Panela Fervura com fundo cônico?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Ola CervejoManiacos,

Estive pensando que para melhorar um pouco mais de eficiência na extração do mosto pós fervura, ou seja, deixar para trás o máximo possível de trub, "criar" um fundo um pouco cônico na panela de fervura.

A intenção é criar uma área onde os sedimentos/trub fique depositado de maneira mais condensada no fundo, acredito que até mesmo depois do movimento de redemoinho fique melhor...

Será que funcionaria? Alguém já tentou? :confused:


Abs,
Alexandre
 
Não conheço ninguém que use isso, em sinceramente não vejo motivo já que o aquecimento com fogo ou resistências seria um problema. O que se faz é usar fundo abaloado, como o fundo de um barril, por exemplo.

Abraço,
 
Olá Guenther,

Na verdade não seria um fundo tão cônico assim para apresentar problemas com o aquecimento, seria algo bem de leve mesmo, alias poderia ser concavo ou convexo tanto faz, somente para tentar atrair o máximo possível de trub para o centro ou bordas, mesmo depois do whirpool. Usar um pouco de física :mug: para nos ajudar.



Abs,
Alexandre
 
Sim, eu entendo, e nesse sentido a técnica que se usa nos melhores equipamentos profissionais é usar um fundo abaloado, não cônico, como o de um barril.

Outra coisa que se usa é um anel em formado de "C" de 2 ou 3 cm de altura no fundo da panela, com a abertura desse "C" voltada para o lado contrário ao de onde a válvula que extrai o mosto está.

Abração!
 
Perfeito entendi bem o conceito, acho mesmo que o uso do "C" invertido faz todo sentido.

Vou fazer um teste com essa "técnica" e posto aqui alguns comentários sobre o processo. :rockin:

Valeu pela dica.

Abraço,
Alexandre
 
como este anel ficaria afixado no fundo? solda, ou só colocando um material pesado já seria suficiente?. att
 
P1010626.jpg


fonte: http://canyoubrewit.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=16945
 
Acessei o forum que o Rodrigo tirou essa imagem e achei interessante outros métodos que o pessoal tem usado por lá...

Veja esse outro... :)

Mas ainda "acho" bem válido a ideia do "C" invertido no fundo.

Abs,
Alexandre
 

Attachments

  • hopstopper.jpg
    hopstopper.jpg
    69 KB · Views: 598
O C invertido funciona inacreditavelmente bem. Pode-se soldar (que é difícil) ou simplesmente deixar ele solto na panela. Se não mexer com ele, ele fica parado.

Vou fazer um para minhas panelas. Quando estiver pronto, eu posto.

Abraço!
 
Vou tentar fixar ele entre o final do alongador e o inicio da bazooka...

Abs,
Alexandre
 
Mas o C é para a panela de fervura. Tu usa bazooka na panela de fervura?

Abraço,
 
Guenther, como vc pretende fazer esse "C"? Fiquei interessado. Eu já tenho um tubo de inox curvado para dentro e para baixo, igual a foto do Rodrigo (Rafael Aquino), e se usasse esse tal C, ai a coisa ficaria perfeita!
 
Guenther, não eu não uso nada na panela de fervura, apenas coloquei como exemplo...

Abs,
Alexandre
 
Back
Top