Og/fg

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Anderson00

Member
Joined
Oct 30, 2017
Messages
13
Reaction score
1
Blz pessoal

Estou na minha segunda leva e não consegui, em nenhuma, atingir o teor alcoólico previsto na receita. Ambas previam 5,0%. Na primeira leva fiquei com 4,6% e na segunda com 4,7%. Onde pode estar o erro?

Abraço
 
Boa tarde, meu camarada. Eu não vejo como erro, e sim como falta de pratica e aprendizado. Como vc está iniciando a vida cervejeira, vc tem muito para aprender, como conhecer o seu equipamento, variadas técnicas de brassagens e por ai vai. Veja que vc chegou bem perto do objetivo, com o tempo e estudo vc chega lá.
Abraços.
 
Anderson, ainda estou engatinhando neste mundo cervejeiro mas o ABV provém de um cálculo simples entre OG e FG. A primeira coisa a fazer é verificar se você está atingindo a OG prevista na receita que pode ser um erro de cálculo em função da quantidade água ou erro na estimativa da eficiência do equipamento (alguém experiente pode apontar outras causas).

E o segundo ponto é avaliar se a FG está sendo atingida. Talvez um fermento de má qualidade, quantidade insuficiente de fermento, fermento liofilisado que foi hidratado incorretamente ou não hidratado. Tudo isso contribui para que não atinjamos a densidade final desejada. Talvez se você fizer um comparativo destas duas variáveis já será possível indicar um possível caminho.
 
Blz pessoal

Estou na minha segunda leva e não consegui, em nenhuma, atingir o teor alcoólico previsto na receita. Ambas previam 5,0%. Na primeira leva fiquei com 4,6% e na segunda com 4,7%. Onde pode estar o erro?

Abraço

Desencana de cravar nos 5%

Primeiro pq o próprio cálculo é uma estimativa e não a proporção real.

Segundo que pra nós caseiros, quase sempre vai haver algumas diferenças em pontos de OG ou FG, seja por eficiência da brassagem, alguma falha na medida da água, variação da intensidade da fervura e suas perdas por evaporação e depois vem a questão da atenuação do fermento, oxigênio do mosto e etc.

Conhecendo seu equipamento melhor, vc vai atingir valores mais próximos, mas de bater o ABV exato, desencana...eh bem provável que vc não note diferença alguma.
 
Blz pessoal

Estou na minha segunda leva e não consegui, em nenhuma, atingir o teor alcoólico previsto na receita. Ambas previam 5,0%. Na primeira leva fiquei com 4,6% e na segunda com 4,7%. Onde pode estar o erro?

Abraço

O erro pode estar em dois pontos diferentes, ou a sua OG não chegou no projetado, está baixa.

E aí seria questão de ajustar a eficiência do seu processo, tomando cuidado com a moagem (muito grossa afeta a eficiência), método de lavagem (lavagem cuidadosa = maior eficiência, desconsidere se uasr BIAB) e temperatura de brassagem (quanto maior a temperatura menos açúcares fermentáveis, que pode afetar a FG). Ou então, você está fazendo tudo certinho, mas está estimando a sua eficiência errado. Se o seus sistema de dá 70% de eficiência, e você monta a receita com 75%, nunca vai atingir a OG prevista.

Ou então, a sua FG está alta, maior que o esperado também. Aí pode ser problema de viabilidade de levedura, taxa de inoculação ou controle de temperatura.

Tem que analisar suas brassagens e ver o que houve, baixa OG ou alta FG, e partir daí para tentar ajustar.
 
Desencana de cravar nos 5%

Primeiro pq o próprio cálculo é uma estimativa e não a proporção real.

Segundo que pra nós caseiros, quase sempre vai haver algumas diferenças em pontos de OG ou FG, seja por eficiência da brassagem, alguma falha na medida da água, variação da intensidade da fervura e suas perdas por evaporação e depois vem a questão da atenuação do fermento, oxigênio do mosto e etc.

Conhecendo seu equipamento melhor, vc vai atingir valores mais próximos, mas de bater o ABV exato, desencana...eh bem provável que vc não note diferença alguma.

Isso aí que tomazela disse. Galera, 0,3% de abv não é nada! Besteira ficar caçando erro aqui ou acolá por isso. Eu erro direto! :) Desencana.
 
Isso aí que tomazela disse. Galera, 0,3% de abv não é nada! Besteira ficar caçando erro aqui ou acolá por isso. Eu erro direto! :) Desencana.

Acho que não é tanto questão de "achar erro", acho que é mais questão de afinar o processo.

É mais questão de saber que quando eu projetar uma cerveja, imaginar o que eu quero e montar uma receita, o resultado vai ser aquilo que eu imaginei, tanto nas caracterísitcas visuais, como cor, limpidez (ou turbidez), aroma, sabor, IBU e ABV.

Senão, imagina, eu projeto uma cerveja, mas "erro" um pouquinho na cor, um poquinho no IBU, um pouquinho no ABV, um pouquinho no sabor e um poquinho no aroma.

Vai sair a cerveja que eu imaginei? A cerveja que eu queria?

Não vai.

Vai sair outra cerveja, que não necessariamente vai ser ruim, pode ser até muito boa, mas não era o que eu tinha planejado inicialmente.
 
Acho que não é tanto questão de "achar erro", acho que é mais questão de afinar o processo.

É mais questão de saber que quando eu projetar uma cerveja, imaginar o que eu quero e montar uma receita, o resultado vai ser aquilo que eu imaginei, tanto nas caracterísitcas visuais, como cor, limpidez (ou turbidez), aroma, sabor, IBU e ABV.

Senão, imagina, eu projeto uma cerveja, mas "erro" um pouquinho na cor, um poquinho no IBU, um pouquinho no ABV, um pouquinho no sabor e um poquinho no aroma.

Vai sair a cerveja que eu imaginei? A cerveja que eu queria?

Não vai.

Vai sair outra cerveja, que não necessariamente vai ser ruim, pode ser até muito boa, mas não era o que eu tinha planejado inicialmente.

Sim. É importante detectar o que não saiu como o planejado. Mas nesse casos que você mencionou, são todas análises subjetivas. Ninguém aqui mede cor e IBU por exemplo. A única coisa que conseguimos medir é OG e FG e aí estimamos o ABV.

Se a gente começar a medir esses valores também, sempre sairá tudo fora do planejado. A cor pode ter influência da fervura, pH, uma pesagem de maltes errada.

O amargor pode ter influência de conservação dos lúpulos e etc.

Resumindo. A gente repete a mesma receita, mas nunca a mesma cerveja. Não em casa sem equipamentos de controle.

Com a mesma receita, o que a gente vai ter, serão cerveja sempre próximas uma das outras e isso vai tendendo a praticamente equalizar quando todo o processo está redondinho.

Sobre a OG e FG o que não pode é ficar muitos pontos de diferença porque aí pode caracterizar uma falha de processo.

Se uma OG varia muito entre a mesma receita, então a lavagem pode estar variando, quantidade de água, moagem dos grãos, pH e etc. Aí cabe uma revisão no processo. O que só vem com prática.

A FG é similar. Se está variando muito, pode ser mudanças de temperatura de mostura, mudanças na oxigenação do mosto e pitching rate.

Agora, planejar uma OG de 1.050 e variar entre 1.048 e 1.052 pra mim é absolutamente natural...
 
Acho que não é tanto questão de "achar erro", acho que é mais questão de afinar o processo.

É mais questão de saber que quando eu projetar uma cerveja, imaginar o que eu quero e montar uma receita, o resultado vai ser aquilo que eu imaginei, tanto nas caracterísitcas visuais, como cor, limpidez (ou turbidez), aroma, sabor, IBU e ABV.

Senão, imagina, eu projeto uma cerveja, mas "erro" um pouquinho na cor, um poquinho no IBU, um pouquinho no ABV, um pouquinho no sabor e um poquinho no aroma.

Vai sair a cerveja que eu imaginei? A cerveja que eu queria?

Não vai.

Vai sair outra cerveja, que não necessariamente vai ser ruim, pode ser até muito boa, mas não era o que eu tinha planejado inicialmente.

Antônio, falei do ABV. 0,3% não faz diferença nenhuma pra cerveja e é um erro normalíssimo. Não falei pra não ter controle do processo.

Resumindo, ocorrem erros desse tipo e outros por diversos fatores que passam longe de nosso controle, muito pelas diversas razões apresentadas por tomazela nos dois posts dele ai em cima.

Tipo, densencana, mesmo!, que isso aqui é cerveja caseira, é pra ser divertido! hehehehe.
 
Back
Top