Pedido de receitas de cervejas para o dia a dia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gilbertoandre

Member
Joined
Jan 30, 2018
Messages
10
Reaction score
1
Ola amigos do forum...
Estou iniciando minha jornada no mundo cervejeiro e gostaria de receitas de cervejas digamos que boas e baratas.. Aquelas cervejas que voces fazem para beber no dia a dia no verão.. gravidade e alcol baixo 4% no maximo. 1 ou 2 maltes 1 lupulo etc.. aquela receitinha daquela cervejinha basica e gostosa.. se tiver alguma ai.. por favor manda para o amigo aqui que des de ja agradeço a todos... Abraços :tank:
 
Tem uma kolsch single hop de mandarina bavaria que fiz...

Brew Method: All Grain
Style Name: Kölsch
Boil Time: 60 min
Batch Size: 29 liters (fermentor volume)
Boil Size: 32 liters
Boil Gravity: 1.041
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.007
ABV (standard): 4.89%
IBU (tinseth): 22.53
SRM (morey): 5.62

FERMENTABLES:
5 kg - German - Kölsch (83.3%)
1 kg - German - Wheat Malt (16.7%)

HOPS:
10 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: First Wort, IBU: 4.45
20 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Boil for 40 min, IBU: 12.8
20 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Boil for 10 min, IBU: 5.29
50 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Dry Hop for 4 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min, Amount: 18 L
2) Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min, Amount: 30 L
3) Temperature, Temp: 100 C, Time: 60 min, Amount: 32 L
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - German Ale Yeast K-97
Starter: Yes
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: High
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 12 C
Pitch Rate: 1.0 (M cells / ml / deg P)
 
Tem uma kolsch single hop de mandarina bavaria que fiz...

Brew Method: All Grain
Style Name: Kölsch
Boil Time: 60 min
Batch Size: 29 liters (fermentor volume)
Boil Size: 32 liters
Boil Gravity: 1.041
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.007
ABV (standard): 4.89%
IBU (tinseth): 22.53
SRM (morey): 5.62

FERMENTABLES:
5 kg - German - Kölsch (83.3%)
1 kg - German - Wheat Malt (16.7%)

HOPS:
10 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: First Wort, IBU: 4.45
20 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Boil for 40 min, IBU: 12.8
20 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Boil for 10 min, IBU: 5.29
50 g - Mandarina Bavaria, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Dry Hop for 4 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min, Amount: 18 L
2) Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min, Amount: 30 L
3) Temperature, Temp: 100 C, Time: 60 min, Amount: 32 L
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - German Ale Yeast K-97
Starter: Yes
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: High
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 12 C
Pitch Rate: 1.0 (M cells / ml / deg P)

@rodfon,

não ficou muito forte/evidente o sabor e aroma de bergamota/tangerina?

Fiz uma APA com late hoping com Mandarina e o resultado foi surpriendente nos quesitos aroma e sabor.
 
@rodfon,

não ficou muito forte/evidente o sabor e aroma de bergamota/tangerina?

Fiz uma APA com late hoping com Mandarina e o resultado foi surpriendente nos quesitos aroma e sabor.

Não entendo muito de cerveja como falei estou iniciando agora.. mas não achei ela nem um pouco basica nem barata para o dia a dia..

Mas.. agradeço o colega pela colaboração mas se possivel manda a receita tambem de uma maneira mais facil de entender o amigo aqui entende 0 de ingles.. e essa forma de apresentação complicou mais ainda pra mim..

mal aprendi o metodo de x de pilsen y de caramelo z de lupulo a 60 min e tal.. quanto mais essa forma de apresentação kkkkkk

mas agradeço muito vamos ver se mais alguem resolve postar a receita do dia a dia que mais gosta ou será que todo mundo aqui so toma IPA 24hs por dia 7 dias na semana?? kkkk Valewww:mug:
 
Gilberto,

Uma simples é fácil é partir para 100% pilsen, uma lupulagem para amargor em torno de 15IBU (lúpulos como os Hallertaus ou Saaz), um fermento neutro como o US-05 ou o mangrove California Lager.

5kg fazem tranquilos 20l. mosture a 67ºC e terás uma cerveja simples e boa.

Podes complicar usando flocos de milho, umas 300g de melano 80 para um pouco de cor.

Quanto a tomar IPA 24h por dia, (eu fico nas APAs) mas é que dá tanto trabalho para fazer que se é para ficar em uma cerveja básica o pessoal desiste. Hoje faço o que gosto: APAs, Dry Stouts, Saisons, Wheat ales.
 
Gilberto,

Uma simples é fácil é partir para 100% pilsen, uma lupulagem para amargor em torno de 15IBU (lúpulos como os Hallertaus ou Saaz), um fermento neutro como o US-05 ou o mangrove California Lager.

5kg fazem tranquilos 20l. mosture a 67ºC e terás uma cerveja simples e boa.

Podes complicar usando flocos de milho, umas 300g de melano 80 para um pouco de cor.

Quanto a tomar IPA 24h por dia, (eu fico nas APAs) mas é que dá tanto trabalho para fazer que se é para ficar em uma cerveja básica o pessoal desiste. Hoje faço o que gosto: APAs, Dry Stouts, Saisons, Wheat ales.

Opa amigo valew ai a dica.. e vou colocar na lista aqui pra fabricação futura.. Sobre ""dá tanto trabalho para fazer que se é para ficar em uma cerveja básica o pessoal desiste. ""

Meu problema não é trabalho.. é que tem aqui em casa eu a mulher e mais filhos e tranquilamente cada um toma em media 4 ou 5 garrafas de 600ml por dia.. dividindo entre antes e depois das refeições.. Fim de semana então.. A coisa passa pra engradados.. Se pintar churrasco!!!!.. ai o céu é o limite.. Este é o motivo de uma cerveja Basica.. pra poder dar para estes carnivoros e reservar as IPA e APAS para degustação em dia especial etc.. porque senão os $$$$$$$$$$ Vão subir mais que tudo...

Mas... tambem não quero servir SKOL pra ninguem ou coisa parecida.. por isso veio o pedido de receitas basicas boas e baratas :) Consigo brassar facil mais de 100l por semana mesmo com equipamento de 20l tenho tempo de sobra ( Aposentado) kkkkkk O que me falta e dinheiro pra comprar cevada e falta de coragem de produzir agua de batata também.. acredito que tem muita receita de 1 ou 2 malte e 1 lupulo boas mas tambem me falta experiencia.. estou neste hoby so a 4 meses então.. e isso OBRIGADO e Abraços
 
Cara, estou muito curioso e empolgado pra usar esse mandarina bavaria...

Vou deixar aqui uma (fake?) witbier que faço a algum tempo e gosto bastante. Leve, fresca, com ABV e amargor relativamente baixos e com preço de custo muito atrativo.

Brew Method: All Grain
Style Name: witbier
Boil Time: 70 min
Batch Size: 10 liters (fermentor volume)
Boil Size: 32,5 liters
Boil Gravity: 1.035~1,037
Efficiency: 65%

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.011
ABV (standard): 4.6%
IBU (tinseth): 11
EBC (morey): 6,5

FERMENTABLES:
1,1 kg - Pilsen Agrária (50,0%)
1,1 kg - Wheat Malt weynnerman (50,0%)

HOPS:
6,0 g - Perle, Type: Pellet, AA: 8.0%, Use: First Wort, IBU: 11

ADJUNTOS
0,15 g - Yeast Nutrient (Servomyces). 10 min p/ fim da fervura.
15,0 g - Orange peel sweet. 5 min p/ fim da fervura.
8,0 g - Semente de coentro. 5 min p/ fim da fervura.

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 66º C, Time: 90 min. (sem Sparge, método BIAB).

YEAST:
primeira escolha: White Labs belgian wit- WLP400 (de longe, a melhor)
segunda escolha: Mangroove Belgian Wit (cepa muito equilibrada)
terceira escolha: Fermentis / Safale T-58 (deixa o sabor final mais adocicado)

WLP400/ Mangroove wit: 19ºC/primeiro dia. 20ºC até atenuação completa. Secundária finaliza em 25ºC.

T-58: 18ºC até atenuação completa. Secundária finalizando em 25ºC.

Maturação: 4~5ºC/ 7 dias.

OBS 1: Tomar fresca e gelada.

OBS 2: Oxigenar o mosto se usar fermento líquido. Uso O2 puro (1L/min por 1' para 20L)

OBS 3: compostos sulfurosos podem ser notados durante as fases da fermentação. Irão desaparecer.
 
OOpa!! As partes que gostei!!


Tamanho do lote: 10 litros (volume do fermentador)
ABV (padrão): 4,6%
IBU (tinseth): 11

1,1 kg - Pilsen Agrária (50,0%)
1,1 kg - Malte de trigo weynnerman (50,0%)

HOPS:
6,0 g - Perle,

0,15 g - Nutrição de fermento (Servomyces). 10 min p / fim da fervura.
15,0 g - Casca de laranja doce. 5 min p / fim da fervura.
8,0 g - Semente de coentro. 5 min p / fim da fervura.

1 coisinha ruim ermento White Labs belga wit- WLP400 porque e carinho 50R$ mas.... Eu tenho laboratorio completo com placa de petri agitador magnetico capela de fluxo lampada UVc etc.. ( vindo de outro hoby que tenho de cultivo de cogumelos)
Acha que cerveja da contaminação? vai cultivar cogumelo que vai ver o que e contaminação so de olhar pra eles kkk Continuando...

Coisa ruim 2 seria 0,15 g - Nutrição de fermento

Nutriente de Levedura Servomyces - embalagem com 6 cápsulas - White Labs.

R$79,15

Tem que usar?? Teria algum substituto??

então so compro fermento 1x na vida praticamente o resto é reproduzido por repique então so preciso do start dele depois a fermentação sai praticamente de graça pra mim so tenho que olhar essa tal nutrição que pode atrapalhar minha brincadeira :)

Então essa certamente deve ter muiito sabor graças aos adjuntos e custo bemm legal graças a pouca quantidade de malte e lupulo...

Valewww :D
 
@rodfon,

não ficou muito forte/evidente o sabor e aroma de bergamota/tangerina?

Fiz uma APA com late hoping com Mandarina e o resultado foi surpreendente nos quesitos aroma e sabor.

Não ficou tããão forte e evidente não! Ficou como esperava mesmo, mas foi ótimo pq o malte kolsch deu uma pegada mais maltada que o pilsen e o trigo aumentou a drinkability e refrescância da cerveja finalizada...além disso, o fermento deixa a cerveja com um frutado bem...
 
Não entendo muito de cerveja como falei estou iniciando agora.. mas não achei ela nem um pouco basica nem barata para o dia a dia..

Mas.. agradeço o colega pela colaboração mas se possivel manda a receita tambem de uma maneira mais facil de entender o amigo aqui entende 0 de ingles.. e essa forma de apresentação complicou mais ainda pra mim..

mal aprendi o metodo de x de pilsen y de caramelo z de lupulo a 60 min e tal.. quanto mais essa forma de apresentação kkkkkk

mas agradeço muito vamos ver se mais alguem resolve postar a receita do dia a dia que mais gosta ou será que todo mundo aqui so toma IPA 24hs por dia 7 dias na semana?? kkkk Valewww:mug:

A receita é pra 29 litros...você pode tirar os 50 gramas do mandarina bavaria no dry hopping que já economizaria mais uns 20, 25 reais...
 
OOpa!! As partes que gostei!!


Tamanho do lote: 10 litros (volume do fermentador)
ABV (padrão): 4,6%
IBU (tinseth): 11

1,1 kg - Pilsen Agrária (50,0%)
1,1 kg - Malte de trigo weynnerman (50,0%)

HOPS:
6,0 g - Perle,

0,15 g - Nutrição de fermento (Servomyces). 10 min p / fim da fervura.
15,0 g - Casca de laranja doce. 5 min p / fim da fervura.
8,0 g - Semente de coentro. 5 min p / fim da fervura.

1 coisinha ruim ermento White Labs belga wit- WLP400 porque e carinho 50R$ mas.... Eu tenho laboratorio completo com placa de petri agitador magnetico capela de fluxo lampada UVc etc.. ( vindo de outro hoby que tenho de cultivo de cogumelos)
Acha que cerveja da contaminação? vai cultivar cogumelo que vai ver o que e contaminação so de olhar pra eles kkk Continuando...

Coisa ruim 2 seria 0,15 g - Nutrição de fermento

Nutriente de Levedura Servomyces - embalagem com 6 cápsulas - White Labs.

R$79,15

Tem que usar?? Teria algum substituto??

então so compro fermento 1x na vida praticamente o resto é reproduzido por repique então so preciso do start dele depois a fermentação sai praticamente de graça pra mim so tenho que olhar essa tal nutrição que pode atrapalhar minha brincadeira :)

Então essa certamente deve ter muiito sabor graças aos adjuntos e custo bemm legal graças a pouca quantidade de malte e lupulo...

Valewww :D

1 - fermento líquido white labs WLP400
Sim, é relativamente caro mesmo, R$ 49,00 + ice pack + frete. E vindo pelos correios/frete precisa de starter. Ou seja, ainda tem q ter o Extrato seco de malte (DME) e as parafernálias que vc já tem.

Sobre seu cultivo de cogumelos X contaminação dos equipamentos... Quem lida com culturas microbiológicas em geral sabe que ideal é vc ter um recipiente exclusivo para cada atividade específica, no caso os Starters de cerveja, não utilizando os mesmos recipientes de outros cultivos. Basta vc ter um ou mais Erlenmeyers de 1 a 2L para as leveduras da cerveja e mante-lo sempre limpo/sanitizado. O objetivo aqui é impedir qualquer possibilidade de contaminação cruzada.

2 - Nutriente de Levedura Servomyces - embalagem com 6 cápsulas - White Labs.
Não precisa ser esse, amigo. Existe uma paresentação comercial do Servomyces bem mais barata, que funciona igual. Veja:

https://www.brewhouseinsumos.com.br/nutriente-servomyces

10g do produto sai por R$ 33 + frete. Mas note que o uso é econômico demais, sendo necessário adicionar 1g/100L para fermentações, ou seja, para 20L (batelada padrão geral) usa-se com eficiência cerca de 0,25g, medidos com balança de precisão. Não tem erro.

Valeu!
 

Opa amigo Junior... Agora entendi.. realmente tem como comprar o nutriente mais barato e realmente cai bem o preço no meu caso nem preciso comprar pela internet porque abriu uma loja dos lamas aqui em Belo horizonte e ajuda muito a não pagar o velho frete.. e sobre os materiais de laboratorio... Sanitização de lab significa vai tudo pro cloro por 12hs após o uso enchague com agua corrente em abundancia e guarda.. antes do uso iodofor e enchague com alcool 70 ( so pra não encardir nada com amarelo) e garante mais

Vou brassar 10l dela. fazer 2l de start do fermento e ja adicionar ele no meu banco de fermento particular aqui... Ouvi muito elogios sobre ele ja ate em outras receitas..

OBS: Tenho uma sala de 2x3metros toda azulejada ( Uma sauna) que coloquei um ar condicionado nela e mantenho ela sempre a 18c 17c constantes.. So na hora da clarificação e fermentações secundárias e que vai pro freezer com termostato digital. Fiz isso justamente para evitar gargalos na produção. Tem como encontrar uma temperatura boa para Lager e ale ?? Durante Fermentação? ou seria melhor setar X de temperatura e so fermentar ales e quando a fermentação acabar... ai sim braço as lagers e seto Y na temperatura so pra fermentar as lagers? se existir uma temperatura coringa para as 2 seria otimo assim não preciso preocupar com temperaturas de fermentação e posso ir braçando e jogando pra dentro igual ja faço so com as ales .. vlw..... :mug:
 
Cara, estou muito curioso e empolgado pra usar esse mandarina bavaria...

Vou deixar aqui uma (fake?) witbier que faço a algum tempo e gosto bastante. Leve, fresca, com ABV e amargor relativamente baixos e com preço de custo muito atrativo.

Brew Method: All Grain
Style Name: witbier
Boil Time: 70 min
Batch Size: 10 liters (fermentor volume)
Boil Size: 32,5 liters
Boil Gravity: 1.035~1,037
Efficiency: 65%

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.011
ABV (standard): 4.6%
IBU (tinseth): 11
EBC (morey): 6,5

FERMENTABLES:
1,1 kg - Pilsen Agrária (50,0%)
1,1 kg - Wheat Malt weynnerman (50,0%)

HOPS:
6,0 g - Perle, Type: Pellet, AA: 8.0%, Use: First Wort, IBU: 11

ADJUNTOS
0,15 g - Yeast Nutrient (Servomyces). 10 min p/ fim da fervura.
15,0 g - Orange peel sweet. 5 min p/ fim da fervura.
8,0 g - Semente de coentro. 5 min p/ fim da fervura.

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 66º C, Time: 90 min. (sem Sparge, método BIAB).

YEAST:
primeira escolha: White Labs belgian wit- WLP400 (de longe, a melhor)
segunda escolha: Mangroove Belgian Wit (cepa muito equilibrada)
terceira escolha: Fermentis / Safale T-58 (deixa o sabor final mais adocicado)

WLP400/ Mangroove wit: 19ºC/primeiro dia. 20ºC até atenuação completa. Secundária finaliza em 25ºC.

T-58: 18ºC até atenuação completa. Secundária finalizando em 25ºC.

Maturação: 4~5ºC/ 7 dias.

OBS 1: Tomar fresca e gelada.

OBS 2: Oxigenar o mosto se usar fermento líquido. Uso O2 puro (1L/min por 1' para 20L)

OBS 3: compostos sulfurosos podem ser notados durante as fases da fermentação. Irão desaparecer.
Fala Junior,

Minha próxima será uma wit, gostei da tua receita e irei utilizar ela como base. Pergunta: 8g de coentro pra 10L ficou equilibrada? Ou dá uma acentuada no sabor? Não quero que o coentro fique evidente.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 
Cara, estou muito curioso e empolgado pra usar esse mandarina bavaria...

Vou deixar aqui uma (fake?) witbier que faço a algum tempo e gosto bastante. Leve, fresca, com ABV e amargor relativamente baixos e com preço de custo muito atrativo.

Brew Method: All Grain
Style Name: witbier
Boil Time: 70 min
Batch Size: 10 liters (fermentor volume)
Boil Size: 32,5 liters
Boil Gravity: 1.035~1,037
Efficiency: 65%

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.011
ABV (standard): 4.6%
IBU (tinseth): 11
EBC (morey): 6,5

FERMENTABLES:
1,1 kg - Pilsen Agrária (50,0%)
1,1 kg - Wheat Malt weynnerman (50,0%)

HOPS:
6,0 g - Perle, Type: Pellet, AA: 8.0%, Use: First Wort, IBU: 11

ADJUNTOS
0,15 g - Yeast Nutrient (Servomyces). 10 min p/ fim da fervura.
15,0 g - Orange peel sweet. 5 min p/ fim da fervura.
8,0 g - Semente de coentro. 5 min p/ fim da fervura.

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 66º C, Time: 90 min. (sem Sparge, método BIAB).

YEAST:
primeira escolha: White Labs belgian wit- WLP400 (de longe, a melhor)
segunda escolha: Mangroove Belgian Wit (cepa muito equilibrada)
terceira escolha: Fermentis / Safale T-58 (deixa o sabor final mais adocicado)

WLP400/ Mangroove wit: 19ºC/primeiro dia. 20ºC até atenuação completa. Secundária finaliza em 25ºC.

T-58: 18ºC até atenuação completa. Secundária finalizando em 25ºC.

Maturação: 4~5ºC/ 7 dias.

OBS 1: Tomar fresca e gelada.

OBS 2: Oxigenar o mosto se usar fermento líquido. Uso O2 puro (1L/min por 1' para 20L)

OBS 3: compostos sulfurosos podem ser notados durante as fases da fermentação. Irão desaparecer.
Fala Junior,

Minha próxima será uma wit, gostei da tua receita e irei utilizar ela como base. Pergunta: 8g de coentro pra 10L ficou equilibrada? Ou dá uma acentuada no sabor? Não quero que o coentro fique evidente

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 
@gilbertoandre, tranquilo amigo! Sobre o starter, atente-se para o fato de que para 10L de receita, jogar 2L de starter vai mudar completamente o perfil da sua breja, pode até "estragar" dependendo do ponto de vista. Em casos assim de brassar apenas 10L (maioria pra mim) faço o starter normal, acabado coloco na geladeira (2~4ºC) deixo cerca de 48h para decantar toda lama de leveduras e então toco na pia cerca de 80% do líquido, ficando com toda a lama viável do fundo e uns 15~20% do líquido ainda no Erlenmeyer. E lembre-se: equalize o mais precisamente possível a temperatura do seu starter pronto com a do seu mosto antes de inocular, para manter a viabilidade intacta.

Sobre sua fermentação. Agora é pra vc refletir e mudar seu processo, se for o caso. A fermentação é um processo exotérmico, produz e libera calor. Sabido isso, quando vc coloca a temperatura ambiente em 18ºC, independente se for geladeira ou ambiente climatizado, a temperatura interna do mosto/breja fermentando esterá cerca de 2, 3, 4 ou ate 5ºC acima disso. Ou seja, se vc seta o ar condicionado em 18ºC vc só está tendo o controle da temperatura do ambiente e não está tendo o controle da sua temperatura da fermentação propriamente dita. Para corrigir isso, o sensor deve ser colocado o mais próximo possível do mosto/breja fermentando, o ideal é usar um poço termométrico mas colando o sensor na parede do fermentador e isolando o mesmo com um bom isopor, temos um isolamento satisfatório. Pesquise mais sobre isso, meu amigo.

Sobre Ales e lagers, esqueça isso. Ales tem uma faixa de fermentação e Lagers outra faixa. Não dá pra fermenta-las em uma temperatura "coringa" e esperar brejas respeitáveis de acordo com o estilo.

@diegorober, também penso parecido. Por não querer o coentro se sobressaindo demais, já fiz essa receita com 4g, depois 5g, depois com 6g, e por último agora foi essa com 8g de coentro para 10L de breja. Eu gostei, ficou discreto porém perceptível. Só tome cuidado com o frescor das sementes que vc for adquirir, dependendo do caso, pode ficar tão apagado como água ou tão pronunciado como um pote de tempeiro. Eu usei sementes relativamente novas, mas já sem aquele frescor explosivo de sementes tenras. Aí vai do seu senso de aroma/sabor, cheire e prove suas sementes antes do uso!

Valeu!
 
faço esta :

4kg malte pale ale.
0,5 kg de malte Viena.
8 g de Columbus a 60min. (pode substituir por 20 g de cascade)
15 g de cascade a 5 min.
fermento us-05.
A única obs é que fervo 01:20 min.
da pra uns 20 litros.
Se não for muito exigente com turbidez e maturação, fica pronta em 21 dias.
vai ficar com uns 5% de álcool e 30 IBU. Aproximadamente.
se gostar mais amarga usa o Columbus.
priming 5g/l.
 
faço esta :

4kg malte pale ale.
0,5 kg de malte Viena.
8 g de Columbus a 60min. (pode substituir por 20 g de cascade)
15 g de cascade a 5 min.
fermento us-05.
A única obs é que fervo 01:20 min.
da pra uns 20 litros.
Se não for muito exigente com turbidez e maturação, fica pronta em 21 dias.
vai ficar com uns 5% de álcool e 30 IBU. Aproximadamente.
se gostar mais amarga usa o Columbus.
priming 5g/l.

É isso que estou procurando amigo.... Receita simples objetiva curta e grossa. qualquer coisa que possa ser feito com baixo custo que tenha algum sabor e aroma de lupulo.. qualquer coisa pro dia a dia que não seja os mijo de égua na maioria das industrializadas..

É bem custo beneficio...
Obrigado
 
A última que fiz foi nesta ideia de baixo custo, e pensando no verão, leve, refrescante, fácil de beber, mas saborosa. Uma Fruit Beer básica de frutas vermelhas, mais ou menos assim:

Para 50L:
4Kg Malte Pilsen Agrária
250g Aveia em Flocos
15g Columbus (~20IBU)
Fermento Fermentis US-05

Após 4 dias de fermentação fiz uma polpa com 1Kg de Cereja Chilena e 300g de Morango e joguei dentro do fermentador.

Ficou muito boa, bem leve, refrescante e saborosa. O sabor da fruta apareceu legal, não ficou muito forte o que ajudou a "drinkability", pois não ficou enjoativa. Tanto que foram 17L em um final de semana, eu e minha esposa... hehehe
 
A última que fiz foi nesta ideia de baixo custo, e pensando no verão, leve, refrescante, fácil de beber, mas saborosa. Uma Fruit Beer básica de frutas vermelhas, mais ou menos assim:

Para 50L:
4Kg Malte Pilsen Agrária
250g Aveia em Flocos
15g Columbus (~20IBU)
Fermento Fermentis US-05

Após 4 dias de fermentação fiz uma polpa com 1Kg de Cereja Chilena e 300g de Morango e joguei dentro do fermentador.

Ficou muito boa, bem leve, refrescante e saborosa. O sabor da fruta apareceu legal, não ficou muito forte o que ajudou a "drinkability", pois não ficou enjoativa. Tanto que foram 17L em um final de semana, eu e minha esposa... hehehe

17 LITROS??? So voce e a patroa?? kkkkkk:mug:

Amigo quando de gravidade ela ficou inicial e o teor alcolico dela??
porque parece ser pouco malte para 50Litros ta certinho isso?
4kilos so?

Duvida 2 os 15g Columbus são em 60 minutos? 30???
Abraços e essa vai pra brassagem daqui a 7 dias com cerveja
 
@gilbertoandre, tranquilo amigo! Sobre o starter, atente-se para o fato de que para 10L de receita, jogar 2L de starter vai mudar completamente o perfil da sua breja, pode até "estragar" dependendo do ponto de vista. Em casos assim de brassar apenas 10L (maioria pra mim) faço o starter normal, acabado coloco na geladeira (2~4ºC) deixo cerca de 48h para decantar toda lama de leveduras e então toco na pia cerca de 80% do líquido, ficando com toda a lama viável do fundo e uns 15~20% do líquido ainda no Erlenmeyer. E lembre-se: equalize o mais precisamente possível a temperatura do seu starter pronto com a do seu mosto antes de inocular, para manter a viabilidade intacta.

Sobre sua fermentação. Agora é pra vc refletir e mudar seu processo, se for o caso. A fermentação é um processo exotérmico, produz e libera calor. Sabido isso, quando vc coloca a temperatura ambiente em 18ºC, independente se for geladeira ou ambiente climatizado, a temperatura interna do mosto/breja fermentando esterá cerca de 2, 3, 4 ou ate 5ºC acima disso. Ou seja, se vc seta o ar condicionado em 18ºC vc só está tendo o controle da temperatura do ambiente e não está tendo o controle da sua temperatura da fermentação propriamente dita. Para corrigir isso, o sensor deve ser colocado o mais próximo possível do mosto/breja fermentando, o ideal é usar um poço termométrico mas colando o sensor na parede do fermentador e isolando o mesmo com um bom isopor, temos um isolamento satisfatório. Pesquise mais sobre isso, meu amigo.

Sobre Ales e lagers, esqueça isso. Ales tem uma faixa de fermentação e Lagers outra faixa. Não dá pra fermenta-las em uma temperatura "coringa" e esperar brejas respeitáveis de acordo com o estilo.

@diegorober, também penso parecido. Por não querer o coentro se sobressaindo demais, já fiz essa receita com 4g, depois 5g, depois com 6g, e por último agora foi essa com 8g de coentro para 10L de breja. Eu gostei, ficou discreto porém perceptível. Só tome cuidado com o frescor das sementes que vc for adquirir, dependendo do caso, pode ficar tão apagado como água ou tão pronunciado como um pote de tempeiro. Eu usei sementes relativamente novas, mas já sem aquele frescor explosivo de sementes tenras. Aí vai do seu senso de aroma/sabor, cheire e prove suas sementes antes do uso!

Valeu!

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO Uma verdadeira aula.. Modificações no processo do poço termico em andamento para medir o calor interno...

Semana que vem pego a lama de uma US-05 que vai sair de uma brassagem de 20l e ja preparei potes de vidro esterilizados ( vidro de azeitona) Para lavar a lama e guardar so a levedura e assim não adicionar 2l de liquido na cerveja


Muiito obrigado as dicas valeram ouro
 
17 LITROS??? So voce e a patroa?? kkkkkk:mug:

Amigo quando de gravidade ela ficou inicial e o teor alcolico dela??
porque parece ser pouco malte para 50Litros ta certinho isso?
4kilos so?

Duvida 2 os 15g Columbus são em 60 minutos? 30???
Abraços e essa vai pra brassagem daqui a 7 dias com cerveja

Oloco! errei ali, 50L não.. receita de 20L! :D
Não estou com o BeerSmith aqui, mas se não me engano algo entre 1045-1050.. A breja teria cerca de 5% ABV, sem contar a conversão de açucar da fruta. Esta não sei ao certo como calcular... rs

O Columbos foi só para o amargor mesmo, no caso aos 60 ou FWH, como preferir.

Abraço!
 
A última que fiz foi nesta ideia de baixo custo, e pensando no verão, leve, refrescante, fácil de beber, mas saborosa. Uma Fruit Beer básica de frutas vermelhas, mais ou menos assim:

Para 50L:
4Kg Malte Pilsen Agrária
250g Aveia em Flocos
15g Columbus (~20IBU)
Fermento Fermentis US-05

Após 4 dias de fermentação fiz uma polpa com 1Kg de Cereja Chilena e 300g de Morango e joguei dentro do fermentador.

Ficou muito boa, bem leve, refrescante e saborosa. O sabor da fruta apareceu legal, não ficou muito forte o que ajudou a "drinkability", pois não ficou enjoativa. Tanto que foram 17L em um final de semana, eu e minha esposa... hehehe
Vou fazer uma muito parecida mais vou usar casca de e raspas de limão, mas estou com medo de ficar enjoativo. Será que trocar limão por morango ficaria bom? E como vc fez a polpa?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Back
Top