Pão aumenta a OG do mosto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SktDrink

Member
Joined
Mar 12, 2019
Messages
13
Reaction score
0
Estou com essa dúvida e não encontro em lugar nenhum ,estou desenvolvendo uma receita partigyle e no segundo mosto gostaria de adicionar pão para aumentar a OG (porque usar somente açúcar deixaria a cerveja bem seca,concordam?)
Bom, se alguém tiver alguma experiência para repartir comigo agradeço pois não quero dar tiro no escuro... desde já agradeço! Cheers
 
Sim, apesar de não ser comum hoje em dia, o pão pode ser usado como um adjunto. Na presença de enzimas haverá a conversão para açúcares fermentáveis.

Só lembre que além de trigo (seu alvo) , o pão possui manteiga/óleo/banha, sal, levedura incorporada na massa, alguns possuem ovos, etc. Ou seja , outras coisas que podem induzir sabor indesejado, principalmente numa cerveja fraca.

Veja esse relato n o HBT americano:
https://www.homebrewtalk.com/threads/brewing-with-bread.591146/
 
Que bela orientação, realmente não tinha me tocado do que vem junto ao pão, acho que vou adicionar mais um ou dois kgs de malte na segunda brassagem pra compensar...
 
Que bela orientação, realmente não tinha me tocado do que vem junto ao pão, acho que vou adicionar mais um ou dois kgs de malte na segunda brassagem pra compensar...

Alguns belgas usam farinha de trigo, que é quase um pão sem os ingredientes inconvenientes que Persevalli citou. Se a farinha for ruim pra você devido a chance de entupimento, floco de trigo é uma opção.
 
Estou com essa dúvida e não encontro em lugar nenhum ,estou desenvolvendo uma receita partigyle e no segundo mosto gostaria de adicionar pão para aumentar a OG (porque usar somente açúcar deixaria a cerveja bem seca,concordam?)
Bom, se alguém tiver alguma experiência para repartir comigo agradeço pois não quero dar tiro no escuro... desde já agradeço! Cheers

Não vou falar sobre o pão em sí, mas se o seu objetivo é aumentar a OG e seu medo de usar açucar é a "secura", tu pode compensar isso com uma mostura em temperatura maior.
 
Eu faço uma receita do Leandro do Cerveja Fácil que vai açúcar é a "Lazy cream Ale" e vou te dizer q ela fica com um corpo bom (fg.009), minha mulher adora... para 20 L vai 3,5 kg de malte pilsen, 200g de açucar e umas 15g de nugget... bem baratinha
 
Alguns belgas usam farinha de trigo, que é quase um pão sem os ingredientes inconvenientes que Persevalli citou. Se a farinha for ruim pra você devido a chance de entupimento, floco de trigo é uma opção.
O problema da farinha de trigo aqui no Brasil, que ela é enriquecida com ferro e ácido fólico. Já li em algum lugar sobre aumento da oxidação em função do ferro.
 
O problema da farinha de trigo aqui no Brasil, que ela é enriquecida com ferro e ácido fólico. Já li em algum lugar sobre aumento da oxidação em função do ferro.

Sim, é ótimo que a farinha daqui seja enriquecida, mas pra cerveja não ser tão bom. Quando preciso, vou no floco de trigo.
 
Back
Top