Passivação - Fermentador 60L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

KistoBH

Member
Joined
Jan 20, 2015
Messages
15
Reaction score
0
Bom dia pessoal,

Tô precisando passivar 2 fermentadores de inox de 60L.

Uma dos passos da passivação é a circulação de uma solução de ácido nítrico a 6% por X minutos ou mesmo imersão dessa solução no fermentador.

Acontece que pra preparar 60L dessa solução vou gastar em torno de R$500 de ácido, pra usar 1 ou 2x por ano no máximo e ainda com o problema de ter que armazenar isso com bastante cuidado.

A opção mais viável é a circulação, eu já tenho válvulas CIP, mas agora estou atrás de uma bomba para esse procedimento.
Uma boa bomba sanitária tá na faixa de R$1250,00, as que eu achei.

Eu tenho uma bomba que faço sanitização, mas o rotor é em termoplástico de nylon, acho que a solução ácida ali vai acabar "comendo" esse termoplástico.

Alguém já fez isso com uma bomba que não fosse sanitária? Alguém tem alguma indicação de alguma bomba sanitária (1/2cv no mínimo de potência) mais barata do que R$1250?

Obrigado!
 
a palenox vende uma bomba sanitária de 1/2 hotéis por uns 800 reais, faça contato na internet


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
solução de acido nitrico não corroi nylon somente garrafas tipo pet mas voce teria que aquece-lo a 90º graus e no grau de pureza elevado..
portanto para a quantidade de acido usado na sua sanitização nada ocorre com este material
 
Bom dia pessoal,

Tô precisando passivar 2 fermentadores de inox de 60L.

Uma dos passos da passivação é a circulação de uma solução de ácido nítrico a 6% por X minutos ou mesmo imersão dessa solução no fermentador.

Acontece que pra preparar 60L dessa solução vou gastar em torno de R$500 de ácido, pra usar 1 ou 2x por ano no máximo e ainda com o problema de ter que armazenar isso com bastante cuidado.

A opção mais viável é a circulação, eu já tenho válvulas CIP, mas agora estou atrás de uma bomba para esse procedimento.
Uma boa bomba sanitária tá na faixa de R$1250,00, as que eu achei.

Eu tenho uma bomba que faço sanitização, mas o rotor é em termoplástico de nylon, acho que a solução ácida ali vai acabar "comendo" esse termoplástico.

Alguém já fez isso com uma bomba que não fosse sanitária? Alguém tem alguma indicação de alguma bomba sanitária (1/2cv no mínimo de potência) mais barata do que R$1250?

Obrigado!
Como passivou o seu? Estou com um de 100L, porém minha bomba tbm não tem força para cip com um spray ball. Pensei até em comprar a Spray ball, mas teste a bomba antes e vi que não vai ter força suficiente. Nem a de máquina de lavar. Alguma luz?
 
Back
Top