Novo no mundo da cerveja artesanal.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 17, 2018
Messages
24
Reaction score
5
Location
Guarapuava
Bom dia.

Estou iniciando no mundo da cerveja artesanal, e fiz no dia 21/07 a minha primeira brassagen, através do método BIAB, uma receita de Belgan Pale Ale de 20 litros, como foi a primeira brasagem, ocorreram várias dificuldades, e problemas/dúvidas, mas a internet ajuda bastante, foi uma grande dificuldade na hora de resfriar o mosto, pois o chiler que tenho é de apenas 7,5 metros, e não fiz a o redemoinho para assentar os resíduos de de lúpulo na panela, dessa forma, só foi possível tirar da panela cerca de 17 litros para o balde fermentador, pois começou a puxar muita sujeira, mas na próxima acredito que consiga melhorar o desempenho.
A densidade inicial ficou em 1046, e a atenuação ficou em 1011, dentro dos parâmetros esperados para a receita.
A fermentação ocorreu entre 18 e 20 graus, tive que fazer uma caixa de isopor para manter o balde fermentador, e acho que conseguiu manter a temperatura no que eu esperava, os dois primeiros dias de fermentação foram meio assustadores, pois o airlock borbulhava demais, parecia uma metralhadora, as leveduras estavam a todo vapor, ache que iam comer até o balde, não seu se isso é normal, mas do terceiro dia em diante ficou mais lenta, e através das medias de densidade nos últimos 2 dias estabilizou em 1011, o que credito que gerou a atenuação da fermentação e consegui colocar para maturar na geladeira a uma temperatura de 4 a 5 graus, vamos ver a sequencia do processo e ver o que vai dar, já estou querendo nos próximos dias fazer uma nova receita para aprimorar os processos e melhorar no que tive maior dificuldade, e ver se consigo umas cervejas boas.
Antes de iniciar no hobby, fiz várias leituras e comprei um equipamento que achei que me serviria bem, já estou pegando uma panela maior, pois a de 27 litros que veio no kit que comprei, achei meio pequena demais para os 20 litros do kit.
Espero em breve poder colaborar com o fórum, e espero que possa esclarecer possíveis dúvidas que venha a ter nos receitas que pretendo fazer.
 
Parabéns Cleverson,

Uma dica: Não ficou claro no seu texto se você fez a fermentação secundária (também chamada de descanso de diacetil), que é uma etapa importante para o fermento consumir os subprodutos gerados durante a fermentação. Há mais informações aqui:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/breve-explicação-sobre-fermentação-primária-secundária-maturação-etc.403851/

Boa tarde.

Realmente, não fiz a fermentação secundária, não conhecia ela, fiquei mais focado na receita que recebi, que não me atentei a esse detalhe, após atenuar e ser medida a mesma densidade por dois dias, coloquei direto na geladeira, como coloquei ontem, o termômetro que anexei ao balde fermentador está marcando 5,1 graus, acredito que ainda da para baixar um pouco mais com o passar dos dias, poderia também ter feito o aumento de temperatura, por um período, mas não fiz, das amostras que torei, ela está saborosa, mas com gosto de fruta verde, acredito que depois da clarificação na geladeira, quando for fazer o prime e envasar, com mais algum tempo o sabor amadureça.
Mas como falei, foi a primeira brasagem, e tenho muito para aprimorar ainda.

Obrigado pela dica, na próxima vou fazer a fermentação secundária.
 
Back
Top