Panela de Alumínio x Inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Joined
Dec 10, 2014
Messages
21
Reaction score
0
Eu fazia cerveja há aproximadamente 4 anos atrás, tinha um equipamento legal pra fazer 40L, na época eu usava panelas de alumínio. Hoje em dia, elas já estão nem ferradas e eu quero voltar a fazer cerveja. A grande dúvida é, vale a pena gastar mais pra adquirir panelas de inox? Queria comprar 3 panelas, duas de aproximadamente 50L e a outra de 60L. O que acham?
 
se a panela ferrada não for ferrada do tipo soltando alumínio pra todo lado, pra que trocar?


Boa sorte irmão.

Obrigado Leandro. Pensei em comprar de inox logo, pra ganhar longevidade e não ter que gastar mais dinheiro daqui uns anos... Mas vou pensar melhor.
 
Cara, cada material tem sua vantagem...

A grande vantagem do INOX em relação ao alumínio é a possibilidade de usar soda cáustica para desincrustar e limpar tudo, isso é muito bom. A grande vantagem do alumínio é o preço. Também reparo que o alumínio "retém" melhor o calor que o inox, necessitando de menos ligadas do fogo/resistência durante a mostura, pouca diferença, mas percebo.

Eu no seu lugar só gastaria com inox agora se minhas panelas de alumínio estivessem furadas...
 
Minha primeira panela foi uma de alumínio de 15l isso ja tem dois anos quando troquei peguei uma de inox 45litros nao me arrependo nenhum pouco bemmm mais caro mas a praticidade na limpeza foi uma maravilha, nao gasto muita água para limpar e principalmente nao perco tempo tirando a crosta que fica na panela de alumínio.
 
Cara, cada material tem sua vantagem...

A grande vantagem do INOX em relação ao alumínio é a possibilidade de usar soda cáustica para desincrustar e limpar tudo, isso é muito bom. A grande vantagem do alumínio é o preço. Também reparo que o alumínio "retém" melhor o calor que o inox, necessitando de menos ligadas do fogo/resistência durante a mostura, pouca diferença, mas percebo.

Eu no seu lugar só gastaria com inox agora se minhas panelas de alumínio estivessem furadas...
Realmente pode até usar soda caustica, mas eu diria que não tem esta necessidade pois no inox dificilmente alguma coisa ficará incrustada.
E pra mim também, este é o maior benefício: facilidade de limpeza. Uma passada simples de esponja ou pano com detergente e pronto. Eu nem coloco debaixo da pia ou mangueira. Uso um jarro plástico pra jogar água e lavar a panela.

No meu caso migrei de 3 panelas alumínio por uma inox BIAB... o que pesa muito menos no bolso do que trocar três panelas.
Outra coisa que eu vejo é que é muito mais fácil revender os itens em inox do que alumínio... então se desistir do hobby ou decidir trocar novamente o equipamento, não terá tanto prejuizo.
 
Eu uso panelas de alumínio. Preferi compensar o preço comprando panela top de alumínio (ABC linha premium), com excelente acabamento e bem espessas, o que melhora a distribuição de calor e a resistência das panelas.
Na verdade a condutividade térmica do alumínio é maior, ou seja, é melhor pra esquentar, mas também "perderia" calor mais fácil. Lance é que como as de inox parecem ser fininhas, até nisso as de alumínio superam pq acabam retendo mais calor como o @JuniorBolzani disse.
Limpo as minhas quase sempre apenas com detergente neutro e esponja não abrasiva. Tem um produto para limpeza, o Kaliclean K 505, a base de carbonato de sódio, mas neutro, que o pessoal da WE Consultoria indicou para limpeza pesada em alumínio. Nem uso tanto pq na real, minhas panelas não encrustam, mesmo com fogo intenso, talvez por conta dos 0,5mm de espessura.
As conexões, espigões, registros e válvulas que montei tudo de inox.
Talvez as panelas de inox, esteticamente, sejam mais belas. Apesar que acho feio aquelas com o fundo aparente, como se fosse por fora, soldado... sem falar nos casos relatados de ferrugem em "inox"... mas aí é questão de gosto e bolso individual.
 
Minha dúvida sobre esse assunto seria qualidade da cerveja se influencia ser de alumínio ou inox, outra coisa que não entendi se pode usar material tipo latão pq tem conexão desse material, cobre em Schiller?
 
Minha primeira panela foi uma de alumínio de 15l isso ja tem dois anos quando troquei peguei uma de inox 45litros nao me arrependo nenhum pouco bemmm mais caro mas a praticidade na limpeza foi uma maravilha, nao gasto muita água para limpar e principalmente nao perco tempo tirando a crosta que fica na panela de alumínio.

Cara, não se tira essa "crosta" do alumínio. Ela é formada naturalmente e não é sujeira, é na verdade uma "proteção". Não é correto esfregar as panelas de alumínio e deixa-las brilhando.
 
Minha dúvida sobre esse assunto seria qualidade da cerveja se influencia ser de alumínio ou inox, outra coisa que não entendi se pode usar material tipo latão pq tem conexão desse material, cobre em Schiller?

Cara, a qualidade da sua cerveja não tem NADA A VER com o material das suas panelas, desencana disso. A qualidade final da sua breja vai depender de fatores como: qualidade dos grãos, frescor dos lúpulos, qualidade/validade da levedura e a manipulação que vc fizer com elas (hidratação, pitch rate correto, controle de temperatura, etc), mostura e fervura satisfatórias, etc... Se preocupe principalmente com sua FERMENTAÇÃO.

Calcule corretamente a taxa de inoculação das leveduras (pitch rate), use essa calculadora:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Hidrate sua levedura 20~30 min antes de inocular com água fervida-resfriada a 30~35ºC:


Controle a temperatura da sua fermentação. Coloque a histerese do controlador da sua geladeira em 0,2ºC e não fique abrindo toda hora pra medir a FG.

Abraço.
 
Cara, não se tira essa "crosta" do alumínio. Ela é formada naturalmente e não é sujeira, é na verdade uma "proteção". Não é correto esfregar as panelas de alumínio e deixa-las brilhando.

Dei uma pesquisada agora acredito que vc tenha razão inclusive faz mal a saúde ariar panela de alumínio pode causar varias doenças(segundo uma pesquisa rápida na net :p)

Mas tem um "problema" já ferveu água pura/filtrada na panela de alumínio sozinha sem nada, da uma olhada na cor que essa água vai sair, tem coragem de beber?
 
Dei uma pesquisada agora acredito que vc tenha razão inclusive faz mal a saúde ariar panela de alumínio pode causar varias doenças(segundo uma pesquisa rápida na net :p)

Mas tem um "problema" já ferveu água pura/filtrada na panela de alumínio sozinha sem nada, da uma olhada na cor que essa água vai sair, tem coragem de beber?

Sim, já fervi e fervo bastante água em panelas de alumínio, na real, nunca reparei que a água sai com coloração diferente da que entrou... Acho estranho vc reparar isso. A única vez que a água saiu um pouco mais escura (acinzentada) de uma panela minha de alumínio foi justamente quando a esposa resolveu ariar essa panela. São os resíduos do metal ariado que se desprendem facilmente da panela pra água durante uma fervura intensa. Se não ariar, isso não ocorre, creio eu.
 
Sim, já fervi e fervo bastante água em panelas de alumínio, na real, nunca reparei que a água sai com coloração diferente da que entrou... Acho estranho vc reparar isso. A única vez que a água saiu um pouco mais escura (acinzentada) de uma panela minha de alumínio foi justamente quando a esposa resolveu ariar essa panela. São os resíduos do metal ariado que se desprendem facilmente da panela pra água durante uma fervura intensa. Se não ariar, isso não ocorre, creio eu.

Entendi, obrigado pela resposta.
 
Back
Top