Panela de alumínio escureceu após fever água com cloro.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreigarcia

Member
Joined
Nov 21, 2016
Messages
20
Reaction score
3
Olá Amigos, bom dia.

Cometi um vacilo e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

Fui testar a taxa de evaporação da minha panela(alumínio) de fervura e usei água direto da torneira, ou seja, água com cloro. No final do teste a panela ficou bem escura, posso dizer que ficou preta por dentro. Alguém faz ideia do que posso fazer para limpa-la? Caso não seja possível, saberiam dizer se isso pode ser ruim para as próximas brassagens? Corro algum risco desta sujidade sair no mosto durante a fervura?

Até o momento não tentei nada, até pela falta de experiência e receio de piorar as coisas.

Grato

At.
Andrei Garcia
 
Olá Amigos, bom dia.

Cometi um vacilo e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

Fui testar a taxa de evaporação da minha panela(alumínio) de fervura e usei água direto da torneira, ou seja, água com cloro. No final do teste a panela ficou bem escura, posso dizer que ficou preta por dentro. Alguém faz ideia do que posso fazer para limpa-la? Caso não seja possível, saberiam dizer se isso pode ser ruim para as próximas brassagens? Corro algum risco desta sujidade sair no mosto durante a fervura?

Até o momento não tentei nada, até pela falta de experiência e receio de piorar as coisas.

Grato

At.
Andrei Garcia

É absolutamente normal o alumínio escurecer ao ferver água dentro dele e isso não está relacionado exclusivamente à presença de cloro.

Inclusive é até recomendável ferver água com a panela tampada antes do primeiro uso, justamente para ocorrer esse escurecimento, que acaba servindo como um isolante do metal com o mosto.

Após a brassagem lave com água quente esfregando com o lado macio da espuma....Não retire essa parte escura, que apesar de feia é benéfica...
 
Olá Amigo, obrigado pela resposta.

Eu procurei algumas coisas a respeito antes de recorrer ao fórum porém mais dúvidas surgiram. Vi algumas pessoas falando desta proteção, de camada de óxido e tal.. No entanto já brassei 5 vezes e a panela nunca tinha escurecido, só escureceu a ponto de ficar preta depois que fervi água com cloro, por isso pensei que o cloro era o "vilão". Bom, fico mais tranquilo então. Será que vale a pena ferver água filtrada e ver o resultado?

Abraço

Andrei Garcia
 
Olá Amigos, bom dia.

Cometi um vacilo e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

Fui testar a taxa de evaporação da minha panela(alumínio) de fervura e usei água direto da torneira, ou seja, água com cloro. No final do teste a panela ficou bem escura, posso dizer que ficou preta por dentro. Alguém faz ideia do que posso fazer para limpa-la? Caso não seja possível, saberiam dizer se isso pode ser ruim para as próximas brassagens? Corro algum risco desta sujidade sair no mosto durante a fervura?

Até o momento não tentei nada, até pela falta de experiência e receio de piorar as coisas.

Grato

At.
Andrei Garcia
Por favor, não limpe!!!! Hehehe...

Cara, você fez simplesmente o que todos os cervejeiros que usam panelas de alumínio deveriam fazer, que é antes do primeiro uso, ferver água pura durante 1h30, para que elas fiquem pretas.

Esse "preto" é uma camada de oxidação passiva que protege o alumínio. Por isso, inclusive, que devemos sempre lavar nossas panelas com a parte amarela da esponja para não remover isso, ou usar aquelas esponjas azuis, que não riscam.

Abraço,
 
meu chiller de imersao (aluminio) esta mofado graças a umidade da serra gaucha, posso deixar ele de molho na agua com cloro ou o cloro vai ferrar meu chiller?
 
meu chiller de imersao (aluminio) esta mofado graças a umidade da serra gaucha, posso deixar ele de molho na agua com cloro ou o cloro vai ferrar meu chiller?
Cara, água, sabão, e esponja. Te digo com certeza... ele só mofou porque provavelmente tinha sujeira nele, mesmo que não fosse grande. Metal limpo não mofa.
 
Cara, água, sabão, e esponja. Te digo com certeza... ele só mofou porque provavelmente tinha sujeira nele, mesmo que não fosse grande. Metal limpo não mofa.

To ciente, ficamos sem água no dia e nao consegui limpar direito :'(
Só queria deixar de molho até o dia do uso (ainda estamos sem água) pra dar uma agilizada!
 
Back
Top