O que fazer com litros e litros de cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mike-CampoMourao

Active Member
Joined
Jan 8, 2014
Messages
26
Reaction score
8
Não, não me refiro à cerveja que não deu certo, pelo contrário. Refiro-me à cerveja boa, já pronta pra beber. Que destino vocês dão para ela, além da cota diária para beber de cada um de vocês? Vocês vendem, distribuem para amigos? Trocam com outros cervejeiros? Bebem tudo? Quantos estilos de cerveja e litros vocês costumam guardar para si próprios?
 
Mike,

Vender cerveja caseira sem registro é contra a lei e vejo que isso só pode atrapalhar o crescimento do hobby no Brasil, portanto, não faça isso por favor.

Já com relação a dar de presente ou trocar com amigos, acho super válido.

Porém, como só faço 20 litros por semana, acabo bebendo tudo sozinho mesmo.
 
Ah sim, com certeza é contra a lei, eu que o diga, pois trabalhei na vigilância sanitária da minha cidade por alguns anos. Já inutilizei várias vezes centenas de litros de cachaça clandestina nos bares da cidade. Digo vender mas querendo dizer 'aceitar contribuição para a compra de insumos' de pessoas do círculo de amigos. Caso contrário a gente vai à falência.

Agora, 20 litros por semana? Ô loco. E ainda diz 'só'. KKKK
 
Faço em média 50 litros por semana, sempre mantenho um estoque para mim, mas tambem levo em muitos churrascos ... claro q sempre pego uma grana (não para ter lucro, mas sim para contribuir com os insumos)
 
Eu não vejo nenhum problema em "vender" cerveja para amigos, colegas de trabalho, ou vez por outra colocar um barril de cerveja no aniversário de um amigo, etc. Isso não tem problema nenhum, afinal de contas, cerveja custa dinheiro. Seria a mesma coisa que eu fazer um churrasco na minha casa toda a semana e não cobrar dos meus amigos porque seria "venda".

O problema em si é quando a coisa sobe à cabeça, e então o cara começa a vender pra tudo quanto é gente, atendendo pedidos, dizendo que tem uma "cervejaria", fazendo cartãozinho de visita, assinando e-mail como "Fulado de Tal - Diretor Cervejaria ABCD", fazendo site na internet e Facebook sobre a cerveja e dizendo "Aceitamos pedidos". Quando a coisa chega nesse ponto, não sei pra vocês, mas eu nutro uma rejeição instantânea na pessoa. E eu sempre gosto de citar isso porque EU pensei e cheguei a começar a fazer isso (não a ponto de vender pra anônimos, site, etc), mas mesmo assim, fiz.... e só depois eu comecei a me dar conta do quão ridículo era isso. Por este motivo que hoje eu sou um grande militante contra essa prática, mas ao mesmo tempo, como disse antes, não é preciso ser radical a ponto de não vender umas cervejas para os amigos, etc.

Dito isso, o que eu mais recomendo a vocês também é algo que demorei pra me dar conta: GUARDEM cervejas, envelheçam-nas, enterrem, ou façam que nem o Paulo D'alla Santa aqui do fórum, que coloca elas em caixas de papelão e enrola com 800 mil voltas de fita adesiva para ficar difícil de abri-las depois. Tomem essa parte guardada somente depois de 6 meses, 1, 2 anos, e vocês terão ótimas surpresas, talvez as melhores cervejas da vida de vocês. Claro, é preciso sempre lembrar das boas práticas: as cervejas boas para se guardar precisam ser forte em coisa para serem guardadas a temperatura ambiente, seja lúpulo ou álcool, mas preferencialmente, devem ter um teor de álcool mais alto. Até pode-se fazer isso com cervejas fracas de 5%, mas aí é preciso guardá-las refrigeradas.

Outra coisa: os concursos de cerveja no Brasil estão começando a ter os moldes dos concursos dos EUA, ou seja, sem estilo definido. Você pode mandar qualquer estilo para concorrer, então é sempre interessante guardar umas garrafas para mandá-las a futuros concursos.

Por fim, o que EU faço? Um pouco de tudo, bebo sozinho, minha mulher bebe um pouco, meus amigos bebem também, sempre mantenho meu pai com 2 barris de 10 litros de cerveja na casa dele, levo cerveja em churrascos, nas reuniões da ACervA, guardo, etc.

Abraço,
 
Ao final do ano levamos para a praia 9 caixas com a nossa cerveja, tínhamos de tudo desde wit até RIS (valeu um aprendizado, para o próximo anos cervejas mais leves para a praia).

A cada brassagem que fazemos comparecem várias pessoas, levam algumas garrafas e é claro que bebem das nossas. Estávamos engarrafando perto de 24 litros e agora com o novo equipamento devemos engarrafar perto de 46 litros, e fazemos brassagem todas as segundas-feiras (hoje é dia).
Agora temos que repor o estoque, então temos uma ipa feita semana passada, hoje vai rolar uma wit, na próxima semana provavelemente uma saison.

Guenther vamos começar a guardar garrafas, tem algumas produções que saíram muito boas, e ficamos sem esse referencial do envelhecimento. Em 30 de outubro engarrafamos uma IPA defumada, que estava na época com uma apresentação feia, abri uma ontem e estava muito bonita, tem melhorado sensivelmente (essa não levou dry hopping para não esconder os aromas do malte defumado).
 
O que não tomamos ou usamos em churrascos, "encaminhamos" para amigos, colegas de trabalho, familiares, encontros cervejeiros, troca de garrafas.

e também depois de ler a entrevista do Guenther, começamos a guardar parte. Mas é difícil, sempre falta lugar na geladeira.
 
Acho super saudável levar barris/garrafas para festas de amigos e não vejo problema em alguém comprar os insumos te dar e pedir para vc fazer para ele.

Nesse ponto seria a mesma coisa que vc ir num churrasco e vc entrar com o trabalho de assar, enquanto os outros entram com a carne. Ou nesse mesmo churrasco, vc levar a cerveja e os outros a carne, perfeito.

Mas o subsídio ao meu ver tem que se limitar aos insumos. Nada de se remunerar pelo seu trabalho, pois aí, vc estará exercendo comércio. Uma vez comércio, vc terá que garantir a qualidade do produto para que a saúde da pessoa que está tomando não seja comprometida. Se vc vendeu o produto, vc deve se responsabilizar por isso.

Todos sabem o potencial de contaminação que a nossa cerveja pode ter se não cuidarmos direito disso e é natural que deslizes aconteçam. Vc pode ser o mais neurótico possível com sanitização, mas pode acontecer (claro que se vc tiver boas práticas o risco será reduzido, mas não extinto).

Se vc teve uma cerveja """"""estragada""""" (entre várias aspas) e vendeu, você é o responsável se algo acontecer com o cara que bebeu.

Nosso hobby está crescendo cada vez mais, tendo dezenas de adeptos a cada dia e se for incentivada a venda, mesmo que restrita ao irmão, ao pai, ao amigo ou ao papa, podemos estar correndo o risco de ter a nossa querida cerveja caseira restrita caso comece a ter problemas relacionados às más praticas. Temos que ser responsáveis.

Não quero ser radical, vc pode fazer a cerveja para o outro, pode receber o subsídio dos insumos, mas chama o cara que quer "comprar" e faz ele fazer com vc. Vc não estará exercendo o comércio e quem sabe isso até ajuda a ter mais adeptos e expandir nosso hobby.
 
Deixe-me fazer umas contas aqui.

O país que mais consome cerveja, segundo o Brejas, é a República Tcheca, 360ml por dia. Abaixo (na média) do recomendado pela OMS, que é de 30g de álcool por dia (600ml de cerveja, a 5% de álcool). Se você, só você, bebe uma garrafa por dia, ao longo de um mês terá bebido 18L de cerveja. Se seus familiares também bebem, o consumo será entre 18,1 e 70 litros por MÊS.

Alguns produzem isso na semana. Ainda que se se venda e distribua a cerveja (quando se troca com amigos por cervejas produzidas por eles você basicamente manterá a mesma quantidade), demandará muita doação e venda. Vocês conseguem manter um consumo moderado com tanta cerveja assim? E suas finanças não ficam demasiadamente prejudicadas?

Pergunto porque estou para comprar um equipamento automático, e estou pensando entre a masterbier 10 ou a 20/50, ou talvez esperar o lançamento da mybeer (mas parece que será de 30 litros pra cima), e estou indeciso entre produzir mais vezes num certo período de tempo (mais estilos) com a de 10 litros ou produzir menos vezes com a de 20/50. De qualquer forma eu tenho que considerar: 1- meu consumo, uns 15 a 20 litros/mês; 2- uma quantidade suficiente para ser distribuída aos amigos (em torno de 10 litros); 3- capacidade da minha geladeira para fermentação;
4- otimização do uso dos insumos, de forma que não expirem a validade antes de acabarem.

Acho bem versátil a masterbier 10 mas talvez seja de capacidade insuficiente, e assim eu precise realizar mais brassagens no mês, o que seria bom se eu e os amigos dispusermos de tempo; caso contrário, fazer cerveja sozinho não é cultural.

Se alguem puder me dar uns conselhos...
 
Mike, agora vou falar de experiencia de pingaiada própria. Todos seus cálculos ai são baseados em médias. Vc não pode considerar quanto a maioria consome, tem que pensar quanto VC consome. Eu, por exemplo, quando tenho cerveja em casa, bebo sempre 1 garrafa no minimo. Ontem mesmo mandei ver duas Witbier de 500ml e ainda lavei a garganta com 2 mainstrean. Faço duas levas de 60 litros todo mes, dividimos em 4, ou seja, mais ou menos 30 litros de cerveja pra cada um. E dificilmente uma leva minha encontra a outra. Dos outros 3 amigos (meu pai e mais dois amigos), só um mantém um bom estoque, tem quase todas as levas ainda. Meu pai e um dos amigos são bons de copo como eu.

Então, essa é uma pergunta bem difícil de responder e bem pessoal. A Leva ideal é aquela que cabe no seu bolso, no seu consumo e no seu gosto!

Abraços!
 
Pois é drelimainacio....fora a dosezinha de järgemaister (alemão)...e olha que moro na terra do "chopp"..essa é a fama, e tem 3 excelentes cervejarias...Colorado, Invicta, Lund..então penso na masterbier também, porque vou te falar.... 20 litros não tá dando..rs rs.rs
 
Credo, mas vocês bebem, heim? hahaha

Rafael, vc já ouviu dizer que um cálice de vinho todo dia faz bem ao coração? Pois saiba que cerveja (uma long neck para mulheres ou duas para homens por dia) faz muito mais bem a saúde do que o vinho! Eu tenho um artigo científico aqui, mas não sei colocar nesses google docs da vida. Se alguém se interessr, me passa o email.

Abraços!
 
Rafael, vc já ouviu dizer que um cálice de vinho todo dia faz bem ao coração? Pois saiba que cerveja (uma long neck para mulheres ou duas para homens por dia) faz muito mais bem a saúde do que o vinho! Eu tenho um artigo científico aqui, mas não sei colocar nesses google docs da vida. Se alguém se interessr, me passa o email.

Abraços!
Ou seja, se 2 fazem bem, 12 fazem muuuito melhor!
 
O André tem toda a razão, existem uma série de pesquisas científicas nesse sentido.

Cerveja melhora a quantidade de colesterol bom no sangue, diminui a quantidade de gordura nas artérias, diminui o risco de infarto, previne pedras nos rins, previne câncer, possui antioxidantes (portanto é antienvelhecimento) dentre outros. Além de fazer bem também para a saúde psicológica.

Também é um ótimo repositor energético para exercícios físicos. Sou a favor de fazer musculação com um growler cheio ao seu lado (não faço academia, porém se fizesse, certeza que usaria a cerveja como isotônico).

O consumo recomendado é de 30g de álcool por dia para homens (um pint aproximadamente) e metade disso para as mulheres.

Portanto, por isso que bebo todo dia minha dose diária (as vezes até ao acordar tomo um pint de café da manhã).

Abraços,

Rodrigo
 
Huahuahuahu, um pint de café da manhã? Poderia dizer que são outros níveis, mas como poderia? Cada dia de brassagem que fazemos se inicia as 05 da manhã com café e ´pão com mortadela. Depois, entre 07:00 e 08:00 abrimos a primeira garrafa e ai vai embora, kkkkk!
 
Então André....como diria o Monsenhor Castiga....."antigamente".....muito antigamente, "pão com mortadela" combinava com "Tubaina"...aquele treco que superava, e muito, o guranazinho...hoje provavelmente é com uma Porter...de manhã...rs rs rs
 
Seria legal algo como "Troque sua cerveja"

Um canal que permitisse que Fulano trocasse cerveja com Ciclano... como forma de compartilhar receitas e degustar a cerveja do colega... emitir opiniões, etc....

Estou louco?
rssssssssssssss
 
Boa awillian! Especialmente pra quem não tem amigos cervejeiros na mesma cidade... E as acervas não tem encontros pra isso?! E nas cidades onde não tem por que não a gente simplesmente se organizar e fazer encontros cervejeiros para degustar e trocar ideias?!
 
Se os correios não estivesse o absurdo que estão cobrando, podia rolar umas trocas, mas o frete pra uma garrafa fica mais caro que comprar umas 2 dum petroleum =p
 
Ficando boa ou não, eu bebo quase tudo que produzo. Das 34 garrafas (uso as de 600 da heineken) por leva, no mínimo fico com 25, as outras ficam com meu cunhado que me ajuda na brassagem. Claro que não bebo tudo sozinho. Sempre tem alguém pra compartilhar aqui em casa.
Nunca vendi e nem pretendo.
 
Rafael, vc já ouviu dizer que um cálice de vinho todo dia faz bem ao coração? Pois saiba que cerveja (uma long neck para mulheres ou duas para homens por dia) faz muito mais bem a saúde do que o vinho! Eu tenho um artigo científico aqui, mas não sei colocar nesses google docs da vida. Se alguém se interessr, me passa o email.

Abraços!

Ola amigo, envia para mim, por favor!!!
[email protected]
 
Vocês que são casados.... também costuma ouvir isso da mulher:

"... nossa.. todo dia vai tomar cerveja agora..."

kkkkkkkk

:mug:
 
Vocês que são casados.... também costuma ouvir isso da mulher:

"... nossa.. todo dia vai tomar cerveja agora..."

kkkkkkkk

:mug:


Putz... As mesmas palavras...

E quando não bebo tudo e distribuo parte da produção entre os amigos a frase muda: "Vai viver fazendo cerveja pra dar pros outros?" kkkkkk
 
Putz... As mesmas palavras...

E quando não bebo tudo e distribuo parte da produção entre os amigos a frase muda: "Vai viver fazendo cerveja pra dar pros outros?" kkkkkk

KKKKK... ainda não cheguei nessa fase... mas pelo jeito logo logo vou ouvir isso... hehehehe
 
Pelo jeito sou um sortudo mesmo, a minha fala: "Acabou a sua cerveja, quando você vai fazer mais PRA GENTE". kkkkkkkk. Não a toa comecei produzindo 20 litros e na 3ª brassagem comprei uma bombona de 50. :)
 
Tive a mesma experiencia rsrsrs

Comecei com 20 litros que não deu nem pro cheiro, ai montei um equipo de 40 litros, ai achei que iria conseguir guardar as brejas mais ai que me enganei, mais amigos parentes, sempre querem brejas para experimentar ou para fazer churras, ai os 40 litros acabava rapidão.

Agora estou fazendo 2 brassagem de 40 litros no mesmo dia. Fiz 40 litros de ipa e 40 de trigo.

e quanto mais "famosa" sua cerva vai ficando, mais as pessoas querem... ate amigos do meu pai de serviço pedem as brejas para experimentar e olha que eu nem conheço as pessoas rsrsrs

E se tudo der certo, domingo quero fazer mais 80 litros para tentar fazer um estoque
 
Das levas de 40 litros que faço eu disponibilizo/libero algumas garrafas (cerca de 20 litros) para os amigos levarem - mediante uma contribuição para comprar eu comprar mais insumos. Acabei de descrever que vendo cerveja, mas não me vejo assim, não quero isso!
Quando uma receita fica pronta eu aviso (apenas amigos) por e-mail, quem vem aqui em casa buscar ainda experimenta uma ou duas comigo, sem problemas. Só permito levar umas 5 garrafinhas de 300 ml, o parceiro devolve a garrafa e assim vamos tocando. Não tenho sócio para dividir os 40 litros, não vou beber tudo sozinho em casa (e não posso dar para todos, muitos, que me pedem). Me preocupo em não caracterizar como comercialização, mas em difundir a arte - até por que só tem 2 cervejeiros na minha cidade.
 
Cara eu não comercializo minhas cervejas não, vendo apenas para amigos, mas algo que estou comercializando é brassagem, converso com amigos e elaboramos cervejas e rachamos o custo, claro que coloco meu gasto total para parte dele, então acabo fazendo brassagens de 20 litros por exemplo e cada um fica com 10litros, já estou com um fluxo de até 5 brassagens semana (quando resolvo fazer as minhas, e arco com o valor total sozinho). Acho uma alternativa valida pq surgem ideias bacanas, vale a pena tentar. Já fiz uma brassagem para o casamento de um amigo de 200 litros de cerveja e ainda fui convidado.. rssrsr

Acho que pode pensar dessa forma para ter uma boa variação de cerveja em casa e sem ficar com muitas acumuladas.


Abc
 
Vocês que são casados.... também costuma ouvir isso da mulher:

"... nossa.. todo dia vai tomar cerveja agora..."

kkkkkkkk

:mug:

Pode morrer de inveja mas a minha fala de vez em quando "tomar uma cerveja hoje amor" :ban:

Acho essas estimativas meio sem logica, eu considero 1 litro de cerveja por dia durante a semana algo normal subindo um pouco isso no final de semana afinal tem amigos e afins

então sobre as brassagens, faço uns 30 litros e num sobra, num tem oque fazer, eu queria muito fazer guarda de garrafas mas eu tambem preciso beber diariamente, então notei que preciso aumentar o tamanho das levas pra ver se sobra, se um dia sobrar eu conto que eu fiz hehehe

:mug:
 
Um pouco da minha experiência:

Eu e um amigo resolvemos testar a água do sitio dele que fica a 5min da cidade e tem um poço com 147m.de profundidade. (escolhemos fazer ales com essa água)

Começamos em novembro de 2015 e não paramos mais de fabricar.
Nosso equipamento é para 40lt. e geralmente temos uns 8 baldes de 20lt. na câmara fria.(pra nossa sorte ele tem uma câmara fria gigante lá pois trabalha com abate de cordeiros pra consumo e venda)

Elaboramos nosso rótulo e compramos sempre garrafas virgens (caçula 600ml)

Conseguimos ficar com mais ou menos dois engradados por mês, pois o restante é tudo vendido para os amigos do serviço e parentes. (uns 150 a 200lt por mês)



Com o dinheiro da venda compramos mais insumos equipamentos e bebemos de graça. Preço da garrafa de 600ml - R$15,00

Não nos preocupamos com "estar vendendo" pois as pessoas são sempre as mesmas e conhecidas inclusive quando essas não gostaram do estilo, algum defeito, trocamos as garrafas de boa pra eles. (E se der caganeira, é tudo amigo.kkkk)
 
Kkkkk
Gostei muito desse topico
Fazia com amigos em um equipamento alugado. Porem, sempre bebia tudo antes da proxima leva estar pronta para beber (goiano gosta do meeé).
Pra mim sempre bebo tudo. E qdo vem um broder na minha casa nunca amarro cerveja das minhas. Bebo geral.
Tem ate um cabra no meu trampo q queria comprar, mas tem 4 5 meses nunca nem sobra pra "repassar o custo dos insumis".
Mas minha meta eh chegar no fim do ano com um mega estoque de breja, qdo minha filha nascer queri ter breja geral pra comemorar.
Um dia chego no nivel do Guenter (nao no tecnico), de ter garrafas de brejas de dois anos atras pra abrir...
 
Das levas de 40 litros que faço eu disponibilizo/libero algumas garrafas (cerca de 20 litros) para os amigos levarem - mediante uma contribuição para comprar eu comprar mais insumos. Acabei de descrever que vendo cerveja, mas não me vejo assim, não quero isso!
Quando uma receita fica pronta eu aviso (apenas amigos) por e-mail, quem vem aqui em casa buscar ainda experimenta uma ou duas comigo, sem problemas. Só permito levar umas 5 garrafinhas de 300 ml, o parceiro devolve a garrafa e assim vamos tocando. Não tenho sócio para dividir os 40 litros, não vou beber tudo sozinho em casa (e não posso dar para todos, muitos, que me pedem). Me preocupo em não caracterizar como comercialização, mas em difundir a arte - até por que só tem 2 cervejeiros na minha cidade.

Putz, comigo rola a mesma coisa.. Faço levas de 60 lts, e na minha cidade só eu que faço... já veio dono de Hamburgueria, Food Trucks e Serv-Festas querendo comprar, mas digo que sou caseiro etc... hehehe
 
Fiz sob encomenda pra festa de alguns amigos...
Mas o equipo de 20L faz o role todo virar um desafio de tempos de geladeira e pa xD

Prevejo expandir pelo menos a bombona em breve pra fazer 40 em duas brassagens hehe.
 
Mike,

Vender cerveja caseira sem registro é contra a lei e vejo que isso só pode atrapalhar o crescimento do hobby no Brasil, portanto, não faça isso por favor.

Já com relação a dar de presente ou trocar com amigos, acho super válido.

Porém, como só faço 20 litros por semana, acabo bebendo tudo sozinho mesmo.
Tem esse abaixo assinado que, assim que o autor tiver todas as assinaturas (faltam apenas cento e poucas, acho), fará o pedido junto ao Congresso Nacional para reconhecer a profissão "cervejeiro artesanal" como MEI (Micro Empreendedor Individual), categoria abaixo da microempresa mas que pode ser um ótimo começo para quem quer vender sua breja. Segue o link abaixo:
Comitê Gestor do Simples Nacional & Presidente do CGSN: Incluam a Atividade de Micro Produtor de Cervejas Artesanais no MEI (avaaz.org)
 
Tem esse abaixo assinado que, assim que o autor tiver todas as assinaturas (faltam apenas cento e poucas, acho), fará o pedido junto ao Congresso Nacional para reconhecer a profissão "cervejeiro artesanal" como MEI (Micro Empreendedor Individual), categoria abaixo da microempresa mas que pode ser um ótimo começo para quem quer vender sua breja. Segue o link abaixo:
Comitê Gestor do Simples Nacional & Presidente do CGSN: Incluam a Atividade de Micro Produtor de Cervejas Artesanais no MEI (avaaz.org)
Assinado.
Uma vez um amigo dono de um restaurante me disse que há uma lei que permite você vender sua cerveja no seu próprio estabelecimento, procede?
 
Tem esse abaixo assinado que, assim que o autor tiver todas as assinaturas (faltam apenas cento e poucas, acho), fará o pedido junto ao Congresso Nacional para reconhecer a profissão "cervejeiro artesanal" como MEI (Micro Empreendedor Individual), categoria abaixo da microempresa mas que pode ser um ótimo começo para quem quer vender sua breja. Segue o link abaixo:
Comitê Gestor do Simples Nacional & Presidente do CGSN: Incluam a Atividade de Micro Produtor de Cervejas Artesanais no MEI (avaaz.org)
Assinado.
 
Assinado.
Uma vez um amigo dono de um restaurante me disse que há uma lei que permite você vender sua cerveja no seu próprio estabelecimento, procede?

Acho que, nesse caso, você poderia vender se tivesse registro de Microempresa como produtor e dono de estabelecimento mas, para quem é MEI, os custos são altos. Já como Micro Empreendedor Individual é possível fazer uma pequena produção mensal e pagar de imposto apenas uma taxa mensal que não costuma ser alta (em torno de R$50 em média). E dá para ser dono de boteco sendo MEI :cool:

Abraços
 
bom, ja que reviveram o topico, eu bebo tudo rs
faço levas de 20 litros, envaso em postmix e tenho um kegerator..
acho que em dois anos e meio, da pra contar nos dedos as pessoas que ja beberam minha cerveja. Eu nao tenho amigos, nao vou em festas, nao vou em churrascos, minha namorada não bebe e a pandemia dificultou os encontros em casa..

enfim, nunca nem tive com quem compartilhar a breja kkkk
 
Back
Top