Perfil do Café - Hop Arábica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Helio1

Member
Joined
Jun 18, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Senhores, alguém sabe como obter um perfil de café parecido com o da Hop Arábica da Morada?

Quem já degustou sabe que é um sabor de grãos de café, e não de café pronto.

Devo usar café em grãos como num dry hopping? Grãos torrados ou crú?



:mug:
 
ACHO que deve ser torrado colocado como um dry hopping. o negócio é testar, ou até tentar entrar em contato com a cervejaria... quem sabe eles não liberam o segredo? não é tão incomum na cervejaria artesanal.
Aqui no fórum o pessoal da seasons mesmo vive comentando sobre seus processos, e no site abre os ingredientes e especificações das cervejas...
 
Senhores, alguém sabe como obter um perfil de café parecido com o da Hop Arábica da Morada?

Quem já degustou sabe que é um sabor de grãos de café, e não de café pronto.

Devo usar café em grãos como num dry hopping? Grãos torrados ou crú?

:mug:

O grão é torrado, mas não ao ponto de torra normal do café que a gente ta acostumado. Ele leva uma torra mais leve, pra desenvolver o sabor. Quanto eu não sei, nem qual a quantidade, mas se vc consegue grão cru, pode experimentar por si mesmo, ou tentar perguntar pra eles... :)

Abraço
 
Cara, a Hop Arabica é, como o próprio John Palmer mencionou: "uma cerveja que se tivesse sido feita por um cara conhecido (lendas cervejeiras e não pelo André) seria uma daquelas cervejas lendárias que as pessoas falam por anos e tentam imitar"

O processo dela é bem mais complicado do que se imagina. Desde o estudo dos grãos até a parte final. Não é um grão qualquer do mercado, foi feito um estudo com uma barista para se chegar no perfil do grão que eles consideraram o mais adequado, depois é feita uma torra leve, muito leve mesmo (você observa isso pela cor da cerveja final), é feito o café e depois é feito um blend com a cerveja já pronta.

É uma cerveja excepcional!
 
Cara, a Hop Arabica é, como o próprio John Palmer mencionou: "uma cerveja que se tivesse sido feita por um cara conhecido (lendas cervejeiras e não pelo André) seria uma daquelas cervejas lendárias que as pessoas falam por anos e tentam imitar"

O processo dela é bem mais complicado do que se imagina. Desde o estudo dos grãos até a parte final. Não é um grão qualquer do mercado, foi feito um estudo com uma barista para se chegar no perfil do grão que eles consideraram o mais adequado, depois é feita uma torra leve, muito leve mesmo (você observa isso pela cor da cerveja final), é feito o café e depois é feito um blend com a cerveja já pronta.

É uma cerveja excepcional!

Interessantíssimo. Realmente a cerveja é fenomenal e a ideia muito inovadora. Foge total da ideia de adicionar grãos torrados na mostura pra conferir o café. Quem olha a cerveja jamais desconfiaria do sabor e aroma, e sentir o cheirinho dela recém servida é espetacular.
O único defeito é que ela não é de Porto Alegre, então é difícil de achá-la por aqui, principalmente em barril.

Em Curitiba encontrei ela em barril no Quintal do Monge, que por sinal é um ótimo bar. Inclusive me falaram na feirinha que tem na frente que o bar seria dos donos da Way, que por sinal tem ótimas cervejas também.

A conclusão é simples. Curitiba é uma cidade com ótimas cervejas!
 
Concordo com você. De olhar essa cerveja é impossível imaginar que o aroma e gosto de café sejam tão frescos e presentes. Para mim está entre as 3 melhores cervejas do Brasil.
 
Será que eles não fazem um cold steeping com esse grão com torra mais clara ?
 
Será que eles não fazem um cold steeping com esse grão com torra mais clara ?

O lpera parecia ter certeza do que tava falando. Mas isso não impede em nada de vc fazer dessa forma. No encontro nacional eu bebi uma porter de um brewpub local (Lagom) em que foram colocados grãos inteiros diretamente na fermentação secundária. O aroma era de um espresso misturado na cerveja. Uma delícia.

Abraço
 
O lpera parecia ter certeza do que tava falando. Mas isso não impede em nada de vc fazer dessa forma. No encontro nacional eu bebi uma porter de um brewpub local (Lagom) em que foram colocados grãos inteiros diretamente na fermentação secundária. O aroma era de um espresso misturado na cerveja. Uma delícia.

Abraço

Exatamente Tiago, concordo com você. Essa foi a técnica que o pessoal da Morada achou a melhor para eles (na verdade não sei a exata temperatura em que eles preparam esses grãos para fazer o blend com a cerveja já fermentada mais tarde), mas eu sei que eles testaram mil e uma maneiras antes de chegar nessa conclusão.

Devem haver outras dezenas de métodos, o negócio é experimentar!

PS: editando...não sei se ficou claro, mas o método é assim: Morada faz a cerveja, Lucca Cafés faz o café (não sei o método nem temperatura) e depois é feito um blend dos dois.
 
Na minha próxima brassagem vou tentar fazer um clone da Hop Arábica.
Sou de curitiba, vou passar no Lucca Caffé para comprar os grãos lá.
Ao que me parece é uma belgian gonden ale, com um "dry shopping"de café.
mês que vem posto os resultados.
um
 
Na minha próxima brassagem vou tentar fazer um clone da Hop Arábica.
Sou de curitiba, vou passar no Lucca Caffé para comprar os grãos lá.
Ao que me parece é uma belgian gonden ale, com um "dry shopping"de café.
mês que vem posto os resultados.
um

Chegou a brassar Marcelo? Vi que na loja da Lucca aparentemente vendem mesmos grãos usados na Hop Arábica, assim fica bem mais fácil.

Eventualmente vou pedir os grãos na loja online e testar também.
 
Cara, a Hop Arabica é, como o próprio John Palmer mencionou: "uma cerveja que se tivesse sido feita por um cara conhecido (lendas cervejeiras e não pelo André) seria uma daquelas cervejas lendárias que as pessoas falam por anos e tentam imitar"

O processo dela é bem mais complicado do que se imagina. Desde o estudo dos grãos até a parte final. Não é um grão qualquer do mercado, foi feito um estudo com uma barista para se chegar no perfil do grão que eles consideraram o mais adequado, depois é feita uma torra leve, muito leve mesmo (você observa isso pela cor da cerveja final), é feito o café e depois é feito um blend com a cerveja já pronta.

É uma cerveja excepcional!
As dúvidas q ficam são: como é feito esse café e como é esse blend com a breja?
 
Ressucitando o tópico. Alguém tentou fazer um clone dela? Quais foram os resultados? Qual foi o processo?
 
Hoje embarrilei uma Belgian Blonde e separei 5L para fazer o blend com o café. Comprei o café no Lucca mesmo, o Hop Arabica.
Na boca ficou bem parecida, porém no aroma não. Creio que o fermento "mascarou" o aroma de café(Usei o Belgian Ale da Bio4).
Próxima vez usarei um fermento American Ale ou US-05.
 
fala pessoal, também quero fazer uma experiência usando café em uma Vienna Lager, pesquisei bastante e gostei do método da extração a frio, e depois jogar na maturação, agora minhas dúvidas:

- Qual café utilizar? sei que um café especial seria mais interessante, mas tem o lance da torra tals, me interessei pelo arábica.

- Quanto usar para uma leva de 20L, esse estou quase decidido em usar, de 80 a 100 gr de café, mas gostaria de ouvir a opinião de vcs.
No caso extraindo o café eu iria pegar o liquido e jogar na maturação, isso mesmo?

Obrigado!
 
fala pessoal, também quero fazer uma experiência usando café em uma Vienna Lager, pesquisei bastante e gostei do método da extração a frio, e depois jogar na maturação, agora minhas dúvidas:

- Qual café utilizar? sei que um café especial seria mais interessante, mas tem o lance da torra tals, me interessei pelo arábica.

- Quanto usar para uma leva de 20L, esse estou quase decidido em usar, de 80 a 100 gr de café, mas gostaria de ouvir a opinião de vcs.
No caso extraindo o café eu iria pegar o liquido e jogar na maturação, isso mesmo?

Obrigado!

Cara, tudo depende do perfil que vc quer atingir.
No meu caso, eu cheguei num perfil mais proximo da hop Arábica usando um cerca de 200ml de café por Litro de cerveja.
Eu joguei o café passado e resfriado antes do envase, na hora do primming.
Existem diversas técnicas para usar... Desde jogar o pó no maturador, até jogar os grãos sem moagem.
Acho que no caso de uma Vienna, seria interessante um café mais suave, cor mais clara e torra média.
Mas como eu disse, depende do que vc quer atingir no resultado final...
 
Ressuscitando o tópico novamente.

Tomei a Hop Arabica pela primeira vez esse ano e foi paixão ao primeiro gole, estou em busca de uma cerveja parecida com ela.

Pensei em comprar grãos de café ainda crus, dar uma torrada em casa no forno mesmo, estilo amendoin, tentar escurecer eles um pouco e fazer um DH em uma cerveja.

Sei que a torra tradicional do café é praticamente impossível de se fazer em casa.

O que eu busco é aquele sabor de café fresco, meio verde, mas sem o sabor torrado e a cor escura.

Devo fazer nas próximas semanas ou mês que vem.
 
O café da Hop arábica é o catuaí. Nao sei se amarelo ou vermelho. Alguem mais testou técnicas de adição de café na cerveja (mais especificamente em stouts) ?

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Desculpem ressuscitar o tópico, mas vou deixar meu testemunho de como adicionei café em uma vienna, o aroma ficou de café verde, e no sabor um leve adocicado do café maduro.

- Comprei meio quilo de café verde, e fiz uma torra no forno, bem leve, o suficiente para que os grãos ficassem duros, para poder triturar eles. No meu forno consegui esse resultado com 40 min. no fogo baixo.
- Triturei os grãos no liquidificador, usei porções pequenas de cada vez e só dava uma quebrada mesmo no grão.
- Em um pote coloquei o café e cobri com vodka.
- Deixei 15 dias em temperatura ambiente e mais 15 dias na geladeira.
- Filtrei a mistura e coloquei o café num saco plástico e congelei (não me perguntem porque fiz isso, eu não lembro, mas acho que li isso num site gringo rsrs) a vodka ficou com um sabor muito bom de café, virou um aperitivo :)
- No inicio da secundária da vienna adicionei o café, que foi previamente descongelado.
- Maturei por 30 dias, 4 graus, filtrei, coloquei o prime e engarrafei.

Então é isso, acredito que com um perfil diferente de torra e de grãos se consiga chegar próximo a Hop, em breve pretendo fazer novos testes usando o método acima numa blond ale.

Obs:Esqueci de falar, mas quando se abre a garrafa o aroma do café domina o apartamento.
 
Desculpem ressuscitar o tópico, mas vou deixar meu testemunho de como adicionei café em uma vienna, o aroma ficou de café verde, e no sabor um leve adocicado do café maduro.

- Comprei meio quilo de café verde, e fiz uma torra no forno, bem leve, o suficiente para que os grãos ficassem duros, para poder triturar eles. No meu forno consegui esse resultado com 40 min. no fogo baixo.
- Triturei os grãos no liquidificador, usei porções pequenas de cada vez e só dava uma quebrada mesmo no grão.
- Em um pote coloquei o café e cobri com vodka.
- Deixei 15 dias em temperatura ambiente e mais 15 dias na geladeira.
- Filtrei a mistura e coloquei o café num saco plástico e congelei (não me perguntem porque fiz isso, eu não lembro, mas acho que li isso num site gringo rsrs) a vodka ficou com um sabor muito bom de café, virou um aperitivo :)
- No inicio da secundária da vienna adicionei o café, que foi previamente descongelado.
- Maturei por 30 dias, 4 graus, filtrei, coloquei o prime e engarrafei.

Então é isso, acredito que com um perfil diferente de torra e de grãos se consiga chegar próximo a Hop, em breve pretendo fazer novos testes usando o método acima numa blond ale.

Obs:Esqueci de falar, mas quando se abre a garrafa o aroma do café domina o apartamento.


Boa! Vou testar o seu método pra tentar extrair esse aroma de café "verde". Quanto ao volume de vodka, usou aproximadamente qual quantidade? Pergunto isso porque, por exemplo, 300ml de vodka em 20L aumenta praticamente 0,5% ABV. Em uma cerveja delicada como a blonde pode fazer diferença. É bom saber pra considerar durante a confecção da receita.
 
Helio,
Usei somente os grãos, antes de por na cerveja usei um filtro de papel para separar a vodka do grão. Dai coloquei só o grão na cerveja, a vodka coloquei numa garrafinha e to bebendo ela de vez em quando, ficou tipo um licor, bem saboroso.
 
Back
Top