Oxigenação inline

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Olá cervejeiros..

Alguém aí já utilizou pedras difusoras para oxigenação inline? Tipo esse da imagem abaixo?

Comprei da China e ainda não usei (como inline mesmo.. usei dentro do balde só).

Não usei assim ainda porque não sei como utilizar... No balde eu oxigeno 5 a 10min... na linha, demoro 1h pra transferir o mosto todo..

Posso só deixar oxigenando na linha esse tempo todo?

Ah, bomba de aquário... hehe
 

Attachments

  • Homebrew-Inline-Aeração-Oxigenação-Difusão-Pedra-2-Micron-1-2-MPT.jpg
    Homebrew-Inline-Aeração-Oxigenação-Difusão-Pedra-2-Micron-1-2-MPT.jpg
    26.8 KB · Views: 12
Fala Rafa beleza, eu oxigênio o meu mosto em linha tb, e tem um calculo para isso mas tudo depende da sua OG, basicamente as pequenas cervejaria e homebrew usam oxigênio medicinal por quer quer fazer a melhor breja do mundo e as grandes cervejaria usam só ar como vc com a bomba de aquário, vc pode fazer a oxigenação na hora de fazer a transferencia para o fermentador, se levar 1 hora para fazer não tem problema o que vai mudar é que vai ter muito oxigênio para a levedura trabalhar e sua atenuação pode ser maior que vc queria e isso vai ficar um pouco mias alcoólica, eu estou ainda ajustando minha técnica a ultima IPA que eu fiz ficou com 7% de ABV eu queria no máximo 6,5% ABV.
seria legal se vc fizer uma curva de atenuação para saber o que acontece... com o tempo vai saber exatamente as diferenças sem e com oxigenação. abraço
 
Olá cervejeiros..

Alguém aí já utilizou pedras difusoras para oxigenação inline? Tipo esse da imagem abaixo?

Comprei da China e ainda não usei (como inline mesmo.. usei dentro do balde só).

Não usei assim ainda porque não sei como utilizar... No balde eu oxigeno 5 a 10min... na linha, demoro 1h pra transferir o mosto todo..

Posso só deixar oxigenando na linha esse tempo todo?

Ah, bomba de aquário... hehe

Olá Rafaela. O ideal para uma boa fermentação é alcançarmos uma taxa de pelo menos 8 PPM de O2 solubilizado na água e essa taxa é geralmente alcançada fazendo 20 minutos de aeração com uma pedra difusora de 2 micra, para um volume de mosto de 20 litros, direto no balde. Como o R. Ramos disse acima, O2 demais pode trazer problemas na fermentação. Porém, segundo John Palmer, autor do livro "How to Brew" (recomendo), o ponto de saturação de O2 dissolvido no mosto resfriado usando bomba de aquário (ar) é de cerca de 9 PPM, logo vc não corre risco ao aerar o mosto por mais tempo com esse método.
 

Latest posts

Back
Top