Oxidação no Post Mix ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Olá amigos,

Estou com uma dúvida do que ocorreu com minha última levade IPA.
Após a fermentação eu clarifiquei com gelatina e tive uma cerveja clara e límpida. Coloquei 9 litros em um postmix e o restante fiz priming e engarrafei.
Quatro dias depois já provei a do postmix e estava perfeita.
Sábado, depois de duas semanas armazenada a 1 grau, voltei a servir do barril e percebi que ela escureceu bem. Abri uma garrafa e ela continua bem mais clara. Não identifiquei alteração de sabor.
Será que pode ter oxidado no barril por eu não ter purgado o oxigênio antes de carbonatar?
Alguém já percebeu essa alteração ?

Obrigado.
Abcs.
 

Attachments

  • 20160310_203321.jpg
    20160310_203321.jpg
    105.2 KB · Views: 104
  • 20160324_204910.jpg
    20160324_204910.jpg
    99.8 KB · Views: 108
Olá amigos,

Estou com uma dúvida do que ocorreu com minha última levade IPA.
Após a fermentação eu clarifiquei com gelatina e tive uma cerveja clara e límpida. Coloquei 9 litros em um postmix e o restante fiz priming e engarrafei.
Quatro dias depois já provei a do postmix e estava perfeita.
Sábado, depois de duas semanas armazenada a 1 grau, voltei a servir do barril e percebi que ela escureceu bem. Abri uma garrafa e ela continua bem mais clara. Não identifiquei alteração de sabor.
Será que pode ter oxidado no barril por eu não ter purgado o oxigênio antes de carbonatar?
Alguém já percebeu essa alteração ?

Obrigado.
Abcs.

Se não purgou o O2 no postmix pode ter sido oxidação sim. Foram 9 litros num de 20?

Agora, eu acho muito estranho o primeiro sintoma de oxidação percebido ser uma mudança de cor. O aroma e sabor são muito mais afetados.
 
@tiago

O post é de 9 litros.... não tinha tanto O2.

Comparei as duas no mesmo momento, a garrafa estava muito pouco diferente, atribuo ao priming. A do postmix não tinha aquele sabor metálico de oxidação.

Na próxima vou lembrar de purgar o oxigênio e ver tem alteração.

Obrigado
 
@guenther , tem opinião sobre o assunto ?

Abc.
Se não purgou, vai ter maior oxidação ao longo do tempo com certeza.

Agora, tão rapidamente a ponto de mudar a cor, etc? Dificilmente. Turbidez causada por oxidação é algo que vem com meses de reações normalmente.

Agora, pra ter uma noção precisa, você precisa servir as duas, garrafa e barril, em copos IGUAUS, e colocar um copo do lado do outro, e tirar UMA foto só.... aí sim dá pra comparar.

Abraço,
 
Se não purgou, vai ter maior oxidação ao longo do tempo com certeza.

Agora, tão rapidamente a ponto de mudar a cor, etc? Dificilmente. Turbidez causada por oxidação é algo que vem com meses de reações normalmente.

Agora, pra ter uma noção precisa, você precisa servir as duas, garrafa e barril, em copos IGUAUS, e colocar um copo do lado do outro, e tirar UMA foto só.... aí sim dá pra comparar.

Abraço,

Essa leva já era..... se ocorrer o mesmo na próxima farei isso.

Obrigado pela opinião.
 

Latest posts

Back
Top