panela com marcação de volume

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

alguem aqui sabe como fazer marcação de volume em litros nas panelas?

A principio pensei em pintar com alguma tinta ou caneta especial para metal que aguentasse o calor, ai vi que algumas pessoas tem paneas com esses marcadores, não sei se tem nome isso e como se chama, mas alguem sabe fazer ou se tem pronto para comprar e como fazer para instalar?

Nao tenho a minima ideia por onde comoçar a pesquisar pois nem sei o nome disso.

alguma outra ideia para marcar o volume pelo lado de fota das panelas?

Acredito eu que isso do lado de fora da panela seja para mostar o volume eu acho hehehe

66qEXN.jpg
 
Sérgio,

No homebrewtalk gringo tem gente que faz marcação com ácido.

http://makezine.com/projects/make-40/etch-a-kettle/

Se você procurar por Etch a Kettle, vai achar bastante coisa. To pensando em fazer isso na minha, qquer dia.

Agora, sobre o gadget ai em cima, até tem pra vender em algumas lojas, mas eu não lembro o nome disso.

De qualquer maneira, não curto valvula/torneira/conexão de nenhum tipo nas minhas panelas e fermentadores. Dá muito trabalho para limpar, e um simples sifão de mosto quente + BIAB resolve tudo o que eu preciso. :D

Abraços.
 
poxa legal o site que me passou, depois de ler fui pesquisar no youtube e achei esse video bem simples de fazer.

achou que vai ficar legal

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=bV-PItEcLXY[/ame]
 
Tem alguém que é membro da acerva PR que fez o gabarito em corel e usou esta técnica
 
O mais simples e bem eficiente é marcar com grafite. Meça os volumes e risque com um lápis. Quando começar a apagar, risque de novo
 
no caso a marcação será feita pelo lado de fora nao por dentro, da para encher a panela e ir vendo do lado de fora mais ou menos onde está e fazer a marcação, ja fiz o teste e não sai com facilidade não, gostei da idea
 
Eu fiz a marcação com ácido em alumínio. Já está difícil de enxergar. Funciona melhor em inox.
 
resolvi o problema pessoal, e gostei, usei uma caneta piloto permanente, nao sai nem a pau, fervi agua esfreguei e não sai. por sorte ou coincidencia minha panela a cada 1cm equivale a um litro entao foi muito facil de marcar. fui enchendo de agua e com uma regua fui vendo.

Isso vai ajudar bastante na hora de verificar quanto de mosto está indo pra fervura

olha ai como ficou

3gADtf.jpg


eXGxEs.jpg
 
Eu uso simplesmente uma régua de Inox e calculo pelos centímetros de altura em relação ao diâmetro da panela... fiz uma tabela no Excel, e pronto.... meço os volumes de 3 equipamentos diferentes (cada um com 3 panelas).
 
poxa legal a ideia, nao tinha pensado nisso antes, regua de inox, muito legal mesmo. além de pratico e facil deve ficar até bonito na panela.

valeu pela ideia
 
poxa legal a ideia, nao tinha pensado nisso antes, regua de inox, muito legal mesmo. além de pratico e facil deve ficar até bonito na panela.

valeu pela ideia
É, porque... imagina eu ter que fazer marcações em 9 panelas?

Com a régua, eu simplesmente coloco-a dentro da panela, vejo a altura do líquido, e olho na tabela.

Pi * R² * altura, e já era. :)
 
Last edited:
Tenho usado a fórmula pra calcular o volume de cerveja no fermentador, pra fazer o.primming. Cara, a precisão é incrível. Quem disse que aquela aula de física do.segundo colegial nunca seria utilizada heim!
 
É, porque... imagina eu ter que fazer marcações em 9 panelas?

Com a água, eu simplesmente coloco-a dentro da panela, vejo a altura do líquido, e olho na tabela.

Pi * R² * altura, e já era. :)

Ok. Rápido, fácil, prático. Vou adotar isso com certeza.
 
Seguindo esta dica da régua inox, baixei um app gratuito chamado Tank Volume Calculator (Android), uma mão na roda, basta inserir o diâmetro e altura do liquido em mm e ele calcula a litragem.:ban:
 
Eu uso simplesmente uma régua de Inox e calculo pelos centímetros de altura em relação ao diâmetro da panela

Putz, baita idéia. No caso de panelas #36 (32 litros) a razão altura (em cm) pra volume (em l) é quase 1:1. Show.

Pensando bem, eu posso até riscar ela por dentro.
 
Back
Top