Pasta térmica no poço termométrico?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá, amigos,

Comprei um poço termométrico pra colocar no balde fermentador mas percebi que o novo sensor que veio no meu termostato Full Gauge MT-512ri, sensor modelo SB41 envolvido em plástico preto, é menor e mais fino do que o sensor de inox que estava acostumado. Li em alguns tópicos por aqui que o ideal seria colocar pasta térmica para isolar melhor o sensor no poço termométrico.

Essa informação procede? Esse isolamento faria uma diferença significativa na leitura mais precisa da temperatura dentro do balde? E, finalmente, o mais importante: como seria o jeito correto de colocar a pasta térmica dentro do poço?

Agradeço desde já a ajuda!

Abraço,

Chico Mello
 
Eu preenchi o poço com água mesmo. Obviamente não é o melhor condutor térmico, mas sem dúvida é mais prático e não acredito que a diferença seja tá grande que justifique usar a pasta, já que a precisão não precisa ser tão alta.
 
@fcamello, vc pode ter lido nuns tópicos aí, mas foi falado que não é correto, não pra isolar. Ora, pasta térmica é justamente o contrário de um isolante, é um condutor ótimo! então o certo é preencher o fundo do poço termométrico com pasta térmica, onde o sensor vai ficar "imerso" e por cima disso utilizar um isolante, pra que não haja trocas de calor entre a pasta/sensor e o meio externo. Vc pode usar qualquer coisa isolante por cima, como silicone talvez, mas daí vai ficar fixo. A pasta fica tão isolada quanto o sensor.

@rskis, água estraga o sensor, a não ser que ele seja feito pra ser imerso em líquido. Se vc quiser prolongar a vida útil dele, sugiro utilizar outro material. A pasta térmica mesmo é bem barata, compra em qualquer loja de eletrônicos ou informática.

Abraço
 
Amigos,

Obrigado pelas respostas! Tiago, eu poderia, então, passar a pasta térmica no fundo do poço com a ajuda de um palito ou algo similar, inserir a sonda até ela "grudar" na pasta e tentar enfiar no poço um pequeno pedaço de isopor até ele chegar na parte de trás do sensor?

Até que ponto essa medição de temperatura proporcionada pela pasta térmica + isolamento seria "mais fiel" do que simplesmente deixar o sensor solto dentro do poço? Você acha que chegaria a diferenças de 1 ou 2 graus que pudessem influenciar o controle de temperatura da fermentação?
 
Amigos,

Obrigado pelas respostas! Tiago, eu poderia, então, passar a pasta térmica no fundo do poço com a ajuda de um palito ou algo similar, inserir a sonda até ela "grudar" na pasta e tentar enfiar no poço um pequeno pedaço de isopor até ele chegar na parte de trás do sensor?

Até que ponto essa medição de temperatura proporcionada pela pasta térmica + isolamento seria "mais fiel" do que simplesmente deixar o sensor solto dentro do poço? Você acha que chegaria a diferenças de 1 ou 2 graus que pudessem influenciar o controle de temperatura da fermentação?

fcamello, acredito que possa fazer assim sim.

Na prática eu não conheço diferença de fidelidade da medição assim, porque nunca usei poço no fermentador, sempre deixo ele encostado na lateral do fermentador com um isolamento por cima. Porém vc não deverá ter diferença em graus (medição com desvio), nesse sentido da sua pergunta, porque se o sensor estiver isolado dentro do poço termométrico, com ou sem pasta térmica, a temperatura que ele vai atingir vai ser a mesma. A diferença será o tempo que ele leva pra medir a temperatura. Como a pasta é feita pra conduzir o calor, vc terá uma leitura praticamente simultânea de acordo com a mudança da temperatura da cerveja dentro do fermentador. Já se o sensor estiver solto lá dentro, terá o tempo da temperatura ser conduzida do corpo do poço até o sensor passando pelo ar, que oferece inércia térmica bem maior, ou seja, terá uma leitura um pouco atrasada, quanto eu não sei.

Abraço
 
Amigos,

Obrigado pelas respostas! Tiago, eu poderia, então, passar a pasta térmica no fundo do poço com a ajuda de um palito ou algo similar, inserir a sonda até ela "grudar" na pasta e tentar enfiar no poço um pequeno pedaço de isopor até ele chegar na parte de trás do sensor?

Até que ponto essa medição de temperatura proporcionada pela pasta térmica + isolamento seria "mais fiel" do que simplesmente deixar o sensor solto dentro do poço? Você acha que chegaria a diferenças de 1 ou 2 graus que pudessem influenciar o controle de temperatura da fermentação?
Passa uma quantidade boa na ponta do sensor, e enfia pra pra dentro do poço até chegar no fim.

Abraço,
 
Amigos,

Obrigado pelas respostas! Tiago, eu poderia, então, passar a pasta térmica no fundo do poço com a ajuda de um palito ou algo similar, inserir a sonda até ela "grudar" na pasta e tentar enfiar no poço um pequeno pedaço de isopor até ele chegar na parte de trás do sensor?

Até que ponto essa medição de temperatura proporcionada pela pasta térmica + isolamento seria "mais fiel" do que simplesmente deixar o sensor solto dentro do poço? Você acha que chegaria a diferenças de 1 ou 2 graus que pudessem influenciar o controle de temperatura da fermentação?


Usa uma seringa grande sem agulha e um canudinho de refri preso na ponta. Aí e só injetar..
 
@fcamello, vc pode ter lido nuns tópicos aí, mas foi falado que não é correto, não pra isolar. Ora, pasta térmica é justamente o contrário de um isolante, é um condutor ótimo! então o certo é preencher o fundo do poço termométrico com pasta térmica, onde o sensor vai ficar "imerso" e por cima disso utilizar um isolante, pra que não haja trocas de calor entre a pasta/sensor e o meio externo. Vc pode usar qualquer coisa isolante por cima, como silicone talvez, mas daí vai ficar fixo. A pasta fica tão isolada quanto o sensor.

@rskis, água estraga o sensor, a não ser que ele seja feito pra ser imerso em líquido. Se vc quiser prolongar a vida útil dele, sugiro utilizar outro material. A pasta térmica mesmo é bem barata, compra em qualquer loja de eletrônicos ou informática.

Abraço


então... na realidade a pasta térmica não é um bom condutor, se for comparar a condutividade térmica dela com a dos metais, chega a ser ridícula, a função dela é garantir a maior área possível de troca entre duas superfícies, e aplicar apenas uma fina camada da mesma, justamente para não aumentar a resistência térmica do fluxo de calor, sei que pelo nome a pela função não é intuitivo, eu também pensava assim..

Só para efeito comparativo:

Material Condutividade térmica (w/mK)

Prata 429
Cobre 401
Alumínio 237
Aço Inox AISI 304 14,9
Pasta térmica 1-4,5

EDIT: dando uma pesquisada aqui, achei pasta térmica de alto desempenho com um k de 9w/mk, mas mesmo assim é pouco se for comparar com os metais.

abraços
 
então... na realidade a pasta térmica não é um bom condutor, se for comparar a condutividade térmica dela com a dos metais, chega a ser ridícula, a função dela é garantir a maior área possível de troca entre duas superfícies, e aplicar apenas uma fina camada da mesma, justamente para não aumentar a resistência térmica do fluxo de calor, sei que pelo nome a pela função não é intuitivo, eu também pensava assim..

Só para efeito comparativo:

Material Condutividade térmica (w/mK)

Prata 429
Cobre 401
Alumínio 237
Aço Inox AISI 304 14,9
Pasta térmica 1-4,5

EDIT: dando uma pesquisada aqui, achei pasta térmica de alto desempenho com um k de 9w/mk, mas mesmo assim é pouco se for comparar com os metais.

abraços

Cara, nesse caso não vou discutir contigo a respeito das condutividades, materiais e etc, porque acho que esse ponto não tem relevância verdadeira pro tópico. Se fosse entrar nos méritos, poderia correr o risco de parecer prolixo.

Mas de qualquer forma o contato do sensor diretamente com o metal do poço vai ser muito pequeno, ele fica solto lá dentro. Então teoricamente seria bem melhor usar pasta térmica, que vai fazer o contato inteiro do corpo do sensor com o metal, do que deixar só um pouquinho direto em contato direto e o resto isolado pelo ar.

Abraço
 
Cara, nesse caso não vou discutir contigo a respeito das condutividades, materiais e etc, porque acho que esse ponto não tem relevância verdadeira pro tópico. Se fosse entrar nos méritos, poderia correr o risco de parecer prolixo.

Mas de qualquer forma o contato do sensor diretamente com o metal do poço vai ser muito pequeno, ele fica solto lá dentro. Então teoricamente seria bem melhor usar pasta térmica, que vai fazer o contato inteiro do corpo do sensor com o metal, do que deixar só um pouquinho direto em contato direto e o resto isolado pelo ar.

Abraço

sim eu concordo contigo quanto a isso, por isso falei que a função dela é garantir a maior superfície de troca
 

Latest posts

Back
Top