Oatmeal Stout sem carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabianoccc

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
92
Reaction score
29
Pessoal,
Estou precisando de ajuda com uma oatmeal stout que fiz e está sem carbonatação quase que total. Está parecendo uma coca cola sem gás. kkkk

Algumas informações sobre a cerveja:

Brassagem: 13/06 OG 1.061 FG 1.015 (ambas calculadas pois ainda não tenho equipamento de medição) ABV 5,9%
Fermentação: temperatura ambiente + ou - 21º C
Fermento: Danstar Nottingham
Transferência para outro galão: 19/06 (não transferi a lama)
Adição de extrato de baunilha em 23/06
Engarrafamento: 25/06
Primming: 5g de açúcar cristal por garrafa de 600ml

Ontem eu fiz a terceira prova e nada de carbonatação. A cerveja ficou com sabor bom, com notas de tostado, baunilha e relativamente leve. Nem perto da cremosidade e carbonatação que eu esperava. Parece que a cerveja fermentou normalmente pois percebe-se álcool (não sabor intenso).

Não sei se não foi fermento suficiente quando transferi do fermentador, ou se o extrato de baunilha pode ter afetado, ou outra razão.

Quero entender o que deu errado e se há como salvá-la.

Obrigado
 
Acho que não Rodrigo. Eu testei com tampinha flip flop e normal também.

Eu estava inspecionando as garrafas que sobraram e parece que não ficou nada de fermento no fundo da garrafa, diferente das outras cervejas que eu fiz anteriormente.

Abraços
 
Falta de levedura com certeza não é. Além disso, 5g de açúcar por garrafa é um monte (até demais).

Você dosou o priming garrafa por garrafa ou misturou tudo antes de engarrafar? A que temperatura você está mantendo essas garrafas?
 
Paulo, eu coloquei um saquinho daqueles de 5g de açúcar por garrafa. Elas estão em temperatura ambiente e, por esses dias, estão na faixa de 20ºC com variação de uns 3ºC para mais ou para menos.
 
Pois é, a princípio era pra estar tudo certo.
Nunca vi nenhuma menção a problemas com extrato de baunilha, acho difícil que seja ele o culpado.
 
Não está sendo servida muito gelada, tipo perto do ponto de congelamento?

Experimentou abrir uma à temperatura ambiente?
 
Eu costumo beber cerveja apenas resfriada na geladeira. Não sei a temperatura, mas não é muito gelada.

Estou pensando em fazer um blend com alguma outra cerveja que eu venha a fazer.
 
Boas notícias.
Provei mais duas garrafas e ambas estavam bem carbonatadas (vide foto).

Minha suspeita é sobre as outras garrafas que eram com tampa do tipo flip flop. Eu costumo fazer 3 ou 4 garrafas pequenas com tampa flip flop para ver se a cerveja já está no ponto. Não tive problema das outras vezes, mas pode ter escapado CO2 dessa vez.
 

Attachments

  • Oatmeal Stout - Mingau Preto.jpg
    Oatmeal Stout - Mingau Preto.jpg
    21.3 KB · Views: 289
Olá estou com o mesmo problema
Fiz uma Stout, leva de 25 litros utilizei 7g para o priming, engarrafei no dia 04/08 e ontem após 18 dias abri garrafa e teve pouca carbonatação e pouquíssima espuma
Fiz a mesma receita varias vezes e nunca ocorreu problemas em 15 dias ja estava ideal,
O que estou achando e que moro em Caxias do Sul e nessas ultimas semanas tivemos temperaturas muito baixas teve um dia que estava -2 graus e semana passada fez uma media de temperatura 5 graus pouco frio hehehehehe
Onde armazeno minhas levas fica em temperatura variável mais e frio quase ambiente

Será que isso pode estar influenciando o processo de refermentação?

desde ja agradeço

Um grande abraço
 
Acho que as baixas temperaturas podem estar influenciando sim na carbonatação. Abra mais uma garrafa nos próximos dias para testar novamente e veja se não pode ser nenhum problema com a tampa, como no meu caso.

Abraço e boas cervejas
 
Obrigado Fabiano

Estou ficando preocupado ontem abri outra esta como. Uma coca cola sem gás, a cerveja esta muito boa so que com pouquíssima carbonatação e com uma pequena espuma
Agora o que resta e esperar .....

Um abraço
 
Back
Top