Overshoot na temperatura de fermentação com TIC17

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Fdamata
Tb pensei numa melhor circulação, testarei isso nesse fim de semana.

@alexgdias
O problema é que com uma brassagem menor, de 10 Litros, que é o que geralmente faço, a diferença ainda é 3/4°.
 
não.
Os resultados para 6° pioraram novamente. Chegando a temperatura interna na geladeira negativa por muito tempo e um overshoot negativo a 3,3°.

Estou bem sem tempo, mas vou fazer um controlador que pegue algo tipo uma média entre a temperatura da geladeira e a do mosto, porém tenho medo da atividade excessiva do compressor. Não sei quanto seria um ponto seguro.

Por exemplo, pra manter o mosto a 18 graus a geladeira liga entre 8 e 15 vezes por dia e pra manter a 12 entre 14 e 21 vezes por dia. Minha geladeira da cozinha liga em torno de 29 vezes por dia, mas não fico muito em casa. Já uma geladeira com mais movimento, aciona perto de 37 vezes.

Certo é que quanto mais partidas uma geladeira sofre, menos dura. Então tem que buscar um limite. Estou tirando os gráficos para 6° e analisando, o segredo está na diferença entre a temperatura interna da geladeira e a do mosto. Acho que com um simples sisteminha booleano, dá pra resolver os overshoots. O algoritmo básico do tic é algo tipo:

Code:
while (1)
{
	If (temp geladeira >= set+df)
	{
		geladeira = 1;
	}
	Else if (temp geladeira < set)
	{
		geladeira = 0;
	}
}

Acredito que um pequena mudança tipo essa já sirva pra melhorar.

Code:
while (1)
{
	If (temp mosto >= set+df ou temp geladeira >= set + Kpos)
	{
		geladeira = 1;
	}
	
	else if (temp mosto < set ou temp geladeira < set - kneg)
	{
		geladeira = 0;
	}
}
onde Kpos e kneg seria um parâmetro a ser definido como o limite de temperatura interno da geladeira
set é a temperatura setada no tic
df é a histerese.

Qualquer piczinho ou arduino faz isso.
 
Rômulo, eu controlava com Arduino e tinha um algoritmo parecido. No fim me incomodei tanto que resolvi colocar uma lâmpada pra aquecer se a temperatura baixar. Foi a melhor coisa que fiz, resolveu o problema muito bem.

Se tiver espírito de aventura talvez seja interessante pegar uma biblioteca de PID pra Arduino pra ver se rola.
 
pois é. Só que é um sistema muito lento pra um PID assim. O compressor tem vida útil muito reduzida se for acionado muitas vezes. Se fosse uma geladeira com inverter ia ser show.
 

Latest posts

Back
Top