Perdendo carbonatação na horizontal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
E aí rapaziada, tranquilidade? Um mistério aqui pra mim são as brejas estarem aparentemente a cada dia que passa com carbonatação inferior ao dia anterior... Tudo começou a cerca de 20 dias quando envasei uma leva de APA, com açúcar direto na garrafa na proporção de 10g/L. Sim! 10g/L justamente para fazer um teste, armazenadas em caixas de papelão em temperatura ambiente (entre 20 e 25º). Pois bem, 10 dias se passaram, botei uma delas pra gelar e quando abri... Catapimba! Deliciosa como esperava, bem carbonatada e tal... Logo mandei metade dessa leva para a geladeira (entre 5 a 7º) e continuam até hoje ótimas. Mas daí, a outra metade ficou mais 7 dias no ambiente até que resolvi colocar no freezer (a 2º) deitadas (por um motivo de espaço mesmo). Eis que essas, a cada dia que passa tenho a impressão de que estão perdendo carbonatação. Noto um pouquinho de sedimento no fundo das garrafas que estão em pé, e nas que estão deitadas esse sedimento fica mais distribuído na lateral da garrafa. Se dou um giro na garrafa antes de servir pra soltar o sedimento a espuma domina o copo, e fica bem persistente e cremosa, forma até renda no copo kkkk... porém ainda assim sinto falta de carbonatação no sensorial...
A dúvida então é o porquê disso..
- Será impressão minha? pura coincidência? Preciso de mais treino sensorial?? (Estaria eu desaprendendo com a idade?)
- Os 7 dias a mais em ambiente ferraram com tudo? (acho pouco provável)
- Será que as garrafas de 300ml deitadas no freezer podem perder carbonatação com o tempo? (não vejo sentido)
- Será que a temperatura inferior é a causa? (acho mais provável)
- Alguma coisa que eu não pensei ainda? o que me dizem?

As fotos parecem estar perfeitas.... Acho que essa quarentena tá me deixando bitolado kkk
 

Attachments

  • 20200402_134043.jpg
    20200402_134043.jpg
    39.8 KB · Views: 12
  • 20200402_134356.jpg
    20200402_134356.jpg
    45.6 KB · Views: 12
  • 20200402_134557.jpg
    20200402_134557.jpg
    47.2 KB · Views: 11
Salve,
Garrafa deitada pode perder CO2 devido há alguma falha na vedação, arrolhamento não perfeito....
pode ser essa uma causa... a borrachinha da tampinha enxarca, e pode vazar...
não é uma afirmação 100%.... mas pode ser esse o problema!
 
Salve,
Garrafa deitada pode perder CO2 devido há alguma falha na vedação, arrolhamento não perfeito....
pode ser essa uma causa... a borrachinha da tampinha enxarca, e pode vazar...
não é uma afirmação 100%.... mas pode ser esse o problema!
Valeu pela dica! mas nesse caso, não notaríamos vazamento de líquido, vez que a tampa fica 100% submersa?
 
Valeu pela dica! mas nesse caso, não notaríamos vazamento de líquido, vez que a tampa fica 100% submersa?
Acredito que sim... pelo menos a teoria seria essa... :) porém, pode ser tão pequeno... que nem percebe-se...
Mas faça um teste... se ainda tiver cerveja... fora do freezer.,.. coloca de pé... para ver se some o problema...
 
Salve! Não é recomendado mantê-las deitadas por conta da oxidação, uma vez que a área de contato do ar da garrafa com a cerveja aumenta. Mas em relação à perda de carbonatação não vejo como isso possa acontecer. Como você está percebendo isso? Sabor mesmo ou apenas a espuma?
 
Salve! Não é recomendado mantê-las deitadas por conta da oxidação, uma vez que a área de contato do ar da garrafa com a cerveja aumenta. Mas em relação à perda de carbonatação não vejo como isso possa acontecer. Como você está percebendo isso? Sabor mesmo ou apenas a espuma?

sempre questionei essa parada de que vai oxidar mais, com ctz vai oxidar mais rapido sim, mas se vc manter a garrafa por mais tempo,mesmo que em pé vai oxidar o mesmo tanto que ela deitada, ja que a quantidade de oxigenio no headspace não vai mudar. Mas a quantidade não vai ser significativa a ponto de estragar sua cerveja.
 
Salve! Não é recomendado mantê-las deitadas por conta da oxidação, uma vez que a área de contato do ar da garrafa com a cerveja aumenta. Mas em relação à perda de carbonatação não vejo como isso possa acontecer. Como você está percebendo isso? Sabor mesmo ou apenas a espuma?
No sabor mesmo... Isso que me deixa com a pulga atrás da orelha, pois a formação de espuma e persistência dela está show
 
sempre questionei essa parada de que vai oxidar mais, com ctz vai oxidar mais rapido sim, mas se vc manter a garrafa por mais tempo,mesmo que em pé vai oxidar o mesmo tanto que ela deitada, ja que a quantidade de oxigenio no headspace não vai mudar. Mas a quantidade não vai ser significativa a ponto de estragar sua cerveja.
Oi, amigo. A quantidade é significativa, e estraga sim a cerveja. Manter a garrafa em pé ajuda a não oxidar pq o Co2 é mais pesado que o O2 (tem uma molécula de carbono pesando), e fica por baixo criando uma camada protetora para a cerveja. Com uma area de contato menor, isso funciona mais.
Uma forma fácil e eficaz de expulsar o oxigênio na hora do envase por contrapressão (em caso de primming a levedura consome esse oxigênio) é dar umas batidinhas do lado da garrafa com uma faca ou algo do tipo, pra ela dar uma espumada. Aí, tampa com a espuma quase vazando, que ela ocupa o espaço que ficaria o oxigênio. Abs.
 
No sabor mesmo... Isso que me deixa com a pulga atrás da orelha, pois a formação de espuma e persistência dela está show
Olá, Edgar. Bom, a única chance do co2 sair da breja é vazando mesmo. A possibilidade de vazamento independe da posição da garrafa. Agora, se as garrafas estão deitadas, caso houvesse vazamento, vazaria líquido, pq o Co2 se desprende verticalmente. Ele sobe.
Então tudo indica que vc não tem vazamento nas tampinhas.
Outro ponto que chama a atenção é vc dizer que a espuma está boa. O que forma a espuma é o Co2. Sem Co2, sem espuma.
Com isso, fica parecendo que vc está experimentando uma mudança sensorial na cerveja, que na verdade não é o sumiço do Co2, mas uma mudança na sua percepção dele. Alguns fatores, como corpo, podem afetar a percepção de Co2 na breja, então, talvez, não seja o co2 que esta mudando, mas o "contexto em que ele se insere"...
A forma correta de avaliar o Co2 na breja é prender ela entre a língua e o céu da boca. Abs.
 
Fala @Trops! Cara, vc tem toda razão!
Apesar de ser um fato amplamente alardeado no meio cervejeiro, pensando melhor sobre o assunto, vc tem razão. Tem coisas que a gente ouve de fontes confiáveis, e nem questiona... É a parte ruim do conhecimento empírico. Em relação à oxidação, realmente não faz sentido. Ao menos à longo prazo...
Ficaria ainda, como vantagens de manter a cerveja em pé, a sedimentação no fundo da garrafa, e evitar o contato com a tampinha.
Valeu pelo toque! Abs!
 
Fala @Trops! Cara, vc tem toda razão!
Apesar de ser um fato amplamente alardeado no meio cervejeiro, pensando melhor sobre o assunto, vc tem razão. Tem coisas que a gente ouve de fontes confiáveis, e nem questiona... É a parte ruim do conhecimento empírico. Em relação à oxidação, realmente não faz sentido. Ao menos à longo prazo...
Ficaria ainda, como vantagens de manter a cerveja em pé, a sedimentação no fundo da garrafa, e evitar o contato com a tampinha.
Valeu pelo toque! Abs!

eu até apaguei o q tinha falado pra não entrar em discussão, pode ser que exista algum outro fenômeno que ocorra e que talvez não esteja claro ou obvio.

Acho que pode ter surgido como uma hipotese, pra justificar algum efeito diferente e acabou sendo disseminado e as pessoas fazem isso apenas pra evitar o risco, o que é justificavel neh.

mas enfim, depois vou tentar achar alguma coisa na literatura e trago qlqr informação aqui
 
eu até apaguei o q tinha falado pra não entrar em discussão, pode ser que exista algum outro fenômeno que ocorra e que talvez não esteja claro ou obvio.

Acho que pode ter surgido como uma hipotese, pra justificar algum efeito diferente e acabou sendo disseminado e as pessoas fazem isso apenas pra evitar o risco, o que é justificavel neh.

mas enfim, depois vou tentar achar alguma coisa na literatura e trago qlqr informação aqui
Kkkk Que isso cara?! É um fórum de discussão! O que não falta no meio são mitos, e muitos vem sendo derrubados com o tempo... Se achar alguma coisa sobre o assunto, posta aqui pra gente! Abs!
 
Obrigado a todos que opinaram, mas como @marcelo_r_a comentou, acredito que deva ser eu mesmo... Levei amostras para alguns amigos (inclusive alguns que são Sommelier) e ninguém concordou com minha suspeita da perda de carbonatação deitada... Aliás, elogiaram a breja e isso leva a crer que realmente o problema está com meu sensorial.. Levando em consideração que não noto isso em outras brejas, é provável que realmente neste caso específico outros fatores dessa breja estejam me dando essa impressão.
Bom, com base em tudo que li aqui, conhecimento e opiniões gerais tomei algumas medidas, como reorganizar o freezer para manter as garrafas em pé, temperatura para consumir (2° realmente é muito "gelado"). E degustando com mais calma noto mesmo que a breja está um pouco mais "pesada" do que de costume, bem encorpada. Talvez isso possa ter relação também com a sensação...
 
Back
Top