Opinião Witbier e American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rgorskicado

Well-Known Member
Joined
Dec 1, 2014
Messages
73
Reaction score
27
Estou para realizar minha 1ª Brassagem sozinho então decidi fazer uma leva de 20 litros de uma Witbier e outra leva de 20 litros para uma American IPA. Seguem as receitas o que acham?

Witbier:

2,5 Kg Chateau Pilsen
0,8 Kg Cheteau Wheat Blanc
1,40 Kg Flocos de Aveia

35gr Amarillo - 10 min
35gr Limão Siciliano - 5 min

1 pct WB - 06

Seria necessário realizar uma parada em 45º?

American IPA:

5,0 Kg Chateau Pale Ale
1,0 Kg Chateau Cara Ruby

10gr Columbus - 60 min
10gr Columbus - 45 min
15gr Columbus - 30 min
15gr Amarillo - 15 min
15gr Amarillo 0 min

1pct US - 05
 
A primeira leva que fiz também foi uma witbier.

A minha receita foi essa aqui:

2,5 Kg Malte Pilsen
1,35 Kg Malte de Trigo
0,70 Kg Trigo não Malteado
0,50 Kg Aveia

Rampas de Temperatura:

51ºC - 20 min
64ºC - 30 min
68ºC - 30 min
78ºC - 5 min

Fervura e Lúpulo:

60 min - 40G Styrian
5 min - 10G Amarillo

Fermento:

Um sachê de Safbrew WB-06 (11,5G)

Água:

12,5L junto com os grãos
19L para lavagem

Estimativa de OG - 1046.

Se fosse fazer de novo hoje, eliminaria todas essas rampas e fria uma só de 90 minutos com temperatura inicial de 69ºC e deixaria a temperatura cair naturalmente durante os 90 minutos.

Não coloquei adjuntos, e o resultado ficou muito bom.

Acho que com 35g de limão vai dar uma cerveja bem azeda, com bastante gosto de limão.
Também creio que tenha muita aveia na receita, não precisa de tudo isso.

Sobre a IPA, acho que você deveria pensar em fazer Dry Hoping também, pois achei que está com pouco lúpulo para o estilo.

Você está pensando em fazer as duas no mesmo dia?

Eu não recomendaria isso, pois a primeira brassagem quase sempre é bem longa, pela falta de experiência e outros possíveis percalços no processo.

Boa Cerveja!
 
A primeira leva que fiz também foi uma witbier.

A minha receita foi essa aqui:

2,5 Kg Malte Pilsen
1,35 Kg Malte de Trigo
0,70 Kg Trigo não Malteado
0,50 Kg Aveia

Rampas de Temperatura:

51ºC - 20 min
64ºC - 30 min
68ºC - 30 min
78ºC - 5 min

Fervura e Lúpulo:

60 min - 40G Styrian
5 min - 10G Amarillo

Fermento:

Um sachê de Safbrew WB-06 (11,5G)

Água:

12,5L junto com os grãos
19L para lavagem

Estimativa de OG - 1046.

Se fosse fazer de novo hoje, eliminaria todas essas rampas e fria uma só de 90 minutos com temperatura inicial de 69ºC e deixaria a temperatura cair naturalmente durante os 90 minutos.

Não coloquei adjuntos, e o resultado ficou muito bom.

Acho que com 35g de limão vai dar uma cerveja bem azeda, com bastante gosto de limão.
Também creio que tenha muita aveia na receita, não precisa de tudo isso.

Sobre a IPA, acho que você deveria pensar em fazer Dry Hoping também, pois achei que está com pouco lúpulo para o estilo.

Você está pensando em fazer as duas no mesmo dia?

Eu não recomendaria isso, pois a primeira brassagem quase sempre é bem longa, pela falta de experiência e outros possíveis percalços no processo.

Boa Cerveja!

Obrigado pelas dicas, vou analisar ainda a diminuição na quantidade da aveia, utilizei o BeerSmith e ficou dentro dos padrões para uma Witbier mesmo não adicionando Trigo não Maltado. Mesma coisa para a quantidade do limão acredito que devo baixar esta quantidade para umas 15g então.

Em ralação a IPA como nunca fiz o Dry Hoping vou deixar para a próxima pois comprei os insumos para uma receita dupla. Já li bastante a respeito mais preferi por fazer esta primeira leva sem utilizar o Dry Hoping, vamos ver como vai se sair. Utilizei o BeerSmith também e ficou dentro dos padrões para uma American IPA. Espero que eu acerte na mão e principalmente na fermentação.

Não vou realizar as 2 brassagens no mesmo dia, já fiz isso ajudando um amigo e começamos as 9 da manha e terminamos meia noite por não termos um chiller para ajudar nos resfriamento. Mesmo agora que comprei um, mais vale fazer uma brassagem na calma do que 2 na correria.

Obrigado pelas dicas!
 
Na wit, eu partiria de 10g de casca de limão, pois ela é mais forte que a casca de laranja. Usaria trigo não maltado e tiraria a aveia, ou diminuiria bastante. No beersmith tem que ter o cuidado com os parâmetros. Mesmo estando dentro do esperado para o estilo, não quer dizer que a cerveja ficará realmente dentro do estilo em questão de sabor e aroma.

Na IPA, o CaraRUBY é uma boa escolha. Dependendo de quantos IBU ela vai ficar, daria pra diminuir ou aumentar a quantidade dele. Tem que balancear. Dry hoping é quase obrigatório para uma American IPA. Capricha nele e vai ter uma excelente cerveja.

E volto a destacar, o beersmith é cálculo, números. Não quer dizer que ficará uma cerveja boa só por estar dentro dos parâmetros do estilo. Cuidado com isso.
 
Ia dar a mesma opinião do @EmilioMachado
O Beer Smith vai avaliar basicamente sua OG, FG, amargor, cor e ABV, mas não avalia o sabor (até porque pra isso, os critérios seriam muito subjetivos e complexos de mensurar)

Um grande exemplo é a Dunkel x Rauchbier
OG - 1050 - 1057 x 1048 - 1056
IBU - 20 - 30 x 18 - 28
EBC - 26 - 43 x 27 - 55
ABV - 4,8 - 6 x 4,5 - 5,6

Ou seja, o Beer Smith "aprovaria" uma Dunkel como uma Rauch e vice-versa.

O beer Smith também não avalia aroma, só amargor. Então, uma receita com 5g a mais a 60 minutos pode ficar com mais IBU que uma com dry-hopping, mas uma A-IPA pede um grande aroma...

Daí eu acho que wit sem trigo não maltado não é wit, e uma A-IPA sem dry hopping também não vai ser o bicho. Pode ficar boa, mas foge um pouco das características.

Eu aconselho a sempre consultar alguma bibliografia tipo o BJCP para compor as receitas. Segue o que o BJCP fala sobre estes estilos
Wit:
Ingredientes: Aproximadamente 50% de trigo não maltado (tradicionalmente o trigo de inverno branco e macio) e 50% de malte de cevada claro (normalmente malte Pilsen) constituem a composição de grãos

A-IPA - primeira frase - Aroma: Proeminente a intenso aroma de lúpulo com caráter cítrico

Ou seja, fazer wit sem trigo não maltado e A-IPA sem dry hopping foge sim do estilo, apesar de ficar dentro do que o BS avalia.
 
Agradeço as dicas de vocês. Estou esperando chegar o resto dos equipamentos que comprei e na semana que vem vou realizar as brassagens. Vou fazer 4 brassagens até o final do ano. Vou postar as receitas.

American IPA: Não vou realizar Dry Hopping nesta leva, vou deixar para a próxima em janeiro.

5,0 Kg Chateau Pale Ale
1,0 Kg Chateau Cara Ruby
10gr Columbus 60 min
10gr Columbus 45 min
15gr Amarillo 30 min
15gr Amarillo 15 min
15gr Amarillo 0 min
1 pct US-05

No BeerSmith apontou IBU 64,3; OG 1064; EBC 22,2; ABV 6,4%.

Witbier: Não consegui trigo não maltado por isso vou ficar com a aveia em flocos. Vou realizar a mesma receita para uma adição de maracujá também, mas não sei ainda se na fervura ou durante a maturação.

3,00 Kg Chateau Pilsen
0,5 Kg Flocos de Aveia
1,5 Kg Chateau Wheat Blanc
35gr Amarillo 10 min
10gr Casca Limão Taiti 5 min
1 pct WB-06

No BeerSmith apontou IBU 15,9; OG 1052; EBC 6,7; ABV 4,5%.

Bohemian Pilsner

4,0 Kg Chateau Pilsen
0,5 Kg Chateau Vienna
0,3 Kg Cara 20
20gr Columbus 60 min
10gr Saaz 15 min
10gr Saaz 0 min
1 pct W-34/70

No BeerSmith apontou IBU 42,7; OG 1053; EBC 8,2; ABV 5,0%.
 
Fiz minhas brassagens na semana passada e seguem as receitas:

American IPA:
5,0 Kg Chateau Pale Ale
1,0 Kg Chateau Cara Ruby
10gr Columbus 60 min
10gr Columbus 45 min
15gr Amarillo 30 min
15gr Amarillo 15 min
15gr Amarillo 0 min
1 pct US-05

No BeerSmith apontou IBU 70,6; OG 1060; EBC 17,2; ABV 6,0%.
Consegui uma OG de 1061,2.

Witbier Maracujá:
2,5 Kg Chateau Pilsen
0,5 Kg Flocos de Aveia
1,5 Kg Chateau Wheat Blanc
5gr Columbus 60 min
5gr Amarillo 5 min
210mL Polpa Maracujá 5 min
20gr Amarillo 0 min
1 pct WB-06

No BeerSmith apontou IBU 15,2; OG 1045; EBC 6,5; ABV 3,9%.
Consegui uma OG de 1044,2.

Witbier Limão Siciliano:
2,5 Kg Chateau Pilsen
0,5 Kg Flocos de Aveia
1,5 Kg Chateau Wheat Blanc
35gr Amarillo 10 min
28gr Casca Limão Siciliano 5 min
1 pct WB-06

No BeerSmith apontou IBU 12,7; OG 1045; EBC 6,5; ABV 3,8%.
Consegui uma OG de 1050,9. Voltei aqui no fórum para ver o que poderia ter acontecido pela OG ter dado muito alta e a única resposta que encontrei foi que minha eficiência possa ter aumentado. Utilizo 70% no Beer Smith. Coloquei uma eficiência de 78% e cheguei à OG de 1051, IBU 14,7: EBC 6,5; ABV 4,4%. Seria isso mesmo?
 
Segue a foto das 3 fermentando. Na parte de cima a witbier de maracujá e a IPA e abaixo a witbier de limão.

1z4heh3.jpg
 
Pode ser configuração de equipamento no beersmith também. Mas as vezes a eficiência varia com a moagem e tal. Vai fazendo e testando.

PS: Cadê as fotos?? kk
 
Gostei muito do resultado, dava para sentir na medida certa o aroma de maracujá não ficou enjoativo nem fraco. Fiquei com dificuldade de retirar amostras para ir medindo a OG por causa do espaço da geladeira aí obtive 5,5% ABV. Abri uma com 12 dias e 14, mas ela ficou boa mesmo com 21 dias. Vou repetir a receita mas agora do modo certo com trigo não maltado.
 
Não tenho foto dela no copo, somente da IPA.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1424877758413.jpg
    uploadfromtaptalk1424877758413.jpg
    183.9 KB · Views: 145
Consegui uma foto que um amigo tirou.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1424877970525.JPG
    uploadfromtaptalk1424877970525.JPG
    43.8 KB · Views: 159
Parabéns cara, as cervejas ficaram bem bonita.

Estou planejando um wit e talvez use maracujá tbm.
abraço
Kayo
 
Na próxima vou colocar o maracujá na segunda fermentação para ver o que acontece.
 
Back
Top