Depois comprei o sterilock porque queria fermentar duas levas de cerveja na mesma geladeira. Precisava reduzir o tamanho do airlock, porém não recomendo. No inicio ele funcionou muito bem, depois parace que "entope" e o balde vai inchando e parece que vai explodir. Então peguei uma garrafa de ceva transparente(para poder ver a atividade do airlock) e fiz uma solução de iodo para evitar contaminação. É a solução mais barata e eficiente.
 
Para balde tenho esse modelo e ao meu ver é o mais seguro, pois não há riscos de vazamento...

O outro poço com porcas, além de ser um pouquinho mais difícil de lavar e sanitizar, corre-se um pequeno risco de ocorrer vazamento.

Comigo nunca ocorreu vazamentos. Basta que no momento do aperto não se aperte demais. Eu aperto com a mão até onde consigo sem doer os dedos e com a chave apropriada aperto mais meia volta. Se comprarem o modelo igual ao meu vejam se a contra porca que vem junto possui uma "saliência" interna para acomodar o anel vedante. Antes de encher com ceva o balde eu faço um teste hidrostático enchendo o balde com água e verificando possível vazamento com um papel.
 
Comigo nunca ocorreu vazamentos. Basta que no momento do aperto não se aperte demais. Eu aperto com a mão até onde consigo sem doer os dedos e com a chave apropriada aperto mais meia volta. Se comprarem o modelo igual ao meu vejam se a contra porca que vem junto possui uma "saliência" interna para acomodar o anel vedante. Antes de encher com ceva o balde eu faço um teste hidrostático enchendo o balde com água e verificando possível vazamento com um papel.

Sim, com os devidos cuidados não haverá. Mas existe o risco.
Em baldes, eu vejo que é muito mais vantajoso utilizar o poço comprido que entre pela tampa pois é muito mais fácil de instalar e limpar.

Em bombonas, ou em casos onde o fermentador não será completado com mosto, então para ficar imerso, esses rosqueados na parede são os ideais...

Inclusive comprarei um desses para colocar no meu...ou sei lá...de repente utilizo um isolante térmico, colando o sensor na parede, o que evita a furação na bombona...
 

Latest posts

Back
Top