Off flavor de plástico/solvente 2 semanas após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kbid

Well-Known Member
Joined
Aug 14, 2014
Messages
105
Reaction score
34
Fiz uma session IPA alguns dias atrás e com 2 semanas após o envase comecei a sentir um sabor forte na cerveja de plástico e/ou solvente. O que me chamou a atenção é que experimentei algumas cervejas 7 dias após o envase e não percebi esse sabor, nem quando experimentei a cerveja na dia do envase em si. Outro ponto é que a carbonatação aumentou muito no intervalo de uma semana após o envase e na semana seguinte, 2 semanas após o envase. Fiz o primming com 5,5g/l de açúcar e deixei a cerveja numa sala escura aqui em casa, porém liguei um equipamento nessa sala que aumentou a temperatura dos habituais 18ºC para algo em torno de 24ºC....não sei se isso pode ter interferido.

Minha dúvida é se esse off-flavor apareceu durante a fermentação (controlada com TIC em 18ºC e dif de 0,2}C) e somente apareceu após uma maturação ou se o problema foi no primming com uma temperatura mais alta no ambiente.

Detalhe, estou com um barril dessa mesma cerveja carbonatado com CO2 em uma câmera fria a 1ºC, ele estará com o mesmo off-flavor?

Segue alguns dados da receita:
OG: 1,040
FG: 1,009
Levedura M44 reaproveitada - segunda geração
IBU: 40
8 dias de fermentação a 18ºC
10 dias de cold break
 
@Kbid a carbonatação ter aumentado de uma semana para a outra, é totalmente normal. Geralmente (não é regra) o mínimo para uma cerveja ficar com excelência em gaseificação são exatamente duas semanas.

Quanto ao off-flavor que surgiu, vários fatores podem ter desencadeado isso... Aqui no fórum tem muita postagem falando a respeito. Você chegou a dar uma olhada??

Abraço!
 
Fiz uma session IPA alguns dias atrás e com 2 semanas após o envase comecei a sentir um sabor forte na cerveja de plástico e/ou solvente. O que me chamou a atenção é que experimentei algumas cervejas 7 dias após o envase e não percebi esse sabor, nem quando experimentei a cerveja na dia do envase em si. Outro ponto é que a carbonatação aumentou muito no intervalo de uma semana após o envase e na semana seguinte, 2 semanas após o envase. Fiz o primming com 5,5g/l de açúcar e deixei a cerveja numa sala escura aqui em casa, porém liguei um equipamento nessa sala que aumentou a temperatura dos habituais 18ºC para algo em torno de 24ºC....não sei se isso pode ter interferido.

Minha dúvida é se esse off-flavor apareceu durante a fermentação (controlada com TIC em 18ºC e dif de 0,2}C) e somente apareceu após uma maturação ou se o problema foi no primming com uma temperatura mais alta no ambiente.

Detalhe, estou com um barril dessa mesma cerveja carbonatado com CO2 em uma câmera fria a 1ºC, ele estará com o mesmo off-flavor?

Segue alguns dados da receita:
OG: 1,040
FG: 1,009
Levedura M44 reaproveitada - segunda geração
IBU: 40
8 dias de fermentação a 18ºC
10 dias de cold break
Cara, pela minha experiência, o que não quer dizer que seja o certo.... plástico, sabão... é autólise, ou excesso de lipídios. Nesse caso da autólise, pode ser por você ter usado uma levedura com saúde precária, ou exposto ela a situações desgastantes, como temperatura alta ou outras condições ruins, que fazem com que as células não só morram, mas se desmanchem.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top